Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de junho de 2016

"DEUS É BRASILEIRO !"

    O atentado no aeroporto de Istambul, na Turquia, deve servir de alerta para as autoridades brasileiras e em especial a carioca, porque com a proximidade das Olimpíadas de 2016 na cidade, já existe gente acreditando na possibilidade de um atentado aqui em nosso pais.
    E apesar do Brasil não ter nenhum histórico que envolva tais artifícios, bem como é uma nação considerada pacata e sem outros envolvimentos, não se pode desconsiderar essas possibilidades. Porque o terror anda a assustar  o mundo, sem medir consequências, bem como limites de ações. 
    Infelizmente a polícia do Rio de Janeiro, nesta última Segunda-Feira, 27, incumbiu-se de aterrorizar o país e boa parte do mundo, ao protestar no Aeroporto Tom Jobim, expondo um cartaz de tamanho enorme, afirmando das possíveis dificuldades que terão em arcar com a segurança pública na cidade, durante a realização da Olimpíada.
    A crise política, econômica e financeira que assola o país e o Governo do Rio de Janeiro, expôs uma situação de verdadeiro caos. Onde as verbas não estão custeando as atividades públicas, causando com isso grande deficiência na manutenção geral no Estado. E assim é que as coisas poderão se complicar daqui para a frente.
    Um ato desses é terrivelmente assustador. Porque se a própria polícia confessa não possuir nenhuma condição de assegurar a segurança dos habitantes da cidade, bem como, e principalmente, dos turistas que aqui estarão durante tal evento, o que se pode pensar a respeito?
    É claro que a repercussão disso já alcançou o exterior. E assim, muita gente, por certo, já cancelará sua vinda ao Brasil, deixando o ensejo de que a movimentação de pessoas durante tal evento não alcançará as expectativas de dirigentes e organizadores, bem como do comércio em geral. E a classe hoteleira será a mais prejudicada com isso.
    E lembrando uma afirmação muito famosa da sabedoria popular, é bom contar com a sua teoria: "Deus é brasileiro !". E só Ele, no caso, pode garantir que tudo corra bem nesse período, haja vista que a situação geral brasileira nesses últimos tempos, não anda lá bem das pernas.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

COVARDIA

    Mais uma vez o mundo é alvejado violentamente pelo terrorismo. E dessa vez em Istambul, capital da Turquia. Com, pelo menos, 28 pessoas mortas e mais de 60 feridas. Sem contar o estrago nas instalações do aeroporto e suas operações normais de embarque e desembarque de passageiros.
    De imediato pode-se deduzir que nenhuma mente humana pode ou poderia aceitar tal atentado. Muito menos explicá-lo. Isso através de uma análise simples e racional. Porque tais episódios fogem à normalidade. Nenhum ser humano em estado normal poderia entender uma coisa como essa.
    O simples ato de matar e ferir pessoas de forma aleatória já é repugnante. Porque é uma ação covarde. E essa gente ainda quer se justificar de algum modo, coisa que não dá pra aceitar, de jeito nenhum. Mas infelizmente o mundo está sujeito a esse tipo de ação. E elas vêm acontecendo com uma frequência pra lá de absurda. 
    A fabricação de explosivos e quaisquer armas ou coisas que envolvam esse tipo de ação, devem ser muito bem controladas. E observando-se a gravidade dos efeitos que podem causar ao mundo, os cuidados e controles deveriam ser redobrados. Mas parece que isso não acontece. Isto porque vê-se essa gente conseguir adquirir tais artefatos, e com eles perpetram suas ações maléficas e malignas.
     E observando-se tais acontecimentos, é de se imaginar o porquê de alguém investir em ação tão absurda, intentando contra seus semelhantes, sendo que nenhum deles, dos mortos e feridos numa ação como essa, tenham feito quaisquer coisas prejudiciais a quem efetuou tal atentado? E isso é que torna o fato totalmente inadmissível.
     Dessa forma, seria até necessário criar-se leis universais, para condenar e sacrificar todo autor de crimes como esses. Sem nenhuma possibilidade de se perder tempo com julgamentos demorados. Coisa sumária. Porque o mundo não pode conceder nenhum tipo de condição para essa gente ficar impune de seus crimes. E suas execuções teriam que ser públicas, expostas para todo o mundo. Para que os que pretendam ou pretenderem agir nessas ações, saibam muito bem o que lhes esperará, se presos.
      

terça-feira, 28 de junho de 2016

SOCORRO !!!

     Ao ouvir no rádio uma pequena parte de uma entrevista de alguém que possivelmente estaria ligado à área da Psicologia ou da Psiquiatria, que nem consegui saber quem era, onde o mesmo falava a respeito do comportamento atual de certas pessoas em carregar negatividades em tudo o que ouve, vê, lê e vive, não necessariamente nessa ordem, atribuindo, neste caso, a um deslocamento qualquer em termos de emoção ou algo parecido, que a faça, sempre, ver a coisa de forma negativa, recusei-me a ouvir por mais tempo tal explanação.
      E aqui cabe uma justificativa para tal recusa, em função de que uma pessoa como essa, parece não ler jornais, ouvir rádio, ver televisão, bem como deve viver isolado ou afastado do dia a dia das outras pessoas. Porque a situação que se nos apresenta nessa atualidade, principalmente nos grandes centros e capitais, não há como não agir da forma pessimista, digamos, por mais equilíbrio que alguém possua para encarar as coisas que se dão nesse nosso cotidiano.
      E eu tenho que colocar, logo, as minhas barbas de molho, cuidando-me para que não seja diagnosticado como já estando fora dos meus domínios psíquicos, pronto para baixar a algum manicômio, com certeza. Porque o que ando vendo, lendo, ouvindo e vivendo, não necessariamente nessa ordem, repita-se, é exatamente o que podemos já classificar como caos total. E a imprensa, em todos os seus meios, nos incumbe de tomarmos conhecimento de todas as tragédias, mazelas, maracutaias e afins nesse nosso cotidiano.
      Então, nesse caso, é bem possível que grande parte da população brasileira, e quiçá a própria população mundial, já esteja com sérios problemas psicológicos e/ou psiquiátricos, com certeza. Mas, é claro, tenho que, apenas, remeter-me à nossa nação, que é onde vivo e sobrevivo. E mais exatamente na cidade do Rio de Janeiro, a coisa anda pra lá de terrível. Em todos os níveis, sentidos e direções. A ponto do próprio Governador em exercício, ter declarado que o estado faliu, praticamente, sem ter dinheiro para nenhum de seus compromissos futuros.
       Então, o que se vê na cidade e no estado? Greves, paralisações, mau atendimento à população em todos os serviços públicos que ela busque. Enfim, como se pode classificar uma situação dessa? É coisa de quem está fora do seu normal? Coisa de quem é ou está perturbado psicológica ou psiquiatricamente?
       A violência já tomou conta de tudo. E as mortes são diárias e frequentes, atingindo a qualquer um, sem escolher cor, credo, sexo e outros itens quaisquer. E aí ainda vem alguém pra dizer que temos que manter a cabeça fria? Convenhamos, só pode ser pura brincadeira ou gozação. Ou, então, é coisa de quem não tem o que fazer ou não tem noção de coisa alguma do que ocorre em seu cotidiano.
       E aí alguém poderia dizer: "Tome cuidado ao ser consultado por um psicólogo ou psiquiatra". Verifique primeiro o nível de qualidade e bagagem que o profissional possui. Porque, vai que você seja enquadrado no rol dos perturbados ou desajustados? Correrá sério risco de ser colocado num manicômio qualquer, ficando lá por tempo imprevisto e não declarado. E ainda existe a ideia de que todo louco nunca reconhece tal estado e estágio, querendo passar a todos que é um ser normal.
      Então, prepare-se para gritar alto:  Socorro !!!

* Em tempo: Pelo menos ainda não estou rasgando dinheiro.
     

segunda-feira, 27 de junho de 2016

O BRASIL DE ONTEM, HOJE E AMANHÃ: QUAL É O QUE NÓS QUEREMOS?

     De tudo o que já se viveu, leu, ouviu e viu, não necessariamente nessa ordem, não é difícil chegar-se à conclusão de que o Brasil é o país dos absurdos. Isto porque a situação a que se chegou nesses dias atuais, dão conta de que, mal comparando, ele pode ser considerado um tremendo queijo suíço, de tanto furo ou buraco que possui. Tanto em sua estrutura, quanto na conjuntura.
     E a imundície alcançou um patamar que em nenhum outro país do mundo se viu igual. Mesmo que se saiba de outros que também estão altamente comprometidos com sujeiras. Mas aqui, a coisa ganhou ares de assustadora, porque envolve agentes e políticos públicos, tanto nos planos federal, estaduais e municipais. É uma coisa só.
     Então, mesmo que alguns (que podem ser muitos, também), estejam (ou foram) contrários ao período de 1964 a 1985, que denominaram de "ditadura", não há a mínima chance de se aprovar tudo o que está aí à nossa disposição no plano coletivo. É muita lambança, sim. E a desonestidade dá a impressão de ser endêmica.
     E é interessante ressaltar que esta presente situação iniciou-se, exatamente, a partir do que denominou-se de "abertura política", ou seja, com a retomada do sistema democrático no país. De lá para cá, quase todos os que fizeram e fazem parte do universo público/político brasileiro só tem uma única preocupação: locupletarem-se da coisa pública. E com um agravante: a sede ao pote é estarrecedora. Envolve valores estratosféricos, com a Operação Lava Jato deixando tal fato muito às claras.
     Óbvio é que os petistas se manifestem no sentido de que todas as sujeiras perpetradas por eles, também o foram por todos os outros que os antecederam. E isso é autêntico. Mas não se pode admitir, de jeito nenhum, uma alegação de defesa sobre atos repugnantes e inaceitáveis. Até pelo contrário. O Partido dos Trabalhadores, PT, até chegar ao poder maior no país, sempre criticou a tudo e a todos, princialmente no âmbito das maracutaias. Mas ao tomar o poder central, perpetrou ações até piores do que seus antecessores. E isso é um fator agravante nessa situação.
     O triste é ainda ver pessoas que não aceitam a queda do PT. E afirmam ter sido um "golpe". Mas aí é necessário dizer-lhes o seguinte: Como é que pode, gente petista e apaniguados, serem condenados com penas que variaram de cinco a trinta e sete anos de prisão? Isso também foi golpe?
     E já que criaram essa assertiva, de "golpe", faz-se necessário também dizer que "golpe", foi o que o Lula, a D. Dilma e o próprio PT perpetraram contra a nossa nação. Arrombando com o erário, desviando dinheiro de todos os jeitos e modos, bem como promoveram no país a sua própria falência. Isto sim.
     Mas existem outros agravantes nessas situações. É saber que o número de gente comprometida com essas lambanças é enorme. E pelo andar da carruagem, difícil será encontrar nesse metier alguém que possua as mãos limpas dessa sujeirada. Talvez, e com ressalvas, os que não participaram dos conluios e acordos, não participando das alianças entre eles, porque, desta forma, não tiveram nenhum acesso aos caixas públicos. Aí fica difícil ter a certeza da correção de alguns.
     É óbvio que dentro dessa situação existam pessoas que não participaram das mesmas mumunhas. Mas mantiveram-se omissas em detonar as ações criminosas dessa gente. E é de se entender o porquê não o fizeram e nem o fazem. O preço a pagar seria muito alto, a ponto de perder a própria vida, se o fizessem. Os que andam dando com a língua nos dentes, são os próprios criminosos, que o fazem só com o intuito de escapar das garras da Lei, bem como aliviar suas penalidades e condenações. Dos males o menor.
     E agora, a partir de tudo o que está aí, é torcer para que quase todos os envolvidos sejam descobertos, punidos e condenados à prisões, para dar início a uma outra era em nossa nação. E que todos os que pretenderem seguir pelo caminho da safadeza e da falta de vergonha, tenham a certeza de que estarão sujeitos à penalidades, sim. Que acabe a era da corrupção e da impunidade no país.

sábado, 25 de junho de 2016

É A VIDA

   E, de certa forma, pegando carona no texto anterior, pode-se dissertar a respeito das desigualdades humanas no planeta Terra. A começar pela variação étnica que é um dos fatores que mais causam discussões entre as pessoas nesse mundo.
   No entanto, conforme as especificações do estudo do DNA definiu, geneticamente a população mundial possui identificações profundas entre todos. E seria necessário que, de uma vez por todas, esse parâmetro deixasse de ser usado na comparação entre as pessoas desse planeta.
   E particularmente sempre discordei da propriedade humana chamada inteligência. Porque do que se vê nas práticas dessa raça, as ações são totalmente contrárias a tal ideia. Haja vista que as situações que se observam no mundo, não caracterizam atos inteligentes, a começar por uma guerra entre nações. O que é uma tremenda barbaridade humana.
   Também já abordei a respeito das divisões geográficas na Terra. Seria bom que se abolissem as fronteiras, divisas e limites. Somos todos apenas terráqueos e mais nada. Nascemos, vivemos, moramos e morreremos nesse planeta Terra.
   Infelizmente tais questões não são observadas por muita gente. A própria Ciência, através de seus cientistas, já deveria ter trabalhado sobre isso, para tentar eliminar essas divisões. Porque a Humanidade deveria ser totalmente homogênea, sem distorções. Daí as muitas nuances que a envolvem, o que acaba criando situações que fogem ao bom senso humano.
   Do que já li, vi, ouvi e vivi, não necessariamente nessa ordem, concluo que um dos fatores mais nocivos à raça humana foi a criação pecuniária. E nem se precisa ser especialista em coisa alguma pra saber, e perceber, que muitas das situações nocivas à espécie, é a ambição pelo dinheiro.
   Sabe-se muito bem da complexidade que envolve as diferenças humanas, principalmente no aspecto da utilidade e da produtividade laboral entre as pessoas nesse mundo. Enquanto há aqueles que se voltam para isso, outros fogem dessa alternativa, buscando subterfúgios, às vezes negativos, para sobreviver. Mas a sociedade criou leis, regras, regulamentos e normas, para balizar  e punir essas distorções.
    Enfim, o ser humano poderia  abandonar certas práticas que acabam por criar tantas diferenças entre eles. E com isso, poderia eliminar uma série de situações que lhes são contrárias. E a primeira delas, que se acentua de forma absurda nesses tempos atuais, é a violência urbana. Porque o próprio progresso e a evolução tecnológica, estão colocando à margem da vida, um contingente muito grande de pessoas. E estas, sem nenhuma alternativa pra viver, acabam descambando para ações nocivas contra outras.
    E um dos fatos mais interessantes que existe, é a enorme disparidade entre os mais ricos e os mais pobres. Os números entre essas pessoas é totalmente desequilibrado. Porque a desproporção indica que poucos detém um extraordinário patrimônio financeiro/econômico, enquanto que milhões quase não possuem nada, vivendo em dificuldades crônicas e perenes por toda a sua vida.
    Então, as situações críticas estão aí à vista de todos. E até se sabe os meios necessários para se consertar todas as distorções. No entanto, a impressão que se tem é a de que não há intenção e nem vontade de resolver tais problemáticas. E assim, o mundo vai caminhando para o seu fim. Ou então para uma mudança radical, em que os humanos se transformarão em meros objetos, comandados por máquinas inteligentes.
     É a vida.
    
    

sexta-feira, 24 de junho de 2016

REFLEXÃO UNIVERSAL

    Num filmete (vídeo) que me foi encaminhado por um amigo virtual, em minha página do Facebook, e é claro que milhões de pessoas, no Brasil e no mundo, o tenham recebido. Se não, ainda o receberão. Cientistas pegam um grupo de pessoas numa sala, digamos que entre vinte e trinta delas, e começam a indagar se elas sabem quem são e se conhecem a sua própria existência.
    E diga-se que nessa sala estão pessoas de quase todas as regiões do planeta. E dentre as perguntas que lhe são dirigidas, algumas querem saber de que país ou povo não gostam e nem aprovam, bem como se sabem de sua própria origem e composição genética.
    Tal estudo/análise, faz abordagem direta sobre o DNA de uma pessoa. E é claro que muitos disseram coisas absurdas, ou sem sentido, e até mesmo ofensivas a algo, alguma coisa ou alguém. Também houve arroubos de superioridade de sua origem sobre outras pessoas. Enfim, todos na sala falaram o que quiseram e o que pensaram a respeito da questão que lhes foram apresentadas.
    Daí que os cientistas pediram a um por um desses participantes, que colocassem suas salivas num recipiente,  com uma determinada marca, e a quantidade deveria alcançá-la. E assim foi  feito por todos. O que lhes foi relatado que aquelas substâncias iriam servir de exame e análise do DNA de cada uma delas.                                                                       O Universo
    E após duas semanas, tornaram a reunir as mesmas pessoas naquela mesma sala, para apresentar o resultado dos DNAs de cada uma delas. E todas tomaram conhecimento da formação genética individual ali apresentada, o que, logo que lhes foi mostrado, causou uma tremenda surpresa em cada um desses componentes.
    Em resumo, um dos cientistas afirmou que, geneticamente, muitos eram primos, mesmo que distantes, pela formação genética que possuem. E nisso, houve gente que levou um tremendo choque emocional, por se imaginar sendo de uma raça, digamos, ariana ou caucasiana, mas que não tinha essa formação genética.

    É muito comum alguém de origem européia, por exemplo, subestimar alguém dos continentes africano ou da Ásia. E isso é, e será sempre, uma discussão fora de propósito. Porque as pessoas são quase iguais em todos os continentes do planeta. Em todos eles existem pessoas bonitas, competentes, formosas e ect...
    Mas também nesses mesmos continentes, existem pessoas ao contrário dessas primeiras propriedades apresentadas. Em resumo: ninguém poderá considerar-se superior a nenhum ser de outra raça. Porque o ser humano tem méritos e deméritos, indiferentemente de sua composição genética.
   E algum tempo atrás, numa palestra que assisti pelo Youtube, de um conhecidíssimo cientista americano, chamado Neil deGrasse Tyson, ele enfatizava que o nosso planeta, a Terra, tem a formação de todas as substâncias que existem no Universo. Porque elas chegaram e entraram em nosso meio, através das muitas explosões e que tais de tudo o que há nesse mesmo Universo.
   Mas completando, ele enfatiza também que nós, os terráqueos, nem precisaríamos explorar o Universo, como os cientistas andam fazendo. Bastaria examinar, pesquisar e analisar o que existe em nosso planeta. Desde a superfície, a atmosfera e suas camadas, bem como na profundeza do mar e do próprio solo do planeta. E aí, segundo ele, encontraremos todas as explicações que nos bastará. É óbvio que é uma opinião particular de um cientista. Mas para nós leigos, pode-se considerar como uma tirada interessante e profunda, com certeza.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

O BRASIL AINDA É UM PAÍS ATRASADO, SIM!!!

    Por mais de uma vez já fiz citação a respeito do atraso estrutural e conjuntural de nosso país. E desde 1970, quando cursava o Científico, nomenclatura daquela época, ouvia e lia a respeito disso, onde se dizia que o Brasil era um país subdesenvolvido. Mesmo que alguns otimistas dissessem que o mesmo era um país em desenvolvimento.
    Daí que mais de quarenta anos passados, continua-se com tal assertiva, mas com uma situação concreta: o Brasil é um país atrasado, se comparado com outros do hemisfério Norte e da Europa. E isso é um fato incontestável.
    E nos dias atuais, com tanta lambança que vemos acontecer em nossa terra, não há como não aceitar tal situação. Porque o nível de desmandos, de sujeira e descalabros que alcançamos, é de estarrecer. Onde se vê dois fatores atuarem sobre tudo e todos: a corrupção e a impunidade. E mesmo que esta última esteja sendo revista e já vemos gente graúda ser defenestrada do poder e condenada à prisão.
    Mas também já ouvi e li a respeito dos mecanismos que a Receita Federal possui em relação a fiscalizar a vida dos contribuintes brasileiros, podendo verificar e/ou constatar movimentações ou progressos fora do normal nas vidas financeiras/econômicas/patrimoniais das pessoas que estão nesse controle, descobrindo, assim, se há alguma irregularidade em tais situações.
    E que acreditemos nisso. Mas entre o crédito e a ação que o órgão efetua, pode-se seguramente afirmar que não representa a verdade dos fatos. Porque nos âmbitos políticos e públicos no país, é nítida a progressão financeira/econômica/patrimonial de muita gente nesse universo, o que chama muito mais a atenção de que alguma coisa irregular acontece em suas vidas, que possa justificar tal progresso.
    Assim é que as operações da Lava Jato tem demonstrado tais absurdos, onde se toma conhecimento do comprometimento de tanta gente nisso, mas que não chega a causar otimismo em se ver que o país mudará tais situações. E a gravidade delas se encontra nos meios políticos e públicos, onde as maracutaias chegam ao extremo, movimentando valores estratosféricos, como tem sido noticiado na imprensa brasileira.
    Daí cabe uma simples pergunta: Por que essa gente ainda não caiu nas malhas do fisco brasileiro? Pelo menos que a população saiba quantos são e, principalmente, quem são. Bem como arranjaram tal situação. Isso seria fundamental acontecer, para que saibamos de todas as mazelas perpetrada por essa gente do mal, que se locupleta do erário, na maior cara de pau.
    Infelizmente, ainda não alcançamos o padrão mundial de perfeição em fiscalizar as coisas erradas que alguém faz em nosso país. Enquanto isso, os escândalos vão acontecendo em série, a ponto de alcançar um nível absurdo, onde até mesmo os Estados e Municípios  se declararem falidos, sem conseguirem cumprir  com as devidas obrigações fiscais e financeiras.
    Então, é lembrar uma frase muito conhecida, expressada com frequência na televisão, por um dos âncoras de um Jornal de Notícias: "ISTO É UMA VERGONHA !!!

quarta-feira, 22 de junho de 2016

A FALSIDADE E O DESRESPEITO ENTRE TODOS

    Uma pergunta que não cala nunca: Por que é que temos que conviver com gente falsa na vida? E o tempo inteiro dela?
    Pois quem souber, quiser e/ou puder, não necessariamente nessa ordem, responder, que o faça. De antemão, o agradecimento será imediato por parte de todos. Ou de muitos.
    Caramba! Durma-se com um barulho desse. Você conviver com pessoas que ficam com aquele "sorrisinho de cachorro cagando na chuva", como dizia minha velha mãe, pessoas estas que são falsidade pura. E na maior cara de pau, diga-se.
    E apesar de não possuir e nem seguir nenhuma religião, pego o mote de uma das afirmações do Espiritismo, para dizer que só pode ser carma. Ou até mesmo uma sina, deparar-se com tal tipo de gente no cotidiano. O que, infelizmente, acontece em maior vezes do que queremos ou esperamos.
    Só pra corroborar tal assertiva, num dia desses liguei para um dos que costumamos chamar de "amigos", para falar de um assunto profissional. De certa forma, apresentei a ele tal questão, incluindo aí uma manifestação de solidariedade numa condição ruim de saúde que ele possui, na qual em recente passado apresentou problemas de saúde.
    E tive a preocupação de ligar para saber sobre ele, falando com a sua esposa, que manifestou agradecimento com o fato. Mas desconfio que nem repassou o contato a ele, haja vista que nunca ligou para manifestar agradecimento pelo meu interesse em saber de seu estado físico. Mas isso já é quase um fato normal nesses dias atuais. As considerações entre as pessoas são muito pequenas.
    Mas nesse último contato, após apresentar as minhas ideias, ainda conversamos rapidamente sobre outras coisas superficiais, mas que ele, de repente, disse que não poderia continuar conversando, haja vista que apareceu um imprevisto em casa, informando-me que ligaria depois. E assim terminamos aquela conversa.
    Só que esse "depois" não aconteceu até hoje, alguns dias passados. Demonstrando o pouco caso que ele tem para comigo. E como existe uma certa brincadeira que envolve o clube Botafogo, onde dizem que "tem coisas que só acontecem ao Botafogo", eu por mais de uma vez pego e pegarei tal frase para aplicar à minha pessoa. Porque é com certa frequência que encontro com gente que diz que "precisamos nos encontrar" ou "nos falar". Mas que isso nunca acontece, donde posso deduzir que a falsidade dessa gente é demais.
    Felizmente sou uma pessoa que, com certa precaução, poderia até dizer-se, ou considerar-se, auto suficiente. Não vivo a depender de favores e nem gentileza de ninguém. Por isso chego a morrer de rir dessa gente. Tal é a pequenez que expressam com tal comportamento.
    Oras, se eu não gosto de alguém, não tenho que ficar manifestando falsidades para com ele. Não demonstro sentimentos que não possuo em relação a ele. Claro que isso é o que deveria ocorrer nas relações sociais que praticamos. Mas não é dessa forma que acontece.
    Enfim, o ser humano ainda tem muito o que aprender nessa vida. Uma das coisas que anda faltando de forma profunda é o respeito ao próximo. Sendo que isso fica só no plano da teoria. Porque na prática, a falsidade e o desrespeito rola de forma intensa e profunda entre quase todos.
    Uma pena.

terça-feira, 21 de junho de 2016

DESAPONTAMENTO

   Se fosse manifestar um conceito sobre o comportamento humano nessa atualidade, este seria o de desapontamento. Isto porque o que se observa nesse nosso cotidiano, são ações tristes das pessoas, que desconsideram aquilo que deveriam expressar nessas ações para com o seu semelhante.
   Então, desaponto-me pelo profundo individualismo que observo nelas. Onde a intenção primeira e maior é levar vantagem. Sobre tudo e todos. Desconsiderando, por exemplo, a humanização que temos que expressar em nossos gestos e atos, para com o semelhante.
   E como já dito várias vezes nesse espaço, não tenho e nem sigo nenhuma religião. Mas também não dá pra deixar passar um exemplo que se tem conhecimento, na figura de Jesus Cristo, que afirmou, segundo consta, que a maior ação humana, que deve ser perpetrada por cada um, é a da solidariedade e ação direta ao semelhante. A ponto dele merecer a primazia de todas as nossas.
   É óbvio que nos deparamos com um tremendo de um paradoxo nessa nossa existência. As teorias e lições estão aí dispostas e disponíveis para o exercício concreto delas. Mas isso não ocorre. Aliás, ocorre em sentido inverso. Porque, como já dito, o individualismo é que impera. Juntando-se outras ações mais. A mesquinhez, o egoísmo, o oportunismo, e até mesmo a maldade.
   Oras, quem lê umas coisas como essas aqui expostas, pode vir à sua mente um pensamento imediato: o da negatividade. Sim, é também. Mas, contudo, é antes de mais nada um realismo profundo. Sobre aquilo que se observa nas pessoas nesses nossos tempos. E que talvez não seja observado por muitos, até mesmo pelas ações aqui citadas. Elas, não conseguem notar e nem observar o que fazem, bem como o que veem nas outras pessoas. Aí é apelar para Freud, quem sabe?

segunda-feira, 20 de junho de 2016

O TERRORISMO NO BRASIL É CRÔNICO POR PARTE DOS POLÍTICOS.

    Com a proximidade do início da Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro, o assunto que rola é o da segurança pública no país e, principalmente, nesta cidade. E que já andam revelando a presença de terroristas nela, preocupando as autoridades, que buscam já tomar providência até mesmo junto aos Estados Unidos, que é o país que mais lida com esse tipo de coisa.
    Mas que o nosso povo, brasileiro e carioca, não se preocupe com isso, não. Porque a ação de terroristas nesse país, não é nenhuma novidade, bem como já vem de longa data. Porque os políticos e a maioria dos homens públicos brasileiros fazem esse exercício em nossa nação o tempo todo.
    E com a ação da Operação Lava Jato, ficou mais do que configurada e homologada a ação dessa gente. Roubam dinheiro público com a maior serenidade. Ou seria cara de pau? No fim, é a mesma coisa. E diga-se que os valores que desviam é exorbitante. É muita grana, sim!
    Mas quem paga a conta é o povo brasileiro. E paga alto. Além de valor pecuniário, paga com a vida e a dignidade. Porque o que morre de gente nessa terra, não está no gibi. É na porta dos hospitais, nas filas do INSS, no dia a dia em trânsito pela cidade. Enfim, morre mais gente em nosso país do que nas guerras que ainda existem em algumas partes do mundo. Quer maior ação terrorista do que essas?
    Infelizmente ainda se tem que lamentar é a falta de consciência do cidadão brasileiro. Porque é ele que escolhe essa gente e as coloca no lugar onde nunca deveriam estar. Gente da pior espécie. E com um agravante: em cada eleição, os reelege. Mas com um outro agravante até pior: andam elegendo seus parentes. Daí dando a parecer que a coisa pública nesse país é como se estivéssemos nos tempos pós descobrimento do país.

sábado, 18 de junho de 2016

A BUSCA: CONSTANTE E INCESSANTE DO HUMANO NO PLANETA

    Aproveitando um certo clima de relaxamento espiritual, seja lá o que isso queira dizer, mas todos o devem saber, vou dissertando em assuntos um tanto quanto distantes dessas loucuras desse nosso cotidiano. Porque não há quem esteja aguentando tanta pressão psicológica e de baixa sintonia, como a que estamos sujeitos nessa vida atual.
    E seguindo dentro de assuntos com bastantes proximidades, que tem a ver com computador, internet e que tais. Porque o dia a dia das pessoas já não pode ser longe dessas parafernálias, bem como de outras mais. E os tais de aplicativos que o digam. 
    O tempo urge. E essa é uma das afirmações mais "óbvias e ululantes", como diria o nosso saudoso Nélson Rodrigues. Mas ele, o tempo,  é também responsável por um verdadeiro sacudimento em nossas existências. E tudo anda mudando com uma velocidade já pra lá de nanosegundente, permitam-me a criação desse neologismo infame. Porque nós já nem estamos conseguindo acompanhar tal velocidade da vida. Pelo menos as pessoas de mais idade, no caso.
    Então, tudo isso vai mudando o mundo e as pessoas. E não há quem possa ficar fora desse processo. Realiza-se, aí, aquela velha observação antiga de "uma situação sine qua non". Daí só cabendo-nos a direta e imediata adaptação aos novos meios. Mesmo que alguns não o consigam, infelizmente.
    No entanto, observa-se distorções a respeito. Porque a impressão que temos é a de que sempre está faltando alguma coisa. Nada, nunca é bastante ou completo para nós. E talvez aí é que esteja o xis da questão. Porque o humano vai seguindo em frente, buscando, talvez, esta coisa que lhe falta na hora, que poderá estar lá adiante. Um dia depois, mas, ou também, no próximo século, quem sabe?
     

sexta-feira, 17 de junho de 2016

UMA IRRELEVÂNCIA RELEVANTE (SERIA UMA ANTÍTESE, POR ACASO?)

    Em 1985, já com idade além dos trinta anos, decidi voltar a estudar, no que na época chamavam de Técnico de Processamento de Dados. Um nome até pomposo, diga-se, para uma atividade profissional. Apesar de que em 1978 eu já tinha conseguido um outro "canudo", de Técnico de Contabilidade. Mas ambos os "canudos" pouco me serviram porque enveredei por outra área totalmente diferente algum tempo depois.
   Então, de lá para cá, praticamente esqueci tais propriedades, voltando-me para coisas diferentes. E no caso do Técnico de Processamento, só o fiz porque naquela época atuava no que chamavam de Departamento Pessoal, DP, hoje denominado Recursos Humanos, RH, e a partir do ano de 1983 atuei numa empresa que já possuía sistema de informática em suas instalações administrativas. Daí, agir por coerência profissional, se cabe tal ideia.
   Mas só em 2007, muitos anos depois, propus-me a adquirir um computador pessoal, PC, com um único intuito, o de transformar meu acervo de discos de vinis em arquivos digitais. E para isso montei o processo para este fim, adquirindo todas as ferramentas para tal. E assim dei início a tal processo. E cabe uma informação: possuo milhares desses discos até hoje.
   Só que ultimamente tenho agido de uma forma diferente para compor meu arquivo digital de músicas desses mesmos vinis. Eu já não gravo diretamente deles, mas sim através de capturas na internet, que nos são possíveis a todos nesses nossos dias. Então eu só faço identificar o artista e a música que quero buscar, acionando a internet para tanto.

   Mas de algum tempo para cá, comecei a perceber um certo detalhe. As músicas que estão nos meus vinis, que já são de mais de quarenta anos atrás, tem um tamanho bem menor do que as mesmas que capturo na internet nesses nossos dias. E seus tamanhos originais não foram observados nas gravações desses mesmos discos de vinis que eu ou qualquer adquirimos naquelas épocas.
   Seja lá por quaisquer razões, no mercado brasileiro as músicas foram encurtadas. E de forma até absurda. Porque grande parte delas é muito maior do que as que nos acostumamos ouvir em nosso país, desde aqueles tempos. E em muitos dos casos, músicas que ouvimos num tamanho de, no máximo, três ou quatro minutos, possuem, sim, sete, nove ou até mais. O que me surpreendeu agradavelmente.
   E é dessa forma que estou atualizando o meu acervo musical. Ao mesmo tempo, substituindo os arquivos menores pelos maiores, ficando com o tamanho real das músicas que sempre gostei. E o interessante registrar que é quase que a maioria delas. E quase a totalidade dessas músicas que ando atualizando são as do ritmo de dance music dos 70's e 80's.
   Óbvio é que tal assertiva parecerá a muitos uma coisa à toa, não é? Mas para quem é um aficcionado por música daquela época, como eu, isso é um fato de alta relevância. Porque não há quem não goste delas. Pelo menos se não for "doente do pé", como diz uma letra de samba muito conhecida por todos. E esse teor que ora apresento, foge das mazelas diárias a que estamos acostumados a assistir nesse nosso louco cotidiano de vida.
    Ainda bem.
    

quinta-feira, 16 de junho de 2016

DE EMAILS, VÍRUS E MALANDROS VIRTUAIS

     As pessoas que possuem um email, ao criá-lo, o fazem com um único intuito: ter uma conta para manipular informações com os seus contatos, facilitando suas vidas neste cotidiano complicado em que vivemos nesses tempos modernos. Mas também querem ter facilidade e rapidez nesses contatos, sabendo-se que já existem novas metodologias que agem dessa forma.
     Mas, infelizmente, em pleno Século XXI, já muito distante dos tempos das cavernas, somos surpreendidos com ações nocivas de alguns, que invadem seus sistemas comunicativos, promovendo estragos enormes, se não observadas certas regras de funcionamento nesse processo.
     E a internet, como é uma rede mundial, permite a entrada de tudo o que é possível existir. Há coisas e gente boas, mas também há o contrário. Elementos nocivos, com instintos pra lá de repugnantes, os quais nem se pode comparar com o de nenhum animal de nossa fauna. Porque, aí, seria até uma ofensa aos mesmos, compará-los com o que há de pior entre os seres vivos do planeta.
     Dessa forma, qualquer pessoa que tenha um email, estará sujeita à invasões em seus domínios, dos mais variáveis que se possa imaginar. Mas a existência dos tais de "vírus", é o que mais assusta e apavora a todos nós. Porque dependendo de sua estratégia, pode até danificar todo os arquivos que possuímos em nosso computador, como também danificá-lo de forma definitiva.
     Então, imaginem, pessoas buscando prejudicar à outras, de forma descabida, cujo propósito não se concebe descobrir. Porque como pode alguém fazer mal a quem nem conhece? Sendo que em grande parte das vezes, esta proposta tem um fim só de ruindade, mesmo. O invasor nem aufere ganho algum sobre aquele que prejudica. É só um instinto do mal, mesmo.
     Mas sabemos que em muitos dos casos há situações em que uma invasão como essa, proporciona a seu autor algumas vantagens, dependendo do grau que alcançou e dos arquivos a que teve acesso. E nesta ordem, as movimentações bancárias são as mais procuradas por esses bandidos virtuais. O que acaba causando prejuízos financeiros enormes naquele que foi invadido.
     No entanto, sob o meu caso, observo ações grotescas e idiotas dessa gente. Porque usam de artifícios infantis, como mandar correspondência de um banco ao qual nem tenho conta. Também mandam informações de compras que não fiz e também de certas vantagens às quais nem me mobilizei para receber. É uma atitude muito idiota dessa gente. É menosprezar absurdamente a capacidade de alguém.
     Mas sabe-se que existe gente, que podemos classificar como ingênua. Com alongamentos à idiotice. Porque levam tais correspondências a sério, acessando-as. Assim, permitindo a essa gente causar o estrago ao que se propõem. E aí já é demais, também. Nesses tempos modernos, com a gama enorme de informações que recebemos diariamente, isso já não deveria acontecer. Mas acontece, infelizmente.
     Os órgãos policiais e judiciários já tomam conta dessas manobras. Mas pelo jeito ainda não se conseguiu meios completos de barrar tais procedimentos. Enquanto isso, se faz necessário que tenhamos a atenção redobrada no manuseio desses processos de correspondência virtual, prestando muita atenção naquilo que está disponível para nosso acesso em nossa conta de email. E não se deixar levar por curiosidades, tampouco por vantagens fáceis oferecidas. Eis a questão.
     

quarta-feira, 15 de junho de 2016

"EU NÃO VEJO NOVELA" OU ENTÃO: "DURMA-SE COM UM BARULHO DESSE!"

    O título dessa assertiva é de uma frase que é muito comum se ouvir em nosso cotidiano. Só que, provavelmente, a metade das pessoas que a citam não o fazem com sinceridade. E vá lá se tentar entender o porquê disso. Se Freud fosse vivo, talvez trabalhasse sobre tal ato e nós teríamos as devidas explicações. Mas deixemos isso de lado e vamos ao que interessa.
   Uma novela ou até mesmo um livro de história/aventura, é muito citado como sendo uma obra de ficção de seu autor. E isso só representa, também, a metade da verdade. Porque, como dizem, "a arte imita a vida". Mas o inverso também é verdadeiro: a vida imita a arte. E só não vê quem não quer ou quiser. E explica-se: 
   Todo autor baseia-se em algo ou alguém para criar sua obra. Óbvio que ele pode retratar a situação de uma forma simples e direta, ou aumentá-la, criando outras nuances com o fim de prender o leitor/assistente, àquilo que desenvolveu. E nisso usa de todos os modos e maneiras possíveis. Talvez seja por isso que o estrago no mundo seja maior do que deveria ser. Porque há muitas pessoas que acabam por acreditar em quase tudo o que foi desenvolvido numa dessas obras.
   Mas de outro modo, também é possível que um autor pode revelar-se um discriminador de um acontecimento qualquer, colocando em sua obra a total veracidade daquilo que relata e criou. E é assim que muita gente poderia ver-se em uma determinada situação ali colocada. Porque uma determinada história é baseada na vida ou em algum acontecimento real de alguém ou alguns.
   E como seria bom que qualquer um de nós (ou todos) conseguisse se ver no lugar do personagem. Porque os desfechos dessas ações também poderiam servir de base para que pudéssemos ou soubéssemos resolver aquele mesmo imbróglio em nossa vida. Simples assim.
   Ora, é óbvio que não é tão simples assim. Porque o ser humano possui cegueira, surdez e mudez convenientes. Usa-as quando necessário se faz na vida dele. E daí que acaba correndo daquela solução mais prática e objetiva para a sua situação.
   Um exemplo disso pode-se ver através das práticas religiosas, onde a maioria deixa de encarar seus problemas de frente e vai buscar recurso e/ou socorro no que podemos classificar de misterioso. Aí irão em busca de simpatias, rezas/orações,
horóscopos e que tais, embrulhando muito mais suas situações, quando seria muito mais fácil usar a maior ferramenta que ele possui: o cérebro/mente.

   E por diversas vezes em meus assuntos citei um personagem: Shakespeare. Onde ele, através de um personagem, Otelo, surpreendeu o mundo com uma frase muito conhecida: "Existe muito mais mistério entre o Céu e a Terra, do que imagina a nossa vã filosofia".
   E eu, com a minha simplicidade e limitação, diria: "Durma-se com um barulho desse!"

terça-feira, 14 de junho de 2016

"E ONDE ESTÁ O DINHEIRO?"

   Numa outra crônica publicada aqui neste espaço, já manifestei a minha preocupação ao passar próximo do Hospital Pinel, em Botafogo, bem como em outro manicômio qualquer da cidade. Porque já tive, pelo menos, a sensação de estar com os miolos moles, como se diz quando alguém está momentaneamente desequilibrado, ou de vez. E este nem é o meu caso. Mas...
   Daí que, ao passar por esses estabelecimentos, vai que alguém me pegue e coloque lá dentro? Sim, como se eu já estivesse doido, ou quase. E, pelo que posso afiançar, ainda não o estou. Até muito pelo contrário. Estou com o cérebro e a mente em estado de excelência. E é por isso que fico a imaginar tais coisas.
   Os acontecimentos desse nosso cotidiano, estão muito confusos, maltratando a todos, principalmente aos que, como eu, possuem um grau de consciência e evolução, maior do que a média das pessoas possuem. E aqui não vai nenhum exercício de arrogância, pretensão ou prepotência, em querer arvorar-me superior a seja lá quem for.
    Mas do que se vê por aí, pode-se ter a certeza de que grande parte da população brasileira, quiçá mundial, não vem observando aquilo que é necessário observar. E em nosso país, a situação moral alcançou um patamar pra lá de vergonhoso e imoral. E isso não é nem uma opinião de alguém excessivamente pessimista. É, sim, a pura realidade do que anda acontecendo em nossa nação.
    Tudo isso talvez se possa atribuir à complexidade existencial coletiva. A raça humana abandona as coisas simples e expressa e executa as mais complicadas. O reflexo disso se vê na vida comum. Muitas das situações que são criadas, nos trazem mais desgastes do que satisfação. E isso é quase uma rotina entre todos.
    Desde que me entendo por gente, seja lá o que isso queira dizer, mas todos o sabem, sempre procurei agir de modo simples, buscando realizar as ações de forma direta. Saindo fora, exatamente, dessas complexidades E cheguei à conclusão do seguinte: onde há muita complexidade, também há muita chance de se usar subterfúgios. Enfim, aproveitar-se disso ou daquilo, para sempre tirar vantagem de algo ou alguém.
    E num dos exemplos que possam ser colocados aí, pode-se se citar as práticas de zangões. Que são pessoas que fazem serviços a terceiros, quase sempre ligados em assuntos administrativos nas áreas públicas, o que quase sempre acarreta um custo maior para aqueles que fazem uso desse personagem, mas que também dificultam o andamento das ações de outros contribuintes, que encontram dificuldades em quase todos os órgãos que procuram para assuntos seus.
    Mas vê-se certas manobras em muitas da operações que buscamos resolver. E também observa-se em muitos dos agentes públicos, sempre quererem tirar alguma vantagem do cargo e/ou da função que ocupam, formando aquele famoso quadro: "Criar dificuldades pra vender facilidades".
    E não há do quê e nem de quem reclamar. Porque muita gente envereda por esse processo, buscando conseguir facilidades para si. É um tremendo de um círculo vicioso. Mas é uma ação totalmente irregular. Até poder-se-ia dizer imoral. Mas a cultura do brasileiro já adotou isso como o tal de "jeitinho". E, pelo assim, não há quem mude.

    Então, se for alguém tentar mensurar o tanto de dinheiro que corre por fora no país, vai chegar à conclusão de que tal montante é absurdamente grandioso. E tais valores não passam por controle do fisco governamental. Pode ser enquadrado no processo muito conhecido como do caixa dois.
    Mas, infelizmente, sabe-se muito bem o que acontece com o dinheiro que a população paga e recolhe aos cofres públicos mensalmente, com taxas e impostos. Talvez a maior parte deles é desviada por espertalhões, políticos quase sempre. E assim vamos vivendo.
    E encerrando tal assertiva, seria bom que a população se manifestasse de forma objetiva, na atual situação que o país atravessa, com graves dificuldades de honrar seus compromissos, a começar pelas aposentadorias, procurando saber onde foi parar o dinheiro que seria usado para tais compromissos?

segunda-feira, 13 de junho de 2016

O FRIO CHEGOU ANTES DO INVERNO EM NOSSA VIDA ESTE ANO

   Esse último final de semana no Rio de Janeiro (cidade), foi quase que surpreendente para muita gente. Isto porque a temperatura caiu bastante, se comparada com os dias anteriores. E as perspectivas, segundo os institutos meteorológicos, é que ainda tenhamos frio nesta Segunda e até na Terça-Feira.
   Mas não se pode deixar de registrar que a Estação Inverno ainda está por vir, daqui a uma semana. O que define e determina que este ano o frio será muito ativo. O que não é e nem será de agrado de boa parte dos cariocas e de quem vive por aqui.
   Pelo menos para nós que vivemos nessa região, dará para ter uma ideia de como deve ser rigorosa a temperatura no sul do país. E pelo sofrimento que a população de lá deve passar. Porque naquela região o frio já tem chegado abaixo de zero grau em algumas partes. E nas regiões mais altas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, temos e teremos até geadas e neve.
   É de se imaginar as regiões nos polos terrestres, sempre em temperaturas baixas, sendo que no Alasca, por exemplo, os Esquimós vivem dentre do gelo, literalmente. É muito mais do que viver dentro de uma geladeira em nossa casa, aqui pelo Leste do Brasil.
   O desequilíbrio climático no planeta está se acentuando de uma forma trágica. Porque as variações climáticas estão até se desequilibrando. De forma que no Inverno anda fazendo muito mais frio do que antes, diga-se. O mesmo acontecendo no Verão, onde as altas temperaturas se fazem presente, causando muitos problemas a todos. Desde muito calor, até mesmo com queimadas espontâneas que acontecem em algumas regiões do planeta, fugindo ao controle das autoridades.
   Então, enquanto os humanos se preocupam em descobrir vida e existências em outros planetas, abandonam-se certas preocupações com o nosso, o que já anda causando uma série de desequilíbrios nele. O que não é nada positivo para a nossa própria existência. E já gente bastante preocupada com isso. E até alguns já preveem que a própria Terra corre sério risco de extinção.
   Mas enquanto muita coisa não se define nesse sentido, vamos aqui encontrando e esbarrando certas dificuldades, que já deveriam ou poderiam terem sido suplantadas, fazendo com que ainda tenhamos várias outras ainda doravante. É torcer para que tudo isso seja resolvido a contento, e que possamos evitá-las.

sábado, 11 de junho de 2016

COLOCANDO OS PONTOS NOS IS

   A cada dia está ficando mais difícil viver e conviver no país. 
   Para alguns, ou muitos, esta afirmação É pra lá de pessimista. E é óbvio que é, sem dúvidas. Porque a realidade assim nos mostra e define muito bem todas as circunstâncias que nos rodeiam. E só não vê quem não quer. Mas aqueles que fazem parte de todo esse pessimismo, ou seja, aqueles que promovem as situações que nos atingirão de todos os modos e formas, estes não verão tais circunstâncias, bem como farão carga para que tudo isso continue no país e em nossas vidas, com certeza.
   E pegando carona num artigo do jornalista Nelson Motta, no jornal "O Globo", "A imagem borrada de uma era", dá muito bem para ver como as coisas andam se dando, bem como o comprometimento de muitos nessas distorções que nos atingem, onde muitos andam fazendo uso da coisa pública em proveito próprio, na maior cara-de-pau.
   Tal jornalista tece pesadas críticas na forma e na condução de certa situação que envolve a TV Brasil, que faz parte da Empresa Brasil de Comunicação, EBC, órgão público federal, que administra essa TV. E que, segundo ele, foi um tremendo engodo perpetrado pelo Sr. Lula da Silva, Ex-Presidente da República, que a criou, mas que ao final não atendeu as premissas daquilo que devia, servindo apenas aos fins de geração de emprego para os seus apaniguados políticos, na maior parte.
   Daí que se pode perceber que este país jamais alcançará um padrão próximo daquele que precisa e se espera, se comparado com outros no mundo. Porque grande parte dos que adentram ao âmbito público, o fazem unicamente com o fim de beneficiar-se a si, pouco se importando se tal situação é legítima ou não.
   Então, como é que se vai esperar que as coisas se ajustem no devido lugar? Pois se há comprometimento de muitos com as mazelas e absurdos que se dão em nossa terra, em detrimento da correção comportamental que todos devem praticar no desempenho pessoal e profissional, principalmente quando em área pública.
   E esse processo se dá de forma nítida e clara. Mas que, quando abordada tal situação, aqueles que estão nela buscam convencer os demais de que não estão cooperando para os absurdos que se veem em nosso país. E até ressaltam e enfatizam que são pessoas sérias e compenetradas daquelas circunstâncias, o que é um tremendo absurdo e ofensa aos bons costumes. Principalmente no exemplo que deveriam dar por fazerem parte do contingente público do país.
   Corroborando com tal situação, pode-se citar a mobilização que boa parte dos artistas brasileiros fizeram recentemente, contra o fim do Ministério da Cultura, onde grande parte deles usufruiu de favores federais, dando a entender que se manisfestaram nesse sentido, apenas para fazer valer seus direitos particulares e não gerais, como deveria ser.
   Esta é a realidade no Brasil. Não há conscientização pública em muitos. Até pelo contrário. E este universo de gente alcança tanto o âmbito público quanto o privado. A iniciativa primária é e será, sempre, em proveito próprio, o resto que se dane.
   Num outro artigo em tempos passados nesse mesmo espaço, deu-se o nome desse comportamento, e das pessoas que o exercitam, como "Agentes da Desfaçatez". Onde o cinismo e a cara-de-pau prevalecem sempre nas ações de grande parte das pessoas no país. Enfim, é aquela velha história: "Farinha pouca, meu pirão primeiro".

*Em tempo: Fica muito claro que uma abordagem como essa desagradará a muitos. Principalmente aos que estão dentro de tais situações. Mas o que se pode dizer para elas? Simples: onde está a coerência, o bom senso, o discernimento e a auto crítica? 

*Em tempo 2: "Não se fala em corda em casa de enforcado".

sexta-feira, 10 de junho de 2016

ROBOT 100 x HUMANO 0

   Não sei quem é que insiste em dizer que somos todos iguais?! E até mesmo que temos os mesmos direitos?! Isso não passa de pura falácia. Porque no nosso cotidiano, as diferenças são marcantes e profundas. Em ambos os casos.
   E num país como o nosso, a cada dia acentuam-se essas diferenças. Os poderosos expressam toda a sua força através das condições financeiras, econômicas e patrimoniais que possuem. E não há quem possa barrar tais circunstâncias.
   Tal situação observa-se facilmente no âmbito político. Porque a malta só elege gente poderosa. Mas esse processo, claro, não é exclusividade só no Brasil. Ele atinge o mundo inteiro. E estamos prestes a rever tal coisa na eleição americana, haja vista que um dos candidatos que concorrem é Donald Trump, possuidor de um verdadeiro império financeiro/patrimonial, que disputará com a outra candidata Hillary Clinton.
   Mas esse processo de domínio está se estendendo mais profundamente e de uma forma acelerada com a tecnologia no mundo. A ponto de já observar-se uma questão muito aterradora. É que o ser humano está ficando para trás em relação às máquinas. Essas já estão dominando o mundo e a raça humana, de uma forma que podemos classificar, até, como letal. Porque o que está aumentando de violência no planeta, e gerando muitas mortes, pode ser atribuído à essas situações de progresso industrial/tecnológico.
   Sim, porque se as máquinas andam substituindo a mão de obra humana, o número de pessoas que perdem seus empregos é diretamente proporcional a essas causas. E se não está havendo a preocupação de reempregar essa gente em outras atividades, só resta a eles a ociosidade. E esta, como diz a sabedoria popular, "é oficina do diabo".
  Mas com o avanço dessa tecnologia, temos ao nosso dispor uma variante muito mais terrível que é a Inteligência Artificial. E já podemos ver seus estragos através dos chamados "aplicativos". As operações, manobras, tarefas e que tais, estão sendo desenvolvidas por eles, colocando as pessoas totalmente dependentes. E elas não estão dando fé disso.
  Um dos mais sólidos exemplos é na classe bancária. Nessa última década, quantas pessoas perderam seus empregos nessa área, sendo substituídas pela máquina (o computador/informática)? E é só observar em muitas outras áreas o estrago que está sendo causado por esse processo.
  E só para despertar a atenção de todos, é bom lembrar que trens e aviões, dentre mais alguns itens, já funcionam por controle remoto, sem a necessidade da ação humana. E numa fábrica automotiva, muitas das tarefas antes executadas pela mão humana, hoje em dia são feitas por robôs (computadores). 
  Por fim, tudo isso pode ser maravilhoso para muitos. Mas para outros muitos, a coisa é mesmo assustadora. Porque perderão suas atividades profissionais e se não se prepararem para tais situações, poderão fazer parte desse contingente de largados pelas ruas, como já estamos vendo nesse nosso presente.
  Infelizmente para os que já estão na terceira idade, isso não é nenhuma novidade. Porque lá pela metade do século passado, já se ventilava tal ideia e/ou hipótese. O ruim disso tudo é ver que tais profecias já fazem parte das nossas vidas nesses tempos presentes.

quinta-feira, 9 de junho de 2016

VIVA O BRASIL !!!

