Total de visualizações de página

sexta-feira, 10 de junho de 2016

ROBOT 100 x HUMANO 0

   Não sei quem é que insiste em dizer que somos todos iguais?! E até mesmo que temos os mesmos direitos?! Isso não passa de pura falácia. Porque no nosso cotidiano, as diferenças são marcantes e profundas. Em ambos os casos.
   E num país como o nosso, a cada dia acentuam-se essas diferenças. Os poderosos expressam toda a sua força através das condições financeiras, econômicas e patrimoniais que possuem. E não há quem possa barrar tais circunstâncias.
   Tal situação observa-se facilmente no âmbito político. Porque a malta só elege gente poderosa. Mas esse processo, claro, não é exclusividade só no Brasil. Ele atinge o mundo inteiro. E estamos prestes a rever tal coisa na eleição americana, haja vista que um dos candidatos que concorrem é Donald Trump, possuidor de um verdadeiro império financeiro/patrimonial, que disputará com a outra candidata Hillary Clinton.
   Mas esse processo de domínio está se estendendo mais profundamente e de uma forma acelerada com a tecnologia no mundo. A ponto de já observar-se uma questão muito aterradora. É que o ser humano está ficando para trás em relação às máquinas. Essas já estão dominando o mundo e a raça humana, de uma forma que podemos classificar, até, como letal. Porque o que está aumentando de violência no planeta, e gerando muitas mortes, pode ser atribuído à essas situações de progresso industrial/tecnológico.
   Sim, porque se as máquinas andam substituindo a mão de obra humana, o número de pessoas que perdem seus empregos é diretamente proporcional a essas causas. E se não está havendo a preocupação de reempregar essa gente em outras atividades, só resta a eles a ociosidade. E esta, como diz a sabedoria popular, "é oficina do diabo".
  Mas com o avanço dessa tecnologia, temos ao nosso dispor uma variante muito mais terrível que é a Inteligência Artificial. E já podemos ver seus estragos através dos chamados "aplicativos". As operações, manobras, tarefas e que tais, estão sendo desenvolvidas por eles, colocando as pessoas totalmente dependentes. E elas não estão dando fé disso.
  Um dos mais sólidos exemplos é na classe bancária. Nessa última década, quantas pessoas perderam seus empregos nessa área, sendo substituídas pela máquina (o computador/informática)? E é só observar em muitas outras áreas o estrago que está sendo causado por esse processo.
  E só para despertar a atenção de todos, é bom lembrar que trens e aviões, dentre mais alguns itens, já funcionam por controle remoto, sem a necessidade da ação humana. E numa fábrica automotiva, muitas das tarefas antes executadas pela mão humana, hoje em dia são feitas por robôs (computadores). 
  Por fim, tudo isso pode ser maravilhoso para muitos. Mas para outros muitos, a coisa é mesmo assustadora. Porque perderão suas atividades profissionais e se não se prepararem para tais situações, poderão fazer parte desse contingente de largados pelas ruas, como já estamos vendo nesse nosso presente.
  Infelizmente para os que já estão na terceira idade, isso não é nenhuma novidade. Porque lá pela metade do século passado, já se ventilava tal ideia e/ou hipótese. O ruim disso tudo é ver que tais profecias já fazem parte das nossas vidas nesses tempos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário