Das andanças pelo centro da cidade, ainda fui surpreendido com algumas coisas com as quais me deparei ali. Mas exatamente nas adjacências da Praça Tiradentes, onde o asfalto foi arrancado para dar lugar ao trilho do Veículo Leve sobre Trilhos, VLT, que a Prefeitura está implantando no centro da cidade.
E o interessante observado naquela região e naquela buraqueira, foi ver que ainda estão ali os antigos trilhos dos velhos bondes que circularam nessa cidade num passado nem tão distante. E eles estão em perfeito estado de conservação, mesmo tendo ficado enterrados por esses anos todos.
Não seria arriscado afirmar que tais trilhos poderiam muito bem serem reutilizados pela Prefeitura. Mesmo que se aleguem quaisquer contrariedades sobre isso, e até que a nova metodologia empregada para esse novo transporte, seja diferente. O que não representaria a verdade plena, com certeza.
E um fato interessante fica na afirmação de que uma verdadeira fortuna em ferro está enterrada no solo da cidade, nos itinerários dos bondes daquela época, porque não forram arrancados após o abandono desse tipo de transporte.
Mas que agora, com certeza, os arrancarão, havendo a obrigação de todos, principalmente da imprensa carioca, tomar conta no novo destino que darão aos mesmos depois de retirados dali, para evitar o que ocorreu com a ferragem que foi retirada de parte do Elevado da Perimetral, próximo à Candelária e da Praça Quinze, que levou sumiço, fato que até hoje ainda não foi desvendado pelas autoridades do Rio de Janeiro. Também é necessário deixar registrado que essa nova metodologia de transporte a ser empregada no centro da cidade, não resolverá a problemática de deslocamento da população naquela região. Seja lá o que irão fazer e como, não chegará a atender a todos. Bem como criará um caos aos demais veículos que se arriscarem a trafegar pela área central da cidade. Caso não haja tal impedimento por parte da Prefeitura. É deixar o tempo passar para se ter e ver tal resultado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário