Total de visualizações de página

sábado, 15 de junho de 2013

"MEU CORAÇÃO É VERDE, AMARELO E AZUL ANIL !"

 

 

De uma forma surpreendente, tenho observado nesses últimos tempos tantas mudanças no comportamento do brasileiro que, confesso, chego a ficar boquiaberto com tanta novidade.     Com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas, então, a coisa está que é surpresa só. Principalmente no que tange à evolução. E, aqui, explique-se que tal evolução está voltada para todos os aspectos das nossas vidas e existências, desde o descobrimento desse nosso querido Brasil, pelos portugueses em 1500, como todos nós bem o sabemos, de cór e salteado.
     Os responsáveis por tais eventos resolveram e decidiram transformar o povo brasileiro, antes considerado atrasado e subdesenvolvido, ou seja, um povo de terceiro mundo, em primeiro mundista. Sem dó e piedade. E, principalmente, a qualquer custo, haja vista a dinheirama envolvida nessas empreitadas.
     Transformaram o Maracanã num estádio igual aos que existem na Europa, completando por exigir que o comportamento dos torcedores brasileiros acompanhem esse mesmo critério. Não deixa de ser uma coisa positiva, mas venhamos e convenhamos: será que se consegue mudar de um dia para o outro, ou de uma forma tão rápida assim, o comportamento de um povo que passa longe ao que se esperava e contava sobre isso? Quero acreditar que é "um luxo só", como se dizia antigamente, quando algo fugia à normalidade das circunstâncias.
     Por outro lado, esse processo de evolução do povo brasileiro já vem de algum tempo. Através de uma mídia enganosa e enganativa, o povo vem passando por processo de engabelação que chega às raias do ridículo, isso para não se dizer trágico. E a principal enganação partiu do próprio Governo Brasileiro, que através do Partido dos Trabalhadores passou a incutir na mente das pessoas que muitas delas sairam da miséria, posicionando-se (não se sabe como) no nível dos que chamam "classe média".
     E isso me fez lembrar do dia em que o dólar americano, que valia na época cr$2.750,00 (dois mil, setecentos e cinquenta cruzeiros) e através de um decreto lei passou a valer 1US$ (hum dólar) a partir de uma determinada data, com tal lei. Então, nos tornamos tão ricos quanto os Estados Unidos, foi o raciocínio imediato daquela situação. Mas a verdade era bem outra, como sabemos.
     Mas existem maiores problemas a se resolver em nosso país. A começar pela educação do povo. Também há que se concentrar na saúde pública que é vergonhosa e a segurança pública que é muito frágil, também. Mas existem duas irmãs siamesas que nos são muito conhecidas: a corrupção e a impunidade. E elas estão presentes, principalmente, no âmbito da política brasileira.
     Daí que é querer muito, acreditar-se que o país mudará e evoluirá com tão poucas medidas, a ponto de transformá-lo em primeiro mundo, conforme muitos estão aí a acreditar nisso. É um fator puramente utópico. Ou pura ficção ou fantasia. E, é claro, duro de se acreditar.
     Muita água ainda terá que correr sob a ponte, para que o Brasil possa alcançar o tão sonhado primeiro mundo. E que durante todo esse tempo não aconteça nenhuma situação trágica ou violenta, que possa nos trazer de volta a um passado razoavelmente recente, que represente um custo muito alto para um povo que já sofreu e ainda sofre com tantas mazelas que existem nesse nosso cotidiano.
     E para usar um refrão do momento, "torçamos muito" para isso acontecer de forma rápida e feliz e que consigamos alcançar tudo o que o povo quer, espera e conta se concretizar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário