Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de julho de 2014

A COMPLEXIDADE EXISTENCIAL

     Aqui neste espaço faz-se uso, frequentemente, dos ditos da sabedoria popular, os conhecidos ditados. E não poderia ser diferente, haja vista que "o povo aumenta mas não inventa". Assim é que "a voz do povo é a voz de Deus". Então, não há outra alternativa a seguir.
     Dentre um dos ditados conhecidos, há um que diz: "Tudo acontece ao Botafogo (clube de futebol brasileiro)". Mas existem muitas pessoas que podem pegar esse ditado e aplicar a si. Pois acontecem coisas com elas que "até o diabo duvida". Tanto são estas que lhes acontecem no dia a dia, que são difíceis de explicar e, muito menos, justificar. Mas a vida é assim mesmo.
      Por exemplo: uma pessoa que não segue os ensinamentos da vida, que não busca evoluir, aperfeiçoar-se e atualizar-se, sempre encontrará muitas dificuldades nela. De todos os tipos e modos. E, óbvio, isto lhe trará muitas dificuldades. E quase sempre receberá de outrem muitos reparos. E muitas discriminações também. Isto porque é da espécie humana tal comportamento. E o engraçado é que quase todo mundo diz não ser preconceituoso. Pura mentira.
      Mas as pessoas muito evoluídas, do mesmo jeito receberão suas parcelas de reparos. Isto porque, por possuírem muitos conteúdos, incomodarão àqueles que não os têm. E essa carga de rejeição, digamos, também lhes será imposta e deles serão cobradas muitas coisas.
      Enfim, todos nós, seres humanos, estaremos fadados a carregar uma carga muito grande em nossas vidas. A diferença, se é que ela pode existir e ser considerada dessa forma, consistirá, apenas, no nível social e patrimonial que estes últimos apresentarão em relação àqueles primeiros.
      Mas na questão dos custos e dos encargos que essa vida nos exige, ambas as categorias de pessoas arcarão com eles. De uma forma ou de outra. E ninguém poderá afirmar que a sua carga é menos ou menor do que daqueles. Sempre haverá sacrifícios a suportar e encarar.
      Mas existe um só detalhe nisso tudo: A escolha do fardo (o tipo ou o tamanho) sempre será nossa. De um jeito ou de outro. E não há para onde correr.
      É a vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário