E mais um salto tecnológico já está em nosso presente. Mesmo que ainda em processo de experiência e acomodação, digamos. É o PIX, um novo jeito de fazer transações bancárias. Pagamentos, transferências e mais. É tudo feito eletronicamente e em velocidade esplêndida, realizando as operações com rapidez e segurança.
Mas como toda novidade, esta já assusta a alguns. Porque nem todo mundo está preparado para tais facilidades tecnológicas. Há os que, além disso, criam grandes suspeitas sobre tal processo moderno. Mas isso é assim mesmo. Ainda teremos em nosso país, o Brasil, muita gente desabilitada de certas tecnologias.
As pessoas de idade avançada, por exemplo, são as que mais sofrem. Poucas delas conseguem adaptar-se às novas tecnologias. E isto se vê facilmente diante de um caixa eletrônico, um aparelho smartphone e até mesmo diante de um controle remoto de uma tv moderna.
Nessas últimas três décadas o mundo deu um salto tecnológico impressionante. Quem, daquele que hoje anda em idade acima dos cinquenta anos imaginaria tanta parafernália eletrônica a nos servir. Só que tudo isso tem um preço. E é alto. A adaptação tem que ser completa, bem como os custos das facilidades estão incluídos e embutidos nisso tudo.
Não há como se determinar se as gerações cinquentonas ou mais, são privilegiadas ou não. É claro que de certo modo, sim. Mas a mudança em seus hábitos acaba por trazer-lhes dores de cabeças maiores do que àqueles dessas novas gerações, que já nascem e nascerão dentro das novas invenções.
Impressionante é observar-se a velocidade com que isso acontece nesses tempos modernos. A ultrapassagem do que está aí define um tempo recorde de validade para tudo. E cinco anos já é um prazo excessivo para muitas coisas que existiram. Enfim, o passado já nem é mais o ontem. É o ainda há pouco.
* O QR Code já está entre nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário