Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

"E AÍ, VOCÊ JÁ SOFREU HOJE?

     E aí, você já sofreu hoje?
     De uns tempos para cá esta frase já faz parte do cotidiano das pessoas que vivem e moram na cidade do Rio de Janeiro. Sim. Porque da maneira como estamos vivendo, é bom saber se cada um de nós já passou por dissabores e sofrimentos nesta nossa vida de carioca, a cada dia de nossa existência.
     Além das obras na cidade em função dos dois grandes eventos que teremos esse ano e no ano de 2016, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, respectivamente, temos protestos promovidos por vários tipos de movimentos. Onde não se presta atenção aos preceitos da Constituição Brasileira, que protege o livre ir e vir do cidadão.
     Assim, este se vê impedido de circular livremente, quando da ida ou da volta ao trabalho, pela manhã e à tarde. Bem como no decorrer do dia. Porque os protestos se dão aleatoriamente, a qualquer dia, hora e local, sem que a população tenha meios de livrar-se deles.
     O "E aí, você já sofreu hoje?" passa a ser um cumprimento normal e natural entre nós. Como se perguntássemos ao outro: "E aí, tudo bem?". Porque a vida nessa cidade tornou-se, sim, um tremendo sofrimento. Em todos os níveis. Até mesmo dentro de casa estamos sujeito a sofrimentos. Pela falta de luz, de água e de segurança. E isso, a qualquer hora do dia.
     E do jeito que a coisa anda e tem andado, isso já passou a ser uma rotina na vida do carioca. A ponto de já estarmos acostumados com essas mazelas. Elas já fazem parte das nossas vidas.
     Até caberia, aqui, uma pergunta: Será que após esses dois eventos na cidade ela voltará à normalidade? Acredito que essa indagação seja a curiosidade de quase todos que aqui vivem. Mas as respostas só a teremos depois desses dois acontecimentos. Até lá, por certo, pairará as dúvidas em nossas cabeças.
     Enfim, é só esperar o tempo passar. E torcer para que dê tudo certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário