Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de março de 2021

O BRASIL VERDE, AMARELO, AZUL E BRANCO. PARA SEMPRE!



      Hoje, 31 de Março de 2021, faz 57 anos que o Brasil passou por momentos cruciais, quando as Forças Armadas agiram contra uma movimentação de elementos de altíssima periculosidade, travestidos de revolucionários, cuja intenção maior era tornar nosso país uma república sob regime de uma ditadura comunista.

    A prova maior disto foi que aquela gente foi treinada por tropas cubanas e soviéticas, buscando aplicar aqui tais treinamentos e colocando nossa nação sob um regime opressivo. Felizmente foram neutralizados pelos militares brasileiros.

    Tais episódios foram trágicos porque transformou-se numa verdadeira guerra. E assim os resultados foram funestos e trágicos para alguns. De um e outro lado. Mas com certas falhas por parte dos militares que cometeram o ato da tortura em certos momentos, o que ficou marcado para o resto de nossas vidas.

    Só que aconteceu um preciosismo e também um aproveitamento por parte dos derrotados que transformaram tal situação num emblema que os favoreceu e favorece até os dias atuais, O número de torturados não foi tão extenso como relatam e propagandeiam.

    Infelizmente os militares permitiram que esta propaganda nociva a eles se desenvolvesse país e mundo afora, tornando-os agentes da dor alheia, como se os subversivos/terroristas fossem pessoas que merecessem um tratamento vip nas cadeias e prisões.

    Faz-se necessário ressaltar que essa gente era criminosa de uma forma profunda. Mataram, roubaram, sequestraram em muitas das vezes em que agiram. Bem como tinham um propósito sórdido de transformarem nossa nação em regime comunista como na Rússia e em Cuba. Também na China.

    E a prova de suas ações nefastas ainda podemos ver em passado recentíssimo, onde os que alcançaram o poder no plano público brasileiro, tornando-se um legislador e/ou um executivo, fizeram todos os tipos de horrores possíveis, a ponto de estarmos pagando um alto preço dessas mazelas, com roubos, desfalques e muitas maracutaias, arrombando com os cofres públicos em todos os níveis em que estiveram no comando.

     A situação que o país atravessa nos dias atuais estão ainda sob reflexos dessa gente maligna. Eles não desistem de um dia poder voltarem ao comando da nação. E contam com apoio de muitos. Infelizmente. Por isso não se consegue alcançar um nível de realizações positivas que tragam à população um resultado de tranquilidade plena, bem estar e felicidade.

     Mas cabe apenas a nós, os brasileiros íntegros, continuarmos no esforço de não permitir que saiamos dos caminhos em que estamos e escolhemos, levando o país a alcançar um patamar de benfeitorias que se espalharão em todo o território nacional, transformando a nação num dos melhores lugares do mundo para se viver.

     E que as nossas cores continuem as mesmas: verde, amarela, branca e azuis. Para sempre!!!

terça-feira, 30 de março de 2021

DEPENDE DE NÓS. DEPENDE DE TODOS.

      Por incrível que pareça mas é quase de conhecimento geral a dicotomia existente nessa vida, onde se pode escolher as direções (ou os caminhos) que se queiram seguir nela.

     Sobre isso já se desenvolveram temáticas a perder de vista. Para um lado e para o outro. Sendo que, ao final, a escolha é individual. E nem há como reclamar das más escolhas, se assim for seguido.

      Muito se fala da internet. Contra e a favor. Mas ela por si só é completamente neutra. Influi, sim, a performance daqueles que nela se envolvem, publicando, produzindo, divulgando seja lá o que for. E aí é que entra o tal de livre arbítrio.

      Como ferramenta e/ou instrumento, ela nos proporciona todo o tipo de movimentação. E a escolha do que nela incluir é de cada um de nós. E seria bom se a maioria dos que nela se intrometem, o fizesse com bons propósitos. Mas isso foge à essência da realidade. Têm-se a impressão de que a maior parte do que é produzido nela é inservível. Mas é só impressão. Seu conteúdo é por demais importante na vida das pessoas.

       Basta apenas que cada um de nós saiba fazer a escolha certa. E daí tirar todo o proveito que ela nos oferece e proporciona. E olha que não é pouca coisa, não. O detalhe é que uma coisa negativa chama muito mais atenção do que aquilo que é positivo. Mas isso foi sempre assim.

        Um único porém existe nessas situações. É que nos dias atuais, a facilidade que possuímos em acessar uma coisa de grandes possibilidades, isto está acessível à pessoas sem os devidos requisitos para tal. E é onde acaba surgindo as negatividades com as quais nos deparamos nesse nosso cotidiano.

        É possível que lá na frente, num futuro médio, tenhamos um rígido controle de quase tudo o que for tentado a mostrar na rede mundial. E mesmo que alguém se contraponha a tal ideia, faz-se necessário assim agir. Se não, o progresso de tudo na humanidade será prejudicado. E ela pagará um alto preço pela permissividade absoluta, sem controle.

segunda-feira, 29 de março de 2021

BÁRBARA E LIS, DUAS ESPERANÇAS PRA UM BRASIL MUITO MELHOR.

      A internet, através de alguns sites e, principalmente das redes sociais, podem causar surpresas. E das boas. Mesmo que se tenha que possuir um certo grau de sorte, bem como evitar lugares nocivos à cidadania. Então, poderemos descobrir coisas boas nelas.

    E assim se deu. Recentemente, através do Youtube (YT), descobri duas jovens mulheres, com potenciais enormes de fabricar estímulos naqueles que estão começando a perder seu entusiasmo com as coisas que andam acontecendo nesses últimos dias em nosso país.

    Seu nomes são Bárbara e Lis Macedo, sendo que a primeira possui um canal no YT chamado "Te atualizei". Infelizmente não consegui saber o sobrenome dela. E a segunda, Lis Macedo, também possui um desses canais. E ambas podem ser facilmente localizadas com os dados já citados delas.

    Então, não sei ao certo como as descobri porque de repente surgiram nas minhas navegadas por aquele site, surpreendendo-me de uma forma absurda. Primeiramente pela desenvoltura que possuem em colocar os assuntos em exposição. Mas também por suas contundências e seguranças em transmitir aquilo a que se propõem.

    Como sempre acontece, sempre aparecem aqueles do contra. Mas nesses casos afiançá-los ser por puro despeito e inveja, o que é muito comum acontecer quando alguém se destaca de forma natural. Isso sempre houve e permanecerá enquanto o mundo existir. 

    Cada uma tem seu próprio jeito. Isso pode parecer uma afirmação óbvia, e é. Contudo há que se destacar que ambas, por serem jovens adultas, manifestam um conteúdo raro nos dias de hoje com relação à geração que está aí, que busca desenvolver seus músculos em detrimento do cérebro. Então nos deparamos com o BBB da vida. 

     Suas existências nos fornecem combustíveis para não esmorecermos. E até muito pelo contrário, nos juntarmos à elas no sentido de apoiá-las, bem como fazer coro em tudo o que elas apresentam nas questões básicas que a nação precisa desenvolver e desenrolar. Estamos atravessando tempos de entressafra , onde estão fazendo falta pessoas lúcidas como essas duas.

     E a propósito, seria bom que Bárbara e Lis tomassem a empreitada de na próxima eleição para o parlamento, lançassem suas candidaturas com um único intuito: o de renovar a Câmara Federal, mas de forma positiva e necessária, com pessoas de moral e comportamentos ilibados como o dessas suas pessoas.

sábado, 27 de março de 2021

UMA NAÇÃO E UM POVO DERROTADOS

      É totalmente inexplicável certas coisas que acontecem no país. O recém empossado Ministro Queiroga, da Saúde, havia determinado que nos documentos referentes ao atendimento de pacientes da covid 19, bem como em seus atestados de óbitos dos, constassem os registros no CIC e no SUS. Mas isso não durou quase tempo nenhum.

     Logo colocaram dificuldades com relação à nova adaptação nos controles das mortes de pacientes com covid 19, mas segundo consta esses números logo após essa nova ideia, caíram de uma forma até acentuada. Inexplicavelmente.

      Então, o que é que se pode pensar sobre toda essa situação? Coisa boa é que não. E deixa claro que existe, sim, muita imundície dentro dela. Mas que não querem que se desvende todo o mistério que as envolvem.

     Infelizmente o país perdeu-se por completo. Um dos princípios de um deles são a Lei e a Justiça. Mas pelo que estamos vendo, estas estão sendo exploradas pelo lado criminoso da sociedade. E lê-se e vê-se quase que diariamente através das notícias que até mesmo o Supremo Tribunal Federal, STF, não está rigorosamente expressando o formato de antes com relação ao crime.

     Assim fica difícil ao cidadão comum entender o que anda acontecendo em sua nação. E todos estamos num verdadeiro mato sem cachorro, sem saber a quem recorrer, porque o crime já está quase que no comando de tudo no Brasil.

sexta-feira, 26 de março de 2021

CONJECTURAS NECESSÁRIAS

      Tudo já se pensou, falou e escreveu. Só falta fazer!

    Esta frase é desse próprio autor, por isso a citação não possui aspas. E foi criada já há alguns anos, depois de muitas reflexões dele. 

     E ela se apresenta nesse momento de forma apropriada pelas circunstâncias a que todo estamos com as dificuldades criadas pelo vírus maldito e  respectiva pandemia, o que anda causando transtornos, dificuldades e sofrimentos em todos.

     Mas seria bom que cada um de nós praticasse os exercícios de auto análise e auto crítica, porque se faz necessário, em virtude do desnorteio de grande parte da população, que amedrontou-se demasiadamente com tal situação.

     Pode-se verificar muito bem o exercício da individualidade, onde cada um tem se preocupado só consigo, esquecendo que no mundo somos bilhões. Mas isso não representando quase nada no geral. Parece que o ser humano engessou seu próprio cérebro, a ponto de impedir que ele promova raciocínios que resolvam, se não todos, mas grande parte dos imbróglios que nos acometem.

     Segundo consta, em breve o planeta alcançará um número de pessoas existentes nele, aproximadamente de oito bilhões de seres. Em todos os dias de nossas vidas nascem e morrem pessoas. De muitos modos. É claro que existe apuração disso ao dispor de quem quiser, na internet.

     Mas é bem possível que uns poucos, talvez uns raros, fixem-se nesses pormenores. Mas seria de bom todos, pelo menos a maioria das pessoas, buscassem analisar tais fatos. Porque atualmente andam divulgando mortes, no Brasil e no mundo, de uma forma que poderíamos considerar distorcida.

     Ultimamente, inclusive, grande parte das mortes ocorridas em nosso país, estão levando a classificação por covid 19. E já há muitas manifestações que se opõem a isso, até porque, através das redes sociais, muita gente tem tido a chance de mostrar a todos os muitos equívocos cometidos. 

     É assustador ver pessoas chorarem a morte de seus entes queridos, de uma forma contundente, porque segundo alguns, essas mortes nada tiveram com essa doença maligna. Assim, mortes naturais, principalmente por velhice, estão sendo classificadas como causadas pelo vírus fatídico.

     Estarrece é ver e assistir médicos compactuarem com tanto absurdo. Ferem frontalmente a regra da própria medicina, bem como também o juramento que fizeram na ocasião de suas formaturas. Parece que são movidos só por dinheiro. Segundo consta, cada morte atestada por covid 19, permite se angariar um valor de aproximadamente, vinte mil reais.

     Como já dito, existem controles, no país e no mundo, do número de mortes entre as populações. E esses números provenientes dessa coisa ruim não chega a alcançar um percentual que demonstre desequilíbrio nessas mortes. Dizem que há uma manipulação sobre esses números, com o fim de assustar as populações, bem como desnorteá-las, deixando-as mercês de oportunismos e aproveitamentos de gente sem escrúpulos.

      Mas os causadores dessas situações esdrúxulas e atemorizantes não causarão o terror só em pessoas que lhes sejam estranhas. Não! Também eles próprios, bem como seus parentes, amigos e vizinhos, sofrerão do mesmo mal , porque estamos todos no mesmo barco. E dá pra lembrar uma afirmação popular muito conhecida que diz: "o vento que venta lá, venta cá".   

   



quinta-feira, 25 de março de 2021

NESTA PRÓXIMA SEMANA IREMOS TODOS PARA MARACANGALHA

      É para se levar na sacanagem tudo isso que o brasileiro anda passando. Porque se não for assim grande parte deles terá um piripaco qualquer e cairá duro no chão. Morto. Haja vista o tanto de absurdo que vivemos nesses dias atuais. E até isso já anda acontecendo país afora. Mesmo que ainda em pouca quantidade.

     Um país extraordinário, com um clima sublime, extensão territorial plena e um litoral marítimo que é uma beleza, contando ainda com as regiões serranas espalhadas por muitas regiões. Tudo isso nos proporciona ter uma vida alegre, feliz. Mas de repente tudo mudou. E esta semana piorou mais ainda.

     O país está sendo gerido por pessoas sem noção. Verdadeiros amadores. Gente que não sabe nem administrar sua própria vida. Também a sua família. Andam metendo as mãos pelos pés e infernizando a vida do brasileiro. Esses governadores e prefeitos, que foram delegados gestores da pandemia pelo Supremo Tribunal Federal, STF, mas a primeira ação foi a de desviar a verba que o Poder Executivo lhes repassou, bem como extraviar instrumentos médicos também por aí a fora.

      Brevemente, podem se preparar, para a descoberta de muitas unidades da vacina serem localizadas em lixão. Ou mesmo abandonadas nos hospitais e clínicas públicas do país. Isto já é uma prática até antiga.

      O assustador mesmo são as notícias, bem como os vídeos, espalhados pelas redes sociais, dando conta da má fé de muitos médicos, que estão concordando com os administradores em forjar laudos de morte por covid 19, mesmo o paciente morrendo de uma outra doença qualquer. Segundo consta, foi criado um padrão para se definir as mortes de todos nesse período em que estamos.

      É uma verdadeira lástima. E duro também é assistir o povo se divertir nas ruas, dizendo que está protestando contra os absurdos que lhe impingem. Pura balela. Não há nenhuma seriedade nessas ações, bem como isso não preocupa e nem assusta aos cretinos. Políticos e maus gestores da coisa pública.

      E a vida vai seguindo. E piorando. Porque nesta sexta-feira, 26 de março, já foi decretado um longo feriadão, que se estenderá até 4 de abril. É tudo o que o brasileiro quer e gosta. Vai se esbaldar. Mesmo sem carnaval. Mas a churrascada e a cervejada  satisfarão a muitos. Querem coisa melhor do que isso?

quarta-feira, 24 de março de 2021

ADIVINHAÇÕES

      Sempre existiu alguns que se disseram e/ou se consideraram adivinhos. Mas, claro, isso nunca foi uma unanimidade. Porque jogar ao ar certos acontecimentos é até fácil. E de uma forma genérica. Mas quando se trata ou tratou de se especificar certas circunstâncias, quase nenhum logrou êxito em acertá-las.

     Também poucos se dispuseram a marcar e controlar certas adivinhações para ver se aconteciam ou não. A maior parte delas caiu no esquecimento geral. Mesmo assim muitos buscaram tirar proveito disso. De uma forma ou de outra.

      Duas da maiores tentativas de adivinhações foram, primeiro o fim do mundo. Projetaram isso para o ano 2.000. E nem confirmaram se seria no início ou final desse ano. E eis que já estamos em 2021, duas décadas depois do previsto fim, mas um século ou mais da tentativa da adivinhação. Essa deu chabú.

      Já uma outra tentativa de adivinhação foi o domínio do ser humano pelos robôs. Mas de uma forma totalizadora, o que também não aconteceu. Pelo menos por enquanto, até os dias atuais. É certo que as máquinas já estão substituindo os humanos em suas tarefas. Mas tudo feito de caso pensado. Claro que isso anda nos atrapalhando.

       Existem outras adivinhações mais profundas. Nesse caso é mais uma profecia. E que tem a ver com o retorno do Messias ao planeta, outra vez. Sendo que existem duas vertentes para essa volta, haja vista que Judeus e Cristãos afirmam que o Messias voltará, mas entre eles há uma diferença de alguns milhares de anos. E até agora nada disso aconteceu.

       Mas a partir do início do ano de 2020, um fato surpreendente pegou a todos de surpresa. O surgimento de um vírus maligno, que assustou e agora anda estarrecendo a Humanidade. Com resultados funestos em demasia, também com a perspectiva de ainda eliminar muitas vidas doravante. E o número de mortos vai aumentando diariamente e assustadoramente mundo afora.

       Mas voltando ao início dessa assertiva, com relação à adivinhação, quem de nós arriscaria prever um acontecimento como esse que passa a população brasileira? E com o choque que promoveu em todos. É susto, revolta, desesperança. É tudo junto e misturado.

       Parece que a loucura tomou conta de boa ou grande parte da população, porque é tanta situação esdrúxula a nos surpreender, que a cada dia que passa mais aumenta a gravidade dessa situação. E já não estamos sabendo lidar com ela, nem temos como enfrentá-la, bem como debelá-la.

       A única esperança de quase todos é só uma: o tempo.


Em tempo: uma outra surpresa nos atinge. As mentiras que são divulgadas diuturnamente no país.

       

terça-feira, 23 de março de 2021

É QUASE COMO "JOGAR A TOALHA"

           Nem se precisa ir muito distante para se ver e chegar à conclusão de que muito há de errado em nossas vidas, no país e no mundo. A imprensa, as redes sociais mostram facilmente todo o horror que está aí ao dispor de todos. E não há para onde correr. A única possibilidade disso é não estar mais vivo. E até as atuais circunstâncias pandêmicas nos andam facilitando isso.

           Quem tem uma proposta como a desse autor que vos escreve, em relatar quase que diariamente o que se passa em nosso meio e redor, chega uma hora que não suportará mais tanta pressão. E é absurdamente sem controle. De nada e nem de ninguém.

           Sendo assim só uma alternativa. Dar um tempo. Ficar inerte, mas atento, sem nenhuma manifestação. Boa ou má. É um tipo de alienação, podem dizer. Mas que outra alternativa há, fora aquela já citada?

           Óbvio é que existem muitas outras possibilidades. A variação temática é ampla. Mas atualmente quase que todos estão com suas mentes e seus cérebros um tanto quanto abarrotados de absurdos. E isso acaba atrapalhando toda e qualquer outra proposta que se tenha.

           Para quem não possui verves poéticas e artísticas, só resta cair no mundo real. Esse que está absurdamente desnorteado. Cheio de contradições, disparates e assombros. E isso não é bom. Para ninguém. E assim as limitações surgem e se apresentam, dificultando a criação literária desses assuntos pesados. Porque o sofrimento mental e psicológico vem a reboque.

           Alguns até insistem em continuar tal embate. Ou tem uma resistência de ferro ou já está pronto para ocupar uma vaga num manicômio qualquer. E este autor confessa não possuir tal resistência, nem querer ocupar aquele espaço. 

           Doravante é buscar, tal qual um garimpador, alguma pepita escondida nesse espaçoso mundo. Um assunto que interesse a alguém e faça com que este autor relaxe, desligue-se dessas muitas situações pesadas que nos afligem. Isso se quiser manter a mesma proposta de diletância literária.

           Vida que segue...

segunda-feira, 22 de março de 2021

O VIVER SOBRESSALTADO NO PAÍS JÁ VIROU ROTINA

      Quem navega pela internet, através das redes sociais, sendo que duas delas, WhatsApp e Facebook, são das mais contundentes e atuantes em matéria de política nacional, fica estarrecido com o que lê, vê e ouve. Matérias de cunho explorador e até dando conta de que o caos, ao final, chegou até nós.

     Com a democratização da mídia, qualquer um de nós pode dispor de espaços para se expressar. E de vários modos. E é desta forma que estamos assistindo tanto absurdo, que dá até medo. Pessoas sem nenhuma condição para fazê-lo, criam seus espaço e disparam conteúdo de todos os tipos. Bons e maus.

     Então, para aqueles que não prestam muita atenção nas coisas expostas, é comum admitirem muita coisa como verdadeira. Mas a realidade passa longe disso. E foi onde surgiram as tais de fakes news, fazendo um estrago entre todos de forma profunda.

     Segundo consta, os conteúdos dessas duas redes em especial, dão conta do caos em nosso país. E falam em rupturas. Política, Social e até Jurídica. O que não é favorável a nenhum país, ter sua situação colocada em risco, por gente totalmente despreparada seja lá para o que for, como no caso dos internautas do país.

     A questão é saber onde isso irá parar? Qual a profundidade do estrago que provocará e até onde alcançará? Porque a cada dia que passa, a população está sendo estimulada. E por ambos os lados, esquerda e direita. É para se preocupar, sim, com isso.

     É interessante ressaltar que as mídias estão conseguindo estimular muita gente. E elas passam a se interessar pelo que lhes chega. Matérias de todos teores. E foi assim que o povão foi para as ruas neste último dia 14, bem como o Dória viu-se cercado em sua própria casa, a ponto de ter deslocado um contingente enorme de policiais para protegê-lo

     Mas um fato não pode passar despercebido. Enquanto a imprensa cai de pau sobre o Presidente, Sr. Bolsonaro, em todo lugar que ele vai recebe o apoio dos que estão ali também. Inclusive ontem, Domingo, ele estava aniversariando, e em muitos lugares enormes grupos se ajuntaram para felicitá-lo. Mesmo que não estivesse presente nessas manifestações.

      Sendo assim, enquanto as coisas estiverem nesse pé, talvez ainda não devemos nos preocupar com insurreição coletiva. Mas se isto acontecer nesse país, muita gente deve se preparar para fugir dele. Porque a classe política brasileira e alguns membros do STF, estão em desgraça com a população, devendo tomarem cuidado com os acontecimentos e, principalmente, com o que o povo pode realizar.

sábado, 20 de março de 2021

SITUAÇÕES QUE SÓ SE AGRAVAM

      É bem possível que não haja nenhum paradigma no mundo ao qual o Brasil possa ser analisado com relação às coisas que acontecem aqui é lá fora, no mundo, respectivamente. Muitas das situações que se deram em nosso país foram semelhantes ao ocorrido em outros. A diferença foi que não reagimos do mesmo modo que eles.

    Então, o mundo e a vida foram seguindo e as ocorrências não mudaram as perspectivas de nosso povo. Como agora, com o surgimento do vírus maldito, o espalhamento da pandemia e o exercício da quarentena, onde fugimos às regras quase totais do que foi praticado mundo afora.

    A problemática nesse sentido pode-se atribuir ao povão. Este, aqui, é relapso por natureza. Num país que, dizem, existir excesso de leis, aquelas que pegam e as que não, fica uma lambança total.

    Mas o interessante é ver que os próprios agentes públicos/políticos de nossa nação, não seguem, e muito menos respeitam, as próprias leis do país. Governadores, Prefeitos e outras autoridades, arvoraram-se em fazer valer suas ordens, mesmo que, nestes casos, tenham ferido com profundidade a nossa Lei Maior, a Constituição Federal.

     E até mesmo, segundo alguns especialistas da área, vários Ministros do Supremo Tribunal Federal, STF, passaram por cima dela, cometendo ações reprováveis, sem que não aparecesse nada que os pusessem limitar. E isto, segundo consta, são atribuições do Senado Federal, que se mantém  inerte, permitindo outras lambanças.

     No entanto, mesmo que sejamos o único país no mundo que não segue os costumes do proceder cidadão, estamos caminhando para uma situação suprema, onde a desordem tomará conta de tudo e de todos, nos fazendo ajustarmos contas com nós mesmos, mas de um modo muito conhecido lá fora. O confronto bélico entre todos. 

     Do jeito que tudo vai indo, não haverá outra maneira de se consertar os absurdos que se instalaram em nossa nação. Quem viver, verá! 

sexta-feira, 19 de março de 2021

CONTEXTO INFELIZ

      Hoje em dia está sendo muito perigoso viver. Uma simples palavra dita, uma posição que se ocupe, também ter uma opinião sobre qualquer coisa, pode representar a quem se manifeste, situações horríveis.

    A imprensa e as mídias, através das redes sociais, andam causando um banzé enorme entre todos. E este foi o caso da apresentadora global, Majú Coutinho.

    Digamos que ela de forma inocente fez um comentário que nem deveria chamar atenção, o tal de "o choro é livre", e foi mal interpretada por alguém que o destacou do texto geral, usando aquela história de pegar um palavra ou frase de um texto e formar outro contexto. Espalhando-a e alcançando sucesso.

    A a exploração disso foi imensa. Como se ela tivesse cometido um crime de alta repercussão. Apenas um comentário comum dentro de uma notícia. Mas hoje em dia está se criando "chifre em cabeça de cavalo".

    Será que essa moça é tão infeliz assim, tão fria e calculista que vá cair numa esparrela como essa, de forma grosseira? Penso que não. Foi só uma tremenda de uma infelicidade, haja vista que a TV Globo caiu em desgraça para grande parte da população brasileira, e por razões nítidas e claras.

    De há muito não vejo esta emissora. Ela conseguiu perder-se no tempo. Entrou para a mediocridade e a vulgaridade com suas posições absurdas junto a seus expectadores. O resultado está aí. Anda perdendo espaço no âmbito geral, além do que anda em situação financeira, segundo consta, até falimentar.

    Durante muitas décadas dominou o mercado televisivo e comercial. Era apoiada por pesadas verbas publicitárias públicas, o que já não pode contar mais com elas por motivos óbvios. Concentrou-se em fazer pesadas críticas e oposição ao governo Bolsonaro, a ponto do presidente manifestar-se publicamente e de forma veemente que a considera uma "emissora lixo".

     Mas nesse episódio envolvendo a apresentadora, podemos ver o alto grau de instabilidade que o país atravessa. Os nervos estão à flor da pele e qualquer coisinha serve de munição para altos desgastes e profundas discussões.

     No entanto, há que se ressaltar as horríveis manobras que ela tem feito em desequilibrar o país e sua população, fazendo um exercício pesado de espremer as más notícias, principalmente as que envolvem o corona vírus e sua doença. Dá até a impressão que no país só existe esse acontecimento.

     Mas do que se tem observado, grande parte da imprensa está nesse mesmo estágio. Nas rádios, por exemplo, aquelas emissoras que "tocam notícia", CBN e Bandnews, noticiam ininterruptamente só a respeito disso. 

     Enfim, a impressão que temos é a de que o mundo acabou, mesmo.

quinta-feira, 18 de março de 2021

"AO DEUS DARÁ"

      Já foi postada nesse mesmo espaço uma assertiva a respeito do que nos submetemos nesses dias modernos, com novas tecnologias e instrumentos que, teoricamente, nos seriam favoráveis sob todos os aspectos. Mas isso não é autêntico.

     As armadilhas, falcatruas e malandragens a que estamos submetidos nos remete à situações rocambolescas, nos obrigando a esquentar tanto a cabeça que é um caso absurdo.

     A informática, acoplada à internet, nos proporciona arapucas até não querer mais. Então, é necessário que todos nós tenhamos uma vigilância diuturna em tudo o que nos diz respeito, porque os malandros estão por aí, tal qual insetos voadores, buscando escolher a próxima vítima.

     Esses acessos e leituras através chips é um risco constante, porque os vagabundos descobrem meios de nos lesar na primeira oportunidade que puderem. E, de certo modo, tudo lhes é facilitado. Apenas para nós tudo é difícil, a começar por tentar recorrer a algum órgão fiscalizador, que nos exige manobras e apresentação documental exageradas, causando-nos um mal estar medonho.

     E agora, neste período de pandemia e quarentena, tudo ficou mais difícil ainda. O acesso a uma agência bancária, por exemplo, nos toma muito tempo. E ficamos mercê do banco, em pé do lado de fora, aguardando um ou no máximo dois funcionários atenderem a dez, vinte, trinta ou mais correntistas. Isso é pura tortura física, emocional e mental ao cidadão.

     O Brasil, que já era ruim, agora está muito pior do que antes. As medidas protecionistas contra esse vírus, foram totalmente desvirtuadas. Mas também muita gente está se aproveitando de tudo isso para tirar proveitos. E não é pouca coisa não. Até pelo contrário.

     O que revolta é a indiferença e pouco caso dos agentes que nos atendem, seja lá em que local for, público ou privado. Sentem-se e portam-se como superiores ao cidadão contribuinte. E não há quem os convença de que suas importâncias só vão até à página dois, e mais nada. Então, são discussões, desgastes e sofrimentos. E não se tem mais a quem recorrer porque em quaisquer locais que se busquem apoio, se encontrarão as mesmas dificuldades. Formou-se um círculo vicioso. 

quarta-feira, 17 de março de 2021

UM PAÍS SOB PESADO AJUSTE DE CONTAS

      De tudo o que está aí em matéria de acontecimentos e ocorrências, espalhado pelo Brasil e também pelo mundo é, sim, para se cair na real. Fazer valer o discernimento e também a percepção de que parece que tudo está mal encaminhado. Daí que, por certo, levará a humanidade para o fosso.

    Parece incrível mas é inadmissível que não se perceba isso. Ao invés de criar-se soluções para tudo está se criando é muito mais complicações. Haja vista tanta discussão sem sentido sobre muita coisa, quiçá, sobre tudo.

    A atual pandemia do corona vírus deixa isso muito bem definido. Surgida lá na China, dizendo-se até que foi uma situação fabricada por eles, vê-se que lá conseguiram debelar a crise. E grande parte do mundo também já está sob controle. Mas no Brasil, não.

    Só que a problemática que nos aflige é a disputa política. No caso entre direita e esquerda, sendo que esta parece ser formada por diabos, tais suas sanhas por confusões e a sede do poder, que perderam por decisão popular, onde o povo a derrubou, buscando outra alternativa de progressão.

    Acontece que ela, a esquerda, não se deu por vencida. Daí que anda buscando todos os modos e maneiras de reverter esse quadro. Também querendo, a qualquer preço, voltar a dominar a gestão pública do país para continuar com as suas safadezas, conforme já ficou tudo provado há algum tempo, mesmo tendo ela apaniguados em postos chaves, que lhes concedem munição para seguirem na luta de oposição à atual gestão.

    Pode-se até admitir as muitas deficiências que o Sr. Bolsonaro possui no comando do país. Mas é necessário destacar que ele passa por um jogo profundamente sujo, e covarde, onde forças que já nem são invisíveis e nem ocultas, estão fazendo de tudo para defenestrá-lo do cargo. E de modo sórdido, como se pode ver tranquilamente.

    E mesmo que a metade da população não lhe seja contra, todas as mobilizações populares feitas até agora e aqui, não logram êxito em mudar coisa alguma. Mas isto nem é nenhuma novidade, porque essas ações estão sendo feitas de modo equivocado.

    Não há no mundo, com certeza, nenhuma nação que tenha possuído situações iguais ou até piores do que a nossa, que a resolveu com desfiles, bandeirolas, apitos e narizes de ponta vermelha, e com cantorias pelas ruas. Não! Lá as coisas foram muito diferentes das nossas. Quase sempre rolou muito sangue. Também perderam-se muitas vidas. 

    Dessa forma, não existe outra alternativa para que nos livremos desses muitos problemas que foram criados em nosso país. A escória pública/política que angariou para si todos os bônus possíveis, deixando o ônus para o restante da população, não quererá abandonar de forma simples tais privilégios. O povão terá que exigir-lhes de forma contundente e prática. E isso, sabemos, será muito doloroso. No caso, para todos. Infelizmente.

terça-feira, 16 de março de 2021

A REALIDADE É OUTRA

      De tudo o que já li, ouvi, vi e vivi, não necessariamente nessa ordem, bem como nas quase sete décadas de vida que possuo, entendo que o brasileiro é um povo totalmente sem noção.

     Apesar de toda a movimentação nesse 14 de Março, com muita gente indo para as ruas e praças públicas, envolvidos nas cores verde e amarela, não chegou  a atender as necessidades daquilo que o povo precisa resolver a respeito de tantas mazelas e safadezas existentes no país, perpetrada, principalmente, pelos agentes políticos/públicos que estão aí, desde muito tempo.

     Até poder-se-ia afirmar que tudo isso deu-se já na década de sessenta desse último século, o XX. Porque a ação militar que pôs fim à toda aquela orquestração revoltosa dita esquerdista, com a tomada do poder pelas forças armadas, e que durou até 1985, poderia ter sido diferente no seu desfecho, não permitindo o ressurgimento daqueles.

     A partir daí começou uma verdadeira aberração nesse país, a ponto dos esquerdistas, os conhecidos e os não, iniciarem uma estratégia maléfica de domínio invisível do poder, bem como de apurado plano de ataque aos cofres públicos, culminando com um total descalabro que hoje é refletido abertamente para todos.

     Utopicamente pode-se até pensar que a própria eleição do Sr. Bolsonaro possa estar dentro da ideia do desmantelamento nacional, porque ele se elegeu milagrosamente, digamos, carregando consigo uma tropa de traidores, que hoje sabotam seu governo, quase junto àqueles que sempre foram contrários à decência e à legalidade nacional.

      Daí que toda essa movimentação desse último Domingo, pode ser considerada como pura perda de tempo na expectativa de se ver algo mudar nesse país. Pelo menos sem que aja um ato pesado, trágico e funesto, como já aconteceu em outros países que passaram por essa nossa mesma situação de tanto descalabro.

      É inegável, e até claríssimo, que o golpe já foi dado contra a Democracia. Os poderes Legislativo e Judiciário homologaram isso. Transformaram o Sr. Bolsonaro numa verdadeira "Rainha da Inglaterra", quase sem poder algum. E ele, desprovido das qualidades básicas de um gestor, só faz é meter os pés pelas mãos, até ajudado por um ou dois de seus filhos, que se metem em trapalhadas quase que diariamente.

      Sendo assim, é esperar que algo contundente se dê doravante, que estimule ao povão bater de frente com todos os que destruíram praticamente a nação brasileira, porque vivemos num país desestruturado, com desigualdades profundas, onde só os espertalhões usufruem das boas coisas, deixando o resto para a população sofrida.

segunda-feira, 15 de março de 2021

AGUARDANDO: PELO MELHOR OU PIOR.

      E pensar que sempre se falou e disse que Deus é brasileiro. Mas que se altere o tempo do verbo ser, nisto. Ele pode até ter sido um dia. Mas atualmente não é mais. Porque, se não, como se explica essas aberrações frequentes em nossa nação. Principalmente nos últimos anos. Digamos, duas décadas.

     A coisa degringolou de vez. E, parece, não parará mais, porque são imbróglios um atrás do outro. De todos os tipos, modos, teores e etc... e tal. Nada para se colocar defeitos. 

     A gota d'agua pulou fora do copo. Mas isso já era até esperado, tantas foram as lambanças dessa gente do âmbito público/político tupiniquim. Tanto fizeram que um dia teriam que acertar as contas com o povão. E elas são enormes. Até impagáveis. Pelo menos num modo tranquilo e serenos. Digamos, no costumeiro.

     Agora boa parte da nação anda exigindo a intervenção militar no país. E muitos citam o ano de 1964, quando ela nos livrou de uma corja maldita de criminosos. E muitos deles estão em nosso meio ainda, sendo que uma parte presa e outra respondendo processos por novos crimes.

     Alguns até lastimam das Forças Armadas não terem dado cabo em grande parte daqueles criminosos. Houve um falha nesse processo quando usaram a tortura em alguns. E isso proporcionou aos criminosos se aproveitarem disso para gerarem situações extensas, que renderam a eles um determinado grau de vitimização, como se tivessem sido injustiçados naquela época.

      Um dos maiores oportunistas nisso foi Fernando Henrique de Melo. Seus compinchas e mais outros se aproveitaram de uma parte da imprensa que os ajudou a difundir o terror nas forças armadas, como se todos os prisioneiros tivessem sido torturados. E isso não representa a verdade dos fatos.

      Uma pena foi os militares permitirem o aproveitamento dessa estratégia covarde. E com a ascensão dele à presidência da república, por nove anos, foi o suficiente para desconstruir essas forças que tanto ajudaram o país a não nos deixarem dominar pelo comunismo. Elas praticamente ficaram e viveram no ostracismo por todos aqueles anos.

       Mas o azar da nação foi ainda atravessar quase quatro governos petistas. Porque isso também fez continuar o desprestígio das nossas Forças Armadas. Fora a lambança completa que fizeram em suas gestos, acrescidas da tramoias, maracutaias e roubos aos cofres públicos brasileiros.

       Muita mentira foi fabricada todos os anos dos mandos petistas no Brasil. Hoje pode-se muito bem saber deles porque não estando mais no comando da nação, não puderam encobri-las perenemente. E os resultados disso a nação está pagando nos dias atuais. E a um preço exorbitante.

       A condenação e prisão do Lula culminaram com o desfecho dessas e de tantas safadezas. Mas ele não foi o único cambalacheiro. Pelo pais inteiro contou com comparsas e apaniguados. E no Congresso Nacional foi onde arrumou uma tropa de agentes auxiliares de suas tramoias. E nem se pode esquecer de sua famosa afirmação em 1993 quando declarou abertamente que lá havia "trezentos picaretas"

       Também tivemos a traição do Roberto Jefferson. E isto foi a salvação do país mais uma vez, porque ele denunciou boa parte das sujeiras que aconteciam entre o Poder Executivo e o Poder Legislativo, através de um mecanismo denominado de "mensalão". A partir daí muitas outras manobras escusas foram descobertas, também.

        Digamos que, para culminar, as últimas nomeações dos membros do Supremo Tribunal Federal, STF, todos os ministros que estão lá, a partir de então, são pessoas com ligações profundas com essa esquerda que tanto agiu, como anda agindo na desconstrução do país. E os reflexos disso estamos vendo aí nesse nosso cotidiano. Com resultados seríssimos de desestabilização política.

        Agora é aguardar o desfecho dessa mobilização coletiva de parte da população do país. Aguardemos, por exemplo, como as Forças Armadas reagirão à elas, esperando que isso se resolva. Seja lá de que modo for. O importante é se sacudir a nação, para que todas as sujeiras pule fora dela e que tenhamos um futuro venturoso. É do que o povão quer e precisa.


*Em tempo: ontem, Domingo, 14 de Março, o país passou por momentos inebriantes com a população na rua requerendo mudanças necessárias em sua estrutura. O resultado foi maior do que se esperava. E hoje também espera-se o mesmo. Alvíssaras!

sábado, 13 de março de 2021

UMA HORA A CORDA ARREBENTA. PARECE QUE ELA CHEGOU!

      Esta semana está havendo mobilização popular em parte da população brasileira, através das redes sociais. E mesmo que alguém possa pensar que isso seja só o tal de 'fogo de palha', não se pode e nem se deve desconsiderar tal situação.

      Apenas ainda não entendi a respeito das datas. Se é em 14 ou 15 de Março. Ou então sejam dois eventos programados para acontecerem. Mas, de qualquer forma, é alguma coisa de um lado que anima, mas por outro também preocupa.

      É de se analisar tudo com equilíbrio para não se deixar levar por acontecimentos nefastos, porque essas mobilizações podem descambar para resultados inesperados.

      Além do que, observando-se certos fatos, nas redes sociais tem-se a impressão de que a população já está numa guerra. E entre ela própria. Isso representa dizer que estamos, já, numa guerra civil. 

      A diferença para uma verdadeira guerra civil é que essa que anda acontecendo é apenas no plano virtual. Os danos, por enquanto, são quase nenhum. E há pessoas que até andam se divertindo com tudo isso. Mas a situação já não está para brincadeira.

      Para quem é discernido, antenado e consciente, percebe que o estágio crítico que alcançamos em nosso país, fosse num outro, o fogaréu já estaria alto. E sabemos muito bem que nesses casos os resultados são perversos, dolorosos e fatídicos.

      Só que temos que possuir noção suficiente para saber que a situação já saiu do controle. Os desmandos de alguns agentes públicos já está nos causando prejuízos até em exagero. Só no caso dessa epidemia/quarentena, os absurdos que se estão vendo são estarrecedores. Gente se aproveitando da situação para auferir ganhos desonestos.

      Quase alcançando a faixa septuagenária, confesso não possuir mais nada que possa fazer algo. A idade e a saúde já pesam. Mas penso que algo duro tem que ser feito. O povão está sendo massacrado sob todos os pontos de vista. Assim, não resta opção a não ser reagir. De todos os modos, jeitos e maneiras.

       E para aqueles que vivem a enganar à população, saibam que, pelo jeito, suas horas chegaram. Isso representa dizer que terão que ajustar as contas com ela. E que seja de modo pesado e duro. Sem contemplações.

        Infelizmente o pessoal do âmbito público/político no país perdeu totalmente a noção do que fez e praticou em matéria de descalabro. Geriram tudo apenas aos seus interesses. E com um exagero assombroso, a ponto de criarem, também, uma diferença exageradamente distinta entre eles e o povão. E agora, para se por fim a tudo isso, só não será no papo, na conversa. De jeito nenhum. 

sexta-feira, 12 de março de 2021

PERDEU-SE A SERIEDADE E ADQUIRIU-SE A CHACOTA

      As atuais conjuntura e estrutura brasileiras dão conta de que alcançamos o caos. Isso porque não há entendimento, bem como harmonia entre os Três Poderes da República, até muito pelo contrário, as contendas entre eles estão destruindo os alicerces dessa nossa República.

    É até possível que em breve tempo passaremos por situações as quais outras nações do mundo passaram. E temos tão perto de nós a Venezuela, bem como a Argentina, onde lá nesses países suas situações são muito graves. E isso até deveria servir de exemplo para o que podemos esperar a nossa nação incorrer.

    Na década de sessenta do século anterior, o XX, um embaixador brasileiro na França fez uma declaração profunda a respeito da falta de seriedade do nosso país já naquela época. E essa afirmação rendeu muita confusão porque foi até atribuída ao Presidente Francês, Charles DeGaulle.

    Mas onde se quer chegar com essa assertiva? Muito simples. O Brasil não possuiu seriedade, tampouco a possui nesses dias atuais. Mas agora o desfecho de tudo configura uma outra situação: a da chacota. Estamos passando por isso de uma forma profunda, com reflexos em todos os níveis, âmbitos e situações.

     Claro que tudo isso é pra lá de preocupante, porque a população está sendo atingida de modo quase mortal, com muitas arbitrariedades. E estas perpetradas, exatamente, pelos ditos Três Poderes da República. E os prejuízos não possuem parâmetros de medição para seus exatos valores. Mas pode-se estimar que são enormes e até exagerados.

quinta-feira, 11 de março de 2021

UM MINISTRO SEM NOÇÃO

      Para alguns a repercussão da decisão do Ministro Fachet em cancelar todo o trabalho feito na condenação e prisão do Lula, inclusive devolvendo-lhe os direitos de poder se eleger em futuras eleições, não chegou a causar o espanto que muitos esperavam.

     Isso teria acontecido se a esta hora o país estivesse sob o domínio e poder das Forças Armadas, que tem como proposta máxima a proteção de nossa nação contra todo ou qualquer tipo de ação que possa desestabiliza-la.

     Por uma decisão monocrática, o referido ministro tomou a frente de tudo e alegando irregularidades nos processos, bem como algo inconstitucional, cancelou tudo aquilo que se referia ao Lula em termos de crimes diversos, neutralizando quase todo o poder da Operação Lava Jato.

      Essa discussão será perene enquanto vivermos. Mas não se pode desconsiderar o trabalho da Polícia Federal e do Ministério público, haja vista que descobriram muitas falcatruas de Lula e seus apaniguados, bem como recuperaram muitos milhões de reais, desviados nessas tramoias, cujos valores retornaram ao erário nacional.

       A partir de agora pode-se esperar toda e qualquer ação perigosa envolvendo reações a tal medida esdrúxula, porque o país está mesmo dividido. Os que não querem o retorno das imundices, contra aqueles que participam, direta ou indiretamente, da maracutaias dos que foram pegos recentemente.

       Assusta é saber do comprometimento que há entre esse ministro e a turma lulista/petista. Rola nas redes sociais, inclusive, um vídeo onde ele participa de uma manifestação do PT em favor da Dona Dilma, antes de se tornar um Ministro do STF. Só isso já seria o bastante para que ele nunca participasse de audiências onde o PT fosse o réu. Bem como seus demais participantes.

       Enfim, não se pode deixar de acreditar que o Brasil anda correndo sérios riscos de entrar numa guerra civil. E tais resultados todos sabemos qual é. E encerrando, registre-se a surpresa de ver tanto tempo ter passado para só agora esse ministro chegar às conclusões que chegou a respeito das possíveis falhas nesses processos.

quarta-feira, 10 de março de 2021

A DIVISÃO TOTAL DE UMA NAÇÃO

      Num filmete que recebi através da página do Facebook, mostra vários momentos específicos de entrevista do ex-ministro Nelson Teich, que mesmo editada a focar nas mesmas colocações dele, deixa claro que a imprensa não é justa. E nem limpa.

    Chamou-me atenção o fato dele rebater sempre a mesma questão junto aos entrevistadores, que o forçavam a falar do Presidente Bolsonaro, colocando-o em situação de possível vexame, mas que ele saiu-se muito bem de todas elas, acusando-os de polarizarem uma questão única que era a da gestão bolsonariana.

     É impressionante ver-se e observar-se tal conduta. A imprensa já não merece nenhuma confiança porque abandonou seu único domínio: o de reportar. Ela hoje inventa, distorce, omite e cria casuísmo em muitas da situações que expõe, puxando a brasa para onde deseja, prejudicando a essência da informação e/ou da reportagem.

     Até mesmo as emissoras de televisão estão em confronto entre elas, quando assumiram posições distintas em suas produções jornalísticas. Observa-se, por exemplo, a TV Record estar frontalmente contrária à TV Globo, onde há uma discordância profunda de teores entre elas. E ainda bem que isso esteja acontecendo. O povão é quem lucra.

     Mas esse processo é altamente perigoso porque causa uma divisão entre todos. E os caminhos que isso levará são incertos, duvidosos e perigosos no futuro. Mas já dá para ver a hora do confronto entre todos se aproximar. O resultado? Ninguém o pode prever. Apenas se pode antecipadamente saber que será doloroso e sofrido. Até funesto. É só esperar para ver!

segunda-feira, 8 de março de 2021

APESAR DOS PESARES, TENHAMOS, SIM, ESPERANÇA!

           Nestes últimos tempo tenho perguntado a mim mesmo o porquê dessa situação infeliz pela qual a humanidade está passando?

         Existe, no mínimo, duas vertentes para alguma, quem sabe todas, explicação: a religião e a ciência. De imediato quase chego a descartar a primeira. E digo quase porque não sigo nenhuma delas.

         Já sob o aspecto científico, esta atual situação está esperando uma explicação para o que aconteceu realmente, porque há muitas dúvidas e incertezas nisso, a começar pela hipótese que tal vírus é de criação humana, com algum propósito maléfico.

         Num outro texto nesse mesmo meu espaço desenvolvi mais de uma vez uma tese que afirma a falsa inteligência humana. E até pode ser considerada como presunçosa, pretenciosa e arrogante, não tendo eu uma formação específica para garantir tal resultado.

         Mas o aspecto empírico dessa questão deve ser muito bem observado. E respeitado, porque numa idade quase septuagenária e com um histórico de vida muito grande, tendo passado por diversas situações pesadas nessa vida, dá muito bem para formar e firmar posição nesse sentido.

         E já que foi citado aqui a possibilidade desse maldito vírus ter sido criação maléfica humana, corrobora plenamente a pseudo inteligência humana, no sentido de dar um tiro no próprio pé, realizando uma proposta de ação contra a própria humanidade.

         Também a discussão a respeito da gravidade, ou letalidade, desse vírus, onde até o momento não se chegou a nenhuma conclusão a respeito da própria vacina que está sendo desenvolvida e testada já há algum tempo, se é confiável e eficaz, ou não.

        Somando-se as muitas dificuldades das pessoas, os especialistas, criarem uma metodologia para por em prática no sentido de resolver por vez tal situação, é de se ficar por demais confuso com tanta insegurança e pouca precisão em acabar com tudo isso de uma vez.

        Mas a vida vai seguindo. Mesmo que aos trancos e barrancos, sustentando-se numa esperança coletiva de ver a situação normalizar-se, voltando à serenidade de antes, para que possamos dar andamento à vida e vencendo mais uma dificuldade nela e dela.

sábado, 6 de março de 2021

SOCORRO !!!

      É possível a qualquer um de nós praticarmos um exercício muito específico, qual seja, imaginar como estaríamos em relação ao mundo, se fizéssemos ou cumpríssemos tudo o que é realizado em muitos outros países, principalmente aqueles que são considerados avançados?

     Se possuíssemos um desempenho igual a eles, os salários no mesmo plano, as condições profissionais do mesmo jeito que eles, os direitos civis respeitados como o são lá? Enfim, recebêssemos aqui a  mesma contrapartida do mundo avançado?

      São indagações pertinentes a tudo o que nos interessa. Em todos os níveis, graus e estágios. Ver o brasileiro possuindo um padrão de excelência. Isso, momentaneamente, é pura utopia, porque pelo que estamos passando em termos de ingerência, nos coloca num plano muito inferior ao dito primeiro mundo.

      Os desrespeitos por que passa a nação brasileira seria algo de assustador caso o povão tivesse a exata noção do modo como lhes tratam os agentes públicos/políticos que estão no comando da nação. E isso se refere aos Três Poderes da República, sem nenhuma exceção.

      E antes que alguém pense em ser excesso desse autor, diria só uma coisa: prestem atenção em todos os serviços públicos brasileiros. Tentem saber à quantas andam eles. É de dar dó. E de revoltar, também. Mas a quem recorrer? Estamos verdadeiramente num mato sem cachorro. Também num transatlântico à deriva em alto mar.

      E por fim, citando mais uma das conhecidas afirmações da cultura popular, é de se afirmar com toda a tranquilidade que se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

      Socorro !!!

sexta-feira, 5 de março de 2021

SÃO ONDAS DE ABSURDOS UMA ATRÁS DA OUTRA

     Infelizmente as repetições de atos, fatos e que tais, obrigam àquele que costuma retratar os acontecimentos que se dão ao seu redor, a usá-los de forma repetida, como se nada de novo acontecesse nesse cotidiano.

     Acontece que esse "nada de novo" é sempre novo, permitindo-se aqui o uso de situações esdrúxulas, porque as situações e seus personagens vão se repetindo vida à fora. Então caímos nessas esparrelas, sempre.

     Lá pelos idos dos anos sessenta do século anterior, nosso país, o Brasil, foi considerado com sem seriedade em suas conjuntura e estrutura. Tal classificação foi externada por um embaixador brasileiro que servia na França, sendo que essa afirmação teve desdobramentos outros, a ponto dela ter sido atribuído ao presidente francês, De Gaulle.

      De lá para cá podemos observar, e por que não constatar, que isso ainda anda acontecendo com o Brasil, haja vista que muita gente não anda seguindo aquela linha, deixando a desejar em seus desempenhos.

      A pandemia e sua respectiva quarentena, que estamos enfrentando, deixa muita clara a ideia de que realmente no Brasil, seriedade é uma propriedade inobservada por muitos. Principalmente pelos que estão no âmbito público/político, com reflexos, também, em sua população.

     É uma gama de desencontros entre os responsáveis em buscar resolver e acabar com o vírus e sua doença. Mas andam metendo os pés pelas mão, isso sem contar o auto grau de desonestidade que muitos estão tentando aplicar e tirar proveito dessas situações conturbadas. E não é pouca coisa, não.

     Mas nada para por aí. Nesses dias a imprensa caiu sobre uma matéria que envolve um dos filhos do presidente, que dizem, adquiriu um imóvel de valor aproximado de seis milhões de reais. Fora dos padrões financeiros dele, que mesmo tentando explicar toda a transação, não está conseguindo desvencilhar-se de algumas acusações de corrupção.

     Deduzindo-se que o presidente Bolsonaro soubesse dessa negociação, buscasse demover o filho de fazê-la, pelo período de confusões que atravessam na gestão do país, cuja imprensa transforma uma gota d'água num oceano. Isto eliminaria uma situação desagradável a enfrentar, nessa situação de confrontos entre as posições políticas que estão por aí.

     E tal repercussão anda causando transtornos a todos. Principalmente ao povão, que fica desnorteado com tanta confusão em seu país, mesmo que muitas delas nem tenham fundamento, como o tempo comprova.

     Isso tudo coopera para o desequilíbrio quase total no país. E todos os reflexos disso acaba estourando sobre a população, que já demonstra cansaço com tanta mixórdia circunstancial. Ufa!

quinta-feira, 4 de março de 2021

PACIÊNCIA!

      Não há nesse país ninguém em sã consciência que escape das coisas que abrangem o programa Big Brother Brasil. Querendo ou não, fica sabendo de alguma coisa que ocorre ou acontece ali. É imperativa tal situação, porque as mídias, todas elas, massificam e exploram tal assunto.

    Naturalmente que assim qualquer um acabe por formar conjeturas a respeito. De um ou outro e de certas coisas também. Nisso acaba até por formar conjunto nesse sistema. Mesmo não o querendo.

     É de indagar qual é a metodologia ou processo usado para selecionar seus participantes. Do que já se assistiu até hoje pode-se muito bem afirmar que o critério é tresloucado em função dos muitos estereótipos que por ele, o programa, passaram.

     Mas é de se concluir que o programa carrega nuances mil em matéria de expectativa por parte dos participantes. De um simples ser, desconhecido, sem nenhuma possibilidade, e também conteúdo, para apresentar à plateia tão diversa, a partir dali é lançado quase que ao mundo por uma iniciativa oportunista de seus produtores.

      Estamos vivendo dias de puro descalabros. Então, os que ocorrem no programa só atendem as expectativas daqueles que apreciam viver dentro disso. Porque se não, como explicar tanto absurdo?

      Ruim é para quem viveu outros tempos. Muito diferentes do que é hoje. Em termos gerais. E as pessoas mais novas, nascidas já dentro desses tempos de revertérios, não possuem nenhuma ideia do que é assistir a tudo isso.

      Mas a vida e o mundo são assim mesmo. A cada segundo ou minuto que seja, é um choque. E nada disso irá parar, até pelo contrário. Doravante tudo sempre será diferente. E pelo que se vê, de uma maneira pior. Paciência!


quarta-feira, 3 de março de 2021

UMA REALIDADE DE ASSUSTAR, SIM!

      Existe uma afirmação que é corriqueiramente usada quando se quer debochar de algo, de alguma coisa ou de alguém que é: "perguntar não ofende". Então, logo a seguir se faz a pergunta que se quer saber daquele alvo. Então, vamos à nossa que é: existe mais alguma coisa abaixo do buraco ou do fundo do poço?

     Há poucos anos atrás encontraram no oceano, abaixo de seu fundo, o pré-sal, onde se descobriu outro conteúdo petrolífero que está sendo explorado em nosso país pela Petrobras.

     Mas no corriqueiro do dia a dia, nessa nossa vida atualmente mais complicada que antes, é de se saber de onde tiram tantas novas mazelas no decorrer do tempo? Porque é muita coisa assustadora e desavergonhada. E perpetrada por figuras expressivas no âmbito nacional.

      Abre-se a mídia informativa em qualquer dia e vê-se lá estampada escândalos até não caber mais. Como por exemplo governadores, ministros, congressistas, prefeitos, juízes e desembargadores envolvidos com mumunhas, maracutaias, mazelas, cambalachos, enfim, um monte de coisa ruim. E todas elas trazendo grandes prejuízos à população do país.

     E como é que fica o cidadão simples, comum, o carregador do piano da vida? Não há ou não haverá nenhum instrumento de controle de rumo para ele poder encontrar o caminho que deva seguir. Não existe. Isso, além de desalentador, é desesperador.

      Provavelmente nesse país se fosse feita uma análise rígida sobre as ações e movimentações de todos aqueles que estão no âmbito político público, o percentual de pessoas ilesas e isentas de tramoias e oportunismos seria ínfimo. Coisa, no máximo, de um dígito na tabela classificatória de arbitrariedades.

      Mesmo que alguém se proponha a exercitar um excesso de otimismo nessas situações, é quase impossível observar-se alguma coisa nesse sentido. Só para aqueles que são esquecidos, alienados, indiferentes. Ou então, partícipe de tudo que for desonesto nesse país. A realidade é essa. Queiramos ou não.

terça-feira, 2 de março de 2021

O SUBCONSCIENTE HUMANO

                                                                Cérebro


      Depois de todo o estardalhaço a respeito do comportamento inadequado, impróprio, indevido e muitos outros adjetivos pertinentes a tal situação, eis que isso se acomoda, buscando aliviar a barra da sister BBB Karol Konká, com sua saída daquele programa nessa semana que passou, mas com algo chamativo contra si: uma alta rejeição. A maior até aqui apresentada:99,17%.

      É interessante abordar-se sobre isso, mesmo aqueles que não assistem e/ou assistiram tal programa, e este autor é um deles, por ser uma situação interessante, que envolve comportamento humano nesse cotidiano. E essa moça deixou uma gama de nuances penduradas a respeito.

      Tem-se a ideia de que todos os que enveredaram pelo estudo da mente humana, buscaram entendê-la de forma, digamos, absoluta. Mas é claro que muita coisa ainda está pendente de solução nesta esfera. E esse episódio mostrou bem isso.

       Não sendo abalizado e nem formado nessa matéria, mesmo assim enveredo por ela como um interessado no assunto. E isso se faz de modo diletante mas com muito esforço de entender o assunto num patamar alto, haja vista que sua complexidade é extrema.

       Assim é que citaria um aspecto muito importante nessa questão. O subconsciente humano, que age, às vezes, para o bem ou para o mal, dependendo do agente, do ambiente e das circunstâncias em que se coloca ou se situa. Porque não fosse dessa forma, muita coisa se manteria oculta e escondida na vida de todos. Até para sempre.

       A grosso modo pode exemplificar-se com um interrogatório de qualquer criminoso, onde as perguntas lhe são feitas de modo muito objetivo e que ele responde de forma quase automática, mas não obedece o critério da lógica, acrescentando informações fora daquele contexto, onde complicará suas declarações junto ao agente interrogador.

       E é nossa hora que desliza para as falhas, comprometendo sua própria situação, haja vista que dá informações que lhe comprometerão nesse interrogatório, permitindo que se apure tudo o que fez na ocasião de seu crime. E com desdobramentos também.

       Nesta hora é que se pode conhecer a verdadeira ação do subconsciente de uma pessoa. Sem querer ela dá muito mais subsídio do que o esperado. E isso vigora no dia a dia, onde caímos nas esparrelas que ele nos prega e nos coloca.

       Muitos segredos guardados se revelam de uma forma simples e quase sempre inesperada nessas horas. Com isso nos desnudamos diante de tudo e de todos, deixando vir à tona certas coisas que pretendíamos esconder pela vida toda. 

       Com a moça do BBB não foi diferente, até pelo contrário. Seu instinto e seu subconsciente a levaram a praticar os deslizes que apresentou no programa. Ruim é ver que seus diretores estão buscando uma forma de suavizar suas mazelas comportamentais, tirando dela a total responsabilidade da forma como agiu, atribuindo-lhe a outras circunstâncias.

       Bendito ou não esse tal de subconsciente. Cada um de nós que decida sobre isso.


*Em tempo: pela massificação e exploração do programa do BBB, aqueles que nunca o assistiram não se livram do que acontece nele pela ação da mídia.

TEXTO FUTURO

segunda-feira, 1 de março de 2021

O MOMENTO DOS AJUSTES ESTÁ PRÓXIMO

     Para aqueles que costumam pensar, discernir, analisar e até mesmo julgar alguma circunstância ou situação, não pode deixar de perceber à quantas andamos nesse mundo com relação à falta de caráter.

     É inconcebível gerar-se essa situação totalmente desastrosa do vírus, da pandemia e da quarentena, onde até mesmo uns poucos andam fazendo valer suas premissas e dominando as ações contra todo esse mal, só que de modo contrário ao esperado.

     O mundo já enfrentou uma série de situações até piores do que essa atual. E não dá para esquecer da própria AIDS, há algum tempo atrás. Mas dessa vez buscou-se sair pela tangente, com que fim ninguém o sabe, porque permitiram tudo isso se impor a todos, em vez de se ir a contraponto desse revertério, o que seria mais apropriado e aconselhável.

      As teorias a respeito dessa atual situação é que são diferentes das outras, porque dessa vez entrou a política, o poder econômico, e outros poderes no mundo, fazendo com que tudo aumentasse. Principalmente o temor geral. O povão encolheu-se de uma forma quase que inexplicável. E os oportunistas de plantão tomaram a frente de tudo.

       Mas eles que não se preocupem. Todo o mal que criaram voltará para cima deles. E isso nada tem a ver com teorias religiosas, mas o mundo e a vida mostram que ninguém fica impune às mazelas que produz. Principalmente o mal ao semelhante.

       Os caminhos e posições para se mudar tal estágio atual são vários. De brandos a ferozes. De macios a duros. E só o tempo dirá qual o desfecho e como ele se dará. Para o bem ou para o mal. Torçamos para que esta primeira hipótese tome conta desse processo. Assim, os sofrimentos de todos serão amenizados.