Total de visualizações de página

terça-feira, 14 de julho de 2020

APTIDÃO E CAPACIDADE

    Já foi expressado aqui mesmo neste espaço a respeito das nuances as quais a vida nos brinda a todos nesse nosso cotidiano e existência. E Shakespeare sintetizou tudo isso numa simples frase que é conhecida universalmente: "Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar".
   E é dentro dessa complexidade que vivemos. Simples e frágeis seres mortais. Que não consegue encontrar o rumo certo na maior parte de suas vidas. E com isso cria imbróglios a perder de vista, causando verdadeira agonia em muitos. Mas com o agravante de que estes não conseguem adquirir a noção exata daquilo que acontece aos seus redores.
   A grosso modo pode-se exemplificar uma situação que atinge à maioria: o trabalho profissional. São poucos aqueles que estão no lugar certo. E esses são o que se pode classificar de privilegiadíssimos. São os mais felizes seres.
   E não há como diferenciar as pessoas no tocante às situações que possuem porque, social, cultural, economicamente, todos passam por isso. Tanto ricos quanto pobres escapam pela tangência da vida com relação à escolha profissional. Sendo que estes últimos não possuem alternativas em virtude da precária situação à qual surgiram.
   Infelizmente quase ninguém capta tais circunstâncias. Por isso esse desencontro crucial em que se vive. E na profissão e no emprego, se não temos ou possuímos um certo ou absoluto grau de aptidão para o que nos propusermos, a primeira coisa que acontecerá é ser um profissional despreparado ou complicado.
   Com o avanço da tecnologia, que acabou por colocar a mão de obra humana em segundo plano, as atividades e tarefas foram substituídas por máquinas. E estas assumiram tanto o controle quanto a qualidade daquilo que é feito/produzido. Isso diminuiu a baixa qualidade do trabalho humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário