Total de visualizações de página

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

SOMOS ALUNOS DA ESCOLA DA VIDA.

     "A vida é uma escola": todo mundo, com certeza, já ouviu, viu, leu essa frase. Mas deve dar um certo desconto para o que ela queira dizer, porque há pessoas, e muitas delas, que não aprendem quase nada enquanto vivem. E isto nem é difícil de se perceber ao nosso redor, no nosso convívio. Podemos considera-las relapsas.
     E por mais que os pais mantenham controle sobre a vida de seus filhos enquanto em suas dependências, estes sempre estarão mercês de certas circunstâncias que poderão lhes trazer certos problemas no futuro, quando adultos se tornarem. Principalmente de ordem moral porque nem sempre todas as pessoas com as quais se convive, são íntegras.
     Mas estas escamoteiam sua malignidade, conseguindo enganar aos outros, dando a parecer que são uns exemplos de vida e de dignidade. Mas a realidade é muito diferente disso. Daí que se uma criança se submete a este tipo de ação, estará absorvendo e acumulando em seu subconsciente conteúdos negativos, que serão expressos inconscientemente quando adultas.
     É assim que vemos pessoas agirem fora do contexto daquilo que a própria sociedade criou. Já trazem em si comportamentos extraordinariamente para o errado, ilegal, imoral e que tais. E não há quem os conscientizem do contrário, do correto, da lisura e do probo.
     Num país como o nosso, o Brasil, infelizmente a coisa parece ter degringolado de vez. Porque as práticas nocivas em boa parte das pessoas reflete de forma ruim para o geral. E a grosso modo pode-se buscar amparo numa afirmação como essa quando se sabe através da imprensa que existem na justiça mais de cem milhões de processos.
     E até nessa atual época em que estamos vivendo, as disputas políticas mostraram muito bem a quantas andam as reputações das pessoas, com uma divisão profunda no aspecto da moralidade, mesmo que se busque fazer valer aquilo que se pensa, estando do lado contrário da decência e da moralidade.
     Mas voltando ao início, quando na família existe uma ou mais pessoas com a personalidade desviada, os problemas serão muitos. E graves. Porque aquelas que seguem o rumo da decência e do caráter, esbarrarão frontalmente com aquele que se desviou da normalidade comportamental. E é assim que vemos muitos descontroles e desentendimentos familiares.
     Infelizmente são situações as quais não podemos evitar. Pelo menos de certo modo, é claro. Quase sempre a solução está no afastamento que se deve buscar daquele que não se coaduna com os nossos princípios. E isso não deixa de criar um ambiente de desagrado e, principalmente, de tristeza nos que buscam viver a vida com toda a seriedade possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário