Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

CONJECTURANDO SOBRE AS OLIMPÍADAS DE 2016.

   As Olimpíadas de 2016, que estão se realizando no Rio de Janeiro, já apresenta surpresas. E estas têm a ver com a classificações de Cuba. Sendo que esta, surpreendentemente não anda alcançando os lugares que ocupou em Olimpíadas anteriores.
  Até o dia de hoje este país ocupa o 31º lugar. E nas Olimpíadas de 2012, em Londres, ocupou a final em 16º lugar. Mas ainda estamos no andamento das competições e pode ser que Cuba melhore sua performance nesses jogos.
  Já o nosso país, o Brasil, em Londres, ao final, ocupou o 22º lugar. E nesta, anda em 28º. Naturalmente, que com o decorrer dos jogos, esse resultado venha a melhorar. Mas ainda continua a ser o pior entre os países organizadores de uma Olimpíada.
  Os Estados Unidos continuam a manter sua superioridade absoluta em Olimpíadas nessas últimas décadas. Até ontem, 14, já havia alcançado 69 medalhas no total, quase o dobro delas, alcançadas pela China, que está com 38.
  O interessante é que os Estados Unidos mantém a liderança em todas as
cores de medalhas, não dando chance aos demais países. É um feito invejável, sem dúvidas. Demonstra toda a determinação e preparo por eles desenvolvidos. 
  Um fato que chama à atenção, repita-se, é observar que Cuba, nesses últimos tempos, vem caindo nas colocações. Atualmente está no 31º lugar. Sendo que nas Olimpíadas de Londres, em 2012, aquele país saiu em 16º lugar, enquanto que o nosso país, em 22º.
  Mas, segundo consta, as expectativas dos dirigentes brasileiros era alcançar, no mínimo, o 10º lugar geral de medalhas. Mas isso, provavelmente, não acontecerá. Daí que tudo ficará no plano da pretensão. Mas não se pode desconsiderar um fato: o Brasil possui mais de duzentos milhões de habitantes. Mas não consegue formar um quadro de atletas com número suficiente para competir com as demais nações do mundo no mesmo patamar. Isso é lastimável.
  E o  evento  segue em seu andamento, dentro daquilo que todos esperavam. Os contratempos que existiram e ainda existem, não chegam a manchar a imagem dos brasileiros. Podemos não ser considerados os melhores realizadores de competições olímpicas, mas também não seremos o pior deles.
  A  única questão a ser observada é com relação ao que denominaram de "legado das Olimpíadas", e seja lá o que isso queira dizer, espera-se que o nosso país consiga melhorar em todos os aspectos, principalmente no desempenho pessoal e comportamental do povo, dando partida para um progresso real e positivo para o futuro.
  E mesmo que tenhamos que nos deparar com situações pesadas com relação ao âmbito político nacional, é de se esperar, também, que a justiça se incumba de, pelo menos, colocar em patamares baixos, toda a imundície que se estampou e instalou no país nessas últimas décadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário