Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de maio de 2014

A INCONSCIÊNCIA COLETIVA NO BRASIL

     Uma das coisas que mais me deixam intrigado nessa vida é a situação do nosso país. E desde cedo, sempre ouvi falar que o Brasil era um país jovem e muito promissor. E nesse tempo, o que mais ouvia falar era de que a nossa nação estava em pleno desenvolvimento.
     E mesmo que cause contrariedade a muitos, é necessário ressaltar que o Brasil deu um pulo muito alto e grande no período em que foi governado pelos militares. E só uma pessoa mal intencionada pode deixar de reconhecer isto.
     E depois que estes saíram do poder, onde disseram que a Democracia retornava seu rumo, ainda houve um tempo em que as coisas permaneceram paradas no plano do desenvolvimento, só voltando por um motivo surpreendeste que foi o Sr. Fernando Collor assumir a presidência e colocar seu plano em funcionamento, promovendo aberturas comerciais que impulsionaram o país para a frente, trazendo uma série de melhorias com isso. Mas o autor deste texto não votou nele e, talvez, não votaria.
     Tais aberturas mostraram que o Brasil era um país muito atrasado, mesmo. E o Sr. Collor, corajosamente, afirmou aos quatro ventos que os automóveis brasileiros eram verdadeiras carroças, se comparados com os fabricados nos USA ou na Europa. E isso causou um tremendo desagrado nas montadoras locais, mas que acabaram por fazê-las construírem automóveis melhores e isto vemos claramente nos carros atuais que se encontram em nosso mercado.
     E muitas outras mudanças se deram depois disso. E a principal delas, talvez, foi a privatização de uma série de empresas públicas, mas que causou na época uma tremenda comoção por parte daqueles que perderam seus empregos e as condições privilegiadas que possuíam, então. Mas com relação à Petrobras, até hoje há discussões muito fortes no sentido de vê-la privatizada, também.
     Mas, infelizmente, no âmbito da política os progressos foram poucos. Tudo bem que o coronelismo já não possui tanto vigor no Nordeste, mas ainda existem bolsões de líderes políticos que ainda se apegam à práticas não muito satisfatórias.
     E o Partido dos Trabalhadores, o PT, que já foi tido como um partido de vanguarda e de ações voltadas para a melhoria nesse universo, radicalizou em práticas clientelistas e de benemerências, a ponto de ter criado um monte de "vales", que envolvem enormes importâncias financeiras e que estão sofrendo muitas críticas de grande parte da sociedade civil, principalmente aquela que arca com os ônus dessa situação.
     Dessa forma, o Brasil ainda continua atravessando fases ruins no que toca a progresso social e humano. Isto porque a violência a cada dia aumenta mais e as instituições públicas apresentam resultados de pura ineficiência. E nesses últimos tempos muitas atividades profissionais recrudesceram suas ações de pretensões em melhorias sociais para elas, o que anda causando e trazendo  muitos prejuízos à população brasileira.
     Infelizmente, parece que esse país está fadado a viver sobressaltado com relação à vida de seus cidadãos. É público e notório que os salários das muitas atividades profissionais não acompanham o padrão que todos gostariam de possuir. 
     Vê-se algumas exceções em certos âmbitos. Os políticos e juízes dos altos níveis auferem importâncias remuneratórias muito altas se comparadas com aquelas que a maioria da população aufere. Daí instala-se uma tremenda discrepância. E a insatisfação é geral, praticamente.
     E assim vamos vivendo.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário