Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

ESTÁ FALTANDO UM DESPERTADOR PARA ACORDAR O "GIGANTE ADORMECIDO"

    Se uma pessoa se propuser a ouvir rádio no Rio de Janeiro, ficará desnorteada com tanta notícia ruim. E a desta manhã, entre vários crimes violentos na cidade, o que é uma coisa normalíssima nesses últimos tempos, dá conta da perda de vagas profissionais neste exercício de 2015.
    Provavelmente tal situação se dará em grande parte do país. Porque os experts em economia já apontam para um desfecho ruim até o fim do ano. E isto vai mexer com a vida de muita gente, sem dúvida alguma.
    No entanto, ao invés das pessoas se desesperarem de véspera, é melhor aguardar a chegada do final desse ano. Porque essas expectativas podem não se concretizar. E como sabemos, no nível público desse país, muitas das vezes se cometem muitos equívocos em estratégias e previsões.
    Mas seria bom que o brasileiro começasse a observar e ver um país chamado China. É o que possui a maior população no mundo, que já alcançou hum bilhão e quatrocentos milhões de pessoas. É muita gente, sim.
    Se comparada com o Brasil, a China possui quase sete vezes mais habitantes do que o nosso país. Isto é um fator pra lá de impressionante e alarmante. Porque uma nação com tanta gente, deve buscar manter uma produção em alta quantidade, sem esquecer a qualidade dos seus produtos. É um exercício muito pesado para aquele país.
     Mas no nosso país parece que pouca gente dá importância a tais fatos. E uma das diferenças marcantes entre o nosso e os demais países, principalmente os do primeiro mundo, é que aqui se valoriza por demais o lazer. E não é à toa que os números de feriados é muito maior no Brasil do que naqueles países.
     Desta forma, não há como se pretender alcançar o padrão daquela gente. Pelo menos a curto prazo. Talvez ainda levemos muitos anos até galgar essa condição. Mas enquanto isso, vamos reclamando. De tudo e de todos. Mas não nos enxergamos. Não vemos que as nossas deficiências são grandes e muitas. E é aí que se estabelece o desequilíbrio geral entre nós e eles. 
     Há um bom tempo atrás, num outro artigo envolvendo uma assertiva parecida à esta, falou-se da falta de lógica em nosso país, no tocante à produção geral. E como sabemos, o Brasil exporta commodities para o exterior, em vez de beneficiar seus produtos para o que chamam de "agregar valor" aos mesmos, condição esta que geraria milhões de empregos aqui, o que acontece ao inverso em relação aos outros países. Nós garantimos empregos aos estrangeiros com os equívocos que praticamos com essa falta de percepção.
     Infelizmente esta situação já acontece há muito tempo. E vem se arrastando assim. Já passou da hora do "gigante adormecido" acordar e concentrar-se para o trabalho. E com muito afinco. E voltar-se para o mercado externo, produzindo em grandes quantidades como a China faz. Com isso proporcionará ao brasileiro uma condição muito melhor de vida do que esta que possui nesses nossos dias.
     

Um comentário: