Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

E QUE NÃO SE PERCA O OTIMISMO COM O CONSERTO DO PAÍS

    O ex-presidente Lula sofreu mais uma pancada em sua existência humana. Dos vários processos que ainda responde na justiça brasileira, um deles esta semana acrescentou mais doze anos e onze meses de pena a cumprir. E como ainda existem outros a sofrerem desfechos, estes poderão complicar mais ainda sua vida.
    Mesmo que se tenha oposição a ele, não há como deixar de se lastimar por uma situação tão horrenda como essa. Uma pessoa que alcançou o maior lugar de destaque profissional/político na carreira, tornando-se presidente da república do país, cair a um nível lastimável e vergonhoso.
    Mas o interessante é que ainda existem pessoas que lhes são favoráveis. E até brigam por ele, como se tudo o que está exposto escancaradamente através da imprensa, fosse irreal ou inverdades. E mais, ainda afirmam ser um golpe contra ele.
    Ontem, o próprio Ciro Gomes numa cerimônia de que participou, teceu críticas pesadas ao Lula e a seu partido, o PT. E ele foi aliado de ambos por muitos anos na política. 
    Mas para reforçar esse atual antagonismo de Ciro, é bom lembrar que já no primeiro mandato de Lula ele acoplou-se ao que havia de pior em matéria de políticos brasileiros, coligando-se com Sarney, Maluf, Renan, Jefferson, dentre vários outros.
    E infelizmente montou um esquema de roubo e de corrupção que assombrou o próprio país, quase destruindo uma de suas maiores empresas públicas, a Petrobras. Mas também conseguiu corromper o próprio Congresso Nacional, onde mantinha parte de congressistas sob seu domínio financeiro.
    Enfim, não querer ver o óbvio é querer tapar o sol com a peneira. Mas é claro que o país ainda precisa passar a limpo uma grande e comprida relação de políticos corrompidos, e que se espalha por quase todo o rol  deles, em diversos partidos, também.
    É de se manter o otimismo, por exemplo, com as primeiras ideias/medidas perpetradas pelo Ministro Moro, buscando tornar mais pesadas as condenações dos criminosos, retirando atenuantes que antes os beneficiavam. Mesmo que de início já tenha recebido críticas a respeito. Mas isso é alvissareiro por sabermos que ele já está atingindo a quem se propõe com tais medidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário