Total de visualizações de página

sábado, 6 de dezembro de 2025

PROGRESSOS: SEUS PREÇOS E CUSTOS.

      Nesses tempos atuais em que estamos vivendo, ou sobrevivendo?, e estas são circunstâncias tão indiferentes, haja vista que somos obrigados a aturar coisas as quais não desejamos, então é buscar aprender a separar o joio do trigo, como diz a sabedoria popular há muito tempo.

       A questão não é fácil. Há um propósito, e também uma proposta, de difundir mentiras, ilusões, falsidades e outras coisas afins. Daí que o ser humano se fragiliza quase que por completo. Pelo menos a maioria deles. E nem há para onde correr.

       Com a criação e o surgimento da internet, a rede mundial de computadores, também foi gerado o espalhamento das notícias mundo afora. Aí se espalhou coisas boas e más, como bem o vemos. Sendo que essas segundas, anda conseguindo vantagem sobre as primeiras.

       E ultimamente, tudo se complicou ainda mais com a instalação da tal Inteligência Artificial, AI.  E esta anda distorcendo os fatos e as verdades, porque gera imagens que parecem mas não são. Ou seja, falsos registros que iludem a todos. Mesmo que possa ter grande domínio entre uma coisa e outra.

       Assim, a humanidade está sendo enganada de forma estúpida. E isso só provoca mais o desnorteamento dela. O espantoso é perceber que grande parte das pessoas dão a impressão de querer serem iludidas.

       O Brasil, no caso sua população, parece ter optado pelo pior. Assim é que tais escolhas tem provocado situações de alta perplexidade, onde quase tudo está desvirtuado. E isso é um fato tão simples de verificar, basta que a pessoa preste atenção de forma concentrada. 

       Claro que esse não é um exercício de simples aplicação. Mas requererá algum sacrifício para aqueles que não desejam se deixar levados por essas malignas aplicações. É o preço, ou custo, que se pagará pelo livramento ao pior.

       

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

INAPTIDÃO/INOPERÂNCIA AUTOMÁTICA

       Dentre os muitos aforismos existentes no país, há um deles, de vulgo popularíssimo, que diz "existir a criação de dificuldades, para vender-se facilidades". E pode-se muito bem complementar com o seguinte: onde houver exagero de complexidade, seja lá em que fluxograma for, a intenção será só a de esconder, ou escamotear, as objetividades em tudo isso.

      E nem é difícil constatar-se tais situações. Peguemo-nos simplesmente à declaração anual de imposto de renda. É bem possível que pouca gente conseguirá realizá-la, ou peenche-la, por conta própria. Quase sempre apelar-se-á a alguém que entenda desse metier. Até se usa o serviço de despachante.

      Mas existem muitas outras circunstâncias onde se age dessa forma. Num emplacamento ou transferência veicular. Quase sempre aquele profissional é contratado. Porque, mesmo havendo as melhorias daquele sistema, mesmo assim muitos esbarram em várias dificuldades em acessá-lo e resolver de forma simples tal serviço.

      Atualmente há pessoas, ou até empresas previamente constituídas, cuja proposta é intruir e capacitar o cidadão de certa idade, em buscar algum tipo de aposentadoria. Principalmente a que não possua tempo suficiente de contribuição. Basta alcançar sessenta e cinco anos e/ou possuir alguma deficiência física. Claro que não trabalham de graça para esses.

      É óbvio que se pode atribuir a uma série de fatores esse tipo de ação. A primeira delas é a inaptidão ou inoperância de  maioria de pessoas na população. Há um desinteresse imediato e crônico em buscar-se tais desempenhos.

      Assim vai se vivendo. 

O MINISTRO GILMAR MENDES ANDA DESAFIANDO A TODOS

      Esse episódio que envolve essa nova iniciativa do ministro Gilmar Mendes em tornar absoluta a posição do Supremo Tribunal Federal, STF,  bem como determinando que só e apenas o âmbito da Procuradoria Geral da República, PGR, na pessoa de seu procurador mór, possa definir um impedimento qualquer de membros do STF, em detrimento das ações do Senado Federal, parece ter causado o derramamento da água do copo, sacudindo os ânimos dos congressistas tupiniquins, que não aceitam tal tipo de decisão.

       Até aí, tudo bem. Mas o que é que acontecerá doravante? Como se resolverá esse imbróglio? E nada disso é tão difícil de resolver. Basta tão somente que se cumpram as leis do país. Principalmente que se repeite sua Constituição Federal, que vem sendo vilipendiada pelos próprios membros do STF, desconsiderando quase que todo o seu conteúdo.

        E o Congresso Nacional, através de sua câmara de senadores, deveria, e poderia, resolver tudo isso de forma até serena. Apenas, como já dito, fazendo valer as leis existentes no país, por agora. E é totalmente inaceitável que este se submeta às ações, de certo modo malignas, do STF. Isso não pode dar bom de jeito algum.

        Desse jeito, caso não se encontre um denominador comum que traga de volta a normalidade jurídica e política brasileira, tudo pode descambar para situações perigosas. Também com a reação popular à tanta lambança jurídica no país, é de se esperar que o povão saia de sua lerdeza e omissão, buscando resolver, ao seu modo, todo esse caos criado pelas próprias autoridades.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

DEDOS MÚLTIPLOS QUE SE APONTAM SIMULTANEAMENTE

       Até quando assistiremos às más condutas de agentes públicos neste país? E eles se apresentam nos três âmbitos do Poder Público. E com condutas inconvenientes e, às vezes, irregulares, como as que se andam observando em ministros do Superior Tribunal Federal, STF.

      Estas já passaram da conta e dos modos. Um deles mostra, até mesmo, atos inconstitucionais, devidamente apurados e registrados por muitos. Principalmente por jornalistas de renomes como o de Augusto Nunes.

      Mas existem ex-ministros desse tribunal, bem como de procuradores de justiça aposentados como o Sr. Sebastião Coelho. E existe um caso especial que inclue o jurista Ives Gandra Martins, que em seu espaço na internet, já fez, e ainda faz, muitos relatos dessas más condutas de alguns daqueles ministros.

      E ontem o ministro Gilmar Mendes criou uma determinação que passa por cima de nossa própria Constituição Federal, mudando critérios de apurações e denúncias sobre impedimento de algum ministro do STF. É uma verdadeira aberração jurídica, dizem entendidos desse assunto. E anda causando uma tremenda de uma balbúrdia no país.

      Qualquer cidadão deste país que costuma acompanhar as notícias e os fatos acontecidos nele,  toma conhecimento de muitas delas que dão conta de atos impróprios e indevidos daqueles ministros.  Infelizmente eles conseguem sair ilesos dessas coisas, exatamente por ocuparem os postos jurídicos que ocupam.

       Também levam sorte porque o contingente de congressistas lá em Brasília, ocupam um conteúdo de "trezentos picaretas", como o bem disse o presidente Lula, que em 1993 não era presidente. E assim eles temem ações contrárias a eles por parte dos ministros do STF. Ou seja, forma-se um tremendo de um círculo vicioso tal situação.

        E nem é difícil constatar-se tal situação. Ambos os presidentes, da Câmara Federal e do Senado, andam faltando com o respeito à população, esquivando-se de tomar frente em pleito de alguns congressistas, que andam buscando conseguir a anistia aos do 8 de janeiro de 2023, bem como o impedimento do ministro Alexandre de Morais. E, diga-se, já possuem números suficientes de apoios para lograr êxito nessas duas propostas no Congresso Nacional.

        Em resumo: o país anda muito mal sob o aspecto da lisura comportamental de seus homens públicos. Mas o povo é o principal culpado disso, que já vem de longa data.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

RUIM É VIVER DE EXPECTATIVAS...

      Continuando toda essa expectativa em relação à queda ou não do ditador Maduro na Venezuela, permanecerá, também, as mesmas dúvidas com relação à ação americana lá, bem como com reflexos em nosso país.

      Duro mesmo é passar por toda essa pressão, quando se aguarda que tudo mude para melhor, com o fim, ou quase, de sistemas nocivos que oprimem certas nações no mundo, quanto o regime socialista/comunista que domina algumas nações no planeta.

      Também não é natural, não se podendo admitir, que pessoas, sabendo e conhecendo os horrores que estes sistemas causam mundo afora, insistam em admira-lo, como também fazendo questão de tê-lo em destaque num país. Tal fato só pode ser algo patológico, não tenhamos nenhuma dúvida sobre isso.

       E em se tratando do nosso país, o Brasil, assistir-se ao que anda acontecendo nele, é sofrimento tenebroso. Uma nação com extensão continental enorme, com climas favoráveis quase que o ano todo, solo útil, e até mesmo com um exército de gente voltada para o trabalho, a produção, só se póderia esperar que desse certo. Mas, por enquanto, não está dando.

       Isso porque possui o que há de pior entre políticos e homens públicos em suas áreas expressivas. Principalmente no governo. Gente que existe apenas para locupletações diversas. E o fazem de modo e forma escancarada. É diuturno o surgimento de escândalos e maracutaias. E tudo isso envolvendo valores orbitais, que são desviados desavergonhadamento dos principais projetos de investimento. Vão parar em contas secretas dos implicados, em distantes paraísos fiscais.

        O interessante é ver e saber que, mesmo havendo quem aponte, mostre e denuncie muitas dessas falcatruas, ainda assim não se consegue êxito em desmontá-las,. A impressão que se tem é a de que institucionalizou-se a senvergonhice no país. E num processo extremo.

        Enquanto isso, vamos continuando a fingir que vivemos num país de futuro, como afirmam. Mas a realidade é bem outra. E totalmente inversa.

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

TEMPOS EXPLOSIVOS E DE SUSPENSES

       Este autor, de um certo tempo para cá, baseado nas muitas mazelas desenvolvidas e praticadas pelos seres humanos, começou a desacreditar do fator da raça humana ser inteligente. Óbvio que existem muitas mostras disso. Principalmente no âmbito científico. Porém, no humano, só tem deixado a desejar, a começar pelas muitas violências perpetradas por esta raça, o que tem causado um número de mortes pra lá de exagerado e excessivo.

       As lideranças mundiais só possuem interesse em valores materiais. E com as ambições e ganâncias que possuem, fomentam todo tipo de confontos e disputas. Econômicas e patrimonias. Isso tem feito com que a humanidade sofre de forma descabida. Com doenças, fomes e tragédias diversas.

       Atualmente, por exemplo, nas disputas políticas e mais outras, países estão se enfrentando em guerras. Israel e os terroristas do Hamas e outros grupos, bem como a Rússia e a Ucrânia, se engalfinham, causando mortes exageradas entre seus cidadãos. Dentre em pouco esses dois países completarão dois anos de uma guerra sangrenta e destruidora. E sem perspectiva de paz.

        E nesses últimos dias, o Governo Trump praticamente abriu uma guerra contra o ditador Nicolás Maduro. E é interessante que ultimamente este tem manifestado um espírito de paz que espanta a todos. Logo ele, um dos sujeitos mais sanguinários da face terrestre. 

        Agora, praticamente está sob pressão americana, que cercou o continente venezuelano e até bloqueou os céus ao redor daquele país. Muita gente já o dá como pule de dez na capitulação. O resultado disso pode ser o da sua eliminação total por parte de Trump.

        E mesmo que os brasileiros não se interessem por isso, não esqueçamos que Maduro é um best friend de Lula. E que o presidente brasileiro, logo que Maduro seja caputurado ou eliminado, terá a atenção voltada de Trump, em possíveis acertos de contas com relação à movimentação narcotráfica daquele ditador.

        De certa forma, tudo isso acontecendo, trará muitos resultados para o mundo. Isso porque este desandou de tempos para cá, onde a vida humana anda correndo sérios riscos. E até já passou da hora de se dar um basta em tanta perversão e desequilíbrios diversos.

      

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

1º DE DEZEMBRO. OUTRA VEZ.

      1º de Dezembro! Começa a contagem final desse ano de 2025. Tanto para o Natal quanto para o fim de ano. E como sempre o astral em muitos, ou quase todos, melhora sensivelmente. E este processo se dá de forma inconsciente. Quase automática.

       Mas do jeito que as coisas andam, fica difícil manter tanto otimismo. Aqui no Brasil e em todo o mundo, haja vista que péssimos acontecimentos se apresentam para todos, trazendo desesperanças.

       Imaginem, quando se lê e vê no site do GTTR. notícias que dão conta da existência nos Estados Unidos, de cerca de quarenta milhões de estrangeiros lá, legalizados ou não, conjurando contra aquele governo e aquela nação?

       Mas isso não acontece só lá. O mundo está tomado de migrantes. Que saíram de seus locais em que nasceram, buscando por uma vida melhor, mas que isso só atinge uma pequena parte destes. A maioria enfrenta situações, às vezes, até pior do que o local de suas origens.

       E nada é fácil nisso. O terrorismo é uma escola de gente perigosíssima. E elas não se refreiam à nada e a ninguém. Um instinto do mal e selvagem os seguem, transformando-os em coisas ruins. E altamente letais. Isto anda custando muito caro à humanidade.

       Nesses últimos dias, estamos acompanhando os acontecimentos na Venezuela, onde o tirano de lá, Nicolás Maduro, anda sendo imprensado de todos os modos pelo governo americano, que o quer caçar ou matar, buscando livrar aquele país e o mundo, de um dos piores criminosos ora vivendo. E isto está por pouco.

       Contudo, toda essa movimentação pode acarretar reflexos em nosso país, haja vista que o presidente brasileiro possui, e expressa, profundos laços de ligações e amizades com aquele ditador, bem como com outros mundo afora.

       Esperemos que este mês de Dezembro não descambe para o caos total que suas perspectivas determinam. Tomara que tudo se resolva de forma simples e natural. E que o mundo comece a tornar-se melhor para todos, doravante.