E mudou a presidência do Superior Tribunal Federal, STF. A Ministra Carmen Lúcia deu vez ao Ministro Dias Toffoli, que presidirá este tribunal nos próximos dois anos.
Em nosso país, nesses últimos anos, tudo parece tão confuso. Às vezes é impossível acreditar-se em certas coisas que ocorrem. E nesse âmbito judicial, muito menos, porque tem se observado certas ocorrências que andam fugindo à normalidade de seus trâmites.
Observa-se, por exemplo, muitas contestações judiciais, que também andam fugindo do costumeiro. Inclusive chegou a ficar claro uma certa animosidade entre os ministros dessa casa, quando discordam frontalmente um do outro de certas resoluções que a própria lei define. Daí que criam discussões complicadas.
Para o povão que não possui domínio sobre leis, jurisprudências e otras cositas más, fica muito mais complicado ainda ver as decisões que um ou outro dos ministros tomam ou tomaram, com relação a alguma situação que envolveu, por exemplo, uma condenação de gente famosa. E o caso mais emblemático é o do ex-presidente Lula.
Também vê-se na imprensa certas informações que dão conta de uma condição um tanto quanto prejudicada de certos ministros desse órgão. Que não possuem histórico suficiente para exercerem tal cargo. Isto porque o fator que pesou em sua escolha foi o político, não o técnico.
Enfim, um país que consegue criar complicações jurídicas para ele próprio e para a sua população, só pode, mesmo, é viver de sobressaltos, casuísmos e dependências várias. E o povo é que leva na cabeça tais discrepâncias. E nesses últimos tempos é o que mais estamos assistindo. Infelizmente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário