Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de junho de 2013

"O OLHAR É A JANELA DA ALMA", PODEM ACREDITAR.


     Com a existência da Internet, ficou fácil para quem navega nela obter conhecimentos profundos do que quiser. Basta ter um computador e a vontade de aprender ou de pesquisar. O resto vem a reboque, claro.
    Todo e qualquer assunto que se possa imaginar está exposto na rede. Dos mais simples e tolos aos mais complexos e avançados. Está aí para quem quiser tomar conhecimento dele.
    E ao ouvir no rádio uma entrevista de um perito criminal, onde o repórter o indagava sobre a justificativa ou explicação da ação de uma jovem, ainda menor de dezoito anos, que havia matado a própria mãe, contando com a ajuda do namorado, se há maneiras de se identificar tal tipo de assassino, o mesmo respondeu que era difícil tal identificação no plano visual, mas que no comportamental sim, e completava afirmando que a tal jovem possuía características de uma pessoa com propriedades de um psicopata.
    Então, lembrei do tempo em que frequentei uma fraternidade espiritual/científica que desenvolveu um trabalho chamado "Escada Evolutiva de Jacó", que junto com um outro trabalho de um psiquiatra já falecido chamado David Fink, há, sim, possibilidades de se ver através do olhar de uma pessoa, se existe algum traço em sua personalidade de cometer um ato frio como esse cometido pela jovem.
    Também lembrei de uma outra celebridade, esta italiana, chamada Cesare Lombroso, (1835-1909),  que lá pelos idos do final do Século 19, afirmava com segurança se poder, sim, ver no rosto de uma pessoa os traços que esta possuía na possibilidade de se tornar um assassino.
    Esta discussão tende a render. Com argumentação favorável ou contrária, é certo. Mas fica claro que nesses dias atuais, com o aumento exagerado da violência e da criminalidade, chega-se fácil à conclusão de que a permissividade paterna seja um dos maiores pecados cometidos pelos pais atuais, onde, com isso, estimulam as más ações dos filhos, sem que estes sofram alguma sanção em suas diabruras ou ações malvadas, por parte de seus responsáveis.
    Mas é preciso ter a preocupação em se observar o comportamento de uma criança, de um jovem ou, até mesmo, de um adulto, no tocante às suas ações no cotidiano, caso sejam muito diferentes do que se consideram "normais", já podendo tomar-se uma providência no sentido de se prever alguma ação criminosa de um deles e, no caso, poder evitá-la de forma antecipada ou previamente.
    E o ruim mesmo disso tudo é ver-se nesses tempos modernos as barbaridades se sucederem sucessivamente sem cessar, sem que as pessoas se alterem, se admirem dos fatos, transformando-os, hoje, em coisas corriqueiras e "naturais", e se ver pessoas morrendo estupidamente nesse nosso cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário