Total de visualizações de página

sábado, 1 de agosto de 2020

A NOVA CÉDULA DE 200 REAIS

    É bem possível que quase todos os brasileiros saibam que os Estados Unidos possuem sua maior cédula no valor de cem dólares, assim como o nosso país, o Brasil, também.
    Mas já saiu a notícia de que em breve, provavelmente nesse mês de Agosto, salvo erro, haverá o lançamento aqui no país, de uma nota de duzentos reais. E trará a figura de um lobo guará. Por enquanto ninguém viu sua imagem.
    Também sabe-se muito bem que o Brasil já possuiu cédulas de quinhentos, hum mil, cinco mil e até dez mil cruzeiros há algumas décadas atrás. Só que eram épocas de inflações cavalares.
     Felizmente, já por um bom período, o país está passando por uma regularidade e equilíbrio em sua economia, fazendo com que seja desnecessária a emissão de uma cédula como essa citada.
     Mas de certo modo é bom conjecturar a respeito disso, buscando descobrir a quem tal cédula beneficiará de imediato? E nem é difícil a resposta de tal indagação, porque sabemos muito bem que todos aqueles que andam à margem da lei, principalmente os políticos, serão praticamente os mais favorecidos.
     E por quê? Oras, com as mumunhas, maracutaias e afins que produzem, onde desviam e roubam verbas públicas, com uma cédula dessa o tamanho dos pacotes serão bem menores àqueles de antes, não chamando tanta atenção de alguém. E até passando mais despercebidos. De tudo e de todos.
     Não é à toa que em 1962 um embaixador brasileiro pronunciou uma frase que até foi atribuída ao General De Gaulle: " o brasil não é um país sério". E ele estava coberto de razão. Aqui, dentre as muitas coisas que faltam, a seriedade de seus homens públicos é uma delas.
     Mas parece que ela nunca se apresentará para nós. Pelo menos a curto e médio prazo. Quem viver, verá!


*Em tempo: Os pacotões de dinheiro das maracutaias em Pindorama diminuirão de tamanho a partir do lançamento da nota de R$200,00. E esta terá a figura de um lobo, o Guará. Não é muito sugestiva essa situação? Afinal, no âmbito público/político tupiniquim o que não falta são eles. Mas espertamente todos se escamoteiam sob pele de ovelha. Oh! santinhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário