Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de março de 2013

CUMPRAMOS COM A NOSSA OBRIGAÇÃO

   As pessoas que já acessaram este meu espaço por várias vezes já puderam observar que sou muito crítico com relação aos procedimentos das pessoas em nosso cotidiano.
   Uma das coisas que mais observo nelas é a reclamação. E reclamam de tudo. Então, costumo dizer que vivo observando-as, atentando para um fator determinante nelas: a incoerência.
   Presto muito atenção naquilo que dizem fazer e não fazem, bem como no que falam que fazem. Em geral fazem diferente do que falam e falam diferente do que fazem. Parece uma brincadeira mas é a pura verdade.
   E como estou atento a quase tudo o que se passa ao nosso redor, tomo muito cuidado com tudo e com todos. Busco sempre agir com muita coerência em tudo que tem a ver com as obrigações nossas de cada dia. E ajo com muito rigor.
   Assim sendo, em 08 de março de 2012, Sexta-Feira, fui fazer a minha vistoria anual da motocicleta que possuo e que tem o final de placa com o algarismo 1. A data limite para a vistoria de veículos com esse final de placa é na data de 30 de setembro de 2013. Mas já estou quites com isso. Já não tenho que me preocupar, pelo menos até o ano seguinte.
   E ontem, 11 de março de 2013, fui fazer a vistoria anual do meu veículo com final de placa de algarismo 8, cuja data limite é 31 de julho de 2013. Não tive nenhum contratempo, tendo a aprovação em todos os itens exigidos, bem como nos testes de gases que o Detran faz nos veículos que possuam o gás natural como combustível em uso neles.
   E por que faço isso com muito critério? Por que não quero dar confiança a ninguém, no tocante a ser parado na rua com o meu veículo e ter que prestar contas daquilo que não posso, estando eu em situação irregular com o meu veículo, que é o que acontece com uma grande parte de pessoas que possui veículo automotor e trafega com ele pelas ruas da cidade.
   Mas o pior que tem gente que diz não saber das exigências que o Detran cobra de todo aquele que possua um veículo automotor. Há sempre uns desavisados que, na maior cara-de-pau, dizem não saber que um veículo tem que pagar IPVA anualmente, bem como não atenta para o prazo que aquele órgão determina para o pagamento de tal imposto. Tudo isso é o que podemos denominar como piada.
   Infelizmente, do que observo, muita gente  tem carro mas não o trata como deveria fazer, mantê-lo em perfeitas condições de uso e com a documentação rigorosamente em dia.
   Quando se passa por uma blitz da polícia, observando-se um veículo com seu motorista do lado de fora dialogando com o policial, pode acreditar que quase sempre nessa situação, o motorista está tentando argumentar qualquer coisa a respeito da situação irregular em que se encontra (ele ou o veículo, e, no caso, às vezes os dois) o que em muitas das vezes acontece o pagamento das famosas propinas.
   Só quando há a existência de um carro-guincho na proximidade, aí sempre os carros são rebocados e os motoristas terão muita dor de cabeça para liberá-los nos pátios do Detran, com o custo do reboque, da diária do veículo e das multas que este tiver. E sem choradeira.
   É aí que muita gente reclama da imoralidade que existe neste país, mas ela só existe porque o próprio cidadão-contribuinte é quem a alimenta, quando não anda em dia com suas obrigações. Aí ainda quer reclamar de alguma coisa? Não pode.

Nenhum comentário:

Postar um comentário