Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de abril de 2020

"SAMBA DO CRIOULO DOIDO"

   Não se sabe ao certo se foi coincidência ou não o acontecimento que envolveu o enforcamento e o esquartejamento de Tiradentes no dia 21 de Abril de 1792. Isto porque a data de 22 de abril tem a ver com o descobrimento do Brasil em 1500.
  A história que sabemos é que aquele personagem insurgiu-se contra o império lusitano em nossa terra, gerando subversão, o que estimulou os portugueses a por fim, tanto ao personagem como toda aquela sua movimentação revolucionária.
  Óbvio é que aos contemporâneos atuais, a base de referência sobre tudo isso são em relatos daqueles que viveram aquela época. E como sempre, a verdade tem dois lados. Daí que um lado contou uma coisa e o outro em desacordo com o primeiro. E nós, que vivemos mais de dois séculos após a tais acontecimentos, nos submeteremos ao que alguém, ou alguns, relataram daquilo, então.
  Mas não se pode desconsiderar nada do que foi relatado, é claro. No entanto, o histórico relativo ao descobrimento de nosso país, o Brasil, por portugueses que aqui chegaram em 1500, dão conta de que tudo aconteceu por um acaso climático, bem como com o decorrer da história ficamos sabendo das agruras pelas quais passaram os indígenas que habitavam essas terras.
  Outro fato muito divulgado pela história e seus historiadores, dão conta da grave situação pela qual o país passou a partir da chegada dos ditos descobridores. Alguns afirmam, categoricamente, que eles só praticaram uma coisa: saques. Mas não se pode esquecer da carnificina contra nossos irmãos indígenas, que viviam aqui desde então.
  É interessante relatar que até os dias atuais os portugueses tratam mal aos brasileiros. Neste caso quando tentam entrar em Portugal. Mesmo a passeio, muitos deles são barrados na alfândega, ainda no aeroporto, e são deportados de volta para o Brasil, sem nem poder alegar coisa alguma.
  Mas é sabido que existem muitos brasileiros vivendo por lá. Alguns regulares e outros não. Uns vivem bem e outros mal. Os primeiros entraram regularmente e assumindo empregos. Os demais vivem no anonimato em desregrado. Daí que enfrentam todo tipo de dificuldades que existem nesses casos.
  O bom seria que o brasileiro pudesse e soubesse reconhecer o real valor de nossa nação. É fácil perceber que somos, talvez, o melhor país do mundo. E isso é fácil de constatar pelo incalculável número de estrangeiros que aqui vivem. Grande parte deles entraram irregularmente em nosso país. E não trouxeram nenhuma condição favorável a nos beneficiar. Mas todos eles se beneficiaram de suas entradas em nossas terras.
   Mas devemos nos conformar com os absurdos aos quais somos submetidos nesses novos tempos. Há plena certeza de que muitos que estão por aí, buscam fugir da essência da verdade em certos relatos históricos, buscando desnortear a muitos. Sabe-se até com que fim fazem isso, mas parece que ninguém mais anda se incomodando com nada. Está tudo como diz aquele samba famoso do "Crioulo Doido". E estas datas, de ontem e a de hoje tem tudo a ver com ele. Lembram-se?
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário