Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de julho de 2015

OUTRO PARADOXO COMPORTAMENTAL: TOTALMENTE INDEVIDO

     A edição do jornal O Destak de hoje, traz uma reportagem sobre a possibilidade da Suíça fazer um inquérito investigativo das contas da empresa Odebrecht naquele país.
     Óbvio que uma notícia como essa seria trágica, se não fosse cômica. Pela simples razão de que lá existem milhares, quiçá milhões de contas secretas, dinheiro que provavelmente ninguém sabe a origem e finalidade de lá se encontrarem.
     E é fácil raciocinar-se que se não houvesse tais locais funcionando daquela forma, em manter contas secretas de toda parte do mundo, muito dinheiro sujo não encontraria esconderijo, podendo ser descoberto a qualquer momento e hora, bem como não daria chance aos bandoleiros de plantão criarem tais alternativas, escondendo seus golpes com segurança e distante do lugar onde agiram.
     Não sei como é o funcionamento financeiro naquele país, mas de imediato não sou favorável a esse tipo de procedimento. Isto porque quem cria uma conta secreta num lugar qualquer, a única coisa que não quer é que se saiba dessa transação. Assim, esta modalidade, mesmo que tenha uma intenção positiva, sempre acabará ajudando aos que vivem fora da lei, praticando crimes mundo à fora.
     E o interessante nisso tudo é o restante do mundo ficar impassível e indiferente a tais tipos de procedimentos. Não sei se é possível um país qualquer, descobrindo falcatruas financeiras em seu território, possa comunicar às autoridades Suíças e fazer um levantamento das contas que sejam de cidadãos ou empresas deste país prejudicado. Até acredito que sim. Mas não é lá uma coisa aceitável um país manter tal tipo de negócios.
     Mas, enfim, são situações esdrúxulas. E que não deveriam existir mais no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário