Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

O MUNDO E O AUMENTO DA VELOCIDADE DA VIDA.

    A tecnologia altamente desenvolvida nesses últimos tempos (séculos), promoveu uma aceleração no mundo e na vida das pessoas. Muito mais do que o esperado, mas também bastante fulgaz em relação à própria habilidade humana que parece não conseguir acompanhar tal velocidade, ficando num plano inferior a ela. 
    E desde o século passado, já era previsto tal coisa acontecer, a ponto de alguns previrem que o homem ia ficar dependente ou subjugado à máquina, o que naquela época chamavam de robot, por ser um termo referente a algo extraterrestre, de outros mundos.
    E eis que chegamos à realidade anteriormente prevista. Já não conseguimos viver sem tal modernidade, composta de muitas máquinas de apuro desenvolvimentista. E a informática, em conjunto com a eletricidade, incumbiu-se de gerar condições extraordinárias para atender a todas as vontades e necessidades dos humanos nesse planeta.
     A criação e o desenvolvimento da informática, gerou a rede mundial de computadores, a chamada internet. E com isso, o mundo apequenou-se de uma forma absurda. As distâncias praticamente se encurtaram, a ponto de um acontecimento de um lado do mundo, chegar ao outro no que é chamado de nano segundos.
     Desta forma, as notícias correm de um continente ao outro, nos colocando a par de tudo o que ocorre no mundo. Sendo que isto é muito positivo por um lado mas por outro, não. Até porque, se analisarmos tudo com muito critério e atenção, somos surpreendidos diuturnamente por coisas novas. Do bem e/ou do mau. Mas, também, do bom e do mau, ou ruim, como queiram.
      Assim, a nossa vida virou de cabeça para baixo, porque tudo o que acontece no mundo nos chega velozmente, nos fazendo saber, conhecer e tomar ciência, praticamente a tudo o que ocorre mundo afora. E isso tem causado um mal terrível em todos, principalmente pelos acontecimentos trágicos que somos brindados pelo nosso cotidiano.
      O que assusta é ver que poderíamos ter uma vida muito melhor ainda, com toda essa parafernália a nosso dispor. Muita coisa que acontece já não era para acontecer. Pelo menos do modo como se dá. Mas parece que paradoxalmente os humanos precisam mais sofrer do que outra coisa. E isso justifica esse conteúdo de mazelas, diárias e constantes, as quais temos ao nosso dispor, em nossas vidas.
       Há quem já pondere que o mundo deveria parar de criar mais novidades tecnológicas, por exemplo. Porque o risco dessa velocidade desenfreada na criação de benfeitorias à raça humana, tem provocado desencontros profundos no mundo, até mesmo colocando em risco a perpetuação da espécie, bem como o próprio planeta em que vivemos, a Terra.
        Mas é claro que isso fica no plano da utopia. Uma delas, pelo menos. Porque por outras, as coisas mudarão muito mais. De agora e doravante. Sempre. É uma busca constante pelo novo, uma sede de poder também enorme. É uma ganância econômica, financeira, patrimonial, que ninguém já não consegue controlar. 
         Então, só nos resta ver em que tudo isso dará ao final. Não do mundo, é claro. Mas das nossas expectativas nessa vida. Ufa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário