Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de março de 2015

MAIS UMA TRAGÉDIA AÉREA NO MUNDO

     E o mundo se estarrece e se compadece com mais uma tragédia envolvendo a queda de um avião. Dessa vez foi um A320 da Germanwings, que caiu no sudeste dos Alpes Franceses, nesta última terça-feira. E envolveu a morte de 150 pessoas que estavam a bordo.
     Mas como sempre acontece, as primeiras informações são quase sempre insuficientes para um laudo imediato do motivo da queda. E quase sempre fica uma pendenga para se saber se foi falha técnica ou humana, a causa do acidente.
     No caso dessas divergências, tudo deveria ser muito mais simples. Porque ninguém quer saber se a falha é de um ou de outro. O que se gostaria de ver era o trajeto ser feito com toda normalidade e segurança, levando ao final dele os passageiros em perfeita e segura tranquilidade. Mas quase sempre os familiares das vítimas passam por um tremendo sofrimento e isso é um fator pelo qual ninguém gostaria de passar ou estar submetido.
     Já há informações dando conta de que o possível acidente teve base em problemas com os pilotos. Mas seria leviano quaisquer deliberações, antes que tudo seja apurado de forma perfeita e completa, deixando claro as razões pelas quais se deu mais esse triste acidente. 
     E um fato é de se destacar mas requer uma concentração muito profunda de todos. Sejam lá por que motivos forem, uma queda de um avião comercial sempre trará esse tipo de circunstância, qual seja a da morte trágica e terrível dos passageiros. E quase sempre haverá mutilações profundas, em muitas das vezes trazendo dificuldades, até, para as identificações das vítimas envolvidas.
     Mas é óbvio que se dará um desconto no desespero dos parentes delas. Por mais serena e equilibrada que seja uma pessoa, jamais quererá saber de um fato horrível como esse, e que envolva a morte de um dos seus entes queridos. Mas isso sempre se dará, num futuro qualquer,  desde que uma pessoa use o transporte aéreo no mundo.
     E felizmente, são raros, muito raros esses tipos de acontecimentos. Em milhares de vôos que se dão no mundo, é praticamente uma exceção uma queda de um deles. E com o passar dos tempos, com o avanço frequente da ciência e da tecnologia, alcançaremos o estágio de que isso numa mais acontecerá em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário