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terça-feira, 16 de junho de 2015

UMA DEFICIÊNCIA CRÔNICA NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO CARIOCA

     Por várias vezes aqui neste espaço teci críticas ao serviço público brasileiro. E ao carioca, por extensão, haja vista que vivo na cidade do Rio de Janeiro. E elas sempre foram de modo e forma abrangentes.
     Mas faz-se necessário pontualizar certas críticas. E é isso que farei aqui nesta narrativa. E vou falar a respeito da Clínica da Saúde CF Edney Canazaro de Oliveira, onde sou atendido periodicamente.
     É óbvio que uma crítica a respeito da baixa qualidade de atendimento nesse local, representa dizer que é em toda rede municipal, haja vista que os problemas que atinge uma delas, também atinge à todas em nosso município.
     E já tive a oportunidade de denunciá-la através da Rádio CBN-Rio, há algum tempo atrás, onde a repórter Lizandra Rodrigues acompanhou-me numa reportagem a respeito dessa reclamação. E ela constatou no local que esta era fundamentada, e não ao contrário.
     Mas nesses últimos dois meses, quando me dirigi à Clínica com o intuito de pegar os remédios aos quais faço uso e são ofertados pelo SUS, através dessa clínica e das demais do sistema, a atendente comunicou-me que não havia o mesmo à disposição das pessoas que lá vão. E ela informou-me que a problemática é de responsabilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro. E a deficiência, também.
     Se qualquer reportagem for entrevistar as pessoas que lá vão, ouvirão delas uma série de reclamações. Desde a dificuldade no atendimento, passando pela deficiência de médicos e demais funcionários, isso sem contar com a falha no atendimento quando da marcação de uma consulta. E passei por isso na minha primeira vez que fui lá me consultar. Daí a reclamação junto à Rádio CBN-Rio.
     E hoje mesmo, ao marcar uma delas, a data da realização da minha próxima consulta está prevista para o dia 3 de setembro vindouro. E isso é uma rotina nas marcações. É um prazo muito longo, convenhamos, se uma pessoa tiver sua saúde abalada, precisando de tratamento imediato.
    Se fosse emitir uma opinião ou um conceito a respeito dos serviços dessa Clínica, diria sem temor algum que eles se aproximam de um engodo ou blefe, haja vista a deficiência daquele órgão. E tudo isso já foi comunicado à Responsável de lá. Mas parece que ela não costuma levar muito em conta as reclamações de usuários (pacientes) do órgão.
    E é só ouvir rádio durante uma grande parte do dia que, nesses programas ditos populares, serão ouvidas muitas reclamações dos ouvintes sobre as deficiências nesses órgãos em nosso município. E isso já não é novo e nem raro de acontecer , até muito pelo contrário.
    Mas posso citar um outro fato desagradável que aconteceu comigo, lá. Há algum tempo atrás, foi marcado um exame de Audiometria nessa clínica. Mas tive que esperar por quase três meses, também. Só que quando veio a marcação do mesmo, espantem-se: o local foi num outro órgão da Prefeitura, só que em Santa Cruz, distante de minha casa quase cinquenta quilômetros. E isso acontece com frequência aos pacientes desse serviço. 
    Óbvio é que se poderia tecer mais comentários negativos a respeito desse serviço, mas para poupar espaço e tempo do leitor, encerra-se por aqui, dizendo que entre a teoria e a prática do que se tentou implantar com esse serviço, vai lá uma diferença muito grande. E a primeira delas é com relação à qualidade profissional daqueles que estão envolvidos nesse tipo de empreitada. Há a necessidade de se reestudar e reestruturar todo ele. 

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