Total de visualizações de página

sábado, 20 de abril de 2024

O SEMELHANTE PRECISA DE APOIO

      Quem ou quais daqueles que alcançaram idade avançada, hoje, conseguiriam visualizar no passado, o atual presente? Impensável. Inimaginável. O mundo atual não passa nem perto do de outrora. Isto é bom ou ruim?

     É óbvio que tal indagação dependerá da situação individual daquele que a imagina. As vidas de todos não são iguais. Então, as visões e os entendimentos sobre isso serão relativos a cada um dos que viveram aqueles tempos e ainda se encontram vivendo os tempos atuais.

     Talvez um entendimento seja único entre todos. O atual mundo é mais fácil. A tecnologia incumbiu-se disso. Em quase todos os aspectos e sentidos. Mesmo que se saiba que existem algumas pessoas que se mantiveram no atraso, não evoluíram.

     Também é definitivo que os mais jovens foram e são os mais favorecidos nesse presente. Até porque já nasceram nela, basicamente. Daí estarem totalmente ambientados sob todas as condições que existem por aí.

      Mas, infelizmente, nada é perfeito. Diante disso verificamos certas dificuldades, quase todas essas oriundas das falhas morais de grande parte das populações. O engraçado é que a própria sociedade incumbiu-se de desenvolver leis, regras, regulamentos e afins. Mas que, lastimavelmente, não os cumpre na íntegra. E buscam justificar isso ao famoso "livre arbítrio".

       Esta criação é um verdadeiro escracho, porque tenta justificar o injustificável, haja vista que sendo o ser humano dotado de inteligência, deveria seguir essa verve. E de forma absoluta. Pelo menos não erra no volume que acontece.

       E por ser quase que naturalmente um ser relapso, atrai para si e para todos o atraso, as dificuldades e até mesmo certos sucessos efêmeros, que brilham fugazmente. Ilusório. Isso sem contar que não produz fraternidade. E isso seria fundamental na existência humana, haja vista que não somos absolutos. Às vezes necessitamos de auxílio ou ajuda alheia.

      O verbo/ação servir, é um fator intrínseco à humanidade. Diferentemente disso, tudo estará errado. E o dia a dia nosso o comprova.

terça-feira, 16 de abril de 2024

UM DESADORMECER

      Após quase quatro anos de hibernação, este autor desadormece quase que de repente, voltando a este espaço.

      Razões? Não existem. É apenas para acordar de um longo sono. Que pode ter sido de cansaço, chateação, indignação e até mesmo revolta. Com tudo o que se anda vivendo nesses últimos tempos.

      O mundo virou pé com cabeça, seja lá o isso queira dizer, mas todos o devem saber. E um dos fatores principais disso é a falta de discernimento. E por que não dizer a falta de inteligência de grande parte até mesmo da humanidade. Porque as coisas e os fatos que andam acontecendo mundo afora, é para estarrecer até ao mais ingênuos dos seres humanos nesse planeta.

       Todo e qualquer tema que se aborde, acabará por cair no mesmo ponto. O da imbecilidade. E nem se vai, aqui, apontar algum deles. Por hora. E neste ambiente ruim é que se vai perder tempo com o viver. E bote tempo nisso!

        Mas se faz mister informar que a honestidade quase que deixou de existir nessa vida. E ela traz a reboque outras deficiências. A ética também desapareceu. Enfim, não há um só tema a deslanchar de forma positiva. Nem sobre o amor, que outrora era bem falado e elogiado.

       E é necessário explicar que tal posição não é de alguém negativista. É sim de tanta percepção ao que ocorre ao nosso redor. Nesse dia a dia. E tudo está aí, escancarado, para quem o quiser ver, perceber e sentir. Mas tem que ser honesto consigo próprio, desconsiderando-se um possível pleonasmo.

       Para possuir-se a exata noção da extremidade causal, através de pesquisas nesses modernos instrumentos de hoje, cujo site do Google é o principal deles, pode-se acompanhar e verificar as extremas mudanças acontecidas nesse último século, bem como nessas últimas décadas. Aí se verificará a extraordinária mudança no próprio ser humano. E ele é a base de tudo, a base da humanidade.

        Apenas pedir-se-á a quem se propuser nesta busca, possuir muita tranquilidade, muito equilíbrio e sensatez, para resistir a tudo o que encontrará em suas pesquisas. É, como costumeiramente se diz, de estarrecer. Ou de ruborescer. Mas faz parte! De tudo, de todos e de todas as coisas.