Ao ver uma reportagem na internet sobre o Orient Express, lembrei-me que no ano de 1960, fiz uma viagem até Sergipe. E foi de trem, se querem saber. Partindo da Gare de D. Pedro II, mais conhecida como Central do Brasil.
É claro que não tenho como lembrar da viagem em todo o seu percurso, por dois motivos: o primeiro é que naquela época eu era um guri de menos de dez anos; a segunda é pela passagem do tempo. Lá se vão um pouco mais de 50 anos. E por mais pródiga que seja a minha memória, não há como lembrar-me de tudo. Muito menos das minúcias dessa viagem. Lembro, sim, de alguns episódios dela. Mas a intenção aqui é chamar a atenção das pessoas para um fato lamentável em nosso país, envolvendo a área de transporte ferroviário.
Já há muitos anos que esses governos passados cometeram a estupidez de abandonar esse sistema de transporte por ferrovias. Os experts dessa área criticam tal decisão, mostrando com fatos sólidos que em termos de custo seria muito mais barato o deslocamento de mercadorias por trilhos de trem. Um comboio pode transportar mais de dez vezes o que comumente é usado por vias rodoviárias. E até mesmo os transportes de pessoas entre as várias capitais brasileiras, poderia ser feito por trens.
O interessante é que existem ainda vários ramais de linhas de trens espalhados pelo Brasil. E é óbvio que a maioria encontra-se em mau estado de conservação. No entanto, seria muito viável que alguns investidores se apresentassem para reavivar tal sistema. O país e o povo agradeceriam tal iniciativa, bem como o negócio não teria como dar errado em termos comerciais e financeiros.
Um outro aspecto também pode ser apontado: os deslocamentos por trilhos de trens, para as pessoas, lhes permitem uma tranquilidade e conforto bem maiores do que os que são feitos por via rodoviária. E como já foi dito, em termos de custo ficaria bem mais em conta para investidores e consumidores.
Mas há a necessidade de se chamar à atenção de todos para um detalhe: alguém poderia imaginar o desperdício que esses senhores que resolveram abolir o transporte ferroviário no Brasil cometeram com suas idéias malucas? Só em trilhos, os valores são altíssimos. Existindo ainda as composições abandonadas, bem como as instalações, também. Para um país que é considerado ainda fora dos padrões de riqueza de outras nações no mundo, isto é muito representativo.
Lá na Europa, é comum o uso do transporte ferroviário, sendo que tal sistema interliga muitas nações entre si. E como o Brasil é igual ou maior do que quase a Europa inteira (exceto a Rússia), seria uma das maiores iniciativas se o Governo da D. Dilma se voltasse para tal possibilidade. Seria possível, por exemplo, percorrer o Brasil, quase que inteiro, de trem. E posso lhes dizer: é uma viagem e tanto.
É claro que não tenho como lembrar da viagem em todo o seu percurso, por dois motivos: o primeiro é que naquela época eu era um guri de menos de dez anos; a segunda é pela passagem do tempo. Lá se vão um pouco mais de 50 anos. E por mais pródiga que seja a minha memória, não há como lembrar-me de tudo. Muito menos das minúcias dessa viagem. Lembro, sim, de alguns episódios dela. Mas a intenção aqui é chamar a atenção das pessoas para um fato lamentável em nosso país, envolvendo a área de transporte ferroviário.
Já há muitos anos que esses governos passados cometeram a estupidez de abandonar esse sistema de transporte por ferrovias. Os experts dessa área criticam tal decisão, mostrando com fatos sólidos que em termos de custo seria muito mais barato o deslocamento de mercadorias por trilhos de trem. Um comboio pode transportar mais de dez vezes o que comumente é usado por vias rodoviárias. E até mesmo os transportes de pessoas entre as várias capitais brasileiras, poderia ser feito por trens.
O interessante é que existem ainda vários ramais de linhas de trens espalhados pelo Brasil. E é óbvio que a maioria encontra-se em mau estado de conservação. No entanto, seria muito viável que alguns investidores se apresentassem para reavivar tal sistema. O país e o povo agradeceriam tal iniciativa, bem como o negócio não teria como dar errado em termos comerciais e financeiros.
Um outro aspecto também pode ser apontado: os deslocamentos por trilhos de trens, para as pessoas, lhes permitem uma tranquilidade e conforto bem maiores do que os que são feitos por via rodoviária. E como já foi dito, em termos de custo ficaria bem mais em conta para investidores e consumidores.
Mas há a necessidade de se chamar à atenção de todos para um detalhe: alguém poderia imaginar o desperdício que esses senhores que resolveram abolir o transporte ferroviário no Brasil cometeram com suas idéias malucas? Só em trilhos, os valores são altíssimos. Existindo ainda as composições abandonadas, bem como as instalações, também. Para um país que é considerado ainda fora dos padrões de riqueza de outras nações no mundo, isto é muito representativo.
Lá na Europa, é comum o uso do transporte ferroviário, sendo que tal sistema interliga muitas nações entre si. E como o Brasil é igual ou maior do que quase a Europa inteira (exceto a Rússia), seria uma das maiores iniciativas se o Governo da D. Dilma se voltasse para tal possibilidade. Seria possível, por exemplo, percorrer o Brasil, quase que inteiro, de trem. E posso lhes dizer: é uma viagem e tanto.
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