   Diante de todo esse imbróglio que envolve o universo público e político brasileiro, onde se assiste na imprensa a citação de nomes diversos, abrangendo todos os poderes da República, sem exceção, se pode chegar à conclusão de que o povo é o único culpado de tantas mazelas deles todos.
   Muito já de falou do nível de desenvolvimento do povo brasileiro, que não é e nem está no mesmo plano das nações mais desenvolvidas do planeta, a americana e as europeias, por exemplo. E os especialistas nos estudos que decifram tais mistérios, já sabem que aqui a coisa continua a não funcionar como deveria.
   O primeiro ponto situa-se na deficiência política que grande parte do povo brasileiro possui. E o Pelé, há muitos anos atrás, disse aos quatro ventos da nação que o povo brasileiro não sabia votar. E mesmo que várias décadas tenham se passado, esse processo continua no mesmo patamar. Não alterou-se em nenhum aspecto.
   E mesmo que se buscasse atenuantes para aliviar essa condição negativa do povo, se esbarraria num outro ponto. O da falta de consciência em saber escolher o candidato a votar. Quase sempre escolhe-se o pior. Mas aí vem a reboque outras situações, tais como: a ignorância; o oportunismo; a vantagem que se quer levar; o interesse em usufruir disso ou daquilo na eleição de certo candidato. E por aí adiante...
   Não custa lembrar da metodologia que os descobridores do nosso país, os portugueses, aplicavam para engabelar os indígenas que aqui habitavam naquele tempo. Trocavam bugigangas e coisas e tais, por pedras preciosas, ouro e afins, levando vantagem nesse negócio.
   E depois de se passarem 516 anos, os estrangeiros ainda continuam engabelando os brasileiros, praticamente fazendo o que querem com eles. E isso fica muito bem definido no tocante à comunicação celular, onde as operadores fazem horrores com o povo, sacaneando-o de forma absoluta. E a primeira ação deles é dizer que em determinada rede, o usuário pode falar "gratuitamente" com outro, desde que seja da mesma operadora.
   Ora, como é que uma multinacional europeia vem para um país dito de terceiro mundo para trabalhar gratuitamente para seu povo? E este acredita piamente nisso. E até se criou mais um "jeitinho brasileiro", que foi o de adquirir um chip de cada operadora, para falar com os seus contatos dentro do que a propaganda diz.
   E o interessante nisso tudo é perceber que muita gente que nem tem condição de possuir um só aparelho celular, possui dois ou três e, às vezes, até mais. Só para aproveitar a moleza que lhes é oferecida e prometida por essas empresas. E dentro desse processo, até criou-se brincadeiras, para justificar o que muitos fazem com o seu aparelho e linha. Usam-no só para receber ligações de outros. Daí que denominaram esse costume de "aparelho que é "pai de santo": só recebe (ligações).
   Assim é que o Brasil pode receber uma série de classificações: País surreal, país atrasado; país terceiro mundista; país não sério, dentre muitas outras. E parece que seu povo não está nem aí para nada. Tendo samba, futebol, praia, cerveja e feriados em excesso, preocupar-se com algo mais para quê? Então, talvez seja por isso que os políticos fazem o que fazem. Locupletam-se absurdamente. E a cada dia que passa, muito mais. Viva o Brasil !!!

quarta-feira, 8 de junho de 2016

O CIRCO COMEÇA A PEGAR FOGO

   A notícia que envolve o pedido de prisão dos senadores Renan Calheiros, Romero Jucá, bem como do ex-senador José Sarney e do deputado Eduardo Cunha, feita pelo Procurador Geral da República, Arlindo Janot, divulgado pela imprensa nesta última Terça Feira, caiu como uma verdadeira bomba no país.
   E mesmo que tenha sido um fato extraordinário, vem trazendo uma situação de verdadeiro horror para todos. Porque define muito bem o grau de desarranjo em que o Congresso Nacional está nessa atualidade, com reflexos que vêm já de algum tempo no país.
   Também não se pode deixar uma coisa assim passar de forma despercebida porque a circunstância é muito pesada. E não há na história do país, algo semelhante, onde senadores e deputados tenham sofrido tais ações por parte da justiça brasileira.
   De outro modo, um ato como esse, não pode ser desconsiderado. Porque um Procurador Geral da República não tomaria tal atitude de forma superficial ou leviana, pondo em risco a própria instituição que dirige, bem como a sustentação política brasileira, se não tivesse sólidas convicções de que os mesmos possuem comprometimento com atos criminosos.
   Daí que há a necessidade de que o povo tenha a consciência da gravidade dessa situação, tomando conta de todos os movimentos que possam ser desenvolvidos, no sentido de se neutralizar tal decisão. Porque o que acontece em Brasília, tanto na Câmara Federal quanto no Senado, são de inteira importância para a vida de todos.
   E com o surgimento das investigações da Lava Jato, o que ficou evidenciado de forma profunda foi que muita gente por lá está envolvida até o pescoço com vários crimes. E esses tem a ver com alto grau de corrupção e desvios de dinheiro público, o que acarreta situações terríveis contra a própria pátria.
   De certa forma há, também, de se ver tais coisas de modo positivo, porque os desmandos e desvarios que os políticos brasileiros vêm cometendo nessas várias décadas, alcançou patamares absurdos. Cometeram e cometem muitos desmandos, passando por cima das próprias leis que criam lá no Congresso Nacional. E as benemerências que auto se concederam são situações das piores, por exemplo, sobrecarregando a vida dos contribuintes, de forma absurda e descabida. E isto um dia terá que acabar, sim. 

terça-feira, 7 de junho de 2016

VIVENDO E APRENDENDO...

    Esse nosso cotidiano, como todos sabem, está pra lá de desgastante. E muito mais para aqueles que possuem um grau de consciência mais apurado do que os demais. E esses não são tantos assim, infelizmente. Porque se o fosse, o mundo e a vida seriam muito diferentes. E nem tenham nenhuma dúvida disso.
   E já que prometi a mim mesmo não escrever neste espaço aos Domingos, sobrou-me tempo para navegar na rede mundial, procurando algo interessante. E sabemos que existem muitos temas e assuntos para se buscar ali. É só acessar 
e escolher. E fui parar no site do YouTube.
    Neste site se encontra de tudo em matéria de som e imagem. Mas é de tudo, mesmo. E a escolha do que assistir fica ao critério de quem o acessa. Desde sacanagem à abobrinhas, até aulas universitárias e palestras várias. E foi numa   dessas que parei e assisti. Onde um professor universitário, Clóvis de Barros Filho, possui muitas aulas e que tais, ali dispostas e disponíveis.
                                                                                          Sócrates

   Ele basicamente disserta, na maioria das vezes, sobre Filosofia. Desde Sócrates e Platão, até aos mais recentes filósofos. Mas possui uma empatia enorme, o que valoriza suas exposições. Bem como amarra o assistente a ele, do início ao fim. Mas tem uma característica que é única e exclusiva dele. É um desbocado. Mas isso só acresce em suas explanações, sem, ao final, chocar a ninguém.
                 Platão
   E foi aí que assisti a uma palestra dele, falando sobre a excelência da vida. Citando Aristóteles, que dizia que todo ser humano deve atingir o potencial pleno de realização de vida. Deve alcançar o grau de excelência em tudo o que fizer ou realizar. Enfim, alcançar e realizar a Eudaimonia, a felicidade plena, se é que isso possa ser possível a qualquer um.
   Mas parece que o ser humano aprendeu tudo distorcido. Ou desviou-se da essência do aprendizado. Porque nesses nossos dias, o que tem de gente por aí que mete os pés pelas mãos, é uma beleza. Costuma procurar chifre em cabeça de cavalo.
   E numa outra palestra desse professor, ele cita Jesus Cristo, dizendo sobre a mensagem que este trouxe a nós, há um pouco mais de dois mil anos atrás. A de que para se ter uma vida digna e que vale ou valeu à pena, deve-se servir ao próximo. Sempre. E como uma única razão de viver.
   Até aí, tudo bem. Só que, parando-se para pensar e analisar essa situação, pode-se chegar à seguinte conclusão: será mesmo que o ser humano sabe e pode realizar essa proposta, a de servir exclusivamente ao próximo? E mais: o próximo está preparado para ser servido? Eis a questão.             Aristóteles
   Do que se observa nesses nossos dias, com a vida corrida que levamos, poucas são as pessoas que estão dispostas a ouvir e aprender as coisas que devem e precisam aprender. E se não fosse dessa forma, todos teriam uma conduta e uma postura mais racional, em assimilar e absorver as coisas boas e positivas que alguém se proporia a transmitir-lhes, num processo fácil de assimilação. Mas não, grande parte recusam e repelem tal ajuda. E danam a bater com a cara no muro.
    Quase sempre as pessoas agem do jeito que querem. Se obtém sucesso, é por conta delas mesmas. Porém, se não, atribuem o desastre a outrem. E exigem que estas as socorram, como se elas fossem obrigadas a fazê-lo. Isso é um tremendo disparate, convenhamos.
    Já se falou aqui de que o mundo (a vida) é uma escola. E como se sabe, existem os bons e maus alunos. Mas a conclusão que se chega é que grande parte da humanidade não pode ser considerada como bom aluno. Até pelo contrário. Pois o que há de desajustes e mazelas em nosso cotidiano, não está no gibi.
     

segunda-feira, 6 de junho de 2016

UFA! AINDA BEM!

    O ser humano seria trágico, se não fosse cômico. Mas se trocarmos a ordem dos termos nessa mesma frase, não fará nenhuma diferença em seu teor. Porque algumas vezes ele é trágico. Mas em muitas das vezes, é cômico.
    E esta última condição, chega as raias do ridículo, tantas são as suas mazelas nessa vida. A começar pela complicação que causa a si mesmo, diferentemente do que deveria fazer: criar facilidades para viver melhor. Mas a isso é o que chamamos e classificamos como paradoxo. E isto já foi explicado em outros textos nesse mesmo espaço, há tempos atrás.
    São tantas as situações de decepção e vexames, que não fica difícil encontrar uma específica para exemplo. E nesses dias modernos, pode pegar-se uma situação como: "pagar mico". Que anteriormente dizia-se "passar vergonha". Mas hoje isso não acontece porque grande parte das pessoas, princialmente as mais jovens, nem sabem o que isso quer dizer.
    Em tempos já idos, quando alguém passasse vergonha por alguma coisa, ficaria amuado por vários dias, sem querer mostrar a cara fosse onde fosse. Mas hoje, sai-se por aí, serelepe, com a cara mais lisa do mundo. E ainda se ri da situação, o que antes não acontecia, porque as pessoas costumavam ficar com ela vermelha. 
    Então, fica-se imaginando o seguinte: como será, daqui a trinta, quarenta anos, com a mudança dos modos e conceitos da vida, como se portarão as pessoas quando cometerem deslizes ou atos risíveis? E até seria bom se pudéssemos nos transportar para esse futuro, para ver as coisas lá. Mas, infelizmente, ainda não temos tal possibilidade. Daí que só resta criar conjecturas a respeito. E só.
    Mas pelo menos há um consolo para essa geração atual e para as que virão. É no aspecto da descartabilidade. Porque nesses tempos atuais e futuros, tudo é e será descartável. E dessa forma poderá nem haver mais registros disso, facilitando o esquecimento das gafes. Só que as tradições também serão zeradas. 
    E não se sabe se isso é, ou será, bom ou ruim. Felizmente temos a rede mundial, que guarda e guardará todas as coisas que se deram, dão e darão nessa vida. E mesmo que virtualmente, ter-se-á uma leve noção do que foi, é e será ridículo na ação humana. 
    Ufa! ainda bem!
    

sábado, 4 de junho de 2016

A MORALIDADE NO BRASIL ESTÁ ABAIXO DO FUNDO DO POÇO

    Por mais otimista que uma pessoa seja nesse nosso país, não conseguirá expressar pela totalidade tal sentimento. Porque a situação moral está por demais combalida em todos os sentidos e níveis. Daí que deve haver uma unica e exclusiva preocupação: com o futuro.
    Mais ainda com o futuro da juventude, porque esta deve possuir um ponto de apoio, onde mirar-se-á para projetar-se lá na frente, no futuro, quando se transformar em pessoa adulta, devidamente preparada para a vida e suas prerrogativas. 
    Mas infelizmente o que se tem visto no Brasil são coisas de estarrecer ao mais preparado cidadão. No âmbito político brasileiro atual, é possível que nem se consiga arregimentar uma centena de pessoas decentes e responsáveis. E a Lava Jato incumbiu-se de desfazer boa parte do emaranhado das sujeiras perpetradas por essa gente que está aí.
    E se tivéssemos maior seriedade no país, não se teria muita dificuldade em descobrir e punir todos os que usam de subterfúgios em suas más ações diárias na política e na vida pública. Porque a Matemática, pelo que consta, ainda é uma ciência exata. E essa gente não teria como justificar-se, e nem explicar-se, perante os órgãos fiscalizadores, nos seus progressos patrimoniais e financeiros, que tanto ostentam por aí a olhos vistos.
    Infelizmente o próprio povo possui uma tolerância absurda, a ponto de não manifestar-se contra tanta imundície dessa gente. E pessoas como Paulo Maluf e Eduardo Cunha, por exemplo, fazem escárnio do povo, com as suas maracutaias usuais e frequentes. E assim vão rindo de tudo e de todos neste país.
    

sexta-feira, 3 de junho de 2016

TRANSGREDIR É O QUE VALE

O Detran-RJ comunicou a todos que concedeu anistia aos motoristas que possuem dívidas de multas dos últimos cinco anos, concedendo-lhes facilidades no pagamento do débito em até doze parcelas, dependendo do caso.
  Num entendimento rápido, pode-se concluir que certas situações que se dão nesse nosso país, não é lá de se levar em conta. Porque quando se beneficia infrator, está se contrariando a regra do que é pré estabelecido por leis, normas, regras e que tais. Mesmo que tal benefício esteja apoiado por estas.
  Infelizmente, nesses últimos tempos, temos nos deparado com situações pra lá de esdrúxulas, no tocante á moralidade. E tudo vai se ampliando e complicando, fazendo com o que os cidadãos de bens coloquem-se num plano inferior, de tanto ver progredir os absurdos morais nessa terra.
  Até parece que o contingente de pessoas no que chamam de banda podre da sociedade é bem maior do que o da banda boa. Daí esses revertérios assombrados com os quais nos deparamos nesse nosso cotidiano. E, parece, tudo tem se complicado e aumentado, de modo absurdo e absoluto.
  É ver onde tudo irá parar. E acabar.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

POR QUÊ DESENTERRAR CADÁVERES?


   Todas as religiões, praticamente, citam a existência de um lugar chamado inferno, (mesmo que possam alternar esse nome, mas o significado será sempre o mesmo), onde estão as almas penadas que não conseguiram galgar as regiões celestes, céus, e irão penar lá, pela eternidade.
   Então, se for analisada a situação em nosso planeta, a Terra, a impressão que teremos é a de que o inferno é aqui mesmo. Sem tirar nem por, porque a vida nesse planeta está pra lá de sofrida.
   Em pleno Século XXI, com a tecnologia alcançando patamares de extraordinárias condições, que buscam servir à humanidade, trazendo conforto, bem estar e satisfação a todos, pelo menos no plano teórico, diga-se, as ações humanas criam um tremendo paradoxo em todas as situações que aqui existem.
   Sim, apesar dessa parafernália eletrônica que nos servem e atendem, uma das maiores ações do ser humano é criar tragédias e sofrimentos. Porque a cada dia que passa, mais e mais situações nos trazem dissabores, aborrecimentos e sofrimentos para as nossas vidas.
   E tudo isso pode ser visto e até mesmo constatado na grande possibilidade de que o nosso planeta, a Terra, não sobreviverá por muito tempo. Os cientistas já dão conta de forma categórica que este planeta sucumbirá em breve. Só ainda não anteciparam de que  jeito isso se dará. Até porque há várias hipóteses. Desde o choque de um cometa com o planeta, até o acúmulo de poluição que destruirá o clima nele. Mas também há a possibilidade de uma Terceira Guerra Mundial, com os disparos de milhares de ogivas nucleares entre as nações belicosas.
   E é assim que vamos vivendo. A cada dia surge situações de perigo para nós. Mesmo que isoladas, as guerras entre alguns países nessa atualidade, nos deixam de cabelo em pé. E pelo jeito não há nada que possa colocar fim nessas situações. 
   E hoje mesmo vê-se estampada na imprensa mundial uma notícia de cunho doloroso e agoniante, envolvendo a Alemanha e a Turquia. Porque o parlamento alemão resolveu desenterrar cadáveres lá do início do Século XX. Mais exatamente de 1915, definindo como genocídio o massacre do povo armênio por parte do Exército Otomano.                            Vítimas da 1ªGuerra
   É sabido que as relações entre esses países não é boa. Em função, principalmente, do movimento migratório de povos para a Europa. Mas também dá conta do número de mortos naquele acontecimento, onde falam em um milhão e meio de pessoas mortas em toda aquela movimentação. Incluindo-se civis deportados para regiões desérticas, onde muitas morreram de sede e de fome. Mas também um grande contingente de outras pessoas que morreram massacradas por aquele exército.
   Óbvio é que isso reacende ódios, bem como pode gerar muitas solicitações indenizatórias. E pelo tempo que já passou tal coisa, seria muito melhor deixar tudo como e onde estavam. Porque se for desenterrar todas as situações de barbaridades que se deram no mundo, não haverá paz, nunca, nele. E a própria Alemanha ficará mercê de muitas contas a ajustar com o mundo, pelas duas guerras mundiais que desenvolveu junto com outras nações amigas, contra o restante do mundo, basicamente. E isso já aconteceu, de certo modo.
   Mas até nem dá para esquecer, por exemplo, a morte de Jesus Cristo por parte dos próprios Judeus. Os cristãos, hoje, também poderiam cobrar muitas mortes de pessoas que seguiram a fé cristã, tentando reabilitar suas situações junto ao próprio mundo, requerendo, também, um novo tratamento em todas as questões que fizeram com que tais pessoas sucumbissem por ação dos exércitos romanos, no caso.
   Enfim, mortos e cadáveres centenários ou milenários, devem permanecer onde estão. Não se deve desenterrá-los, buscando refregas sem necessidade. Porque isso pode acarretar mais mortos e cadáveres nesses tempos atuais. E mesmo que saibamos que morre muita gente nesse nosso cotidiano, e por vários e muitos motivos e razões, pelo menos nesse aspecto devemos deixar aqueles que já estão sob a terra em plena e total paz. E para sempre.