Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

OBSERVANDO, PERCEBENDO E VERIFICANDO, SEMPRE


O Texto abaixo, foi pescado da página da Wikipédia, que disserta sobre o termo "Cientista":

"A principal função dos cientistas é a de realizar pesquisas com a finalidade de alcançar uma compreensão mais clara e complexa a respeito da natureza, incluindo a dimensão física, matemática e social do ambiente ou do objeto empírico analisado".

E usando uma das frases da sabedoria popular que diz: "De cientista, médico e louco, cada um temos um pouco", costumo expressar essa verve científica de uma forma quase que costumeira. E voltada para o cotidiano de pessoas nesse mundo, onde costumo ficar observando os modos, jeitos e maneiras delas. E esse processo o faço de forma natural, sem violentar a minha natureza, apenas colocando em prática uma propriedade a mais que possuo. Só isso.
E aqui neste espaço, já fiz colocações a respeito de vários comportamentos usuais dos seres humanos, descrevendo-os da forma como os observo e constato. Mas esclarecendo, aqui, que isso de dá de uma forma diletante (amadora) e nada mais. Sem nenhuma outra intenção, seja lá qual for.
E é interessante como uma pessoa busca enveredar por certos caminhos, isso no tocante a observar algum fato ou ato de uma outra, ou de muitas outras, passando a verificar certas circunstâncias que passam despercebidas pela maioria das pessoas nesse nosso dia a dia.
Cabe ressaltar que tudo o que é ciência hoje, deu-se início através de alguém curioso, interessado ou estudioso numa determinada situação que lhe despertava interesse. E podemos embasar tal afirmação no exemplo do criador das lentes focais, que era alguém que gostava de contar os fios dos tecidos que,  por necessidade de vê-los com precisão, precisou criar uma alternativa ótica que lhe favorecesse nessas observações. E, hoje, temos à nossa disposição instrumentos muito precisos que nos ajudam em pesquisas diversas. E a maior delas está no Universo, com as descobertas de novos planetas e galáxias.
 E dentro do que posso colocar como observação do comportamento humano - apenas uma pequena parte dele - posso garantir que o ser humano deixa muito a desejar em suas ações, principalmente no que tange ao seu próximo, faltando, quase sempre, com a verdade e a sinceridade em suas relações. 
E é interessante colocar que tal fato é facilmente perceptível nelas, bastando tão somente prestar-se à atenção nas reações de uma pessoa quando em conversa com outra. Se uma pessoa se concentrar nisso, perceberá como é fácil. Verificará que uma pessoa do seu meio quando se relaciona com outra, expressa vários sentimentos nesse contato. Que pode ser positivo ou não. E ela dirá para você, que é mais próximo, quando tem alguma coisa a favor ou contra aquela terceira. Não deixando dúvidas nas suas reações emocionais, por exemplo. E nisso deixará impressa a condição que você poderá aproveitar para tirar proveito dessa observação e saberá quando outra qualquer age da mesma forma em relação a você.
Nesses dias modernos usa-se muitos processos para analisar-se a natureza e o comportamento das pessoas. Um dos mais comuns é a grafologia. Mas se for dito que pode-se analisar certas características comportamentais de uma pessoa pelo modo como ela mastiga os alimentos em sua refeição, isso causará um tremendo espanto em qualquer um. Mas é perfeitamente factível tal observação. E assim por aí afora. Basta que uma pessoa se concentre em observar, reparar e atentar para certas circunstâncias e maneiras das outras.
Óbvio é que alguém pode afirmar, categoricamente, que isso só pode ser coisa de maluco.
Ou não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário