Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

UM PAÍS DE MUITAS LEIS E POUCA JUSTIÇA

     Foi publicado num jornal de ontem (e deve ter sido em quase todos eles) que a justiça brasileira já não está dando conta nos processos que chegam à ela nesse nosso cotidiano.
     Existem muitos prismas para se ver e analisar uma noticia e uma situação como essa. E o primeiro deles tem a ver com a quantidade de ações e processos que chegam até à justiça nesse país. Isso quer dizer que alguma coisa anda errada em nossa pátria. Dá a entender que as pessoas já não estão respeitando as leis e andam praticando ações criminosas de forma absurda e inaceitável.
     Ora, como é que pode um fato desses acontecer? Será que as pessoas perderam a noção da legalidade? Ou será que perderam o respeito pelas leis e a justiça brasileira? Do jeito que a coisa anda nesse âmbito, é bem provável que ambas as situações sejam totalmente reais e que a população já não tem um norteamento ajustado para suas ações, descambando para a ilegalidade.
      A começar pelo Congresso Nacional, onde a imprensa não cansa de noticiar escândalos atrás de escândalos que envolvem congressistas. E há cerca de um terço deles envolvidos em processos judiciais. Isso já não é uma coisa boa.
      Mas recentemente foi publicado nessa mesma imprensa a morosidade que os juízes do  Supremo Tribunal Federal promovem no andamento dos processos que lá chegam para análise e julgamento. Levam muito tempo para análise e desfecho dos mesmos. Isso também não é uma coisa boa. E tais dados e informações chegam ao nosso conhecimento.
      Enfim, o Brasil deve ser um dos países que mais criam leis. E dizem que muitas delas não "pegam" junto à população. Ou seja: esta não expressa seus conteúdos, daí muitas das ações que se originam e irão abarrotar a justiça brasileira nos diversos tribunais do país.
       Tudo isso é realmente desalentador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário