Total de visualizações de página

terça-feira, 24 de novembro de 2020

IMBRÓGLIOS A PERDER DE VISTA

      Ao assistir a um dos vídeos que mostra o imbróglio entre o homem preto e os seguranças do Carrefour, que acabou com a morte daquele, e foram apenas alguns poucos segundos de visão, confirmou-se em mim uma posição que defendo há um bom tempo: nesse universo de segurança pública, o despreparo dos agentes é profundo.

     Não se precisa ser especializado nesta área para saber que em certas circunstâncias cabe ao agente imobilizar o pretenso causador de alguma ação nefasta, tirando-lhe o máximo da mobilização que puder. Mas sem, contudo, agredi-lo. E é isso o que acaba acontecendo na maioria das vezes.

      Certa vez, ao passar pela orla da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio de Janeiro, tive o dissabor de assistir a um fato desse, onde dois policiais militares abordavam um elemento, e este, mesmo sem apresentar reação, foi barbaramente agredido por um deles. Este aplicou-lhe uma sequência de socos no rosto, o que acabou prejudicando o restante do meu dia, ao assistir, mesmo que rapidamente, tal episódio.

       Esses episódios são frequentes em acontecerem. Quem é atento a tudo o que ocorre ao se redor, numa circunstância dessa, verificará o despreparo da maioria dos agentes numa abordagem policial em via pública. Parece que grande parte deles sente prazer em mostrar sua força. Não se contenta em imobilizar o suspeito, digamos, tirando-lhe toda a possibilidade de ação. Mas sem encostar um dedo nele, como se diz no popular.

        Coincidentemente ontem, recebi através de minha rede social do Facebook, dois filmetes onde dois homens pretos fazem declarações a respeito do dito preconceito racial. Ambos manifestam suas opiniões, e o interessante é que não cairão nas graças de todos os de sua cor, porque fazem afirmações excepcionalmente racionais, que vão de encontro com o que pensa e diz a maioria das pessoas pretas. E isso deveria ser trabalhado pelos especialistas em análises dessa questão.

        Entendo que tudo isso o que acontece em matéria de discussão de cor e preconceito com pessoas pretas ainda demorará a se chegar num consenso. Porque existem distorções de ambos os lados que acabam por criar mais confusão ainda. E isso é o que dificulta toda e qualquer possibilidade de acerto final.


*Em tempo: usei o tempo todo o termo "pessoa preta", porque durante quase por duas dezenas de anos atuando em Recursos Humanos, quando registrava um empregado, verificava em sua Certidão de Nascimento sua cor. E nunca vi o termo "negra" estampado em nenhuma delas. Inclusive há um outro termo em classificação da cor de uma pessoa: "parda".

* Abaixo está os dois links acima citados sobre explanação de dois homens pretos em rede social. Quem se interessar em assistir, que fique à vontade:


SEM CAMISA - YouTube

ESTE É O VÍDEO Que PRETOS AMAM mas os NEGROS ODEIAM‼️ - YouTube






Nenhum comentário:

Postar um comentário