Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

O SER HUMANO DO PASSADO E DO PRESENTE: EXISTEM DIFERENÇAS?

     Não é difícil, através da internet, descobrir-se matérias interessantes que envolvem o comportamento humano. A Filosofia possui conteúdos profundos sobre isso, através dos muitos filósofos antigos. Mas até mesmo de novos deles também podemos verificar várias nuances a respeito.
     No entanto, há a necessidade de se observar tudo com muita atenção. Primeiro porque as divergências e distorções são normais, mesmo que nem tão aceitáveis, quando entram em choque sobre esse ou aquele conteúdo.
     E não chega a ser difícil observar-se as mudanças nos critérios de antes. Principalmente no aspecto moral, onde tudo em passado não muito remoto, era muito diferente do que estamos vivendo e vivenciando nesses dias ditos atuais ou modernos.
     Mas há que haver uma preocupação maior no sentido de não se permitir que aquilo que valia antes, hoje já não valha nada. É pura distorção. Mas também uma invasão ao que foi legal e já não é mais. E são tantas essas situações que acabam a confundir a cabeça de muitos.
     É sabido que a tecnologia que se desenvolveu nesses últimos tempos, facilitou em muito a vida do ser humano. Mas isso não pode ser considerado um fator absoluto porque este não pode ficar mercê dessa tecnologia, devendo exercitar toda a sua capacidade. Não é aconselhável que se deixe levar a ponto de neutraliza-se, sendo dominado pela máquina. Mas tal situação nós já podemos verificar que está acima do esperado e do querido.
     Desta forma, tem que haver uma preocupação no sentido de agirmos com decisão. Fazer valer todo o nosso potencial, não permitindo que o mundo vire de cabeça para baixo como muitos já andam, acusando. E isso já está muito visível nesses nossos tempos porque estamos assistindo mazelas umas sobre as outras, e muitas delas nos dão conta de muitos absurdos envolvendo humanos.
     Anda se permitindo acontecer fatos e situações muito mais desagradáveis do que se poderia admitir. Os desencontros conceituais se acentuam, fazendo com que entremos em litígios com muita facilidade. E isso anda gerando circunstâncias pesadas entre todos, a maior delas é o aumento da violência e de crimes no mundo.
     O interessante é que até o uso das religiões não tem surtido efeito entre as pessoas, porque também anda aumentando, e em muito, as confrontações entre algumas delas, com resultados fatídicos, o que é totalmente inaceitável. Como também seu uso já está extrapolando aquilo que consideramos como bom senso. Preocupa-se única e exclusivamente com o aspecto material em detrimento do espiritual.
     Tudo isso é de uma verdadeira pena. A evolução humana não deveria enveredar por caminhos espinhosos como anda acontecendo. Acontecimentos que se dão fogem a esse padrão, tornando possível um entendimento que nos remete aos primórdios da humanidade, onde o instinto animalizado atuava nos humanos, fazendo-o cometerem barbáries.
      O paradoxo dessa questão e dessa situação é que hoje em dia há seres humanos com práticas daqueles tempos e daquelas épocas. E isso não deve e nem deveria acontecer de forma alguma e/ou nenhuma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário