Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

ENFIM, CHEGOU O VERÃO, MESMO!

     O verão chegou. E nesses poucos dias de sua presença, já tivemos a mostra de como será essa estação daqui para a frente.
     Hoje, por exemplo, a temperatura alcançou 40º. Sendo que alguns exagerados andaram espalhando que a sensação térmica chegou a dar a impressão de que a temperatura estava em 49º. 
Óbvio é que as pessoas parecem esquecer que o nosso país, o Brasil, está localizado numa faixa terrestre onde a maior parte do território brasileiro está abaixo da linha do Equador. E nós somos considerados como um país que está sob clima tropical. Daí que, é muito comum as temperaturas alcançarem níveis elevados, se comparados com a outra parte do planeta.

      Nesta mesma hora na Europa, por exemplo, há regiões de lá que alcançam temperaturas baixíssimas. Não se pode esquecer das regiões polares, onde o clima lá é sempre muito frio. Então, não há como se espantar, aqui no Brasil, de as temperaturas alcançarem níveis altos. O espantoso seria se nessa época estivesse nevando aqui em nosso país. Aí sim, seria algo fora do normal.
      Até existe um fato estranho em nosso pais. É o uso do terno. Essa vestimenta é originária do continente europeu e foi introduzida em nossa país de forma muito equivocada, pode-se afirmar com tranquilidade.
      Mas o estranho nisso é saber que os ingleses criaram uma vestimenta para uso nas regiões quentes do planeta, quando de suas presenças na África, por exemplo. Esta mesma vestimenta, chamada Safari, nos anos 60 aqui no Brasil, também foi usada por muita gente. Ela era em tecido Tergal. E possuía uma característica própria que era a bermuda. E substituía o uso do terno por parte deles lá naquele continente.
      Isto nos faz remeter às gozações dos hermanos argentinos, que costumam nos classificar como "macaquitos", por acharem que vivemos imitando outros costumes entre nós, principalmente dos americanos. 
      É claro que não é a vestimenta que dá credibilidade a alguém. Mas no Brasil costuma-se olhar-se a aparência externa para se classificar uma pessoa. E com isso, nos anos 60' ou 70', havia uma empresa (confecção) muito famosa que desenvolveu uma propaganda que dizia mais ou menos o seguinte: " O mundo trata bem a quem se veste bem".
      Assim, seria bom que as pessoas que fazem uso do terno em pleno verão repensassem seu uso. Porque é muito comum durante o dia no centro da cidade, ver-se muitos homens com o paletó pendurado nos braços ou seguros pelas mãos e as gravatas retiradas de seus pescoços. Ou seja, desconfiguram por completo o traje "Terno".
      E por fim, a Natureza é a Natureza. Enquanto estivermos na estação Verão, o calor será intenso e as temperaturas muito altas. Sem choro nem vela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário