Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de junho de 2016

UFA! AINDA BEM!

    O ser humano seria trágico, se não fosse cômico. Mas se trocarmos a ordem dos termos nessa mesma frase, não fará nenhuma diferença em seu teor. Porque algumas vezes ele é trágico. Mas em muitas das vezes, é cômico.
    E esta última condição, chega as raias do ridículo, tantas são as suas mazelas nessa vida. A começar pela complicação que causa a si mesmo, diferentemente do que deveria fazer: criar facilidades para viver melhor. Mas a isso é o que chamamos e classificamos como paradoxo. E isto já foi explicado em outros textos nesse mesmo espaço, há tempos atrás.
    São tantas as situações de decepção e vexames, que não fica difícil encontrar uma específica para exemplo. E nesses dias modernos, pode pegar-se uma situação como: "pagar mico". Que anteriormente dizia-se "passar vergonha". Mas hoje isso não acontece porque grande parte das pessoas, princialmente as mais jovens, nem sabem o que isso quer dizer.
    Em tempos já idos, quando alguém passasse vergonha por alguma coisa, ficaria amuado por vários dias, sem querer mostrar a cara fosse onde fosse. Mas hoje, sai-se por aí, serelepe, com a cara mais lisa do mundo. E ainda se ri da situação, o que antes não acontecia, porque as pessoas costumavam ficar com ela vermelha. 
    Então, fica-se imaginando o seguinte: como será, daqui a trinta, quarenta anos, com a mudança dos modos e conceitos da vida, como se portarão as pessoas quando cometerem deslizes ou atos risíveis? E até seria bom se pudéssemos nos transportar para esse futuro, para ver as coisas lá. Mas, infelizmente, ainda não temos tal possibilidade. Daí que só resta criar conjecturas a respeito. E só.
    Mas pelo menos há um consolo para essa geração atual e para as que virão. É no aspecto da descartabilidade. Porque nesses tempos atuais e futuros, tudo é e será descartável. E dessa forma poderá nem haver mais registros disso, facilitando o esquecimento das gafes. Só que as tradições também serão zeradas. 
    E não se sabe se isso é, ou será, bom ou ruim. Felizmente temos a rede mundial, que guarda e guardará todas as coisas que se deram, dão e darão nessa vida. E mesmo que virtualmente, ter-se-á uma leve noção do que foi, é e será ridículo na ação humana. 
    Ufa! ainda bem!
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário