Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

TAMBÉM POSSUÍMOS UM PEDAÇO AFRICANO EM NOSSO PAÍS: O NORDESTE

    É minha gente, o Carnaval acabou. Agora, é arregaçar as mangas da camisa e enveredar pelo trabalho. Com afinco e determinação, para se colocar em dia as finanças e as contas das despesas carnavalescas que, como sabemos, foram altas e muitas.
    E como sempre acontece, as mumunhas serão extensas. Principalmente as que tem a ver com o resultado final do desfile das escolas de samba. Alguns ficarão aborrecidos com o resultado mas, ao final, todos se salvarão.
     Mas um fato chamou-me à atenção nesse último desfile. Mais de uma agremiação fez referência à cultura africana em seus desfiles, a ponto da Beija-Flor ter recebido do país Guiné Equatorial, cerca de R$10.000.000,00. O que não deixa de ser espantoso, e sob muitos dos pontos de vista dessa questão.
     Digamos que eu não seja expert em nada e coisa nenhuma. Mas passo longe de ser uma pessoa que possa ser classificada como estúpida e ignorante. Tenho conhecimentos bastante para
fazer certas assertivas e abordagens, sobre vários e diversos assuntos. E assim me posiciono nesse espaço, através de muitos artigos postados nele.
     Daí que uma surpresa me acomete, quando vejo falarem no continente africano. E não me venham acusar de preconceituoso ou coisa parecida, por tal assertiva. Baseio-me apenas num fato. É o mais atrasado do planeta. É lá onde está o maior número de pessoas em pior condição de vida. Onde morrem outras milhares, de fome, de sede e de doenças contagiosas.
     Só baseado nisso, é para se analisar tal situação. Como é que pode alguém ainda buscar embasamento numa situação dessa? E se sabe que aquele continente possui grandes possibilidades petrolíferas e de minas de diamantes, o que podem gerar muitas riquezas àquele povo. Mas o clima por lá não é tão favorável. E lá é onde se situa o maior deserto do mundo, o Saara.
      Mas como já dito aqui neste espaço, "a vida não é Contabilidade, mas é como se fosse: possui contra-partidas", admite-se que tais movimentações visam chamar à atenção do mundo para tal problemática, favorecendo as iniciativas que perpetrarão a melhoria daquele continente. Aí esse autor dá a mão à palmatória. Mas com ressalvas, diga-se de passagem.
      Uma região muito problemática, se dar ao luxo de financiar escola de samba em outro país. Com o agravante do seguinte: A possibilidade de uma grande parte do dinheiro dito de investimento, ser desviado para bolsos escusos, que é o que acontece com muita frequência no Brasil. Daí, muitas crianças e velhos sentirão na própria pele esse desperdício financeiro. 
      Apesar de que muito já se divulgou das dificuldades daquele povo e dá pra lembrar sobre o USA from África, onde houve a mobilização dos maiores artistas da música internacional, numa canção que fez muito sucesso e arrecadou uma receita extraordinária em favor deles. Mas que não alterou nenhum pouco a situação daquela região. Continua tudo como "dantes no quartel de Abrantes".
      E no caso dos brasileiros, o que deveria ser feito por todos, sem exceção, é mobilizar-se em prol do Nordeste Brasileiro. Esta região, a grosso modo, pode ser considerada como se fosse o nosso continente africano, tais são as suas dificuldades por lá, mormente a da falta d'água em boa parte daquela região, o que ocasiona muito sofrimento à população..
      Sabemos, também, que morre muita gente de doenças e fome. E um dos fatores do ajuntamento nos grandes centros brasileiros se deu em função da fuga de parte da população nordestina, para o Sul e Leste do país, mesmo sabendo que eles foram agentes muito importantes no desenvolvimento dessas regiões em passado recente.
       E voltando ao caso da Guiné e os dez milhões à Beija-Flor, não deixa de ser um espanto, investir-se quantia tão grande, para propagandear aquele país, sabendo-se das muitas dificuldades que aquela população encontra em seu dia-a-dia, e tal valor poderia ser empregado em coisas mais importantes e que poderiam proporcionar melhores situações àquele povo. Vá se entender tal imbróglio.

*Em tempo: o assunto relativo aos dez milhões de reais pagos pela Guiné à Beija-Flor, já está rendendo matérias diversas e conflitantes nos meios de comunicação brasileiro.

*Em tempo 2: A agremiação beneficiada logrou êxito na disputa, sagrando-se campeã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário