Total de visualizações de página

sábado, 26 de dezembro de 2020

MÚSICA

      A Música é uma propriedade que carrega em seu bojo nuances mil. A começar pela ação da emoção, onde uma letra com conteúdo sensível nos leva para isso. Acrescentando-se a melodia, já forma a metade dessa questão.

     Mas a seguir vem a harmonia, a rima a métrica. E não se pode esquecer dos arranjos musicais. Isso tudo junto e misturado faz ela. E daí para invadir um ser, é coisa fácil.

     Mas os muitos tipos de música influi na humanidade, no tocante ao gosto musical. Então, apresenta-se as diferenças entre muitos ou entre todos. Cada estilo age numa pessoa. E o ritmo delas também tem influência cabal nisso tudo.

      Em outras décadas a música era feita de forma mais elaborada do que é feita nesses dias atuais. Óbvio é que ainda existem autores e compositores que não abandonaram a qualidade musical. Mas a própria humanidade mudou seus gostos desde então.

      A música erudita/clássica não consegue absorver um número muito grande de aficionados. Já outros tipos, como o rock, o samba, o pop, dentre outros, possui mais adeptos.

      Nesses tempos mais modernos, ou atuais, surgiram muitos  outros tipos e ritmos de músicas. E também é de se chamar a atenção o fator regional. Até mesmo o continental, porque de um país para outro, a diversidade musical é quase que extrema.

      Em nosso país, o Brasil, temos uma quantidade enorme de tipos e estilos de música. O samba, que muitos afirmam ser oriundo da África, desenvolve-se aqui de uma forma grandiosa. Mas as muitas regiões que temos, nos abasteceram de incontáveis delas.

      O nordeste, por exemplo, possui muitos tipos de músicas e ritmos, a começar pelo forró, seguido do baião, do xote, do coco, e por aí adiante. O mesmo corre com o sul. 

       Rotulou-se como MPB outro tipo de música. Também temos boleros, que foi copiado de outros países, o chorinho, e as músicas sertanejas, que se compõem, também, de muitas variações. E agora estão se firmando no cenário musical nacional.

       Um ritmo musical, mesmo que bem definido, com o tempo sofre modificações, dando origem a outros ritmos. Isso é até fácil de ver com base na música americana, que de blue, jazz, rock e mais algumas, teve sua base no primeiro ritmo. Mas isso só faz com que este universo cresça, gerando espaço para muita gente.

        A Música é uma arte. Qualquer pessoa pode transformar-se num músico. Mas nem todas o serão em sua plenitude, porque incide alguns fatores nisso, sendo que o primeiro é a aptidão musical. Alguém pode alcançar um excelente nível se esforçar-se para tal. Mas é inegável que será uma empreitada pesada. Mas aqueles que possuem essa aptidão, o farão com jeito e facilidade, tornando-se algo no grau de excelência.

        Infelizmente não são todos os que fazem tanto sucesso. Só uns poucos. Hoje em dia, depois de se criarem certas situações, e a primeira delas é a mídia, muita gente até tem conseguido crescer um pouco mais do que deve/deveria. Mas não chegam a durar muito. Incluindo-se naquilo que chamamos de efêmero e/ou descartável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário