Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de julho de 2015

A VIAGEM INTERESTELAR SE APROXIMA DE SUA REALIZAÇÃO

     Os jornais de hoje dão conta de uma notícia que pode mexer com muita gente nesses nossos dias. Aqueles que gostam de assuntos extraterrestres, bem como de acreditar que existem outras vidas no universo. E até mesmo inteligentes como  humano terráqueo.
     A Nasa informa que encontrou um 'primo' da Terra em algum lugar do universo. E este recebeu o nome de Kepler-452b, possuindo semelhanças com o nosso planeta.
     As informações primeiras dão conta de que ele é 60% maior, possuindo temperaturas que são propícias à formação de vida. Mas os cientistas ainda seguirão nas pesquisas e observações, para tomarem pé de todas as perspectivas possíveis de uma mudança, num futuro qualquer, da população da Terra irem para lá.
     Óbvio que são possibilidades remotas, principalmente nessa época. Mas pode ser que mais a frente, com o aperfeiçoamento de equipamentos, ferramental e instrumental, essas condições podem se realizar de uma forma mais real. Mas tudo isso não passa de conjecturas.
     Mas é óbvio que os cientistas ligados a tais estudos, bem como aqueles que são entendidos deles, continuarão com as análises profundas nesse metier. Porque desde que o homem foi ao espaço, muita coisa evoluiu nesse assunto, a ponto de ele já ter chegado à Lua, fato que até hoje muita gente duvida.
     No entanto, com os valores que são gastos nessas pesquisas e experimentos, talvez fosse mais racional o investimento aqui mesmo na Terra. A ponto de por fim ao desequilíbrio social que existe no mundo, onde muitas regiões ainda estão num estágio de atraso fenomenal. E a África está aí mesmo aos nossos olhos, como prova de tantos descalabros.  

quinta-feira, 23 de julho de 2015

OUTRO PARADOXO COMPORTAMENTAL: TOTALMENTE INDEVIDO

     A edição do jornal O Destak de hoje, traz uma reportagem sobre a possibilidade da Suíça fazer um inquérito investigativo das contas da empresa Odebrecht naquele país.
     Óbvio que uma notícia como essa seria trágica, se não fosse cômica. Pela simples razão de que lá existem milhares, quiçá milhões de contas secretas, dinheiro que provavelmente ninguém sabe a origem e finalidade de lá se encontrarem.
     E é fácil raciocinar-se que se não houvesse tais locais funcionando daquela forma, em manter contas secretas de toda parte do mundo, muito dinheiro sujo não encontraria esconderijo, podendo ser descoberto a qualquer momento e hora, bem como não daria chance aos bandoleiros de plantão criarem tais alternativas, escondendo seus golpes com segurança e distante do lugar onde agiram.
     Não sei como é o funcionamento financeiro naquele país, mas de imediato não sou favorável a esse tipo de procedimento. Isto porque quem cria uma conta secreta num lugar qualquer, a única coisa que não quer é que se saiba dessa transação. Assim, esta modalidade, mesmo que tenha uma intenção positiva, sempre acabará ajudando aos que vivem fora da lei, praticando crimes mundo à fora.
     E o interessante nisso tudo é o restante do mundo ficar impassível e indiferente a tais tipos de procedimentos. Não sei se é possível um país qualquer, descobrindo falcatruas financeiras em seu território, possa comunicar às autoridades Suíças e fazer um levantamento das contas que sejam de cidadãos ou empresas deste país prejudicado. Até acredito que sim. Mas não é lá uma coisa aceitável um país manter tal tipo de negócios.
     Mas, enfim, são situações esdrúxulas. E que não deveriam existir mais no mundo.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

ALVÍSSARAS, AS COISAS COMEÇAM A MUDAR NESSE PAÍS.

     É notório que esse nosso país, o Brasil, possui uma gama de descalabros, coisa que já vem de longa data. A ponto de alguns afirmaram que isso acontece desde o primeiro dia em que Cabral e suas caravelas ancoraram em terras tupiniquins. E assim vem se dando desde lá até os dias atuais.
     Mas existem alguns otimistas que acreditam que as coisas estão mudando desde então. E ontem, de certo modo, podemos ter a esperança de que tal circunstância é verdadeira. Porque os graúdos, os portentosos endinheirados, sempre escaparam das garras da lei com, pelo menos, penalidades superficiais ou suaves, digamos.
     No entanto, no dia de ontem o que se viu, mostra que tais ocorrências mudaram ou estão mudando No Brasil. Isto porque a Justiça Federal incumbiu-se de quebrar essa rotina. E condenou três empreiteiros envolvidos na tal de  "Lava-Jatos", trinca essa envolvida em muitos milhões de dólares e reais, desviados através de muitas tramoias financeiras e contratos com a Petrobras.
     E as penas não foram leves. porque teve condenados que pegaram quinze anos de cadeia. E como este estágio não cabe recurso, é para lá que foram transportados. O que dá um certo conforto naqueles que ainda têm esperança neste país.
     Ao mesmo tempo, ainda houve indiciamento de mais outros oito envolvidos nesses mesmos escândalos. E do jeito que a coisa vai, a Lei mais uma vez conseguirá colocá-los na cadeia, também. E é isso que o povo espera que aconteça.
     Nesses tempos atuais, a desesperança já tinha tomado conta da população brasileira, com vistas a tantas mazelas perpetradas por bandidos requintados e gananciosos. E eles sempre levaram vantagem até aqui. Mas com esses novos acontecimentos as coisas mudarão para melhor. E, por certo, reacenderá na população brasileira uma nova esperança em sua Justiça.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

COITADOS DOS CUBANOS


     O dia de hoje carrega uma forte carga de história e emoção para os cubanos e americanos. Isto porque após mais de cinquenta anos de litígio entre essas nações, os Estados Unidos decidiram reabrir a embaixada de Cuba em suas terras.
     Tal fato mudará a história a partir desta data. Bem como mudará também o comportamento desses povos, principalmente do povo cubano, que estará mercê do famoso "american way of life", coisa que não chega a agradar a todo o mundo, principalmente à Europa.
     E do que se viu e do que se sabe, durante todo esse tempo, os cubanos tiveram um meio de vida muito pesado, em função do bloqueio econômico perpetrado pelos americanos, fazendo com que, basicamente, aquele país parrasse no tempo, sem condições de atualizar-se sob todos os aspectos.
     Mas a partir de agora, com o fim previsto desse bloqueio, os modos americanos invadirão Cuba, transformando a qualidade de vida do cubano, com certeza.
     De minha parte, acho isso uma coisa muito terrível. E para embasar tal opinião, tomo como exemplo o próprio Brasil. Que já de muito tempo expressa a cultura americana em seu modo de vida. Mas com uma certa divergência, digamos. Porque aqui se aproveita muito o que há de pior do americano, ao invés do melhor. No caso, a subcultura deles.
     Sendo assim, é bem provável que isso ocorra por lá, também. Tanto eles quanto nós, fomos muito atrasados, quase sempre, não observando melhor certos comportamentos que nos proporcionariam um progresso maior em nossos hábitos. Principalmente aquele que está voltado para o cumprimento rigoroso da lei e das normas de vida de cidadania plena.
     E só não vê quem não quer. O Brasil ainda continua muito atrasado, apesar do uso de um celular na cintura, por grande parte das pessoas, bem como o uso de uma banda larga capenga nos acessos à internet. O povo, com isso, pensa ser ou estar desenvolvido no plano exterior. Mas isso não é real. É, sim, uma profunda ilusão de muitos.
     Dessa forma, é para se começar a sentir pena do povo cubano. Que terá acesso à muitas coisas absurdas, com certeza, coisas essas que transformarão aquele povo, mas não da forma como o desejariam. E eles correrão o risco de transformarem-se em novos "brasileiros", a ponto de serem considerados como "macaquitos", conforme uma nação vizinha nossa nos classifica. 

domingo, 19 de julho de 2015

A CPI MAIS IMPORTANTE DO BRASIL: A DO CONGRESSO NACIONAL

     O Brasil, atualmente, anda atravessando grandes turbulências na política, em função da animosidade entre a Presidente da República e o Deputado Eduardo Cunha. Este, já de algum tempo, vem manifestando contrariedade à política desenvolvida pela D. Dilma e seu partido, recrudescendo críticas a ambos, ameaçando a abertura de várias CPIs, para dificultar o Governo em sua gestão.                                                                      Congresso Nacional
     Mas o interessante seria que alguém propusesse a esse Deputado a criação de uma CPI, exclusivamente para investigar o Congresso Nacional. De forma criteriosa e minuciosa, apurando todas as mazelas que aconteceram nesses últimos vinte ou trinta anos naquela casa.
     Esta seria uma das mais importantes CPIs já criadas no país, que teria como feito, levantar o comprometimento de um por um dos deputados nas muitas e várias maracutaias que se deram no país em passado recente e nesses tempos atuais. A população brasileira, com certeza, ficaria muito satisfeita com isso.
     A performance de muitos Deputados está por demais sobrecarregada de ações malévolas. E sabe-se muito bem que uma boa parte deles já têm condenações em suas vidas, sendo que outros ainda respondem por vários processos criminais em andamento e sem o desfecho esperado.
     Talvez fosse a partir daí que o país poderia começar uma nova existência. Quando lá no Congresso Nacional fosse extirpado todo o veneno que lá existe, em matéria de  composição nefasta de boa parte de seus membros. Porque aí, teríamos leis mais completas e objetivas, e não as atuais que vigoram no país, que concedem aos criminosos muitas benevolências, sendo por isso que eles parecem não temer a nada e nem ninguém, continuando a cometer crimes assiduamente.

sábado, 18 de julho de 2015

A DOENÇA NÃO ESCOLHE CARA

     Ontem ou anteontem, não lembro ao certo, estava almoçando no restaurante costumeiro, quando vi a imagem do Padre Marcelo Rossi na televisão daquele lugar. Ele estava no programa da Fátima Bernardes.
     E não cheguei a ouvir o que ele falou durante a sua participação ali. Mas, com certeza, assustei-me de forma profunda com a sua imagem. Ele está magérrimo, que chega às raias do esquelético, projetando uma imagem assustadora.
     De forma superficial, fiquei sabendo que ele andou e ainda anda doente. Só não se sabe de quê, mesmo havendo certas conjeturas de que está sofrendo de câncer.
     Num outra situação, diz-se que ele passou por um período de profunda depressão e tal fato está ligado às mortes de seus três cães. Mas que agora está acometido de Anorexia, o que anda lhe causando muitas dificuldades físicas.                                                                         Imagem da Internet
     Mas no aspecto religioso e psicológico, jamais uma pessoa como ele deveria (ou poderia) esbarrar em depressão. Isto porque ele sempre se colocou de uma forma muito potenciosa, no que tange a  aconselhar os fiéis que lhe buscaram na cura de seus múltiplos problemas, o que fazia através de seu programa diário no Sistema Globo de Rádio, toda manha.
     Já com relação à doença, é claro que muita conjetura irá rolar por aí. E ele sendo uma celebridade, mesmo que religiosa, parte da imprensa irá se aproveitar dessa situação. Haja vista que a imprensa que temos é terrível sob todos os aspectos.
     Mas foi assombrosa a sua aparência naquele programa. E dá para assustar a todos que a viram e aos que lhe acompanham em seu dia a dia. E seja lá o que lhe esteja acometendo, todos estarão torcendo por ele, augurando-lhe uma recuperação rápida e feliz, para que ele volte aos bons dias de sua vida, participando nos seus programas e passando mensagens de alta positividade para todos.

sexta-feira, 17 de julho de 2015

E "ELES" CONTINUAM A FAZER A MESMA COISA

     O Brasil é, sem dúvida alguma, um dos países mais complicados dos que existem no mundo. Isto porque apresenta certas situações para lá de inusitadas. E na política é onde se encontram tal propriedade.
     O Congresso Nacional Brasileiro é de uma complexidade absurda. Isto porque possui em seu bojo um número enorme de pessoas envolvidas com a Lei e a Justiça. Do que a imprensa já noticiou, mais de vinte por cento de seus componentes estão enrolados com aquelas. Lá existe gente com condenações criminais e outros respondendo à justiça, por vários e diversos crimes.
     E nesta semana, a Justiça investiu pesado em investigações de vários dos deputados e senadores brasileiros, onde descobriu coisas de alta cumplicidade com ações criminais. E um dos envolvidos foi o senador Collor de Mello, que já possui um histórico de comprometimento em escândalos políticos e financeiros. Mas também teve a sua cassação política quando foi Presidente da República.
     Mas é óbvio, se existe um culpado nisso, só se pode atribuir tal responsabilidade ao próprio povo. Haja vista que nenhum dos congressistas que lá estão, entrou no Congresso por conta própria e sim através de votos que receberam em eleições onde foram candidatos, sendo, portanto, eleitos pelo próprio povo.
     Isso só demonstra uma coisa: a ignorância popular brasileira. Onde as pessoas parecem não prestar atenção nos fatos que se dão nesse universo político. Daí que elegem e reelegem pessoas sem a mínima condição moral para ocupar um cargo legislativo.
     Talvez seja por isso que as leis brasileiras, em grande parte delas, sejam capengas, exatamente por isso. São feitas por gente comprometida com a ilegalidade. E elas não seriam tolas em criar leis rígidas e pesadas que, num futuro próximo, iriam virar-se contra elas mesmas, quando em ações nocivas e desonestas, como acontece em nosso país.
     Assim é que convivemos com muitos absurdos nesse nosso cotidiano. E pelo andar da carruagem, nem tão cedo veremos a tão falada "luz no fim do túnel". Porque as pessoas ainda não tiveram a possibilidade de "cair na real", com relação à importância vital de votar correto. Saber escolher a dedo o seu candidato em quaisquer eleições.
    

quinta-feira, 16 de julho de 2015

UMA BUROCRACIA BURROLÓGICA

     "Tem coisa que só acontece ao Botafogo". Esta frase é uma das mais conhecidas do fluxo popular de expressões em nosso cotidiano. Mas que bem pode ser absorvida por muita gente, no tocante à certas coisas que se dão em nosso dia a dia.
     Porque ninguém quer que aconteça  nada em suas vidas, que venha a lhes trazer aborrecimentos amofinações e que tais. Principalmente que causa desgaste profundo numa pessoa.
     Mas isso são coisas que ficam só na teoria, haja vista que, na prática, sempre acontecem coisas que fogem ao nosso controle. Queiramos ou não. E assim se deu comigo no dia de hoje. Quando tive que ir ao Detran resolver uma pendenga que envolveu o documento de venda de uma motocicleta de minha propriedade, vendida a um rapaz há alguns dias atrás.
     No documento, ao datá-lo, cometi a falha de errar na data. Ou seja: no ano que deveria constar o de 2015, tasquei lá o de 2014. E sem a mínima percepção da falha. Coisa inaceitável para um ser como eu, que sempre procura atentar para os fatos de uma forma minuciosa.
     E nesta oportunidade, há que se fazer registro de certos acontecimentos que jamais poderiam se dar mas que acontecem. O que se pode atribuir às, digamos, forças ocultas que regem o lado místico da vida. E queIramos ou não, repita-se, certas coisas que acontecem nos deixam, no mínimo, estarrecidos com o ocorrido.
     E o comprador, sem ter nada com a minha falha, encontrou dificuldades na hora de dar entrada na documentação naquele órgão, com o fim de trocar o meu nome de proprietário para o seu, coisa que é corriqueira nessas situações. Mas faz-se necessário registrar que seu irmão, de uma forma precipitada, rasurou o documento, tentando consertar, por sua conta, a data em questão. O que acabou por inviabiliza-lo, tendo por isso a necessidade de sua substituição.
     E depois de contatar-me, nos dirigimos para o posto do Detran, para resolver tal imbróglio que era a troca/substituição do referido documento, facilitando, assim, a transferência de propriedade do veículo de mim para ele. Coisa teoricamente fácil. Mas só teoricamente, frise-se.
     Acontece que na hora da petição do reparo documental, indaguei da funcionária que me atendia, se a data errada poderia ser reparada, colocando-se o ano correto. E, surpreendentemente, ouvi dela a negativa dessa possibilidade. O documento deveria ser refeito com os dados anteriores à rasura feita nele. O que me despertou a contrariedade pelo absurdo da questão.
     Ora, como é que pode um documento ser refeito por falha no preenchimento e não ser possível consertar-se a data, colocando a correta? Tal fato, se contado lá em Portugal, faria morrer de rir aqueles nossos patrícios, sem dúvida alguma,
pelo inusitado da situação. Ou seja: esse novo documento deveria ser preenchido com os mesmos dados errados do anterior. Só que sem rasuras como se deu com o anterior.
     E mesmo contestando tal metodologia e critério, arrumei, sim, foi confusão com os funcionários do órgão. Que de jeito nenhum quiseram processar o acerto da data, mesmo que o documento fosse novo, zerando o valor daquele anterior.
     Foi-me alegado que tais datas já constavam do sistema do Detran e que não poderiam ser alteradas. Uma coisa de louco, convenhamos. O certo, seria emitir-se um novo documento e ele deveria ser preenchido, sim, com as datas corretas. Daí motivando um procedimento interno no Detran, da substituição do primeiro pelo segundo documento, isto sim. Mas não é isso o que acontece lá.
     Em resumo, pode-se atribuir uma tremenda falta de competência das pessoas que trabalham naquele órgão. Pelo menos as que estão envolvidas com tais procedimentos, haja vista que não se pode incorrer em erro sobre um outro erro. E foi isso, exatamente, o que se deu lá.
     E isso é fácil de explicar. O caso é que existe um certo engessamento por parte do servidor, que não mexe uma palha sequer fora daquele padrão esdrúxulo de procedimentos. Não há quem mude tal raciocínio e prática. E até pelo contrário, arruma uma tremenda briga com eles. Porque se recusam a tomar conhecimento de metodologias mais racionais naquela área.
     Com isso, esse mesmo imbróglio me proporcionará uma multa que arcarei do meu bolso, haja vista que o comprador não teve culpa de ter o documento preenchido com data irregular, mas que não seria necessária se o servidor do Detran usasse da lógica profissional no reparo do meu erro. Mas isso é pedir de mais para essa gente.

quarta-feira, 15 de julho de 2015

"SANGUE!", "SANGUE!", "SANGUE!"...É O "MECÃO" DE NOVO NA PRIMEIRONA CARIOCA!

    Ufa, até que enfim! Esta frase está sendo falada por todos os torcedores do América. F. C. do Rio de Janeiro, O famoso "Mequinha". Dizem que ele é o segundo clube do coração da maioria dos torcedores cariocas. Mas que por muitos motivos, foi parar na Segunda Divisão do Campeonato Carioca. E também afastou-se das competições nacionais.
    Mas hoje, o clube renasce das cinzas, como uma Fênix. Está de volta ao primeiro time de clubes cariocas, fazendo a alegria de uma pequena torcida, mas muito aguerrida e fiel. Só que grande parte de seus torcedores já estão acima dos cinquenta anos. Não houve renovação de torcedores pela situação em que o clube se colocou a partir de 1988.
    Agora, o Rio de Janeiro renovará sua alegria nos gramados cariocas. Pelo menos é o que todos esperam. Porque com a subida do clube para a principal divisão do estado, veremos de novo aquela camisa vermelha, na cor de sangue, que irá mexer, de novo, com os corações de quase todos, com certeza.
    Apesar do campeonato ainda não ter terminado, sobem para a primeira divisão os dois melhores clubes nesta disputa. E mesmo que o time não seja campeão este ano, mesmo assim galgará para o grupo dos principais clubes cariocas.
    O triangular final tem o América, a Portuguesa e o Americano de Campos. E com o resultado de hoje entre o primeiro e o último, 2 a 0 para a equipe rubra, selou o desfecho, praticamente,  do campeonato, onde a Portuguesa e o "Mequinha" subirão de categoria no ano que vem.
     Para aqueles que gostam de história, a subida do América para a primeira divisão carioca é um fato importante nela. Porque pela que ostenta a equipe rubra, esta não deveria estar em segundo plano por tanto tempo, como ficou. Mas agora os torcedores voltarão a alegrar-se com sua equipe na primeira divisão. E isto, com certeza, melhorará o nível do próximo campeonato no ano vindouro.
    Desta forma, está ecoando pela cidade o grito de guerra dos torcedores rubros: "Sangue!" Sangue!" Sangue"!. Mas isto não quer dizer que queira alguma tragédia. É tão somente uma referência à cor vermelha sangue da camisa de seu time querido.

terça-feira, 14 de julho de 2015

UM IRMÃO DENUNCIA E ENTREGA O OUTRO À POLÍCIA: UM FATO ALTAMENTE ELOGIÁVEL.

     Dentre as muitas notícias do dia de hoje, uma delas causou um certo desconforto em muita gente. Porque um coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, não teve dúvidas em identificar seu próprio irmão, nas imagens do assassinato de um Office-boy na estação do Metrô Uruguaiana, no centro da cidade, na semana passada. E ele nem titubeou em informar à polícia o autor do crime.
     Óbvio que uma notícia como essa chega a causar uma certa celeuma, em função da gravidade da situação. Mas o coronel só cumpriu com a sua parte de cidadão. Até porque ele é um representante da Lei, sendo assim, não poderia
fugir dessas circunstâncias.
     Nas entrevistas que deu, demonstrou uma tremenda dor, bem como um certo arrependimento de ter ajudado a esse irmão, em tempos atrás, quando foi busca-lo na saída de uma penitenciária, quando aquele foi solto da prisão em que se encontrava já por um bom período.
     O coronel levou-o para a casa, dando-lhe toda a assistência necessária naquela oportunidade. Inclusive arrumou trabalho para o mesmo, numa loja de sua propriedade, junto com a esposa. E este começou a trabalhar lá.
     Mas no dia do assassinato, logo após cometê-lo, ele ligou para a loja, dizendo que havia arrumado uma nova atividade profissional, e que iria trabalhar de motoqueiro entregando pizzas, quando o próprio coronel alertou-o
do risco e de possíveis comprometimentos com outras pessoas do mal, o que foi tranquilizado pelo irmão assassino.
     E uma das coisas que o coronel enfatizou, foi da origem dele e desse irmão. Ambos são oriundos de família humilde, mas com histórico extremo de correção, ressaltando que são em número de cinco irmãos, sendo que este foi o único a descambar para a bandidagem, envergonhando a todos na família.
     Infelizmente, casos como esses são de difíceis explicações. E até mesmo Freud não os conseguiria explicar e muito menos justificar, como e porque acontecem. Mas a vida é assim mesmo. Não será o primeiro e nem o último caso a acontecer nessa nossa vida.
     E mesmo com sua conduta correta, o coronel foi criticado pela própria família, que achou sua atitude muito enérgica e radical. Mas grande parte da sociedade fez o contrário, elogiando sua atitude. E é isso o que importa.

domingo, 12 de julho de 2015

O CAMELÓDROMO DA URUGUAIANA E SEUS IMBRÓGLIOS DE SEMPRE

     E nesta semana, as autoridades da cidade do Rio de Janeiro resolveram dar mais uma batida no Camelódromo da Uruguaiana. Aí juntaram-se as Polícias Civil e Militar, a Guarda Municipal e a seção de Ordem Pública da Prefeitura.
     Com isso, interditaram todo aquele espaço, fechando mais de mil boxes que ali existem, sem chance para seus proprietários, que não tiveram nenhuma outra opção, tendo que ficar ao dispor dessas autoridades, até que um levantamento fosse feito para apurar todas as irregularidades que existem ali.
     Mas não é a primeira vez que isso acontece. De tempos em tempos vemos essas ações por parte das autoridades, ali naquele mesmo lugar. Mas parece que tais movimentações não chegam a decifrar todo o mistério que existe ali, principalmente no tocante às mas ações das pessoas que ali trabalham.
     Sabe-se que naquele lugar existe muita movimentação de coisa errada. Desde produtos roubados e falsificados, até mesmo contrabandos e que tais. Mas essa situação já vêm de longa data, nunca se resolvendo, tampouco se resolveu até hoje, continuando tudo como dantes no quartel de Abrantes.
     Inclusive uma delegada que está a frente dessa ação, declarou aos quatro ventos que existe a participação de políticos e policiais naquele comércio. E aí repita-se: isso já vem de longa data. Só que, até hoje, não se descobriu quem são uns e outros. Aí tudo continua do mesmo jeito, sem solução.
     Mas é necessário fazer-se certas observações. E uma delas tem a ver com a criação daquele espaço no Governo Brizola. Aquilo ali como o próprio nome diz, é um camelódromo. Ou seja: um ajuntamento de camelôs com suas barracas simples e mais nada. Cada um teria seu mínimo espaço para armar e desarmar suas barracas no início e fim do dia.
     Só que com o decorrer do tempo, muita coisa mudou ali. E só não viu e não vê quem não quer. Basta só uma simples passada pelo local e observar que, hoje, aquilo ali não é nenhum camelódromo, é, sim, um ajuntamento de pequenas lojas, com portas de aço e outros recursos mais.
     Dos pobres coitados que haviam ali na época de criação daquele espaço, com certeza não existe mais nenhum deles. Existe, sim, oportunistas que faturam grandes valores, sem contudo recolher um só centavo de imposto, taxa e que tais. E que acobertam transações nefastas diuturnamente, sem que as autoridades observem tais despautérios.
     Outra coisa: os espaços ali criados e alterados, hoje valem muito dinheiro, caso alguém queira adquirir um deles. Isso sem contar que o famoso jeitinho brasileiro se fez presente, e muitas das permissões iniciais já não se encontram com aqueles primeiros que as conseguiram. Estão na mão de verdadeiros espertalhões. Mas o pior é que as autoridades sabem disso.
     Enfim, essa problemática envolvendo o camelódromo, já vem se arrastando há muito tempo e nunca se resolve. E pelo andar da carruagem, não o será dessa vez. Daqui à uma semana ou mais um pouco, tudo voltará ao normal. É só passar por lá e verificar. Mais nada. 

sábado, 11 de julho de 2015

"AI, QUE LOUCURA !!!"

     A sabedoria popular foi, é e sempre será soberana. Porque dentre os montes de ditados populares que ela criou, existe apenas um fato: a verdade. E isso nunca poderá ser rebatido. A não ser que quem o faça, não seja pessoa do bem, nem esteja de acordo com a legalidade e probidade em nossas vidas.
     E assim sendo, existe um dos ditados que diz: "De Psicólogo, Médico e louco, cada um temos um pouco", onde há a possibilidade de se mudar o primeiro termo da frase, colocando outras atividades profissionais ou funcionais em seu lugar, o que não mudará a essência da questão. Apenas atingira um contingente maior de pessoas.
     E é dessa forma que pegarei a tal frase, para arvorar-me em Psicólogo extemporâneo, casual e especulativo, para dizer que a situação na cidade do Rio de Janeiro está que é uma loucura total. E sem perspectivas de que algo melhore. Pelo menos em curto ou médio prazo, porque a situação chegou ao extremo.
     E é em todas as situações que a nossa cidade está ruim. Não há nem como escolher uma só delas porque as demais estão no mesmo patamar. E a segurança pública, deixa a desejar, de forma absurda e absoluta. Os acontecimentos trágicos e fatídicos são diários em nossa cidade.
     Logo cedo, nesta Sexta-Feira, a sociedade é sacudida com um acontecimento horrível, numa das estações do Metrô da cidade. Onde três elementos seguem um transeunte e logo após o surpreendem, disparando três tiros contra ele. E pelas costas, matando-o no local. Daí aproveitam-se e carregam sua mochila, onde havia boa importância de dinheiro.
     Um fato como esse nunca deveria e nem poderia acontecer numa cidade como a nossa. Mais ainda em pleno interior de uma estação do Metrô, onde o acúmulo de gente é muito grande. Isso sem contar com o aparato de segurança que existe ali. Mas parece que nada disso foi suficiente para evitar e/ou inibir tal ação.
     Mas do que se tem acompanhado pela imprensa nesses tempos atuais, já deu para observar que a polícia carioca não é efetivamente capaz de garantir a integridade de seus habitantes. As ocorrências são diárias e frequentes, aumentando a cada dia que passa. Isso sem contar àquelas onde a própria polícia age de forma irregular e ilegal, causando mortes de cidadãos. E mesmo que bandidos, já há comprovação da ilegalidade das ações policiais em boa parte dessas ações.
     Dessa forma, pode-se classificar a cidade do Rio de Janeiro como um verdadeiro manicômio, tais são as loucuras que acontecem aqui. E a população se espanta, estarrece e aterroriza com isso, não vendo a hora de tudo acabar e a cidade voltar ao normal.
     Enquanto isso, o gasto de dinheiro com coisas supérfluas se dá de uma forma acentuada. Onde tais valores são desviados da saúde, da educação e demais setores importantes para que o cidadão tenha uma vida normal em nossa cidade.
     E quem deve estar satisfeita com tudo isso é uma famosa socialite carioca que usa um famoso refrão: "Ai, que loucura !!!"

sexta-feira, 10 de julho de 2015

SURPRESAS DO COTIDIANO DA CIDADE (NO CENTRO)


    Das andanças pelo centro da cidade, ainda fui surpreendido com algumas coisas com as quais me deparei ali. Mas exatamente nas adjacências da Praça Tiradentes, onde o asfalto foi arrancado para dar lugar ao trilho do Veículo Leve sobre Trilhos, VLT, que a Prefeitura está implantando no centro da cidade.
    E o interessante observado naquela região e naquela buraqueira, foi ver que ainda estão ali os antigos trilhos dos velhos bondes que circularam nessa cidade num passado nem tão distante. E eles estão em perfeito estado de conservação, mesmo tendo ficado enterrados por esses anos todos. 
    Não seria arriscado afirmar que tais trilhos poderiam muito bem serem reutilizados pela Prefeitura. Mesmo que se aleguem quaisquer contrariedades sobre isso, e até que a nova metodologia empregada para esse novo transporte, seja diferente. O que não representaria a verdade plena, com certeza. 
    E um fato interessante fica na afirmação de que uma verdadeira fortuna em ferro está enterrada no solo da cidade, nos itinerários dos bondes daquela época, porque não forram arrancados após o abandono desse tipo de transporte.
    Mas que agora, com certeza, os arrancarão, havendo a obrigação de todos, principalmente da imprensa carioca, tomar conta no novo destino que darão aos mesmos depois de retirados dali, para evitar o que ocorreu com a ferragem que foi retirada de parte do Elevado da Perimetral, próximo à Candelária e da Praça Quinze, que levou sumiço,  fato que até hoje ainda não foi desvendado pelas autoridades do Rio de Janeiro. Também é necessário deixar registrado que essa nova metodologia de transporte a ser empregada no centro da cidade, não resolverá a problemática de deslocamento da população naquela região. Seja lá o que irão fazer e como, não chegará a atender a todos. Bem como criará um caos aos demais veículos que se arriscarem a trafegar pela área central da cidade. Caso não haja tal impedimento por parte da Prefeitura. É deixar o tempo passar para se ter e ver tal resultado.

O "NEM" DAS FRUTAS

     A cidade do Rio de Janeiro é quase que uma cidade sui generis, pelas muitas complexidades e peculiaridades que possui. Basta andar por ela para vê-las. Mas, óbvio, é necessário ter um pouco mais de concentração nas observações que se irá deparar em andanças nesses locais. E, aqui, acrescente-se, o andar pelo centro dela.
     E mesmo tendo nascido aqui, que na época era considerado o Distrito Federal, portanto, a capital do país, vez ou outra que ando ou perambulo por aquelas regiões, sempre me deparo com algo novo, digamos. No mínimo, inusitado. Mas também podemos considerar como interessante. Tudo isso e mais alguma coisa, acaba findando num ponto só.
     Hoje, tive a necessidade de ir àquela região. E lá não dá para ir de carro. Porque quem o fizer, irá se aborrecer, com certeza. Ou vai-se de ônibus, metrô ou táxi, neste último caso dependerá das condições financeiras de cada um, haja vista que o preço é mais puxado do que nos outros dois transporte. Mas compensa pela exclusividade e maior comunidade de quem usa este sistema de transporte.
     E ao andar pelas adjacências da Praça Tiradentes, vi ali um personagem que até já faz parte daquele lugar. É o "Nem das Frutas", um "negão" camarada, que já está ali há mais de 25 anos. E sempre no mesmo lugar: nas esquinas da Praça com a Avenida Passos, bem pertinho do Teatro João Caetano. Mas seu nome verdadeiro é Rosalvo de Abreu. E ele se for chamado assim, provavelmente nem atenderá. Mas que também os que por ali transitam nem sabem o seu nome verdadeiro.O Nem das Frutas

     Mas mesmo com as obras ali realizadas pela prefeitura nesses anos todos, nada o fez abandonar aquelas paragens, resistindo ao tempo a tudo e a todos. Comercializando suas frutas aos transeuntes que por ali passam diariamente.
     Acrescente-se aí que ele já está na terceira geração de vendedor de frutas. Isto porque seus filhos e, agora, netos, participam de seu negócio. E foi exatamente essa circunstância que despertou-me o interesse em criar esta crônica. Porque nesse dia, ao passar por ali, notei a presença de um rapazote, que fiquei sabendo do "Nem", ser seu neto. E o auxiliava nas vendas das frutas.
     São tais fatos que acrescentam à cultura carioca. Pessoas que marcam suas vidas e os lugares onde sobrevivem, durante todos os dias úteis do ano. Fazendo chuva ou sol, estão ali na defesa de sua sobrevivência. E em certos casos, como o do "Nem", destaca-se pela longevidade. Tanto na atividade quanto na localização. Não deixa de ser um fato surpreendente. E interessante.

quinta-feira, 9 de julho de 2015

ALCANÇAR IDADE AVANÇADA É UM PRÊMIO OU UM CASTIGO?

     E morreu o homem mais velho do mundo, na atualidade. Estava com 112 anos. Seu nome: Sakari Momoi. E era de nacionalidade japonesa. Faleceu nesse último Domingo.
     Do que já vivi, chegando aos sessenta e três anos e mais um pouco, penso que uma pessoa que alcance tão longo período de vida, em vez de ter recebido um presente, recebeu, sim, um tremendo de um castigo. E por várias razões.
     A primeira delas é ter que conviver com a saúde debilitada. E isto, mesmo a pessoa tendo uma estrutura muito positiva em termos orgânicos. Porque nessa idade, dói tudo, o que alguns denominam de "a idade do condor". Sem contar que tudo lhe é contrário. Pelas dificuldades óbvias da idade.
     Mas o empecilho maior, talvez seja o de varar por diversas gerações, o que representa dizer, ter que conviver com pessoas muito diferentes de seu tempo de jovem ou adulto novo. E alguém que alcance aquela idade, viverá com, no mínimo, quatro ou cinco gerações diferentes, o que é um exercício trabalhoso, convenhamos.
     No meu caso, especialmente, não gostaria de alcançar nem setenta anos. Mas isso não quer dizer que estou querendo morrer. Não. É só uma visão objetiva de tentar escapar do sofrimento que é o de ficar velho. E ainda mais, muito velho, como esse ancião recém falecido.
     Também não quero dizer que atentarei contra a minha própria vida. De jeito nenhum. Apenas posso afirmar que todo esse tempo de vida que já vivi, deu-me a consciência de já ter sido o suficiente para ver e viver tudo aquilo que queria. Daqui para a frente as expectativas são quase nenhuma. A começar por esse cotidiano altamente desajustado que está aí ao nosso dispor.
     E ainda existe uma circunstância muito pesada nessa situação. É ver que o progresso, a bem da verdade, é pura ilusão. De ótica e de vida. Porque o mundo alcançou uma velocidade muito grande, o que dificulta viver, principalmente para aquelas pessoas que já passaram dos sessenta anos.
     Naturalmente que uma assertiva como essa espantará e contrariará muita gente. Principalmente os mais jovens. E de forma que muitos dos mais velhos também se surpreenderão com o que aqui está colocado e exposto, haja vista que grande parte das pessoas jamais pensou ou pensará sobre o que está descrito aqui. E um dos fatores principais é que quase ninguém quer morrer e, principalmente, tem é medo disso.
     Mas no tocante a esse desfecho de existência, os religiosos possuem uma gama de teorias a respeito. Desde que não se morre espiritualmente, só de corpo, até a afirmação de que teremos vida eterna após a vida terrena. E que iremos daqui para outro lugar muito melhor.
     É claro que tudo isso são teorias ou hipóteses. Porque não se viu, ainda, alguém voltar de lá (seja de onde for), para vir contar detalhadamente como é aquele lugar. Apesar de que existem muitas histórias de fantasmas e espíritos que assustam aos mortais, vez em quando. Mas, com certeza, não passam de histórias. Só histórias. 
     Por fim, pelo menos em nosso país, ser um idoso não representa quase nada, se comparado com as nações mais antigas, como China e Japão, onde os velhos possuem uma representatividade muito forte. E o respeito de todos. Aqui, um idoso tem que se manifestar para fazer valer a sua condição, É no ônibus, no banco e quase em todos os lugares, ele quase nunca é respeitado. E com o agravante da existência de uma lei determinada que, teoricamente, o protegeria.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

A SITUAÇÃO BRASILEIRA NÃO ESTÁ NADA BOA NESSES TEMPOS ATUAIS

     A tempestade (ou seria uma tsunami?) que se deu lá na Grécia nesses últimos tempos, não só atingiu aquele país. Pelo que se sabe e vê, alcançou boa parte do mundo.
     Esse país é de tamanho pequeno, tendo como característica ser uma das regiões mais importantes da história mundial. Mas que não possui tantas outras propriedades mais para ter tanta representatividade. Daí que vive, basicamente, do turismo cultural.
     E já há muito tempo vem atravessando complicações financeiras em sua administração, a ponto de deixar a todos muito assustados com isso. E sua população, nesses últimos dias, tem passado por grandes sobressaltos, onde a preocupação de todos é saber onde tudo isso irá parar.
     No entanto, tal situação refletirá em grande parte da Europa, bem como em outras partes do planeta. Mas faz-se necessário nos remetermos ao nosso país, o Brasil, onde a situação não anda lá muito boa. Tanto no aspecto político quanto, principalmente, no econômico, onde já se anda comentando que o país atravessará uma situação pesada dentro de um futuro muito próximo, mas é bem verdade que já se tem os sintomas dessas dificuldades.
     A D. Dilma elegeu-se com um pouco mais de um terço dos votos totais do eleitorado brasileiro. E agora, anda enfrentando oposições que quase todos os lados. E a situação se agrava de tal forma, devido a atuação de seu partido político, o PT, nas várias manobras desonestas desses últimos tempos.
     A atual esquerda, que é a oposição, anda já tramando certas manobras, que dão a entender que é praticamente um golpe contra ela. E isso contém uma grande ameaça de descontrole geral no país, haja vista que a derrubada de um governo oficial, desestrutura tudo no país com a sua queda. E já vimos esse filme em nosso país em 1964.
     E a situação realmente está insustentável. Isto porque a justiça já tem bastante comprovação dos crimes cometidos por muita gente ligada à área do Executivo mas, principalmente, ao Partido dos Trabalhadores. E as últimas notícias já dão conta de que tudo isso está se aproximando do Ex-Presidente Lula. E este já se manifesta temeroso de se ver enrolado nesse imbróglio.
     Do que posso falar a respeito, diria que o país chegou à uma situação insustentável, onde a imundície está profunda e extensa e onde o lamaçal irá sujar muita gente no universo público brasileiro. E isso é preocupante porque se tem tanta gente assim envolvida, as descobertas sobre todas as sujeiras ficará muito prejudicada, dificultando, assim, toda a solução dessas situações.
     No entanto, mesmo com tantas desconfianças na justiça do país, bem como nas pessoas nela envolvida, não se pode perder as esperanças de ver tudo isso colocado em pratos limpos, de uma vez por todas. E assim, é aguardar para ver tal desfecho.

terça-feira, 7 de julho de 2015

OS TEMPOS DA ENGANAÇÃO

     O ser humano é a maior complexidade que existe no Universo. Óbvio é que tal frase já foi dita por muitos e por muitas vezes. Mas sempre será bom rememora-la. Porque há a necessidade das pessoas perceberem as coisas de forma mais simples, mas dentro do fator completo, para que não tenhamos tantas distorções no comportamento das pessoas, como observamos em nosso cotidiano.
     E existe uma forma de falar muito peculiar nas pessoas, quando querem se referir à uma das piores ações humanas: a falsidade. Costuma-se dizer que "tem gente que possui duas caras". E seja lá o que isso queira dizer, mas, com certeza, que todos o bem sabem, sim.
     E nesses tempos modernos, os tempos da internet, recentemente foi publicada uma matéria, dando conta desse fator entre as pessoas nessas relações. Publica-se muita coisa que não se tem e nem se faz, e nem se sente. Com qual intuito isso se dá, ninguém o sabe. E, pelo jeito, não querem nem saber. Ainda bem, digamos.
     Num texto já publicado há um certo tempo neste espaço, foi dito que a humanidade algum dia do futuro - não se sabe se perto ou longe - usará uma metodologia especial de contato entre si: a telepatia. Isto implica dizer o uso da mente e do pensamento para se conversar umas com as outras nesse mundo.
     Mas é aí que "a porca torcerá o rabo". Porque dentro dessa metodologia, ninguém conseguirá mais enganar o outro. As frequências trocadas serão autênticas e reais, impossibilitando o uso das famosas "duas caras".
     É óbvio que isto são, por enquanto, apenas conjecturas. Nada define ou prova que irá acontecer. E aí, pode-se dizer: Ainda bem!, de novo. Porque nesses dias modernos, a coisa está feia. As relações são na maior parte das vezes de uma subjetividade extrema, fugindo à essência daquilo que deveria ser: dentro da sinceridade.
     Mas enquanto esses dias, ou esses tempos, não chegam, vamos enganando e sendo enganados. Sempre que conveniente for.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

O AMOR ENTRE IRMÃOS NEM SEMPRE É COMPLETO


    É minha gente, como diz a sabedoria popular, "um assunto puxa o outro". E assim vamos em frente. Aproveitando que eles às vezes aparecem com mais facilidade, permitindo a fluidez dos textos a serem desenvolvidos num espaço como esse.
    Assim é que está acontecendo nesses últimos dias. Um assunto vem puxando um outro, felizmente. Daí que é para se aproveitar a situação e encher os espaços com eles.
    As dificuldades que se tem de viver na família, muitas das vezes não são observadas pela maioria das pessoas. E por muitas razões. E uma delas parte dos cuidados dos pais com seus filhos, vigiando-os e tomando conta deles, principalmente na infância e na adolescência, que são os períodos onde eles captarão  e gravarão as regras do bom e real viver entre si.
    E faz-se muito necessário que os pais não demonstrem apreço ou uma preferência por um deles, especificamente, em detrimento de outro ou dos demais. Esse fator é o xis da questão na união e entendimento entre eles, daí gerando a harmonia perfeita que é o que deve haver nessa relação familiar. Mas, como sabemos, isso não acontece.
    Em grande parte das vezes os pais demonstram claramente preferência por algum. E nem disfarçam esse sentimento. E é aí que geram certos problemas entre os filhos. E isso perdurará para sempre, enquanto eles, ou todos, existirem. Mesmo que consigam conviver entre si, escondendo as ranhuras.
    Esse fator quase sempre estimula àqueles que se consideram rejeitados, buscarem harmonia com outras pessoas fora da família. E isso às vezes é positivo. Mas em muitas das vezes, não. Explica-se: acontece que nestes casos, aquele menos amado buscará calor humano no outro, fora da família. Mas esse outro, nem sempre terá a exata noção disso. Ou seja: é uma relação de uma mão só.
    Acontecerá que o sentimento entre eles não será completo. Mesmo que haja uma certa harmonia nessa relação, o outro não captará a entrega do primeiro em relação a ele. E assim, quase sempre, haverá um certo desequilíbrio na situação, o que acarretará algumas ou diversas dificuldades para aquele que busca amor fraterno fora da família a que pertence. E esse processo é frequente de acontecer, trazendo sofrimentos ao carente, quase sempre. Mas o outro não tem a mínima culpa nisso. Porque a atração foi unilateral, digamos, sem a percepção plena do outro. E ressalte-se que a relação aqui abordada não tem nada a ver com homossexualidade. Só num aspecto fraterno. mesmo.
    Infelizmente, como já dito nesse espaço, a vida possui uma gama de nuances, que fogem ao controle de todos. E assim, somos obrigados a passar por certas circunstâncias, que quase nunca as desejaremos e muito menos esperaremos acontecer. Mas, como diria o BBB famoso: "Faz parte!"

domingo, 5 de julho de 2015

PARECE QUE ESTÁ FALTANDO AMOR FRATERNO NAS FAMÍLIAS

     No artigo anterior, fiz citação a respeito de família. Talvez para não alongar muito a assertiva, ou também por não lembrar-me do que vou aqui dissertar, deixei de falar mais algumas coisas a respeito. Mas aproveitarei esta crônica para fazê-lo.
    Existem muitos casos de familiares que não ligam uns para os outros. A consanguinidade  não tem nenhuma representação e/ou valor para alguns, daí a indiferença com aqueles outros. O que representa dizer que isso não passa de pura indiferença aos parentes.
    Ora, é claro que também existem parentes que só aprontam conosco. E dessa forma, é preciso e necessário os manter bem longe do nosso convívio. Por questões óbvias, não é? Esses, por várias e diversas razões, agem em muitas das vezes como se inimigos fossem, tais as suas ações nefastas que praticam.
    Mas existem, também, aqueles parentes que progridem na vida de uma forma exuberante, alcançando altos padrões de vida e que se afastam dos outros menos favorecidos, também por razões óbvias.
    E no caso desses últimos seus comportamentos não são lá muito aceitáveis. Porque em muitas das vezes, podem ajudar ao parente mais humilde, mesmo que muito esporadicamente, mas não o fazem. Em nenhuma circunstância. Mas para corrigir tais distorções, também aparecem estranhos que, com o convívio com aqueles menos favorecidos, acabam fazendo parte da família, mesmo não tendo nenhum vínculo sanguíneo entre eles. E isso são fatores inexplicáveis. Mas, felizmente, acontece com certa frequência.
    Mas de acordo com os mistérios dessa vida, há casos de pessoas que não são parentes entre si e que alcançam uma certa homogeneidade espontânea e profunda. A ponto de viverem como se parentes fossem, mantendo uma união suprema e profunda. E expressam uma união fraterna absoluta.
    E assim é a vida. Se nos apresenta de uma forma complexa e interessante, nos causando muitas sensações: contratempos, surpresas, alegrias, sustos, momentos felizes, tristezas, dissabores. Enfim, tudo dependerá do fator sorte, de encontrarmos pessoas afins, conosco. Pessoas que só nos fazem bem, independente da relação familiar.
    Mas bom seria que todas as famílias fossem homogêneas e harmônicas. Onde houvesse muito entendimento entre todos. E isso tem um nome: amor fraterno.

sábado, 4 de julho de 2015

AS MUDANÇAS QUE SE DÃO NESSA VIDA, NÃO AS PODEMOS CONTROLAR.

     A frase mais perfeita e de mais conteúdo que alguém já pôde ter produzido, é uma das mais conhecidas no mundo. E seu autor é Shakespeare. Esta frase sintetiza todas as possíveis nuances que existem em nossas vidas: "Há mais mistérios entre o céu e a Terra, do que possa imaginar a nossa vã filosofia". E não é a primeira vez que se faz tal citação aqui neste espaço.
     Mas certas circunstâncias ou acontecimentos que se dão conosco, são capazes até de nos desestabilizar. Principalmente se uma pessoa não tem a mente firme, controlada e segura. Porque é difícil de se entender muitas das coisas que acontecem conosco nessa vida.
     Num outro texto, fiz citação à uma determinada frase, que não se sabe quem a cunhou. E ela diz: "Família: invenção maravilhosa de Deus". E a princípio, mesmo que teoricamente, tal afirmação deveria ser lógica e completa. Mas aí cabe uma pergunta: Será que isto é autêntico? 
     Também poderíamos continuar outras indagações a respeito. Mas isso só nos traria um certo desconforto. Pelo menos à maioria de nós. Porque, eu, por exemplo, não conheço nenhuma família perfeita. E nem harmônica. Haja vista que  é com certa frequência que vemos na imprensa certas notícias envolvendo fatos desagradáveis entre familiares.
      A desarmonia numa família se dá de várias e muitas formas. E isto já foi descrito num outro texto, aqui neste espaço. Contudo, há que se acrescentar outros itens. Um deles tem a ver ao tamanho da família. Porque quanto maior, mais desarmonia será. Por razões óbvias.
      Grande parte das pessoas só considera família aquele grupo direto ao seu redor: Pais e irmãos. Forçando-se um pouco a barra, pode-se incluir os avós. Mas existem outras situações que definem um parentesco. Nesse caso, os tios e primos e sobrinhos são, também, nossos parentes. E em muitas das vezes, de acordo com o tamanho de uma família, acontece de possuirmos parentes ao extremo, o que causa situações diversas. E a primeira delas é que nem conseguimos conhecer a todos.
      E isso, às vezes, faz com que tratemos aqueles que nos são distantes, mas mesmo parentes, como se fossem pessoas estranhas. Mesmo que nos vejamos com certas raridades. Mas não deveria ser dessa forma. E um exemplo direto disso o meu velho pai me deixou. Ele ia com frequência à sua cidade natal, e lá mantinha contato com muitos de nossos parentes.
      E, de certa forma, eu herdei essa propriedade. Tenho um apego muito forte com a cidade natal dos meus país, mesmo não nascendo lá. E como tenho muitos parentes ainda lá, interesso-me por visita-los, sempre que vou àquela cidade. Mas, conforme dito anteriormente, o tratamento que recebo da maioria não chega a ser aquele esperado.
      Óbvio é que eu entendo essa situação. Mas não a aceito. Porque o vínculo sanguíneo é muito forte no meu ser. E como sabemos, existiram famílias que mantinham uma certa ancestralidade em suas relações. E é sabido que muitas delas possuíram até brasões, que configuravam a importância de cada uma.
      No entanto, nesses nossos dias atuais, a coisa praticamente mudou. As famílias já não são homogêneas, até pelo contrário, são dispersas, cada um para o seu lado. Óbvio que é necessário dizer que umas raras, ainda se mantém coesas. Nem que seja em partes delas. Mas são exceções.
     E dessa forma, vamos todos vivendo. Num mundo virado de cabeça para baixo, onde a individualidade vigora, fazendo com que não nos importemos com quase ninguém. Mesmo que nossos parentes. E, se distantes, pior ainda.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

E A ESPERANÇA FOI DERROTADA, INFELIZMENTE. O ISAÍAS NOS DEIXOU.

    Infelizmente, o dia de hoje, para mim, é de muita tristeza. Isto porque o Isaías, meu primo Isaías Fraga, mesmo que em terceiro grau, faleceu. E eu que havia criado uma crônica para ele, classificando-o como uma verdadeira Fênix, porque dava a entender que renasceria, depois de ter enfrentado uma situação incômoda e pesada, quando foi diagnosticado com Leucemia, no início de 2013.
   E eu estive lá em Sergipe nesta época, quando fiquei sabendo do início de seu martírio e de sua luta para sobreviver a tão chocante notícia. Mas mesmo depois de mais de dois anos lutando contra essa situação, demonstrou, sempre, a fibra de um grande guerreiro. E lutou até o último minuto, perdendo a guerra ao final. Mas que com certeza, todos saberão que ele não foi um derrotado. Até muito pelo contrário, foi um ferrenho lutador. Contra tudo e contra todos.
   E mesmo distante, acompanhei essa sua luta. E junto com ele, seus pais e irmãos, bem como sua noiva e a família dela. A ponto de leva-lo para sua casa e transformando aquele lugar quase que num quartel general, nessa luta incansável contra uma doença terrível.                                     Isaías Fraga
    O fator  principal dessa notícia é saber que um jovem, que não chegou a alcançar a idade de trinta anos, nos deixa a todos. De forma inesperada e imprópria, digamos. Porque uma pessoa numa idade como essa, quando morre, provoca uma dor muito grande em todos. Sem exceção.
   Mas faz-se necessário ressaltar o seu exemplo de vida e, principalmente, de resistência. Porque enfrentou toda essa tempestade de cabeça erguida. Nunca esmoreceu e passou a todos os que conviveram com ele, durante todos esses momentos, uma qualidade de fortaleza plena, daquelas que muitos não o resistiriam. E é isso o que importa.
   Agora, será só lembrança a todos. Aos pais, aos irmãos, à noiva e aos parentes, amigos e vizinhos. E mesmo desconfortados, enfrentarão essa ausência com muita força, sabendo que ele partiu, mas para um lugar melhor do que ocupava aqui neste planeta. E de lá saberá reconhecer o amor que todos o dispensaram durante essa vida breve aqui entre nós.
   E que descanse em paz, com muita luz em seu espírito.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

É MELHOR CONJECTURAR

     A ideia de se publicar uma crônica diariamente aqui neste espaço já está correndo sério risco de mudar. Isto porque o mundo anda tão sacudido com notícias ruins, que fica doloroso abordar-se sobre as mazelas diárias e repetitivas nesse nosso cotidiano.
     Isso acontece em toda parte, sendo que em nosso país, o Brasil, a situação já passou dos limites. E num dia desses, vendo, ouvindo e lendo sobre o escândalo do "petróleo", deparei-me com o Ministro da Justiça e o tesoureiro do PT, defenderem-se das acusações sobre a participação de tantos nesse imbróglio.
     Mas a defesa era contundente, que dava a ideia de que não há nenhum deles envolvidos em coisa nenhuma. E ainda afirmam ser pura intriga da oposição e, também, da imprensa. E desta forma, criam uma situação de sólidas confusões no entendimento da população sobre tudo isso.
     Ora, como é possível tomar-se conhecimento de tanta coisa envolvendo diversos escândalos no país e não vermos desfechos nessas situações. Os acusados ainda não foram julgados e nem  condenados, bem como o andamento das questões se dão de forma lenta e insolúvel, pelo menos até esses dias atuais.
     E com tanta demora nesses desfechos, o assunto vai perdendo força, bem como as soluções não se dão, criando desânimo na população. E fica-se desapontado com tudo isso. E a confusão mental no cidadão se faz presente, a ponto dele não conseguir formar uma opinião sólida a respeito do comprometimento dos envolvidos nesses casos.
     Esta é a sensação que tenho neste exato momento, de tudo que venho acompanhando sobre tais mazelas públicas brasileiras. Vejo as coisas de forma muito tumultuadas e confusas, desesperançado de quaisquer perspectivas positivas para o futuro. E isso é horrível para todos nós. Porque a angústia toma conta da gente, fazendo-nos desacreditar em tudo e em todos.
     Desta forma, deixarei este espaço apenas para assuntos não repetitivos e com importância relativa às coisas do cotidiano, livrando-me da pressão e da obrigação de produzir um texto a cada dia. 

quarta-feira, 1 de julho de 2015

O BRASILEIRO ESTÁ SEMPRE SOB SUSPEIÇÃO: POR QUE SERÁ?

Ao efetuar o seguro da minha recém adquirida motocicleta, tive que passar pelos trâmites legais pertinentes ao fato. Daí que além de apresentar toda a documentação, minha e do veículo, fui arguido em muitas e várias perguntas a respeito de uma série de circunstâncias.     Mas um fato não passou-me despercebido. A impressão que se tem (pelo menos esta foi a minha), é a de que os funcionários da agência a qual procurei, dão a impressão de estar lidando com um ser de alta periculosidade, tal as circunstâncias às quais se dão esse contato. Não sei se é ou foi cisma minha, mas senti-me como se fosse um criminoso.
     No entanto, tais circunstâncias se dão em quaisquer lugares onde um cidadão tem que apresentar sua documentação. Inclua-se aí, em quaisquer repartições públicas. É uma desconfiança natural dos servidores dessas repartições.
     Ora, sabemos muito bem que existem os que são considerados trambiqueiros. Mas isso ocorre em menor quantidade do que aquelas onde a maior parte das pessoas são regulares em suas situações documentais. Daí o desconforto dessa maioria em ser comparada ao que há de pior na sociedade civil.
     E se faz necessário ressaltar o seguinte: um trambiqueiro quase nunca se dirige a um balcão de alguma repartição ou órgão documental. Ele tem os apaniguados que lhes facilitam o contato e a solução daquela situação onde se arrumam. E isto é noticiado pela imprensa quase que diariamente.
     Assim, fica um tanto quanto constrangedor ao cidadão de bem, ficar sob suspeição em quaisquer situações que tiver que se apresentar para regularizar uma determinada circunstância documental. Ele está ali, justamente, para se manter legal, buscando apresentar sua documentação e conseguir tudo aquilo do que precisa para se apresentar legal em qualquer ou em todos os lugares que se façam necessários.