Total de visualizações de página

sábado, 26 de maio de 2012

DÁ UM 'ENTER' AÍ, DÁ !

No início do ano de 1970 comecei a trabalhar na área de pessoal. Portanto no Departamento Pessoal. Naquela época era essa a nomenclatura que se usava para identificar essa área de trabalho. Hoje em dia é mais conhecida como Recursos Humanos, abreviada para uma pequena sigla: RH.
Confesso que tenho horror à ela. Bem como certa rejeição à maioria das pessoas que enchem a boca para dizer que atuam ou trabalham nessa área.
Como sou do tempo em que não havia um computador nesse tipo de trabalho, divirto-me em ver que as pessoas que estão nessa área hoje em dia, principalmente se for jovem, não faz a menor idéia do que era trabalhar nela.
As tarefas eram executadas manualmente ou, no máximo, na datilografia. Com o decorrer do tempo, usou-se método eletromecânico e, posteriormente, o computador. Só que no início da década de 1980 (quando  uma grande parte das empresas iniciou a implantação desse método), os recursos dessa máquina eram limitadíssimos se comparados com o que vemos hoje. Só a título de informação, na empresa em que trabalhava a partir do ano de 1983, fazíamos uso de um computador da Prológica, com um modelo que possuía um Winchester. Este equipamento possuía 10 megabites. Vou repetir 10 megabites. (Aí está estampada uma foto do CP500 da Prológica).
Hoje em dia, qualquer menino possui em seu lar um equipamento de, no mínimo, 500 gigabites de High Drive (HD). Todos os programas e arquivos eram armazenadas em disquetes de 14' e usados em drives distintos. E nós  todos ficávamos extasiados com o que tínhamos ao nosso dispor, aqueles 10 mb para trabalhar.
Um espanto maior eu sentia quando ficava observando a impressora trabalhar sozinha, gerando os relatórios. No caso, os recibos de pagamento (holerites), bem como a folha de pagamento e as fichas individuais dos empregados. Era um verdadeiro espanto para quem estava acostumado a trabalhar à mão ou com o método datilográfico.
E é por isso que espanto-me com o que vejo aí nesses dias e nas pessoas que atuam em áreas administrativas, sejam em RH ou Contabilidade. Como diriam os antigos: "Não sabem da missa um terço". As tarefas mais importantes que nós, naquele tempo, executávamos, hoje são executadas por programas específicos que já estão instalados no HD do computador que usam para suas tarefas normais. Basicamente essas pessoas só fornecem dados ao computador, através das famosas planilhas ou diretamente digitando-os no teclado dos mesmos. Mas fica muito evidenciado aquele famoso gesto: O do nariz empinado, como se fossem fenomenais. O computador, sim, é que é fenomenal. Assim, é muito fácil tirar onda, não é?
Lastimavelmente, o que se observa hoje na maioria dos profissionais de quaisquer áreas é exatamente isso: quase todos tiram onda, como se fossem fenomenais, por contarem com o auxílio dessa ferramenta extraordinária chamada COMPUTADOR.

Assim, até eu !!!  

Um comentário:

  1. É meu jurássico (como eu) amigo Aloisio! Tudo mudo o tempo todo no mundo, e tu me fizeste recordar, do meu primeiro emprego na SACS (Serviços Aéreos Cruzeiro do Sul S.A.) lá na Praia do Caju, pelos anos 70 (Século e milênio passado...KKK), quando no fim do mês nos dirigíamos a tesouraria para receber o pagamento que vinha num pequeno envelope pardo.
    Pois é, meu camarada! Naquela época era olho no olho; bigode a bigode. Hoje, é tudo "mastigadinho" pela máquina.
    E como voce disse: ASSIM, INTÉ EU!
    Tudo de bom hoje e sempre!
    Moisés

    ResponderExcluir