Total de visualizações de página

sábado, 6 de junho de 2015

AS FESTAS JUNINAS EM NOSSO PAÍS

    Neste Sábado já começam os festejos do mês de Junho. Em muitos bairros dessa cidade (e do país, também) já estão armados os famosos Arraiais.  São nas ruas, nas praças, nos clubes e, também, nos condomínios residenciais, que hoje são comuns na sociedade.
   A festa rolará até o final do mês. Mas nesses tempos modernos já criaram também as tais de "Festas Julinas". É um acréscimo às Juninas. O importante é manter o bom astral e divertir-se a valer. Só tomando cuidado com os excessos. De comilança e, principalmente, das bebidas alcoólicas.
   Mas existe um cuidado maior, que no caso são dois: com os fogos de artifícios e com os balões. Ambos são responsáveis por fatos desagradáveis. E até em certas oportunidades, causam tragédias. Como perdas de parte das mãos e incêndios em matas e favelas nas cidades. E os aviões também correm sérios riscos de acidentes trágicos por causa dos balões.
   Fora isso, a diversão é extrema. E as mais praticadas são as Quadrilhas Juninas e as danças populares. Sendo que o Baião e o Forró têm seus espaços cativos nessas festas. E estes ritmos são exclusividade do nosso país. Sendo que a região mais farta deles é a do Nordeste brasileiro. É lá onde estão os maiores e melhores artistas desses ritmos.
   Um fato interessante nesses dias modernos é que os condomínios residenciais, fazem festas juninas em suas instalações. E as pessoas juntam-se num só propósito:  divertirem-se a valer. Com o fato de estarem em completa segurança contra atos vis promovidos por bandidos, no caso. Mesmo com certas limitações. Porque as fogueiras quase não podem ser feitas, em virtude das áreas residenciais próximas. E o espaço restrito para tal.
   E por falar em fogueira, essa é uma das maiores tradições das festas juninas. No interior do país elas ainda estão quase que totalmente preservadas. E as pessoas juntam-se ao seu redor para várias atividades. Desde de pulá-las, atravessá-las descalças sobre as brasas e assar as batatas-doces, muito comuns na região nordestina.
   Por fim, não se pode esquecer dos casamentos caipiras, onde as risadas são frequentes e enormes, e a diversão se acentua muito mais nesses festejos. É verdadeiramente uma das maiores festas populares do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário