Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de maio de 2021

OCASO EXISTENCIAL

      Desde os primórdios da existência humana nesse planeta, a Terra, data que ninguém até hoje conseguiu definir ou determinar, as mazelas humanas existem. Foram, são e serão, sempre, de vários teores, cores, humores e afins. E são tantas que é inimaginável calcular.

      Pode-se buscar criar quaisquer ilações sobre o que se quiser. No entanto, não se definirá qual delas é a principal ou de maior importância ou valor. E até gravidade. Tal problemática já começa com a própria natureza humana, que é muito difícil, por ser  muito complexa. Com isso, o próprio instinto relapso de quase toda a humanidade já deixa bem claro as dificuldades que temos em viver.

      De todos os estudos que já se fizeram sobre tal existência, não se chegou nem perto da explicação devida. Muito menos justificativa para um humano causar tanto horror em sua existência. Ele é o único ser neste planeta, quiçá no universo, que cria dificuldades para si próprio. Mas com reflexo em toda a coletividade ao seu redor.

     É inadmissível para um ser que se auto classifica e denomina inteligente, produzir as ações nefasta que produz. E  o cúmulo do absurdo é ver que ele ainda coloca em risco sua própria sobrevivência.

     Assustador mesmo é ver que esse processo de auto destruição vai fluindo e crescendo de uma forma assustadora. E pelo jeito, estamos bem próximo do fim de tudo. Sem outra alternativa, infelizmente.

  

sábado, 29 de maio de 2021

UM NOVO MODO DE VIVER NESSA ATUALIDADE...

      Atualmente, para aqueles que não desenvolvem uma atividade laboral profissional, dispõem de muito tempo na vida para usa-lo numa série de modos. Pode ser em algo sério ou não. Daí que a internet é um meio dos mais usados por muitos para tomar os seus tempos de ociosidades.

     Para alguns é uma maneira fácil. Já para outros não. Dependendo da forma como cada um age e/ou reage a ela. Também pelas escolhas que faz com relação ao que assistir. As opções são muitas e variadas. E aí é onde entra tal complexidade, porque há muita coisa complicada à disposição.

      Assistir aos acontecimentos políticos, principalmente à tal de CPI é uma verdadeira tortura. Moral, emocional, psicológica e física. Essa escolha não pode ser feita por amadores. Por razões óbvias, haja vista que as imundices contidas nisso são extensas, profundas e horripilantes.

      No Youtube, por exemplo, encontra-se de tudo um pouco. E é muito extensa a variedade. Caso uma pessoa tenha paciência, acaba encontrando um assunto de seu interesse e, principalmente, de seu agrado. Mas há coisas surpreendentes. No bom e no mal sentido. A escolha é individual e exclusiva.

      Nestes últimos tempos este autor tem assistido a muitos filmes de Natal. Porque são histórias emocionantes e emocionais, contando o dia a dia das pessoas. Principalmente em suas famílias. E isso ajuda a quem os assiste sair dessa pressão horrorosa da pandemia e de muitas outras situações.

      Com relação a acompanhar a temática política, este autor também tem buscado a assistir ao que anda classificando de banda limpa da imprensa. Tudo o que se referir à esquerda, está fora de questão. Porque no atual estágio em que nos encontramos, a proliferação de narrativas sem sentidos chega a assustar.

       Com a proliferação dos muitos canais digitais, onde pessoas estão adentrando a cada dia mais para colocarem suas vidas privadas em evidência. E existem muitos daqueles que são considerados 'sem noção'. Por ser uma coisa até fácil de montar, a proliferação desse exercício já está até saindo do controle.

       Um dos temas existentes são de pessoas estrangeiras. Os "gringos", como eles mesmo se denominam, estão invadindo o país. E salvo raras exceções, do que se pode ver e observar, muitos são extremamente tresloucados. Porque criam todos os tipos de situações que os envolvem. De inusitadas à grotescas. Risíveis e ridículas. Tem de todos os tipos. Só uns raros colocam situações que se pode considerar normais e/ou naturais.

        Vida que segue... .

sexta-feira, 28 de maio de 2021

NUM MATO SEM CACHORRO

      Algum tempo atrás um termo entrou em evidência em nosso vocabulário, despertado pelo ex-prefeito da cidade do Rio de Janeiro, César Maia, que o lançou através de seus procedimentos na política, alcançando destaque: factoide. Ele costumava gerar certas manobras, despertando o interesse das pessoas naquilo que queria ressaltar.

    Daí pra frente isso virou rotina no âmbito político, mas até nos diversos existentes. E é assim que estamos assistindo um verdadeiro show. E nisso, um fator em destaque são as narrativas que se criam, principalmente as que envolvem críticas ao governo atual do país.

    Desde o primeiro dia muitas são as narrativas que o envolvem. Produzidas por aqueles que ainda não engoliram a derrota, buscando de todo jeito atrapalhar o presidente em sua administração. E isso anda se dando de uma forma que já alcança o patamar do absurdo.

     Este processo se desenvolve por políticos esquerdistas, por parte da imprensa e até de pessoas com alto poder na República, pertencentes aos poderes Legislativo e Judiciário. E vai aumentando dia a dia, a ponto de já colocar em risco a própria nação.

     Há  problemas gravíssimos na estrutura do país. E eles atingem os Três Poderes da República. Mas ultimamente, pelo menos no Legislativo e no Judiciário, eles se acentuaram de uma forma distinta e preocupante, porque as próprias leis do país estão sendo atropeladas e desrespeitadas por vários agentes que fazem parte desses dois planos.

     No Legislativo, por exemplo, mesmo existindo a tal de "Lei da Ficha Limpa", existe um contingente enorme de congressistas com vasto histórico criminal. Para se citar um exemplo sólido, o Senador Renan Calheiros, no caso, é detentor de mais de uma dezena de processos em sua ficha pessoal. Mas mesmo assim ainda foi colocado como relator na CPI da Covid 19, que busca comprometer o atual Presidente em possíveis ou pretensas ações nefastas nessa crise pandêmica.

     Já no Superior Tribunal Federal, STF, há uma distorção porque seus membros são nomeados politicamente. Inclusive no momento atual, quase nove deles não são juízes. Nem de fato e nem de direito. E pelo menos quatro ou cinco deles já foram por muitas vezes citados na imprensa como envolvidos em situações suspeitas e desconfiáveis.

     Há poucos dias o ministro Dias Toffoli está sob acusação de ter perpetrado ações criminosas que envolvem corrupção no desempenho de suas funções no período em presidiu o TSE. Mesmo que uma das acusações tem em seu autor, Sérgio Cabral, um perfil de suspeição. Mas seria quase que impossível alguém perpetrar um gesto como esse de forma inconsequente.

     Mas existem acusações sobre outros daqueles ministros. O problema é que sendo eles a última fronteira da justiça no país, possuem poderes que já estão se situando na condição de ilimitados. Só o Senado Federal poderia conter tal poderio. No entanto, como já dito, o número de senadores pendurados na justiça, faz com que eles temam repercussões em agir contra aqueles ministros.

     Dessa forma, o povo brasileiro está num mato sem cachorro. Sem nenhuma condição de ver resolvida tais situações. 

quinta-feira, 27 de maio de 2021

OS CRIMINOSOS VENCEM MAS SÓ ATÉ À PAGINA 1. (um exercício elucubrativo)

 Rio de janeiro, 27 de Maio de 2021.

    Os acontecimentos nesse país estão se dando numa velocidade extrema. Num dia a situação está de um jeito, no outro totalmente diferente, causando sobressaltos em todos. Daí que um cérebro  humano, por mais avançado que esteja, esbarra em alguma dificuldade por causa disso.

     Após a motosseata* do último Domingo, com a participação do General Pazuello, a repercussão negativa que isso provocou por parte dos oponentes do Presidente, com a lógica compactuação da imprensa amarronzada, recrudesceu os ânimos entre todos. E daí se pode fazer alguma conjectura a respeito.

     Uma delas é que isso poderá causar problemas ao Presidente. E por parte das Forças Armadas, que dão a impressão de não apoiá-lo, caso haja necessidade disso no decorrer dessas encrencas corriqueiras no país. Isto porque se pode criar uma ilação no sentido de que o histórico militar dele, segundo consta, não é lá favorável a ele.

     E esta casualidade provocada pelo General, foi ao encontro de uma possível intenção de se apoiar os que estão do lado contrário, para que consigam derrubar o governo, dando chance ao outro General, o Mourão, que é o vice-presidente do país, e com a queda do titular assume seu posto. Aí, com certeza, a cobra fumará sobre os esquerdistas escarlates e a imprensa amarronzada, daí para a frente.

      Infelizmente a culpa toda desse processo de descalabro é única e exclusivamente do sr. Bolsonaro, que perdeu o controle na gestão do país, submetendo-se a várias circunstâncias que não devia e nem poderia ter cedido. Primeiro ao Congresso Nacional e depois aos ministros do STF, que os dominaram completamente, tirando-lhe grande parte da autoridade. Isto é um fato inédito no Brasil.

       Tomara que esta assertiva seja apenas um exercício infeliz de alguém que se arvorou em profetizar aquilo que não acontecerá, sendo apenas uma simples elucubração de um autor diletante em assuntos da política do país. Mas não custa nada se colocar as barbas de molho nesses dias vindouros.


*Motosseata - neologismo criado pelo autor para se referir  à  manifestação dos motociclistas no apoio ao Presidente da República.

quarta-feira, 26 de maio de 2021

"O MITO"

      Neste último Domingo, 23, o Presidente Bolsonaro deu mais uma demonstração de como alguma coisa anda bem errada no país. Juntou milhares de motociclistas numa motosseata* com aproximadamente uns quarenta mil deles, segundo apontado pelos especialistas dessas pesquisas.

      No entanto grande parte da imprensa amarronzada parece ter desconhecido tal movimentação. Algumas fontes, como sempre, noticiam os fatos de forma depreciativa. E isto já está se tornando rotina em boa parte da mídia tupiniquim.

      Até mesmo deu pra ver um fato ridículo/risonho com o ator Caruso, um global, que publicou em sua rede um filmete mostrando direto de seu apartamento na orla da zona sul um pequeno trecho dessa movimentação. E até afirma que a motosseata se estendia por muito tempo, incomodando-se  com ela, de acordo com a sua recriminação.

      Um outro fato que incomodou bastante a muitos foi a presença do General Pazuello no palanque armado defronte do Panteão no Aterro do Flamengo, onde o Presidente discursou, agradecendo a todos pela colaboração em segui-lo naquele passeio moto ciclístico. Inclusive ele corre o risco de sofrer sanções do próprio exército.

       A situação alcançou um patamar que já anda assustando a muitos, porque a oposição ao Presidente não diminui. E seus oponentes buscam de qualquer jeito causar-lhe dificuldades em sua gestão. Essa gente só esquece que essa ideia causa problema ao país e à população. Mas sabemos muito bem que são os torcedores pelo "quanto pior, melhor". E isto não parará até o último dia de seu governo.

       É óbvio que em caso de reeleição do Sr. Bolsonaro essa situação tornar-se-á insuportável. E não há como prever seu desfecho. Mas temos que acreditar que não será de modo tranquilo. E o país não anda em condições de suportar tanta pressão. Infelizmente.

       Por fim há que se registrar um fato interessante. Na mídia, nas publicações que envolvem pesquisas, o Presidente Bolsonaro já está derrotado. Inclusive pelo que há de pior em se tratando de ser humano, e concorrente, o Lula. Mas as ruas dizem exatamente o contrário. Onde ele anda é gerada uma concentração humana imensa. E tudo ocorre de forma natural e genuína, onde o povão anda até exagerando em considerá-lo um "mito".


*Motosseata - neologismo d autor para dizer de uma manifestação moto ciclística em vias públicas.

terça-feira, 25 de maio de 2021

NÃO SE PODE PERDER É A ESPERANÇA DE SANEAR ESTE PAÍS.

      O atual estágio de contundência entre grupos políticos no Brasil já está começando a preocupar a muitos. Aqueles que buscam analisar as coisas e os fatos de uma forma tranquila e serena, sem quaisquer arroubos, seja lá eles quais forem, já andam vendo tudo com uma certa apreensão.

     Surpreende apenas o fato de que ainda restam quase um ano e meio para as próximas eleições nacionais, a de 2022. Mas praticamente já se pode definir que as campanhas já estão a pleno vapor.

     É notório a deflagração da polaridade que já se define com certas posições de candidaturas, digamos. O atual Presidente deixa a entender uma certa relutância em concorrer nessas condições mas todos sabemos que tal fato já é definitivo.

     Alguns dias atrás, a movimentação envolvendo os contrários, mais fortemente no Partido dos Trabalhadores, PT, a junção entre Lula e Fernando Henrique Cardoso, FHC, não deixa nenhuma dúvida quanto à declaração de confronto político. Digamos que de ideologia, até.

     Surpreende o posicionamento de ambos, porque Lula manifesta tendência extrema para o socialismo ou até mesmo o comunismo, qualidades que grande parte do mundo repudia por razões óbvias. Mas o povão brasileiro parece não querer saber dessas essências, daí que Lula ainda se lança candidato no país.

     Aliás não se pode esquecer seu histórico de maus atos. Roubos, falcatruas, maracutaias, que o tornaram réu e condenado da justiça do país, estando em liberdade por ajuda de seus apaniguados na justiça, mas que o livraram temporariamente das cobranças judiciais. Mas os processos continuam lá, aguardando transferência para um outro âmbito. Mas ele não escapará das penalidades as quais faz por merecer.

      O Brasil parece possuir uma condição sui generis porque conseguiu dividir-se em duas bandas. Uma sã e outra podre, sendo que nesta segunda encontram-se os meliantes. Mesmo que estejam escamoteados em políticos, repórteres, jornalistas e afins. E tal situação agrava o restante na vida de todos.

      O país possui tanta gente ruim que nem precisa angariar inimigos externos. Os que existem aqui dentro já são o suficiente para nos causarem horrores profundos em nossas vidas. 

      É deixar passar esse quase um ano e meio que falta para as eleições futuras, para que consigamos nos desvencilhar de tudo de ruim que nos aflige nesses dias atuais. E através do voto consigamos limpar o âmbito político do país, de modo a saneá-lo da forma necessária como o precisamos. E que tenhamos paciência para esperar esse dia chegar.

segunda-feira, 24 de maio de 2021

O JOGO ESTÁ FEITO.

      E nesses últimos dias tivemos uma revelação fortíssima do que virá doravante em se tratando de campanha política em nosso país, o Brasil. Isso porque, faltando ainda quase um ano e meio para a eleição de 2022, alguns quadros se apresentam, já, como candidatos ao cargo presidencial.

     Com o entendimento entre Fernando Henrique, FHC, e Lula, fica definida a extrema oposição que acontecerá a partir de então. Este autor sempre imaginou que o primeiro sempre foi uma eminência parda do segundo. Por mais que tenha querido escamotear tal situação, mas para quem observa as coisas com os mínimos detalhes, não deixaria isso passar inadvertidamente.

     Sendo assim, FHC, já em idade avançada, o que dificulta a sua vontade de voltar ao cargo que ocupou no país, também pela queda acintosa de seu partido, o PSDB, na politica nacional, não lhe restou outra ideia a não ser manifestar um provável apoio ao sapo barbudo para a próxima eleição.

     Pode até causar certo espanto a alguns essa situação. Mas quem acompanha o que se dá nessa esfera no país, sabe que, em se tratando de política tupiniquim, tudo é possível. Então, FHC e Lula mostram suas unhas a todos, de forma simples e claras. Também porque já não lhes restam tantas opções para enfrentar o atual presidente, que também buscará reeleger-se.

     Doravante cabe ao povão também embrenhar-se nesse âmbito. Prestar muita atenção, em tudo e em todos, bem como não esquecer que Lula transformou-se num dos maiores criminosos que esse país já viu e teve. E que só está livre porque contou com atos infames de gente aos quais nomeou para um tribunal quando era o presidente da república.

     Também esse mesmo povão deve observar com muito rigor, cuidado e atenção as ações da imprensa tupiniquim. No caso, boa parte dela. Porque de um tempo para cá ela amarronzou-se e avermelhou-se de uma forma absurda e vergonhosa, fugindo à essência daquilo para o qual existe.

     Enfim, o jogo já está pronto e em movimento. E cada um que aposte suas fichas naquilo em que acredita, mas que esteja dentro de um padrão de lisura e decência. Isto é imperioso observar-se para que consigamos eliminar as mazelas que existiram até pouco tempo atrás mas que alguns continuam a querer reativá-las em nossa nação.

sábado, 22 de maio de 2021

LEIS E AUTORIDADES CAPENGAS


      Neste país, o Brasil, perde-se muito tempo com assuntos, discussões e questões totalmente sem sentido. E uma delas é essa que está envolvendo a disputa entre os que querem e os que não, a respeito do voto eletrônico auditável. E ela promete render por um bom tempo, correndo-se o risco de não lograr êxito em ter o voto do eleitor mostrado logo à confirmação dele na urna na eleição de 2022, porque a lei deve ser aprovada ainda este ano.

    Para quem possui um grau de lucidez natural, não existe nenhuma dificuldade em evitar esse processo, haja vista que uma simples exposição do voto ali naquela hora, sendo que seu resultado cairá numa outra urna, não possui nenhum transtorno. A nada e nem a ninguém. Tampouco quebra algum sigilo do voto.

    Mas para a moralidade, desse ou de qualquer outro processo e situação, não deixa nenhuma dúvida de que tudo correu, corre e correrá dentro dos princípios da lisura. E este país anda necessitado de colocar tal propriedade em uso constante e perene em seu dia a dia, haja vista o grau de desonestidade em que se encontra já em algumas dezenas de anos.

    Na eleição de 2018 o Presidente Bolsonaro chegou a duvidar dos resultados dela. Isto até rendeu muito assunto, mas ao final ele sagrou-se seu vencedor, tornando-se o ocupante da cadeira presidencial do país.

    O ministro Barroso, presidente atual do Superior Tribunal Eleitoral, STE, coloca-se frontalmente contra a tais alterações. Até preocupou-se em divulgar um vídeo fazendo muitas loas ao processo atual. Mas, convenhamos, suas ações e de alguns outros colegas nesses últimos tempo tem mostrado certas incoerências jurídicas em seus pareceres sobre muitas ações que votam naquele outro tribunal.

    Também existem muitas manifestações de pessoas as quais podemos classificar como especialistas desse assunto, que garantem ser possível fazer interferências nesses resultados, pondo por terra a afirmação de que tal sistema seja inviolável e perfeito. Então, o lógico seria contar com especialistas externos para fechar esta questão com equilíbrio e lisura, isentas de quaisquer suspeitas.

    Em resumo, podemos observar que o Brasil não é mesmo um país sério. Mas só porque não existe seriedade em muitos de seus agentes públicos, que com frequência agem de modo escuso, saindo pelas tangências da legalidade, tentando ou buscando tirar proveito disso. As leis e as autoridades aqui são bem capengas, no caso.

sexta-feira, 21 de maio de 2021

VENTOS ALVISSAREIROS

      Mesmo que já tenha passado alguns dias dela, a manifestação ocorrida em Brasília no último dia 15 de Maio, destacou um fato que podemos dizer inusitado mas surpreendente, haja vista que uma manifestação como aquela, que grande parte da imprensa amarronzada dá a entender que até nem aconteceu, destacou-se pelo tipo de manifestante que esteve ali.

     Da época petista, era muito comum observar-se em qualquer das suas manifestações, gente ligada à área pública. Mais exatamente agentes/servidores públicos. Também sindicalistas e sindicalizados, que viveram aqueles tempos mercê da coisa pública. Isto é notoriamente sabido em demasia.

     Eventualmente via-se nelas também o que chamamos da gente sofrida desse país. Os que vivem também mercê do erário, esperando que tudo lhes caia do céu para sobreviverem. E ainda são abastecidos pelos vale-tudo, a começar pelas benemerências públicas.

     Mas surpreendentemente, naquela ocasião, quem esteve ali foi outro tipo de gente. Quase que especificamente os que vivem a pegar no pesado diuturnamente, alavancando o progresso e o sucesso nacional. Havia ali o pessoal ligado ao agro-negócio e aqueles que transportam as riquezas nacionais. Nos referimos aos caminhoneiros e transportadores em geral.

     Bom seria se não houvesse essas diferenças no apoio à regularidade institucional brasileira. O apoio a tudo o que se refere desenvolvimento social deve ser extremo e absoluto, sem fracionamentos. Tampouco beneficiamentos isolados.

      Seja quem for o Presidente da República, o que se quer é ver o povão apoiando os que estão voltados para ele. Sem nenhuma ressalva. Porque o que é bom para uns deve ser bom para todos. Mas isso não se vê, infelizmente. E o pior de tudo é observar-se pesadas refregas entre certos setores da sociedade, colocando a perder a coletividade necessária a um desenvolvimento extraordinário do país.

      Mas as coisas estão mudando nesses tempos atuais. Já se observa manifestações que visam à coletividade. E até brecar o crescimento daquilo que torna o nosso país inviável. É esperar que essa e tanta positividade só cresça, evolua. E em velocidade que acelere o crescimento do povo e do país, simultaneamente.

      Fechando isso tudo, há que se fazer um registro muito importante sobre a situação geral em nosso país. Todos, sem exceção, se acham donos das razões. Os limpos e os sujos. E são assumidos dessas suas condições morais. O problema é saber quem sairá vencedor dessa contenda. Se o país se limpará ou se sujará doravante e definitivamente?

quinta-feira, 20 de maio de 2021

"A INGNORÂNÇA É QUE ASTRAVANCA O PROGRÉCIO"

      A sabedoria popular é dotada de muitos aforismos que costumam ditar certas regras de conduta, podemos assim dizer. É uma verdadeira lição de vida. Mas só para os que prestam atenção nela, bem como seguem a maioria daquelas sugestões que ela dá.

     Mas além disso existem terminologias que são aplicadas em nosso cotidiano, dependendo de certas circunstâncias ou momentos. Aí costuma-se aplicá-la para ressaltar algumas situações. E uma delas, muito usada, é: "o Brasil não é para amadores". Isto quando se quer chamar a atenção para alguma situação importante, como essa que anda acontecendo lá em Brasília, que deram o nome de "CPI da Covid 19".

     E esta afirmação não deixa nenhuma dúvida porque ela não pode ser vivida por aqueles que são susceptíveis a trancos fortes, como por exemplo a malandragem posta em prática por Renan Calheiros e seus cúmplices, quando montaram uma verdadeira farsa nomeada de CPI, apenas para buscar causar danos graves à gestão do Presidente Bolsonaro.

     A população brasileira não pode permitir isso de forma serena. E deve se fazer muitas indagações a respeito, sendo que a primeira delas é: como pode, elementos criminosos se passarem por autoridades numa situação dessa?; Onde está a lisura e a decência deles?; Quem pode acabar com tais absurdos e ilegalidades?

     Claro que se poderia fazer mais outras indagações. Mas só estas já mostram que a coisa não vai lá bem das pernas. Um país não pode ser sacudido por tanta sujeira e lambança, perpetrada pelo que há de pior em matéria de gente desclassificada.

     Mas o povão não quer nem saber de nada. Fica sereno e impassível, permitindo tanta arbitrariedade e covardia. E os resultados não podem ser positivos e nem favoráveis. O custo disso tudo será alto, pesado e chocante. Mas tal resultado só se verá daqui a um certo tempo. E aí não poderá ser assimilado pela população do país. Talvez!

quarta-feira, 19 de maio de 2021

O DIA DE HOJE ATÉ PODERIA SER O DIA 'D' DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

      Uma grande expectativa foi formada há dias atrás desde que foi marcada a audiência do depoimento na CPI da covid 19, que mais parece um circo, segundo muitos, do General Pazuello, ex-ministro da saúde do atual governo federal.

     Com isso também foram criadas muitas conjeturas a respeito. Então, antecipadamente, ele adquiriu um habeas corpus do Supremo Tribunal Federal, STF, para buscar garantias que não lhe fosse determinada a sua prisão, seja lá por quais motivos, mas garantindo antecipadamente que falará tudo o que for necessária nessa oportunidade.

     Está mais do que saturada a posição dos cidadãos sérios desse país de que aquela comissão não tem legitimidade alguma, haja vista que vários membros dela são criminosos, gente com condenações e vários processos judiciais que ainda correm na justiça do país.

     O Presidente da comissão e seu relator, estão comprometidos até o pescoço com maracutaias. Renan Calheiros, por exemplo, possui mais de uma dezena de processos contra ele, processos esses que se arrastam por tempo indeterminado, mas ninguém sabe o porquê isso acontece.

      Essa embromação em ter seus desfechos definidos e cumpridos, caso provadas sua culpa, só causa muito espanto a todos. Já o Senador Aziz, responde na justiça por envolvimento criminoso em desvio de verbas referentes à saúde do povo, sendo que sua mulher está presa, também por crimes dessa espécie.

      Mas existem outros dessas mesmas estirpes. Que o diga o senador Humberto Costa, o "drácula", que é outro que nem deveria estar ali e sim atrás das grades, por crimes de corrupção. Mas num país como o nosso, o Brasil, isso é até corriqueiro de acontecer. Concretiza uma antiga fábula que diz que as raposas é que tomam conta do galinheiro.

      Então é deixar correr o dia de hoje e assistir às barbaridades que acontecerão nessa desastrosa CPI. Mas bem que o general Pazuello poderia seguir o conselho de alguns de seus amigos e ir fardado à tal sessão. Melhor ainda se tivesse o apoio das Forças Armadas, com um forte contingente estacionado no exterior do Congresso Nacional. Aí sim, ele diria ao que foi fazer ali.

terça-feira, 18 de maio de 2021

A RELIGIÃO EM NOSSO PAÍS E SUAS DIVISÕES INCÔMODAS

      Há algum tempo venho observando um fato que reputo interessante, mas também fora de propósito. São os religiosos cristãos desse país. E também no mundo. Eles são divididos em várias frações, a saber: católicos, ortodoxos, anglicanos, evangélicos, espíritas e mais algumas outras de pouca expressão. Mas não deixa de ser incômoda tal situação.

      Então, vemos o Presidente Bolsonaro manifestar-se frequentemente como um cristão/evangélico, pregando a presença de Deus à sua dianteira, também a de Jesus Cristo. E isso evidencia a preocupação dele com a religiosidade. Mesmo que saibamos que a gestão pública de um país deve estar no foco laico, fora de qualquer religiosidade.

      No entanto podemos observar neste país que mesmo com esta prática religiosa o Presidente não atrai a Igreja Católica. Bem como as outras vertentes do Cristianismo. Mesmo que não o desapoiem, não manifestam o contrário, como se lavassem as mão para tais situações.

      No tempo das gestões do Partido dos Trabalhadores, PT, isso era diferente. A Igreja Católica estava ao lado desse partido. E até mesmo do Lula e da D. Dilma Rousseff, sabendo-se que eles não seguiam e nem seguem religião alguma. Talvez tenha se deixado enganar/convencer pelas mentiras daquele partido e, principalmente, desses dois citados.

      No entanto a administração do governo atual tem mantido uma aproximação muito mais forte com a classe menos favorecida do que foi mantida pelo petismo. E é claro que esse fato deve estar visível para a Igreja Católica porque os padres nas igrejas podem muito bem medir a aceitação deste governo pelos fiéis que ali se apresentam nos cultos religiosos domingueiros.

      Seria bom que o Papa e seus muitos bispos percebessem que a situação atual em nosso país está muito melindrosa. Há manifestações do Lula e seus seguidores escolherem o sistema de governo do Socialismo ou do Comunismo e isso estamos vendo com a aproximação desse com a gestão Venezuelana nesta semana que passou.

      Com isso não é demais colocarem as barbas de molho, abrindo bastante os olhos e observando tudo de forma atenta, bem como perceberem o risco que todos corremos com aquelas aproximações.  

segunda-feira, 17 de maio de 2021

UM POVO RESTAURANDO SEU PODER

 É inegável perceber-se que a conscientização de boa parte do brasileiro já está em alta. O exemplo disso foi mostrado nesse último Sábado, 15, quando um forte contingente de pessoas de muitas classes juntaram-se em Brasília e outros lugares, com destaque para o pessoal do agro negócio, enchendo a praça dos Três Poderes e adjacências. 

     Tal como aconteceu antes nesse mesmo lugar, os motociclistas invadiram aquela área para manifestar apoio ao Presidente Bolsonaro, levando com eles a esperança de que realmente esse país mude para melhor, encontrando o rumo da correção e da decência, impedindo de vez que bandoleiros ocupem lugares que não deviam e nem podiam ocupar.

      Um fato marcante a observar é que aquelas pessoas, pelo menos a maior parte delas, não são pessoas que vivem a esperar a ação benemerente do Estado. São pessoas que levam a suas existências a sério, buscando crescer por méritos próprios, não esperando nada cair do céu, como as administrações petistas o fizeram, explorando a ignorância alheia.

      Mesmo que no Senado Federal existam seres do mal, aqueles que torcem para o "quanto pior, melhor", o povão vai mostrando a sua garra e principalmente a sua cara. Não necessariamente nessa ordem. Mas que as coisas fiquem definitivamente resolvidas. E esses malignos, se não se apercebem desses fatos, pior para eles, porque serão levados de roldão, quando menos esperarem.

      O principal deles nesses últimos dias, o Renan Calheiros, já recebeu vários avisos desse mesmo povo. Mas insiste em subestimar suas forças. Mas suas narrativas em acusar o Presidente Bolsonaro em falhar na administração de seu governo e no controle da pandemia, estão caindo no vazio. E ele próprio vai fazendo a sua cama.

      É tudo uma questão de tempo. Mas os reflexos de tanta lambança e mau-caratismo não ficarão impunes. E o povão, com certeza, quando a exata hora chegar, cobrará esta conta. E com juros. Não tenhamos nenhuma dúvida disso.

sábado, 15 de maio de 2021

E VAMOS SEGUINDO...

      A imundície existente no Brasil é responsabilidade apenas de um: o povo.

    Uma afirmação dessa, dita assim de chofre, é de causar espanto e até indignação. Porque reporta dizer que são as pessoas desse país que a promovem e provocam. Mas faz-se necessário que cada um deve fazer uma auto análise e uma auto crítica a respeito. Pelo menos para identificar o grau de envolvimento nisso.

    No Congresso Nacional, por exemplo, o contingente de elementos comprometidos com maracutaias, mumunhas, safadezas e afins, passa do limite de aceitação, se é que a podemos consentir. Para ser um congressista uma pessoa tem que ter vida limpa, ilibada. Mas isso não é o que acontece.

    Foi criada uma tal de " Lei da ficha limpa" que não serve para nada. Pegue-se o Exemplo do senador Renan Calheiros, "o vagabundo", para se ficar sabendo dessa deficiência. Ele possui cerca de treze processos nas costas. Por diversas causas e motivos. E esses processos se arrastam na justiça, e no final caducarão por excesso de prazo em seu andamento. Aí ele fica/ficará ileso e isento de suas safadezas.

    Infelizmente nesse país uma das piores esferas é a jurídica. E o exemplo maior disso é o próprio Superior Tribunal Federal, que é composto por pessoas que nem juízes foram, sendo colocados ali como apaniguados políticos de presidente. Bem como nesses últimos tempos estão se arvorando como verdadeiros senhores da nação, até desrespeitando e passando por cima da própria Constituição.

    No Congresso Nacional, a existência de verdadeiros bandidos/criminosos tem nos propiciado horrores. O último deles foi a formação dessa Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, cujos presidente e relator estão com processos na justiça por diversos crimes. Um autêntico absurdo.

    Mas o povão não está preocupado com nada. Continua vivendo de forma tranquila, como se tudo estivesse bem. Também não busca se politizar, pelo menos para aprender em quem não votar. Só isso já seria suficiente para diminuir a sem-vergonhice naquele congresso.

    E vamos seguindo...

sexta-feira, 14 de maio de 2021

RENAN CALHEIROS: O IMORAL

     Vai passando o tempo e todos nós acabamos por nos acostumarmos com as coisas, os fatos, os acontecimentos aos quais vivenciamos nesse nosso cotidiano. E é óbvio que a maior parte deles torna-se repetitivo nesse processo. Mas eventualmente aparecem alguns que não estão nesse mesmo contexto.

        O âmbito político do país passou a ser, a partir da eleição do Sr. Bolsonaro a Presidente do Brasil, algo novo, digamos, a poder observamos e verificarmos uma série de distorções, haja vista que a perseguição que ele vem sofrendo por parte daqueles que foram derrotados naquela eleição se acentuaram de forma até descabida nesse período em que ele desenvolve seu mandato presidencial.

      O cúmulo do absurdo foi a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, criada no Senado Federal apara buscar mazelas acontecidas nesse correr da pandemia no país, mas que está sendo totalmente desviada de seus fins, por obra e graça de um marginal chamado Renan Calheiros. Ele possui treze processos em andamento na justiça, processos esses que parecem estar engavetados em algum lugar não sabido, porque não se tem notícia deles, bem como de seus desfechos.

      E este elemento tem criado tanto casuísmo a respeito, que já anda causando certos incômodos a muitos. Parece até que ele está possuído por algo assombroso, tais são as suas ações nefastas no andamento daquelas reuniões. E assusta porque não há quem o consiga fazer entender seus desvios de tais propostas.

      Ele tornou-se o líder, e porque não dizer o campeão, das narrativas. Sem sentido e inócuas, porque até agora nenhuma delas resvalou na pessoa e nem no desempenho do Presidente da República. E o cúmulo do absurdo aconteceu ontem naquela CPI quando ele colocou um assunto que envolvia a presença do Presidente lá em Maceió, sua cidade, afirmando aleivosias.

      No dia anterior, numa dessas reuniões, quando Renan Calheiros interrogava Fábio Wajngarten, chegando a ameaçá-lo de prisão, o Senador Carlos Bolsonaro o interrompeu para adverti-lo dos excessos que anda praticando, mas não deixou passar em branco a oportunidade e classificou-o como "um vagabundo".

      Então, no evento naquela cidade, ontem, onde o Presidente fazia a entrega de casas populares às pessoas de lá, os assistentes presentes começaram um coro onde bradavam duas falas. A primeira era "fora Renan"; e a segunda era: "Renan vagabundo". E isso viralizou nas redes sociais país afora, causando muitos transtornos ao visado.

      E fechando tal assertiva, deve-se concluir mais um dos absurdos do Renan quando ele cita o fato de que o Presidente deslocou-se até Maceió com o avião presidencial, como se ele estivesse praticando algo errado, o que não passa nem perto da realidade.

      É triste um país possuir em seu quadro político um senador desqualificado como Renan Calheiros. É extremamente vergonhosa tal situação. E é sabido por todos que existe uma lei chamada de "Ficha Limpa", que define a proibição de acesso a qualquer cargo público a quem esteja com o histórico pessoal/moral sujo na justiça, o que é o caso desse senador.

quinta-feira, 13 de maio de 2021

AFINAL, O QUE É NECESSÁRIO PARA ACABAR COM A "VAGABUNDAGEM" NO SENADO FEDERAL DO PAÍS?

     Ontem o país estarreceu-se com o comportamento do Senador Renan Calheiros na condução dos trabalhos da CPI da Covid 19, ao vê-lo bradar ao depoente Fábio Wajngarten que o prenderia por não colaborar com o que eles andam pretendendo fazer que é tão somente comprometer o Presidente Bolsonaro na condução da política de enfrentamento ao corona vírus.

      Nesse episódio o surpreendente foi ver o Senador Flávio Bolsonaro manifestar-se de seu lugar, protestando contra aquele senador, mas de uma forma pra lá de contundente quando indagou se o mesmo possuía condições morais para aquela decisão, acusando-o abertamente de ser um "vagabundo", segundo suas próprias palavras.

      Para quem acompanha os acontecimentos nesse país, principalmente os que envolvem a política e a justiça, possui enorme conhecimento dos mais de uma dezena de inquéritos/processos que responde o Senador Calheiros, por crimes de várias origens. Ele está altamente comprometido com corrupção, bem como muitas outras mazelas.

       Então, como é que um cidadão comum, em pleno gozo de seus direitos constitucionais, pode encarar essa situação? Ver em pleno salão do Senado Federal dois senadores da república acusarem-se de "vagabundagem e roubo" em seus próprios desempenhos naquela casa?

       A gravidade disso é tanta que não se pode ter em conta de que a situação que o país atravessa é natural. E quando se vê que o próprio Supremo Tribunal Federal, STF,  ser acusado por muitos de ter em seus quadros ministros que fogem à plenitude de seus desempenhos com relação a obedecer a nossa própria Constituição Federal.

       Mas a nação também já assistiu por diversas vezes alguns daqueles ministros ofenderem-se mutuamente em plenas sessões em que atuavam em julgamentos. E uma dessas discussões envolveram o ex-Ministro Joaquim Barbosa e o Ministro Gilmar Mendes. E as ofensas foram pesadas e denegriram a imagem do segundo.

       Como o STF é a última instância jurídica nesse país, fica difícil ver-se nesses casos alguma providência contra eles. Sendo que tal tarefa cabe ao Senado Federal mas parece que este está totalmente desligado de suas funções para tais casos. Há quem ventile que as mazelas de muitos senadores os impedem de tomar certas medidas, tornando assim as coisas totalmente indefinidas e indecifráveis no tocante aos maus atos dos membros do STF.

       Tudo isso nos faz crer que estamos numa situação periclitante no que tange à decência, legalidade e correção. Daí que só uma alternativa última: que as Forças Armadas entrem nesse circuito para por ordem no país. E, pelo que parece, esta é uma situação sine qua non.

quarta-feira, 12 de maio de 2021

VENTOS NOVOS E ANIMADORES NOS ASSUNTOS DA POLÍTICA TUPINIQUIM

      É público e notório que poucos são dos brasileiros que gostam de política. No sentido de ser um assunto corrente na vida de todos. E tem gente que foge dela como o diabo foge da cruz. Isso é natural e entendível, haja vista tal propriedade em nosso país carregar em seu bojo nuances pra lá de detestáveis.

    Mas faz-se necessária acompanhá-la sempre que possível, porque só assim tomamos pé das coisas, boas ou mais, que acontecem no país e que estão intrinsecamente ligadas às nossas vidas. Para o bem ou para o mal.

    Com o surgimento das mídias da internet, surgiram outras possibilidades de comunicações. Dessa forma, podemos afirmar que tudo mudou. Em nosso país e também no mundo, porque foram criadas muitas facilidades de acesso, permitindo assim que manifestações extras aconteçam, fazendo chegar até nós muitos assuntos que não vemos na imprensa costumeira.

    Uma das facilidades criadas desde então foram os canais de comunicação. Qualquer um de nós pode criar um e mandar para o mundo os conceitos, opiniões, teses e teorias que criamos por nós mesmos, mas que é necessário conter excessos e desequilíbrios opinativos, para que não se crie problemas para ninguém. Até mesmo para seus autores.

    Então, aproveitando esses novos tempos, uma das coisas que mais tenho realizado é sintonizar alguns desses canais. Mas escolhidos a dedo, com critério apurado, segundo conceitos de correção automática. E até agora isso anda trazendo um certo conforto.

    Não sei como, descobri quase meia dúzia deles, conduzidos por pessoas que reputo de conceito positivo, haja vista que suas expressões vêm ao encontro daquilo que conjugo. Claro que esta escolha é proposital e própria para a visão que tenho daquilo que ocorre neste país.

    Uma das mais gratas descobertas foi de uma jovem mulher, mineira, muito espirituosa e divertida, que expõe assuntos políticos de uma forma um tanto brincalhona, promovendo uma facilidade de entendimento, o que dá acesso aos que não possuem muito domínio dessa pauta. Seu nome é Bárbara. Seu canal: Te Atualizei, que é encontrado no Youtube com muita facilidade.

    Um dos outros encontrados é o do Mauro Fagundes. Um baiano que segue a mesma linha da Bárbara, mas com um acréscimo: ele esculhamba políticos de uma forma mais acentuada, usando de seus recursos cômicos, que são dos melhores. E faz o assunto política tornar-se até corriqueiro para quem o quiser. É só buscar na pesquisa do Youtube pelo seu nome, que será encontrado também com facilidade.

    E já numa linha mais, digamos, equilibrada, existem outros canais onde seus autores buscam materializar seus conteúdos de forma lícita e própria para os que buscam as verdades que são escamoteadas por muitos da imprensa costumeira. São eles: Lis Macedo - meninasadireita. Gustavo Gayer; Rodrigo Constantino.

    Ainda aproveitando os ventos das novidades, se é que se pode classificar desse jeito, existe um programa chamado "Os Pingos Nos Is", onde podemos assistir pessoas até com excesso de sobriedade. São eles: Augusto Nunes, Ana Paulo Henkel, José Maria Trindade e Guilherme Fiúza.

    E para quem, como esse autor, que ao desiludir-se com a política anos atrás, foi como um redescobrimento encontrar toda essa gente. E as tenho acompanhado com regularidade, colocando-me ciente de coisas que não corre na imprensa costumeira.

    Mas não custa observar um fato: há muitos perigos nessas novas mídias. Porque as duas bandas morais ora existentes, nelas existem seres malignos. E estes também se manifestam através delas. Daí que requer um olho vivo constante naqueles que adentram tais domínios.

terça-feira, 11 de maio de 2021

MAIS EXPLÍCITO DO QUE ISSO...

      Diante do acúmulo exagerado de tanta narrativa desprovida de fatos, a paciência de muitos chega ao fim. Infelizmente muitos de nós não pode fazer exatamente nada para mudar tal estado de coisa. Mas quem acompanha razoavelmente de perto tudo isso que se passa no país, chega a fácil conclusão de que o Brasil está em maus lençóis em termos de dignidade.

     A luta entre as duas bandas contrárias existentes, está desvirtuando a essência de qualquer questão que se apresente para todos. É muito mais do que um cabo de guerra. Uma brincadeira muito usada pela meninada de outrora. Daí que se está puxando a coisa de um lado pra outro, sem contudo haver discernimento naqueles que querem a famosa situação do "quanto pior, melhor".

     Observa-se tantos disparates no âmbito público/político, que até estarrece a quem isso assiste. Então, em vez de se resolver os imbróglios de uma forma racional, complica-se eles, tornando situações simples em complexas, o que acaba acarretando muitas dificuldades para todos.

     A questão moral talvez seja a mais importante discussão que ora atravessamos. Está se apoiando más ações de uma forma desesperadora, a ponto de inverter-se a ordem das coisas. O crime já está tão arraigado em nosso país que estamos perdendo a essência em saber do que é certo ou errado, criminoso ou não.

     Vemos, por exemplo, grande parte da imprensa investir pesado na desarrumação da própria nação, tomando partido ao lado dos arbitrários e até mesmo dos criminosos. Um exemplo simples disso está estampado na constituição da CPI da Covid 19, onde o presidente da comissão e o relator são pessoas com crimes nas costas.

      O deputado Renan Calheiros possui mais de uma dezena de processos contra si, por vários crimes. Inclusive corrupção. E seus processos se arrastam na justiça há muitos anos, colocando em dúvida a seriedade das autoridades que são as responsáveis pelos andamentos e desfechos de tais processos.

      Um outro fato terrível é ver como se arrastam os serviços dessa CPI. São automaticamente voltados para comprometer o governo atual, sem que ele tenha a mínima chance de defesa. É um verdadeiro jogo de cartas marcadas. E já corre um boato de que no dia do depoimento do General Pazuello este terá sua prisão determinada pelos membros da CPI.

       O depoimento do General está marcado para o próximo dia 19 de Maio. E da mesma forma como já o estão ameaçando de prisão, é bom que os senadores coloquem suas barbas de molho e evitem tais e tantos exageros e/ou abusos com ele, porque o Generalato estará de plantão para ver tal desfecho se dar nesse dia.

       É claro que boa parte da população brasileira também acompanha essa situação. E até gostaria de ver a prisão do general. Mas não da forma como muitos pensam ou acham, mas sim para ver as forças armadas tomarem a frente da situação e enquadrar todos os que andam causando desequilíbrio institucional no país. E isto pode ainda sobrar para muitas outras gentes.

       Fechando essa assertiva é pra lembrar de uma citação popular que diz que "quando a cabeça não pensa, o corpo é que paga". Mais explícito do que isso...

segunda-feira, 10 de maio de 2021

PURA IGNOMÍNIA

      Não sei se acontece com todo mundo, mas vez em quando uma verve filosófica desperta meu íntimo e daí a expresso, criando uma citação. É claro que não irei arvorar-me nisso, mas de tudo o que ouvi, vi, li e vivi até hoje, cheguei a uma simples conclusão: tudo já se pensou, falou e escreveu; só falta fazer.

     Também é óbvio que o ser humano já fez muito. Mas, infelizmente, não o colocou no grau de suficiência, porque ainda há muitas pendências no mundo e em nossas vidas. E nesta época atual, mas já vindo de algum tempo atrás, as coisas têm se degringolado de uma forma que até podemos classificar como infeliz.

      Um fato marcante foi o grau de esfriamento fraternal perpetrado por grande parte da humanidade, a ponto de tornar a vida humana um item sem nenhum valor, como podemos constatar nesses nossos dias. Anda morrendo muita gente sob a violência do cotidiano. E isso reflete na vida de todos de uma forma absurda e absoluta. Pra pior, diga-se de passagem.

      E tudo está tão nítido e claro para todos porque as mídias informativas mostram tal estágio de descontrole. Mesmo assim ninguém anda se preocupando com isso. Pelo menos é o que se observa. Então, os acontecimentos se dão sem a menor cerimônia. E nem se precisa citar as guerras espalhadas pelo mundo. O simples cotidiano, em qualquer lugar, já define a situação estapafúrdia em que estamos vivendo. Ou sobrevivendo, tanto faz.

       Mas por que o ser humano escolheu esse caminho? Fazer o mal de forma simples e natural? Quem toma conhecimento do que ocorre em nosso dia a dia, só pode ter uma certeza: só se pratica o mal no mundo. É quase que uma perversidade crônica. Ou seria intrínseca?

       Até mesmo o surgimento do vírus maligno que anda nos estremecendo, dizem por aí que foi premeditadamente criado em laboratório e lançado ao ar para matar pessoas. E está fazendo isso. E mesmo que não seja verdade, não será uma simples ilação acreditar que sim.

       Quisera que um raio fulgaz atingisse a humanidade e apagasse em todos o grau de beligerância e estupidez que possuem, fazendo-os perceber a luz da vida. E que a partir daí tudo entrasse num rumo único de correção e respeito, transformando-nos em seres realmente inteligentes para não fazer mal a nós mesmos.

       Não é uma simples narrativa ouvir a respeito do fim do planeta e da vida nele. Diante de tudo o que estamos criando, ele não deve estar tão distante de acontecer. Talvez até já não haja tempo de reverter tal caso. Uma pena.

sábado, 8 de maio de 2021

OS RESULTADOS ESTÃO AÍ PARA QUEM QUISER VER

      O Brasil não precisa de inimigos externos. Ele já os tem em excesso aqui dentro do nosso país. São aqueles que se arraigaram mas maracutaias, nas roubalheiras e otras cositas más. E não são poucas delas. E essa gente, mesmo tendo sido derrotada na última eleição presidencial, a de 2018, ainda não tomou consciência de sua perda do poder. E busca de todas as formas revirar a vontade de grande parte da população brasileira que escolheu como Presidente o Sr. Bolsonaro.

     Em função desse antagonismo tão arraigado e tresloucado, o atual mandatário do país parece ter que enfrentar um leão a cada dia de sua vida. E são ações críticas pesadas, quase todas elas baseadas só em simples narrativas equivocadas, longe de apresentarem fatos que possam justificar suas ações.

     Felizmente ele vai resistindo heroicamente a tantos ataques e ações malignas, escapando ileso de todas que até aqui se apresentaram. E assim vai construindo seu rumo no desenvolvimento de nossa nação, colocando em prática e realizando todas as ações que o país necessita ver realizadas.

     No dia de ontem, por exemplo, o presidente foi entregar à população dos estados de Rondônia e Acre uma ponte sobre o Rio Madeira, numa região denominada de Abunã. Que praticamente coloca aquela região verdadeiramente no mapa brasileiro, eliminando muitas das dificuldades que haviam até essa data ali, principalmente na ligação rodoviária entre os dois estados da união.

     E até agora esse governo conseguiu entregar ao estado brasileiro muitas obras fundamentais que vinham pendentes de término até há pouco tempo. Por razões que nós todos bem o sabemos. Mas que o Presidente não faz distinção alguma sobre nada a não ser a de realizar tudo aquilo que a população do país quer e precisa.

     Uma de suas preocupações também está voltada para o desenvolvimento do setor ferroviário. E já alguns trechos sendo idealizados, bem como outros que estão em franco desenvolvimento de acabamento, ligando o país entre seus muitos lugares. Com isso as produções agrícolas terão uma sensível melhora com tais empreendimentos.

     Não deixa de ser alvissareira a performance produtiva desse governo, que mesmo com as dificuldades que esbarra, movida por aqueles que não querem ver o país alcançar tão pleno desenvolvimento, vai seguindo em frente, vencendo a tudo e a todos, bem como colocando o país no rumo certo. E é isso que a população espera, quer e precisa.

     E os agradecimentos a ele são imediatos.

sexta-feira, 7 de maio de 2021

TUDO JÁ ESTÁ RESOLVIDO, DEFINIDO E ACERTADO

Constituição Federal Brasileira   

      Conjeturar a respeito das muitas e diversas situações que acontecem em nosso país é um exercício um tanto quanto imprevisível. É sabido por todos da dinâmica circunstancial a qual estamos submetidos. Tudo acontece com muita rapidez. E se não houver sintonia perfeita naqueles que acompanham o dia a dia da nação, é bem possível que alguém acabe por dar com os burros n'água.

     Mas tal exercício nem chega a assustar a ninguém. Quem se proponha a enfrentá-lo e realizá-lo, deve estar muito bem preparado para tal e para tanto. E num país como o Brasil, onde a situação está se agravando sobremaneira no aspecto da divisão dos conceitos democráticos que estão em jogo, a cisão da população a cada dia cresce e se evidencia.

     Surpreende o fato de que ambos os lados citam quase que as mesmas coisas mas com algumas diferenças. E elas nem são tão sutis quanto parecem. Até pelo contrário. Com o crescimento da posição e da popularidade do Presidente Bolsonaro, as rachaduras se acentuaram, a ponto de alguns quererem o retorno dos absurdos de outrora.

     Isso é um fator assustador porque dá a impressão de uma situação muito comentada no país. Esta nação e seu povo não guardam memórias. Por isso, talvez, a roubalheira e todas as maracutaias acontecidas num passado bem recente, parece até que nem existiram.

     Agrava-se essas circunstâncias quando se observa um órgão tão representativo como o Supremo Tribunal Federal, STF, através de alguns de seus ministros, atropelarem ou passarem por cima das posições gravadas na Constituição Federal, principalmente aquelas que determinam e definem que os Três Poderes da República são autônomos e equivalentes. E isso não vem sendo respeitado por aqueles. 

     A manifestação popular do último 1º de Maio chamou a atenção exatamente desse detalhe, acrescido de um outro que foram os votos virtuais e não físicos nas eleições que se passaram e que todos querem que isso já não exista para as próximas eleições de 2022. São quase que vontades pétreas da população e que não podem ser desconsideradas, subestimadas e muito menos desrespeitadas.

quinta-feira, 6 de maio de 2021

ROBERTO JEFFERSON REPESCADO

     Ao assistir a um dos programas do Ronaldo Gomlevsky através do Youtube, deparei-me com ele e seus outros componentes entrevistando o ex-deputado Roberto Jefferson, figura pra lá de conhecida no âmbito público/político nacional.

     Este tem contra si uma mácula em sua história por ter feito parte daquele vergonhoso episódio denominado "Mensalão", cujo desfecho todos sabemos, ao qual este deputado foi condenado e preso por maracutaias que envolveram muita sujeira e dinheiro público.

     Entretanto, há que se reconhecer que ele já pagou tais faltas e crimes, recuperando sua integridade moral, principalmente com os últimos comportamentos que tem expressado junto ao cotidiano político brasileiro, e nem dá confiança para ninguém quando assume total e irreverente defesa do Presidente Bolsonaro, em todas as suas ações diárias e correntes.

     Como sempre, possui um potencial discursivo, muito bem embasado em tudo o que coloca e apresenta para os que querem assisti-lo seja aonde for. E ultimamente tem entrado numa verdadeira batalha, nada menos nada mais do que com o Supremo Tribunal Federal, STF, e mais acentuadamente com uma meia dúzia daqueles ministros lá existentes.

     É de causar surpresa e espanto a contundência a qual emprega com aquele pessoal e órgão. E parece saber muito bem o que diz, a ponto de, até agora, permanecer intocável com relação à retaliações que possam ser tomadas contra ele por aquele pessoal.

      Nesse programa ele discorre sobre várias questões. As que envolvem política, religião, sociedade e, principalmente, o respeito à Constituição Federal do País, onde acusa frontalmente àquelas mesmas pessoas de a ferirem nesses últimos tempos, causando um possível e provável desequilíbrio no país, caso não sejam detidos nesses ímpetos autoritários, segundo ele.

      É necessário que cada um de nós, em relação ao Roberto Jefferson, revejamos nossos conceitos sobre ele, formados quando daquelas ações nefastas e desleais que praticou. A pena e a prisão causaram nele uma reviravolta tremenda, a ponto de restituí-lo ao centro da sociedade brasileira. 

      E a manifestação que faz a favor da pátria, é de cair o queixo, não deixando nenhuma margem de dúvidas e suspeição sobre tais mudanças morais. Daí que ele faz jus a merecer toda a confiança do povão brasileiro, caso venha a se lançar candidato a deputado federal nas próximas eleições.

      Em tempo: alguns até podem contestar tais assertivas. Mas ele conseguiria vencer a quaisquer prêmios de interpretação cênica/teatral/televisiva, se esta sua postura não seja totalmente sincera e confiável. Sua contundência, veemência e expressão são autênticas, sim.

     

quarta-feira, 5 de maio de 2021

COM FERNANDO HENRIQUE TODO O CUIDADO É POUCO

     Faz-se necessário que alguém dê uma alerta ao Presidente Bolsonaro, no sentido de maneirar seu entusiasmo com relação à manifestação de Fernando Henrique Cardoso, que externou positividade ao presidente com relação à sua postura diante da pandemia e, principalmente, da quarentena.

    Esta pessoa é altamente perigosa em matéria de estrategia. E alguns bem o classificam como uma eminência parda do Lula e do Partido dos Trabalhadores, PT, mesmo que não apareça assim tão claramente, o que é próprio de quem assume tal condição.

    Não há como não classificar tal intenção como pura retórica por reconhecer os acertos do nosso Presidente. Após as comemorações do último 1º de Maio, onde maciça presença de brasileiros nas ruas manifestando seu apoio a ele, que cai nas graças do povo com toda naturalidade.

    Fernando Henrique sempre foi um dissimulado. Com aquele jeitinho suave de ser, soube muito bem escamotear suas mazelas. Pena é ver em que se transformou o país após as gestões petistas. Um verdadeiro ninho de ratos. E eles ainda estão apinhados por tudo quanto é canto em nossa nação.

     Dessa forma seria bom o Presidente Bolsonaro ser alertado para não abrir tanto a guarda, e ele bem sabe quem é essa figura, porque nos trinta anos de legislador, pôde muito bem saber das mumunhas que aquele empregou enquanto esteve em evidência no Brasil. Tanto como presidente da república, senador, etc e tal.

     Tudo isso só deixa claro os acertos do atual Presidente. E como seus adversários não tem conseguido levar vantagem nos ataques que lhe fazem, o resto é engolir em seco, sem outra alternativa.

terça-feira, 4 de maio de 2021

O POVÃO COLOCOU A 'BOCA NO MUNDO'

      Nesse início do mês de Maio, foram aumentadas as expectativas em quase todo mundo nesse país. Exceto, talvez, aos escarlates (esquerdistas) e aos amarronzados (parte da imprensa), haja vista que nesse 1º de Maio o recado das ruas foi dado. Com veemência, contundência e direção certa, neste caso ao Presidente Bolsonaro, que vinha cobrando do povão tal manifestação.

     Os problemas são imensos, intensos e múltiplos no país. De repente, como do nada, a coisa degringolou-se por si só, a ponto da população esbravejar em alto e bom som contra, senão ao STF, mas a quase todos os ministros dessa casa, pelas muitas mazelas que andam praticando nesses últimos tempos.

     Do Congresso Nacional nem se precisa dizer nada. Apenas que em 1993 o ex-presidente Lula afirmou ter lá, naquela época, cerca de "trezentos picaretas". E, convenhamos, disso ele tem pleno domínio do assunto por motivos óbvios.

     Mas surgiu um fato novo de anteontem para cá. O ministro Alexandre, do STF, mandou buscar dados ao TRE relativos às prestações de conta do partido do ex-deputado Roberto Jefferson, o PTB. Não resta dúvida que é represália a ele pelo muito que tem se manifestado negativamente sobre ambos. 

     Isso é aquilo que chamam de "briga de cachorro grande". E, com certeza, renderá muita coisa a partir de então. E que o ministro não pense que levará vantagem sobre ele, haja vista a longa experiência política que esse ex-deputado possui, bem como os muitos conhecimentos sobre boa parte das mumunhas que envolvem esse âmbito. 

     Sendo assim, temos que prestar muita atenção ao que acontecerá desse embate, digamos. Infelizmente o país está muito mal de pessoas públicas nele. É bem possível que não tenha um só que escape, ou saia ileso e isento de algum fato anormal. E isto sempre vemos quando de nomeações de alguém para um setor público no país. Logo a seguir surgem muitas notícias desabonadoras sobre esse.

     Durante as manifestações do último Sábado, foi flagrante o desapontamento do povão com relação aos descalabros existentes nessa nação. Do STF aos políticos, mas também com um protesto a respeito dos votos apurados de forma direta por meio de cédulas, nas votações em eleições no país. Os pleitos coletivos foram muitos. Agora é aguardar os resultados disso.

segunda-feira, 3 de maio de 2021

UM DIA DO TRABALHO DIFERENTE MAS REDUNDANTE

      As comemorações pelo primeiro de Maio deste ano de 2021 foram muito mais animadas e comemoradas do que nesses últimos anos anteriores. A população estimulou-se pelas muitas mazelas perpetradas pelos que fazem parte da oposição ao Presidente Bolsonaro. Inclua-se aí vários dos ministros do Superior Tribunal Federal, STF, e parte de congressistas em Brasília.

     Já se começa a ver também certas manifestações de oficiais de grandes patentes das Forças Armadas que estão na contra mão daqueles que fazem parte desse grupo citado. E estes que comecem a colocar suas barbas de molho.

     Apenas o número de gente nas ruas não foi o suficiente para amedrontar aqueles que buscam causar o horror no país com suas ações desavergonhadas. Dos quase duzentos e dez milhões de brasileiros que somos, seria bom que esse número se aproximasse de, no mínimo, uns cento e vinte milhões deles. Aí sim  causaria um espanto e um incomodo nessa gente ruim.

     Mas não deixa de ser animador ver pessoas mobilizadas com o intuito de mostrar a todos que o povão já não está e nem fica mais inerte como antes. Os causadores do mal nesse país tem que saber que suas ações estão sendo monitoradas por muita gente.

      Uma pena foi ver o Presidente Bolsonaro conceder tanto espaço a esse pessoal, que acabou por causar-lhe muito mais dificuldades que deviam. Daí que agora as ações deverão ser mais apuradas no sentido da retomada total do comando por parte do Governo, realinhando essas mesmas ações para um rumo totalmente positivo e confiante. E progressista.

      Duro é ver tanta gente envolvida em tramoias e maracutaias no país. Por isso é que tudo se complica mais na solução das muitas situações esdrúxulas existentes. Tem que chegar a hora de se neutralizar por completo essa resistência, bem como toda essa animosidade expressa por esse pessoal do contrário.

      A coisa é tão exagerada que lembra uma citação popular muito antiga: "fazer uma tempestade em copo d'água". Qualquer ocorrência, por mais simples que seja, é alarmantemente explorada pelos esquerdistas, a ponto de causarem turbulências diversas no cotidiano da população.

      E nos mais de dois anos de governo, e mais um pouco, o Presidente tem logrado êxito em sair ileso das armadilhas que lhe montam. Vai seguindo em frente, lembrando de outra afirmação popular que diz: "os cães ladram e a caravana passa". Só é de se esperar que o máximo que aquele pessoal consiga é fazer apenas barulho e mais nada. E vida que segue...              

sábado, 1 de maio de 2021

UM 1º DE MAIO EXPECTANTE

      O dia de hoje, 1º de Maio, Dia do Trabalhador, é uma efeméride marcante e de imensa importância no mundo inteiro. E tanto é assim que comemora-se nele, no mundo, tal dia representativo na vida de todos.

     E em nosso país não podia e nem pode ser diferente. Um ex-Presidente, Getúlio Vargas, teve sua vida e governo marcados, exatamente por destacar essa condição. Ele foi quem implantou no país as Consolidações das Leis do Trabalho, CLT, onde nela registra direitos e deveres de ambos os lados, empregado e empregador.

     Em 1942, através do Decreto Lei nº 5452, ficou estabelecida as regras que geram as relações laborais. E a partir daí estabeleceu ordem nesse âmbito. Foi sem dúvida uma grande iniciativa daquele governo. E isso institucionalizou tudo o que tem a ver com o trabalho profissional.

     Infelizmente a política e os políticos acabaram por desvirtuar essa data quando a usaram para suas manifestações que em muitas das vezes fogem a tal essência. E um dos partidos que usou e abusou nessas ocasiões foi o Partido dos Trabalhadores, PT.

     Então, durante as gestões petistas no Governo brasileiro, deu para perceber uma ruma de manifestações destoantes, onde abusou-se de determinadas situações escudadas numa efeméride tão portentosa como essa do 1º de Maio.

     E hoje a nação está sendo sacudida em muitos estados por manifestações populares com cunho especificadamente político. E isso poderá gerar situações conflitantes, belicosas e trágicas entre as duas bandas políticas claramente definidas: direita e esquerda.

     Mas, atualmente, tem que se ressaltar que está existindo outra banda. Neste caso pode-se diluí-la em outras, haja vista que temos vários aspectos nesse contexto, o social, o moral, dentre mais alguns. A ponto de haver uma classificação marcante: bandas sã e podre.

     Assim, grande manifestações estão acontecendo país à fora. Principalmente nas grandes cidades, capitais. E com os graves problemas institucionais que estamos enfrentando, não se pode esperar que ao final do dia não tenhamos, se não muitos, mas alguns episódios desagradáveis. O que pode gerar outros tipos de ocorrências, até dolorosas.

     O dia de amanhã será fundamental para se tomar conhecimento do balanço desse dia de hoje. Se tudo correu legal e corretamente ou se resvalou para o absurdo. E neste caso, se houve e quantos foram os que se feriram ou até morreram, devido ao recrudescimento dos ânimos em grande parte da população.

     É duro de dizer, mas a população é a maior responsável pelos absurdos aos quais o nosso país foi acometido nesses últimos trinta e cinco anos. Talvez, ou em grande parte, pela ignorância, haja vista que nessas eleições havidas nesse período, preencheu-se os quadros políticos, nos três níveis existentes, com o que há de pior em matéria de qualidade moral.

     O óbvio está aí. E nem se precisa usar da afirmação de Nelson Rodrigues, que acrescentava a isso um outro adjetivo: ululante. Ela não enxergou as coisas e os fatos que deveria ter atentado. E o resultado lastimoso é este que se nos apresenta. Um contingente de "picaretas", segundo uma afirmação do Lula em 1993, quando se referiu à parte dos congressistas. 

      Por último é para se ressaltar que toda a movimentação do dia de hoje está voltada para os absurdos ocorridos nestes últimos tempos que até, ou somente, envolvem o Supremo Tribunal Federal, STF, que tem desrespeitado a própria Constituição Federal, se arvorando em legislador, bem como executivo em muitas ações que tem exposto até aqui.

      Portanto, aguardemos os desfechos de hoje. E torçamos para que a coisa não degringole de vez em nosso país.