Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

UMA EFEMÉRIDE TRISTE E REVOLTANTE

     Nesta Sexta-Feira, 10, completará um ano do sumiço das vigas metálicas que foram retiradas da primeira etapa da derrubada do Elevado da Perimetral no Rio de Janeiro.
     E mesmo com acentuada crítica da imprensa naquela época, nada foi descoberto até hoje, dando conta - e certeza - da grande impunidade que existe nesta cidade e em nosso país.
     Imaginem, peças metálicas de muitas toneladas sumindo assim tão facilmente no ar, sem que ninguém desse conta de onde foram parar. É, mesmo, o fim da picada. Demonstra muito bem do que são capazes essas pessoas que não respeitam a coisa pública no Brasil. 
     A inoperância das autoridades também é um fator muito preocupante, alarmante e assustador, haja vista que através de investigações sérias e profundas não se teria tanta dificuldade em se apurar esse crime.
     E não se pode esquecer de um outro episódio que se deu nesta cidade há alguns tempos atrás que foram os sumiços de muitas outras peças metálicas, as tampas dos bueiros da cidade, que também desapareceram e ninguém deu conta desse sumiço. Pelo menos esse autor não soube desse desfecho.
     Para um leigo no assunto, como é esse autor, a investigação primeira deveria se dar através de lugares onde se mexem com fundição. Isto porque, provavelmente, estas peças podem ter sido fundidas, para dar origem a outros tipos de peças metálicas. E daí para a frente, investigar-se em outras atividades pertinentes àquelas.
     Mas a população já está acostumada com sumiços. De todos os tipos aqui no Brasil. Quanto dinheiro some frequentemente nas transações que envolvem projetos públicos? E não é pouca coisa não. Nesses tempos atuais estamos assistindo ao caso que envolve a Petrobrás. E os valores são estratosféricos. Muitos milhões de dólares. É, de dólares e não reais. É, deveras, assustador.
     E é bom se colocar, de novo, as barbas de molho. O restante (a maior parte) do mesmo elevado está aí, depois de ser demolido o mesmo. E se não se vigiar com apuro tais peças, talvez elas possam ter o mesmo destino do que as primeiras dali retiradas.
      É revoltante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário