A situação a que chegou o nosso país, o Brasil, não dá nem mais para se classifica-la, em função das muitas mazelas que nele foram instaladas, mas que nem seus culpados poderemos enumerá-los devido aos exagerados números contidos nessas situações.
E quando se iniciou esse processo? Primeiramente podemos dizer que foi a partir da abertura política em 1985, ao término do regime militar que existia até então. Contudo isso veio a agravar-se devido a ascensão do Sr. Bolsonaro à Presidência da República a partir de primeiro de Janeiro de 2019.
Desta data em diante orquestrou-se uma campanha de oposição a ele por aqueles que perderam a eleição. Daí para frente cerraram fileiras no intuito de causar-lhe todo o mal, inclusive ferindo a Constituição Federal, bem como desestabilizando a própria estabilidade que vigorava no país até aquela data.
O conluio que se deu entre os poderes Judiciário e Legislativo foi o suficiente para deixar tudo muito claro. O primeiro não se fez de rogado e muito menos buscou escamotear suas intenções. Já o segundo, com as suas naturais ações de desfaçatez, ainda buscaram enganar a todos. Mas não o conseguiram.
Isolado, ao Presidente Bolsonaro só restou uma alternativa: aproximar-se da população. E esta, surpreendentemente, o acolheu. Em número, gênero e grau, sendo que até anda exigindo dele que use o Artº 142 da Constituição Federal para resolver os imbróglios criados por aqueles dois outros Poderes.
No entanto o Presidente não se precipitou. Até muito pelo contrário, anda contemporizando certas ações, buscando resolver tais pendengas de uma forma democrática, como costuma afirmar em seus pronunciamentos. Mas dois dos ministros do Supremo Tribunal Federal, STF, Barroso e Moraes, decidiram por contra própria, mas com apoio dos demais componentes daquele tribunal, partirem para um confronto aberto com o Presidente.
Então a coisa ficou muito às claras. As ações desses dois ministros estão causando um estrago a ele mas principalmente ao país, isto porque gerando dificuldades ao mesmo, geram desequilíbrios diversos que refletem na vida de todos. Mas os ditos de supremos saberes evidenciam estarem distantes dessas prerrogativas.
Com tudo isso, após os últimos ataques ao Presidente, fizeram com que este busque qualquer outra alternativa para sua própria sobrevivência no cargo. E isso não dará em boa coisa, com certeza. A população já começa sentir as pressões dessas disputas e anda pra lá de sobressaltada.
É certo de que esta semana poderão acontecer situações que se aproximem dos desfechos que toda essa confusão espera e merece. Tomara que consigamos sair ilesos disso tudo. É a única esperança de todos.
No entanto um fato novo e muito surpreendente surgiu. O cantor Sérgio Reis, saindo-se lá não se sabe de onde, apareceu numa mobilização monstruosa marcada para o início de Setembro vindouro. E com uma determinação que espantou a todos. Ele, junto a u grupo muito forte, decidiu afrontar o Senado Federal para exigir, segundo ele próprio diz, que os ministros do STF, Barroso e Moraes, sejam defenestrados de seus cargos. Impedidos formalmente.
E mesmo que já falam em sua possível prisão por estes dias, ele tem se movimentado no país para ver esses atos anunciados serem realizados com o apoio de quase toda a população brasileira. A nós, simples mortais, nos resta aguardar tais desfechos.