Em não sendo assinante de um jornal virtual, consigo apenas visualizar pouca coisa neles na tela do meu computador. E ao efetuar essa manobra no dia de ontem, Quarta-feira, 14, verifiquei que dos três acessados, apenas num vi matéria referente ao movimento popular em Cuba contra o comunismo. Foi no jornal Gazeta do Povo.
No entanto, no Jornal do Brasil e no O Globo, não havia à mostra ou exposição, nada referente a tal assunto. O que não deixa dúvida da parcialidade desses dois jornais a respeito de esconder os fatos reais que andam acontecendo por lá.
Numa pequena exposição observada num canal de uma jovem cubana, já fora de Cuba, vi relatos preocupantes. Muita violência e possíveis prisões e até mortes de pessoas. Uma jornalista espanhola foi detida esses dias pelas autoridades cubanas. Ainda não se sabe a veracidade de tudo o que anda ocorrendo naquele país pelas costumeiras práticas de censuras e bloqueios na internet e demais transmissões.
Mas não custa nada traçar ilações sobre essas situações todas pelas quais o povo cubano está atravessando. E a primeira delas é caso toda essa movimentação revoltosa logre êxito e acabe com o atual regime que vigora lá, haverá reviravoltas com a população e, principalmente, com os exilados em muitos outros países do mundo.
É e será muito natural que boa ou grande parte dessas pessoas queiram retornar para seu país e a seus familiares, retomando seus vínculos com a pátria mãe. Isso requererá um trabalho às novas autoridades que se instalarão na gestão do país, doravante. Claro que haverá muitas dificuldades. Para tudo e para todos. Mas o tempo se incumbirá de resolver e ajustar o que de complicado existir nisso.
É possível que muitos não tenham a exata noção de uma situação como essa. A derrubada do comunismo em Cuba será uma redenção para aquele povo. E ele pode muito bem reportar-se ao povo alemão quando da queda do muro de Berlim, fazendo cair por terra, literalmente, o bloqueio e o regime que havia entre os lados oriental e ocidental da Alemanha. Hoje o país é um só. E sob um regime totalmente democrático.
Grande parte do planeta anda acompanhando os desenlaces que ocorrem em Cuba, torcendo para que o povo de lá consiga desembaraçar-se de um regime maldito, autoritário e infeliz. E que esse país comece a fazer parte de um mundo muito melhor, como os que praticam e exercem a Democracia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário