Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

BATENDO EM RETIRADA...

       Ufa! Lá se foi o 2025. E para grande parte de muitos, já foi tarde. Não deixará lembranças. SQN, Só deixará más lembranças.

      Sendo assim, o autor deste espaço baterá em retirada. Ficará um bom tempo sem dar as caras aqui. É o melhor que pode fazer para preservar sua saúde, integridade e outras coisas afins.

      O nível de tudo está abaixo daquilo que se esperaria. Daí não conseguir encontrando ânimo para continuar. Basicamente entregou os pontos. Não adiante dar murro em ponta de faca. Principalmente se não aufere nada naquilo que produz.

      Deixa tudo para quem o quiser fazer. 

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

PEGADAS E DIGITAIS EM DEMASIA EM TUDO E EM TODOS

        O penúltimo dia do ano de 2025, 30 de Dezembro, nos mostra o seguinte: um embaralhamento circunstancial das coisas que acontecem no país, estarrecendo muitos. Mas outros, não. Porque já há uma certa naturalidade dos atos e ações pesados que se dão em nossa nação.

      O chato disso está em não se poder distinguir mais quem é o mocinho ou quem é o bandido, haja vista que possuem quase que a mesma cara. A de pau. Que é conhecida de todos, ou quase.

      A questão que envolvem o Banco Master, o Banco Central, o Supremo Tribunal Federal, STF, a Polícia Federal, PF, bem como os agentes destas turmas todas, dificultam as análises, principalmente de quem não é profissional e/ou ligado a tais áreas. Mas há os interessados diletantes que se interessam por esses e por outro assuntos.

       Sendo assim, também não é fácil e nem possível criar conjecturas a respeito. As acusações que se tem visto, são amplas mas complicadas. E é aí que se esbarra na identificação de quem é bom ou não nesta questão.

       Como se dizia antigamente, "todos são inocentes enquanto não há nenhuma prova os acusando; mas atualmente, há que se levar em conta toda essa promiscuidade vigente e exercitada por muita gente, daí que pode-se afirmar que "todos são culpados enquanto não se prova a inocência".

       Uma coisa não pode ser descartada. Fica difícil acreditar nessa gente toda. De um lado e do outro, porque pode-se observar marcas de pegadas e digitais em muita coisa do que anda rolando por aí. Então, é melhor não tomar partido e lado. Fica mais fácil depois.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

SÓ TORCIDAS...

      Ainda bem que só faltam dois dias para o final do ano de 2025. Ufa!

       Um ano desgastante ao extremo. Cheio de nuances difíceis de aguentar, porque envolveram situações pra lá de especiais. Isto porque, quando se fica sabendo de comprometimentos de ministros do Superior Tribunal Federal, STF, com mumunhas pesadas, tipo corrupção e envolvimentos com maracutaias financeiras que abrangeram instituições financeiras/bancárias de poucas confiabilidades.

        E nesses casos, tendo a mulher de um deles envolvida até o pescoço com valores estratosféricos, visando retornos vantajosos em certas transações,  tudo se complica muito mais, haja vista que mancha com gravidade o ministro cônjuge desta. É, com certeza, fato gravíssimo.

         Imaginem! Um país cujo âmbito judicial estar em suspeitas de agentes judiciários, mas com fatos comprovados, como parece ser este caso que envolve o ministro e sua mulher, conter ainda outros personagens, banqueiros, que alimentam valores pesadíssimos, mas sob suspeitas de insuficiências financeiras no encargo da responsabilidade, é algo que tira qualquer um do sério.

          Esta é a real situação pela qual estamos passando no país. A credibilidade foi para o brejo, arrastando consigo a decência e a lisura. Já por algumas décadas a qualidade moral da maioria dos personagens que existem no âmbito público/judiciário brasileiro não é igual ao que havia antes.

          Tudo isso, junto e misturado, acaba por confundir a cabeça de um simples cidadão, que não consegue distinguir o rumo exato por onde seguir. E as gerações mais novas, não possuirão um foco a lhes guiar como rumo exato em suas existências e vivências.

           É uma circunstância pra lá de assustadora e alarmante. Então, é torcer para que logo no início do novo ano, se consiga resolver todos esses imbróglios. De um modo justo rápido. 

sábado, 27 de dezembro de 2025

ACERTOS DE CONTAS MUITO PESADOS

    É normal que esperemos desfechos satisfatórios às situações criadas pelo ministro Alexandre de Morais, nestes imbróglios que o envolveram na Lei Magnitsky, também nos escândalos do Banco Master, mais ainda as trocas de assuntos dele com o Presidente do Banco Central, BC, Gabriel Galípolo?

      De quebra, ainda tem-se a presença da jornalista Malu Gaspar, que parece ter aumentada toda essa pressão nesses temas, como ainda o envolvimento de Daniel Vorcaro, presidente do Banco Master, o fio da meada para se desvendar todos os mistérios aí existentes.

       Pode até parecer inusitada tais ocorrências, porque elas promoveram uma tremenda de uma reviravolta numa situação que jamais era esperada. E assim, iniciou-se um verdadeiro inferno astral para o ministro Alexandre de Morais.

       Muitos garantem que dessa vez ele não sairá disso como de outras vezes. Ileso e sem arranhões, mesmo que num sentido figurado. Dessa vez, dependendo do andamento desses fatos, ele correrá sérios riscos de ser abatido em pleno voo, usando-se outra metáfora, sofrendo impedimento através de penalidades previstas em Leis brasileiras.

       Segundo consta, tudo isso refletiu-se na Lei Magnitsky, que o livrou de  certas sanções, mas num acerto entre o governo brasileiro e o americano. Afinal, alguma coisa tinha que acontecer de importante nisso. E ele, o ministro, facilmente colaborou, falhando grosseiramente nessa ocasião.

       Desta forma, para os inocentes desse país, é possível que tenhamos acontecimentos profundos e drásticos a partir disso tudo. Muitos do que até aqui viveram a apoiar e até proteger esse ministro, por algumas razões não o fazem mais. Até se bandearam para o lado contrário, fazendo severas críticas e passaram a fazer acusações ao mesmo.

        E como o de sempre, só nos resta deixar passar o tempo, ou a poeira abaixar, para ver o que dará, então. E mesmo que seja um sofrimento tal espera, torcemos para que valha a pena, bem como assistamos as verdades virem à tona, como sempre esperamos.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

IMPEDIMENTOS JÁ!

        A situação envolvendo alguns dos ministros do Supremo Tribunal Federal, STF, a cada dia que passa se agrava, com relação às suas credibilidades morais, haja vista que andam surgindo mais algumas delas nesses entornos. Isto porque, de acordo com o Artigo 101 da Constituição Federal, CF, cada um deles deve atender a alguns requisitos que exige tal lei, o que, convenhamos, vêm sendo derrubados por alguns de seus comportamentos.

       Tanto o ministro Alexandre de Morais quanto o ministro Dias Toffoli, esbarram em algumas deficiências nisso, haja vista que seus nomes estão arrolados em situações que denigrem suas imagens e posições. E isto, naturalmente, não condiz com os cargos que exercem no tribunal.

       O primeiro, por exemplo, está com pelo menos duas circunstâncias pesadas que o colocam, até mesmo, em risco de sofrer impedimento. Voltam-se para escândalos morais e financeiros, e que envolvem valores quase que estratosféricos.

       O segundo, envolveu-se num outro que o compromete por estar em companhia indevida, bem como em uso de aeronave de alguém ao qual é advogado do Banco Master, acusado em processo escandaloso, o que não condiz com seu cargo no tribunal, também.

       A princípio, ambos passam a ideia de que não se dão ao mínimo respeito em conduzir-se à frente dos cargos que ocupam no STF. Bem como o que preceitua o citado artigo da CF. Tratam as coisas de forma leviana e desrespeitosa em relação à população brasileira.     

       Desta forma, não há como se admitir esses titulares em cargos tão representativos no país. Como também se deve exigir que o Senado Federal aja com rigor a ambos, retirando-os de seus cargos através dos impedimentos que a lei determina para tais situações. É o mínimo que o povo espera.

  

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

JUNTE-SE TODOS OS BALDES

       Num dia como o de hoje, 25 de Dezembro, costumeiramente qualquer autor deveria fazer loas à essa data. E não fincar em assuntos pesados, o que, nesta dura realidade em que se está vivendo, não deixa outra alternativa sequer, a de não abordar temas pesados e contundentes.

     Acontece é que os últimos fatos que caem sobre a figura de Alexandre de Morais, não nos deixa nenhuma outra alternativa a não ser a de colocar pra frente os últimos desenlaces que o cercam. E que não são nada bons.

     São assuntos e situações pesadíssimas. Tanto as corrupções, quanto os envolvimentos dele com o Banco Master e o  jogo de interesses com o Agente Galípolo. O que, em sua posição, depõem automaticamente contra ele. Sem nenhuma dúvida.

     E não se pode, e nem se deve, perder a oportunidade de exigir do país, principalmente de algumas outras autoridades, as devidas providências em puni-lo por tudo isso. E, claro, a primeira providência seria afastá-lo de seu cargo, imediatamente.

     Mas, infelizmente, estamos no Brasil. Um país que se transformou nesses últimos tempos em uma terra de ninguém, onde a lei e a justiça foram colocadas para baixo de tudo. Com isso, a impunidade, que já era enorme antes, tornou-se basicamente absoluta nesses tempos atuais.

     Daí que, então, uma autoridade tão sufocante quanto Alexandre de Morais, tripudia o tempo todo sobre o brasileiro. Um ser ínfimo, pequeno, que não sabe como agir quando precisa e deve.

Fazer o quê? Chutar o balde?

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

O MAIS ESPERADO PRESENTE DE PAPAI NOEL|

      24 de Dezembro, véspera de Natal. Um dia de muita expectativa, onde aqueles que fizeram seus pedidos de presentes ao Papai Noel, os recebam de forma simples, natural e completa. A torcida é para que ele, Papai Noel, atenda a tudo e a todos, de forma positiva.

      Entretanto, parece que para alguém essa noite não será tão feliz, pois certos acontecimentos estão fugindo ao controle. E de certa forma surpreendente. Já não se está conseguindo reter alguns lances nisso. Assim, a verdade está conseguindo sobrepor-se às muitas mentiras que se praticou até então.

       Esta é a situação de Alexandre de Morais. Parece que definitivamente seu inferno astral se iniciará. E de uma forma contundente. Porque esse caso do Banco Master, parece ter saído do controle. De tudo e de todos.

       Há quem imagine que o acerto com os Estados Unidos, abrangendo a Lei Magnitsky e esse ministro, tem a ver com tudo. E que praticou-se aquele exercício de matar duas cobras com uma só paulada.

       Sendo assim, os dias desse ministro estarão contados. E logo se verá ele distante desse poder todo que adquiriu nos últimos tempos, não se sabendo exatamente como isso aconteceu. Mas imaginam-se algumas coisas.

       Sem sombra de dúvidas, é uma situação pra lá de especial. O país passará por uma verdadeira turbulência, haja vista que nada disso estava previsto para acontecer em tempo tão curto. Mas agora não há pra onde correr. É aguardar esse desfecho.

        Óbvio que os otimistas podem atribuir essa situação a um verdadeiro presente natalino, vindo em boa hora ou na hora certa, digamos. Daí que é vibrar e mais nada. E ter a certeza que Papai Noel nunca falha, tampouco decepciona a quem acredita nele.

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

SÓ UMA INDAGAÇÃO.

      Com a proximidade do início de um novo ano, o de 2026, também com o andamento dos fatos acontecendo da forma como estão, talvez seja possível que as coisas mudem e tenhamos novidade, então.

      Absurdos atrás de absurdos, apoiados por quem deveria agir diferente, dão sustentabilidades a acontecimentos pra lá de desagradáveis e tristes.

      Não há como um país como o nosso sustentar-se com tanta arbitrariedades cometidas. E por gente que deveria impedi-las de acontecer. Então, quando se fala em democracia, justiça e direitos, não se estará se referindo ao Brasil.

      Interessante foi ver a enorme confiabilidade dispensada a um órgão de imprensa como o da Globo, tornando-a, praticamente, um a porta-voz governamental. Mas ela fez muito em adquirir tal confiança.

      Mas agora, segundo consta, ela está mudando de lado. Ou seja, está agindo de forma isenta e ilesa, com a transmissão dos fatos em sua completa isenção e verdade. Mas já era hora disso acontecer.

      Então, anda-se lendo, vendo e ouvindo nessas transmissões, a provável punição ao ministro Alexandre de Moraes que, como já mostrado ininterruptamente por outros órgãos, tem uma conta extensiva para ser cobrada pelo país.

      É de se esperar que, doravante, isso não demore. São muitas as pendências que ele deixou até aqui. Tudo isso registrado nos anais do país, bem como anotadas por muita gente no âmbito da imprensa.

      Caso isso realmente ocorrra, tudo pode mudar no país. Daí esperar-se também que o próprio Congresso Nacional ocupe seu verdadeiro lugar, defendendo o povo e fazendo valer o que está escrito em nossa Constituição Federal. Já não é sem tempo...              Mas nisso tudo cabe uma indagação, que deve ser de milhões de brasileiros: como é que se permitiu àquele ministro alcançar tanto poder no país? Quem souber, puder ou quiser...que se manifeste.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

DESÂNIMO POPULAR CRÔNICO

    Muitos falam que estamos sob uma ditadura em nosso país nesses últimos tempos. E ela é comandada por togas, haja vista que ministros do Superior Tribunal Federal, STF, são os que dão as cartas nesse poder. Principalmente o ministro Alexandre de Morais.

     Particularmente este autor não vê isso. Apenas observa a omissão de quase todo mundo no país. Principalmente do povão, que vê um amontoado de absurdos ocorrerem nele sem, contudo, tomarem frente a isso.

     É óbvio que esta omissão é mais abrangente. O Governo, que segundo consta, anda sem autoridade, se omite de forma escandalosa. Mas até coopera vez ou outras com certas arbitrariedades do(s) dito(s) ditador(es), agindo tendenciosamente para o mal na maioria das vezes.

     Já o Congresso Nacional, este, então, vai de mal a pior. Faz com que nunca esqueçamos da afirmação de Lula em 1993, quando falou da existência, lá, de 300 "picaretas", faltando nomeá-los. E tudo só degringolou desde então.

     O Senado Federal, parte do Congresso, tem o poder de acertar essas quizumbas. Mas não o faz. Possui direitos previstos na Constituição Federal que tiraria, ou diminuiria, esse dito poder ditatorial do STF. Infelizmente, há muitos senadores com ficha suja e pendentes de processos e inquéritos lá no Congresso.

      A seguir, faz-se necessário lembrar do Art. 142 da Constituição Federal que dentre algumas alternativas, faz referência à ação das forças armadas quando a situação se altera, como atualmente, onde os poderes da república não estão alinhados uns com os outros, necessitando um certo reordenamento.

      Infelizmente observa-se por parte da população uma certa indiferença. A tudo e a todos. Parece que ela não se importa com nada, incluindo-se no rol daqueles que preferem viver de forma sofrível ou desordenada. E é disso que os espertalhões que estão por aí se aproveitam.

       Um ano novo se aproxima. Contudo, não se observa nenhuma expectativa para o que se iniciará em breve. Uma pena. A impressão que se tem é que o povo já escolheu seu destino. O da mediocridade, da vulgaridade e do baixo valor da cidadania.

sábado, 20 de dezembro de 2025

AO DEUS DARÁ !

      Quem, em sã consciência, cidadão comum, mas com os direitos constitucionais em pleno vigor, também possuindo neurônios sadios e em quantidade suficiente de analisar seja lá o que for, esteja ligado aos acontecimentos nesse país, só pode se colocar de uma forma. Do lado contrário aos muitos indivíduos públicos e políticos de nossa terra. Aqueles que estão por aí causando situações das mais vexatórias e vergonhosas dessa vida.

    É totalmente inconcebível que se aceite as muitas situações que buscam promover maracutaias e afins, como são produzidas em nossa nação. São mentiras, armações diversas, tudo o que pode demandar ações nefastas e perigosas.

    Nesse universo que está aí registrado no momento, são poucas as cabeças em que o povo pode livrar. Quase a totalidade é extremamente perigosa. Só que escamoteiam-se com manobras disfarçadas de bonzinhos. Tudo santinho!!!

    Mas o povão parece seguir nessa mesma linha. Só tem inocente nesse meio. Ninguém está minimamente preocupado com o andamento de crimes, violências e afins. Por isso o que é ruim está ficando péssimo. E com o jeito de não reverter nada. E não é demais imaginar-se que há muito dele se locupletando, também.

    Há uma confusão profunda entre poderes. Só que do que se pode concluir disso, é que devem ser estratégias de enganar o povão. O velho exercício de jogar para a galera. O que acaba tendo sucesso e convencendo a muitos. 

     Mas uma hora isso tem que acabar. E o único que pode resolver todas essas lambanças é o povão. Torça-se para que ele acorde de sua lerdeza e comece a agir como um verdadeiro cidadão, que exija o devido respeito. A tudo e a todos. Na vanguarda, as leis.


quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

ASSSUNTOS VARIADOS QUE MELHORAM O ASTRAL DE QUASE TODOS

       Quando se assume um determinado espaço com fim literário, seja ele qual for, às vezes se perde a direção a seguir, de acordo com quem o possui. 

     Quase sempre se utiliza dos teores momentâneos. Mesmo que eles sejam diversos, não se consegue mudar quase nada num desses teores. A política, por exemplo, é como se fosse o que dizem "uma cachacinha". Aí a insistência nesses assuntos.

      Mas chega uma hora que isso satura um autor. Aí ele se vê forçado a mudar seu teor. Seja lá por qual for. E, nesse exato momento, o mês de Dezembro surge como salvação da lavoura, auxiliando qualquer autor a enveredar por esse caminho.

      Entretanto, o período natalino também é outro já muito falado. Mas como será de tempo rápido, entre duas a três semanas, logo se abandonará tal teor. E assim, a vida vai seguindo.

      Assim, entrando nesse teor, é de lembrar que o Natal, possuindo conteúdo religioso, porque lembra o nascimento de Jesus Cristo, já não é seguido nesse  aspecto, como era antes. O lado comercial e mercantilista, já quase o abocanhou por completo.

       As populações do Hemisfério Norte, em especial os americanos, canadenses e boa parte da Europa, parece terem aprendido essas práticas. Assim, desta forma, o Natal nessas terras, é festejado de modo e forma extraordinária. Praticamente singular.

       Há cidades que se transformam em puros enfeites de natal. As ruas e imóveis são enfeitados ao extremo, com uso de bonecos, luzes e todo tipo de adereço dessa época. Fora que também aplicam o uso de comidas e bebidas, pertinentes. Bem como de músicas, idem. 

        E mesmo que muitos, aqueles que são religiosos extremados, não vejam tudo isso de forma afetuosa, é inegável que nesses tempos os comportamentos das pessoas mudam sensivelmente. E é aí onde a fraternidade universal se apresenta. E isso é altamente louvável.

        Talvez até seja comprovado cientificamente, durante o período que se festeja o Natal, a violência diminui sensivelmente. E isso deve ser encarado como algo pra lá de positivo e favorável. Até, mesmo, necessário ao mundo atual.

terça-feira, 16 de dezembro de 2025

COMO RESOLVER O IMBRÓGLIO QUE NOS ATINGIU?

       Chega uma hora em que a conscientização deve agir sobre o mental de alguém, ou até mesmo de todos. Porque não há como viver submetido à pressões absurdas, como esse cotidiano atual promove. 

       A passagem do tempo, de forma muito rápida, parece ter desconcetrado a maioria dos seres humanos. Com isso, houve um certo embaralhamento mental, digamos, causando um verdadeiro desvirtuamento dos focos de vidas.

       Enfim, tudo acabou por contribuir com o alcance caótico que atingimos, onde a conceituação moral praticamente escafedeu-se. Isso passou a dar a impressão que tudo virou de cabeça para baixo. O que era certo, hoje já não é. E reciprocamente.

       Então, só resta aprender a conviver com o que está aí. Mas isso é um exercício pesado, porque tudo o que vivíamos tempos atrás, está tão diferente de hoje que não existe quem não estranhe isso. Como também é complicado aceitar-se certas ocorrências nesses dias atuais.

       E mesmo que muitos se oponham à internet, não há como desconhecer, e até subestimar, sua capacidade. Ela hoje nos informa de coisas e fatos que antes não tomávamos conhecimento. Principalmente pelo escamoteamento de muitos deles. A verdade era escondida ou disfarçada, sendo substituída por mentiras e enganações.

       Talvez isso justifique a presença de muitos num plano até de destaque, como o da presidência da república desse país. É totalmente inconcebível, e inaceitável, que um elemento como Lula esteja onde está. Porque de tudo o que se viu, leu, escreveu, viveu, ouviu, sobre seu histórico de vida, não há como aceitá-lo. É sujeira demais.

        Infelizmente ele não é o único nesse estágio. Existem milhares de outros seres do mal por aí, enganando e iludindo os demais. E não há âmbito qualquer no país que se livre disso. Infelizmente.

        Claro que surgem indagações a respeito. A primeira delas é como resolver esse imbróglio? Como sair de uma situação tão complexa como essa? Naturalmente que deve haver mais de uma possibilidade nisso. Daí que espera-se que ela surja. E com rapidez. Antes que toda esta situação exploda.

       

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

DAS ESTRATÉGIAS TRUMPISTAS

       Foi óbvio que o noticiário atual surpreendeu grande parte dos brasileiros. Principalmente àqueles que se colocam ao lado do conservadorismo.

       E tudo foi provocado pela decisão do governo Trump em retirar as sanções antes decididas à Alexandre de Morais e ao Brasil, com aumento de tarifas envolvendo as duas nações.

       Com isso. os governistas manifestaram imensa alegria, dando como certa a força de Lula e daquele mesmo ministro. Só que não. Dentro de uma estrategia e/ou um estratagema, possivelmente bolados por aqueles, poderá haver surpresas marcantes aos que acreditam que os americanos recuaram em suas ações.

       Segundo especialistas dos assuntos que envolvem americanos e outros países contrários a eles, o foco é a derrubada de Maduro, na Venezuela, bem como por desdobramentos, também alcançar o regime cubana, há décadas maltratando seu próprio povo, com uma ditadura feroz e agressiva.

       Oras, caso tudo isso seja alcançado por Trump, é de se prever que sobrará para o Brasil, através das muitas divergências criadas por Lula àquele país e seu Presidente. E isso são fatos mais do que concretos, perpetrados já algum tempo.

       Poder-se-ia criar um aforismo sobre essa situação, onde se diria: "risos excessivos, véspera de muito choro". É o que se pode prever. O Presidente Trump, voltando a esse mandato atual nos Estados Unidos, tem procedido de forma a apagar seus insucessos na gestão anterior, mas implementando nesta, umas performances pendentes daquela outra. É deixar passar um tempo.

       Não há nenhum segredo que o Governo Trump abriu guerra contra o comunismo e/ou socialismo. E o tal do Fórum São Paulo é um destes alvos. Daí que, assim acontecendo, sobrará para o Lula. E com pesados contratempos a ele e a todos os envolvidos nessas situações.

       Portanto, só aguardemos tudo passar e/ou acontecer...

sábado, 13 de dezembro de 2025

TRUMP E SUAS MANOBRAS SURPREENDENTES

      Ontem, muita gente foi pega de surpresa por uma notícia avassaladora, vinda dos Estados Unidos. O Presidente Trump revogou as medidas que sancionaram Alexandre de Morais e sua trupe, livrando-os, pelo menos temporariamente, diga-se, de medidas pesadas contra eles.

      Uma surpresa total, haja vista que uma lei como a Lei Magnitsky é pesadíssima, abrangendo um contingente que buscou prejudicar países e pessoas, com relação à certas proibições. Principalmente no que tangia a  direitos constitucionais de muitos.

      É óbvio que um fato desse pega a todos de surpresa, primeiramente pela expectativa criada anteriormente, dando conta de limitar o poder de alguém que, desde algum tempo, vem causando atos perturbadores, como prisões e pressões diversas contra muitos.

      O que ocorre é que, sendo muitos amadores nessas situações, não conseguem interpretar as coisas de forma sólida, bem como não leem na entrelinhas, o que pode existir por trás disso tudo. Esta situação trem a ver diretamente com a queda de Maduro, lá na Venezuela. E Trump e seus auxiliares não darão ponto sem nó, com certeza.

      Assim é que não se pode, e nem se deve, criar certas conjecturas a respeito. É bom aguardar o desfecho da situação envolvendo Maduro, para saber exatamente as reais intenções de Trump em tais ocorrências. Naturalmente que ele deve estar precisando colher bons resultados em todas as suas manobras governamentais. E tomara que essa seja só mais uma.

      Enquanto isso, aqui no Brasil, que aqueles que atentem para as muitas e diversas irregularidades, e até inconstitucionalidades cometidas até aqui, continuem trabalhando para por fim a isso e a seus produtores nefastos. 

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

RECRUDESCIMENTOS INCONSTITUCIONAIS.

      A um cidadão comum, mas que vive antenado com o  que acontece neste cotidiano do país, não chega a ser difícil constatar que a situação geral dele é por demais preocupante. Principalmente  no âmbito constitucional, onde anda acontecendo fatos, no mínimo, estranhos. Principalmente no que tange o (des)respeito à nossa Constituição Federal, CF.

      Está mais do que flagrante o avanço do Supremo Tribunal Federal, STF, através de alguns dos ministros dessa casa, sobre outro dos Poderes da República. Mais acentuadamente sobre o Congresso Nacional.

      Muitos erros já foram cometidos por quase todos nesse país. E por parte do Congresso Nacional, é até fácil enumera-los. E mesmo possuindo poderes de interferência, o STF deve saber como agir em determinadas ocorrências. Principalmente para evitar que isso seja considerada uma invasão àquele poder.

      Os últimos andam mostrando um certo destempero entre as instituições brasileiras. Nota-se haver omissões e isenções em muitos dos casos. Mas, como no caso do STF, ultimamente se observa que este órgão praticamente anda ofendendo a nossa Constituição Federal, sendo que isto já é demonstrado por muitos que entendem desse assunto.

      O assustador disso tudo é ver, saber e constatar, que um daqueles ministros já é chamado de "ditador", pelas muitas ações que alguns até definem como inconstitucional. Então, dessa forma, o que terá que ser feito? Bem como quem o deterá, doravante, evitando seu crescente estímulo de poder absoluto?

      Com sua última ação, ele determinou cancelamento de votações e decisões do Congresso Nacional. E o fez por uma simples canetada. É óbvio que isto deverá promover reações contrárias dos membros daquele órgão, levando a situação para um nível de possível caos, caso isso não seja resolvido a bons termos. 

*Em tempo: assusta o número de percepções sobre os atos do ministro Alexandre de Morais. Já até afirmam ser ele passível de um impedimento ao cargo que exerce naquele tribunal. Com a observação de que essas teorias partem de gente que entende muito bem do que dizem.

Também já são inúmeras as denúncias de maus atos por parte de alguns daqueles ministros.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

QUEM SABE?

      O Brasil terá que aguardar o ano de 2026, quando se realizarão as eleições que trocarão os políticos que ora estão no mandato, excetuando-se apenas os senadores de primeiro mandato, que cumprirão o restante do atual, sem terem que passar pelo crivo eleitoral popular.

       Também terá que aguardar o ano de 2027, quando a nova composição do congresso se definirá, mas que o povão que não concorda com nada do que está aí no momento, se altere com profundidade, dando vez a congressistas de cunho de direita, conservadores.

       Assim, com tal desfecho, o país se livrará daquilo que Lula afirmou em 1993, que o Congresso possuía cerca de "300 picaretas", porque o que ainda se vê por lá, é um verdadeiro horror de imundície, com votações esdrúxulas e até imorais, desrespeitando a vontade popular, quase sempre.

       A de ontem, é um exemplo disso. A começar pelo relator desse projeto. Nada mais, nada menos, do que Paulinho da Força, com sua ficha vergonhosa, em corrupção e lavagem de dinheiro, apontadas pelo Senado tempos atrás.

       Mas tudo o que se acompanhou ali foi um jogo sujo. A esquerda não possui outro caminho, e vontade, a não ser acabar com a direita política do país. Mas usando de métodos escusos. Fosse este um país sério, e já se teria retirado desse âmbito todos os maus elementos que nele existem e estão.

       Mas a coisa é muito mais profunda do que se imagina. Há figurões que influem e influenciam situações, quase sempre puxando para o lado errado. O lado da imoralidade. E isso perdurará até que o povão saiba votar e escolher aqueles membros. Talvez isso seja até um fator utópico, quem sabe?

       E de tanto que se fala no nome de Deus e Jesus Cristo, ultimamente, parece que se terá que aguardar que estes influam nesse âmbito. E há quem até nem acredite nisso. Mas não custa nada apostar, pelo menos uma ficha, nessas hipóteses. Quem sabe, de novo?

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

ONDE ADQUIRIR EXEMPLO DE CIDADANIA?

      Seria possível classificar o Brasil de acordo com certas performances de seu atual presidente, no aspecto de fama que possui, em praticar um exercício frequente que é o de mentir?

      Oras, seria natural isso, haja vista que diuturnamente fica-se sabendo de um noticiário mentiroso ao extremo, em muitas das ações e realizações que acontecem nele.

      Sob o um outro aspecto, também se exigiria que o mesmo buscasse não permitir à grande parte de seus cidadãos, agirem de forma desonesta, como acontece aqui. E pode-se citar que ele, o país, possui potencial controle sobre quase tudo que se dá nele.

      Daí que os desvios de enormes quantidades financeiras praticadas por muitos, desviando-se, principalmente, verbas públicas, de quase todos os orçamentos criados nos âmbitos legislativos do país, não deveriam ou poderiam acontecer, da forma como acontece. Pelo menos teoricamente. 

      Fora isso, do que se acompanha pelo noticiário que rola país afora, temos acontecimentos desonestos demais. E que envolvem muita gente do âmbito público/político/jurídico brasileiro. Mas é inconcebível que abranja à autoridades brasileiras. E das mais importantes.

      Sendo assim, é bem possível que não tenhamos nenhuma condição de ver no Brasil, vários exercícios de legalidade e justiça serem perpetrados nele. Há um péssimo comportamento de quase todos os envolvidos nesses processos, nesses fluxogramas existentes no país.

      Desta forma, qual seria o desfecho interpretativo do cidadão comum brasileiro? Onde se apegará para desenvolver seu exercício cidadão, e em que base, vendo tanta imundice rolar em sua nação? E nem se pode esquecer da sabedoria popular, nestes casos, que diz: "o exemplo vem de cima".

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

UMA LUTA E UM COMBATE PERENES.

     Não se pode possuir nenhuma dúvida com relação aos esforços que terão que ser despendidos pela direita política brasileira, logo ao iniciar-se o ano de 2026, em que se buscará eleger um candidato dessa linha, em detrimento de outro esquerdista.

     Este jogo, além de sujo, será pesado, onde as disputas se apresentarão de forma quase alcançando a sangrenta, porque o pessoal esquerdista buscará total esforço em se agarrar ao poder que eles possuem atualmente, se apossando de quase tudo o que o restante do povão não deseja, que é a covardia, a maracutaia e a roubalheira. E as desejarão implantar de vez no país.

     Se na eleição de 2022 se teve que aceitar tanta lambança e sujeira, mesmo que não as querendo, neste próximo ano tudo isso recrudescerá de forma muito mais acentuada, porque seus autores já retiraram suas máscaras, investindo pesado nas imundices políticas/jurídicas que implantaram desde então.

      Aos opositores disso só cabe não entrar, muito menos aceitar seus jogos, colocando-se frontalmente contra isso tudo e todos, seguindo em frente com suas convicções nas verdades que o país espera, conta e deseja.

      Infelizmente a situação não é fácil. Lidar com gente perigosa é sacrificante. E eles não se detém em nada. Se bobear, ainda passam por cima de nós. E são essas perspectivas que deverão ser observadas. A reciprocidade deve ser automática e imediata. Não se pode usar de ética com quem não a tem.

     Enfim, estejamos preparados para o que vier.


*Em tempo: assistir à tanta ilegalidade perpetrada por agentes públicos jurídicos no país, é um jogo de opressão profunda. E inaceitável, sob todos os pontos de vista.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

O RECRUDESCIMENTO DAS BAIXARIAS DOS QUE OPTAM PELO PIOR NO PAÍS.

       Para um cidadão brasileiro comum não é tão simples posicionar-se a respeito de tudo o que rola, acontece, país afora. São nuances exageradas. De todos os tipos, modos, cores e até odores, haja vista que nessa atualidade, se comparada à de décadas passadas, tudo é muito diferente de outrora. A começar pelo aspecto moral de tudo. Mas também de quase todos.

       Tudo mudou radicalmente neste país nessas últimas décadas. E mudou para muito pior. Isso se situa em todos os âmbitos nacionais. Mas, convenhamos, na política parece que tudo é e está mais degradante. Há muita sem-vergonhice. Também imoralidade.

       Talvez, alguém ou alguns, se disponham a classificar que estas situações não atingem e nem acontecem só em nosso país. E isso é autêntico. Mas aqui é onde tudo está pior. pois em matéria de leis e legalidades, também em justiças, estamos vendo ocorrerem coisas e fatos assustadores.

       É fácil lembrar que até uma década atrás, não se ouvia quase falar a respeito dos membros do Supremo Tribunal Federal, STF. Eles se limitavam a desempenhar suas funções apenas no espaço da legalidade constitucional. Mas tudo mudou desde então. Assiste-se acontecimentos sobre esses agentes, numa forma totalmente assustadora.

       Até se tenta desviar tais focos afirmando estarem eles participando de políticas. Isso talvez para desviar a atenção de outras situações, até comprometedoras por parte deles, em assuntos pesados. Isso derrubou a credibilidade da justiça e de seu órgão maior.

       Está até cansativo assistir-se à tantas manifestações contrárias àquelas autoridades. E nesses inquéritos e julgamentos que envolveram acusações de golpe de estado perpetrado  pelo Ex-Presidente Bolsonaro e seus auxiliares, bem como as manifestações do "8 de Janeiro de 2023", já saiu do controle e do limite do aceitável, segundo várias pessoas conhecedoras desses assuntos, uma delas o Jurista Ives Gandra Martins.

        E, pelo jeito, com a indicação de Flávio Bolsonaro, para substituir seu pai Jair Bolsonaro, na empreitada futura na concorrência ao cargo presidencial em 2026, é mais do que certo que toda essa maledicência cometida até aqui contra eles, recrudescerá de vez e absolutamente.

        Por isso, preparemo-nos para muito mais baixarias, doravante.

domingo, 7 de dezembro de 2025

JÁ EXISTE UM CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

      Anteontem, com certeza, muitos se surpreenderam. A notícia envolvendo o filho do Ex-Presidente Bolsonaro, Flávio Bolsonaro, que está sendo colocado por ele como candidato a Presidente na próxima eleição, em 2026, pegou muita gente de surpresa. Uns de uma forma positiva e outros, não.

      Agora é aguardar os andamentos dessa decisão. Porque há muito tempo se vem explorando tal assunto. E com a lastimosa prisão do Ex-Presidente, que muitos nem aceitam, a alternativa não chega a decepcionar. Apenas àqueles que estão do lado contrário.

      Quisera que grande parte da população possuíde um grau de discernimento apurado. Mas isso anda passando longe das expectativas. E é interessante perceber o jogo de comparações que fazem entre Bolsonaro e Lula. O primeiro ganha de lambada em todos os quesitos que se coloquem para julgamento. A começar pela idoneidade e lisura. Até mesmo pela competência administrativa entre ambos.

      Mas num país onde boa parte da população é e está envolvida com maracutaias, safadezas e roubalheiras, seria até demais exigir algo nesse sentido. O Brasil leva o jeito de querer andar fora da linha e das leis. Basta olhar bem o que está estampado por aí.

      Não existe nenhuma duvida que o crime e os criminosos já o dominam. Sendo assim, Lula continuará caindo nas graças de parte da população. É o candidato preferido dela. Mesmo que se conheça todo o histórico lamacento que ele possui.

      Chato é que a outra parte da população carregue esse fardo, sem ter nada com ele. E até quando isso perdurar, terá que se possuir muita coragem e resiliência. Aliás é bom ressaltar que a direita deve empregar a mesma coragem que a esquerda o faz. Se não, sucumbirá às ações deles. E nem existirá outra alternativa a não ser partir para o confronto direto.

       Agora, com aquela escolha, é aguardar surgirem as mentiras de praxe que se praticam nesses casos. E mesmo que nunca se provem nada contra quem é difamado, mesmo assim o estrago é grande. Tomara que parte da população do país tenha aprendido com as últimas safadezas praticadas pela esquerda e o petismo. O estrago foi grande. É torcer para que isso aconteça.

sábado, 6 de dezembro de 2025

PROGRESSOS: SEUS PREÇOS E CUSTOS.

      Nesses tempos atuais em que estamos vivendo, ou sobrevivendo?, e estas são circunstâncias tão indiferentes, haja vista que somos obrigados a aturar coisas as quais não desejamos, então é buscar aprender a separar o joio do trigo, como diz a sabedoria popular há muito tempo.

       A questão não é fácil. Há um propósito, e também uma proposta, de difundir mentiras, ilusões, falsidades e outras coisas afins. Daí que o ser humano se fragiliza quase que por completo. Pelo menos a maioria deles. E nem há para onde correr.

       Com a criação e o surgimento da internet, a rede mundial de computadores, também foi gerado o espalhamento das notícias mundo afora. Aí se espalhou coisas boas e más, como bem o vemos. Sendo que essas segundas, anda conseguindo vantagem sobre as primeiras.

       E ultimamente, tudo se complicou ainda mais com a instalação da tal Inteligência Artificial, AI.  E esta anda distorcendo os fatos e as verdades, porque gera imagens que parecem mas não são. Ou seja, falsos registros que iludem a todos. Mesmo que possa ter grande domínio entre uma coisa e outra.

       Assim, a humanidade está sendo enganada de forma estúpida. E isso só provoca mais o desnorteamento dela. O espantoso é perceber que grande parte das pessoas dão a impressão de querer serem iludidas.

       O Brasil, no caso sua população, parece ter optado pelo pior. Assim é que tais escolhas tem provocado situações de alta perplexidade, onde quase tudo está desvirtuado. E isso é um fato tão simples de verificar, basta que a pessoa preste atenção de forma concentrada. 

       Claro que esse não é um exercício de simples aplicação. Mas requererá algum sacrifício para aqueles que não desejam se deixar levados por essas malignas aplicações. É o preço, ou custo, que se pagará pelo livramento ao pior.

       

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

INAPTIDÃO/INOPERÂNCIA AUTOMÁTICA

       Dentre os muitos aforismos existentes no país, há um deles, de vulgo popularíssimo, que diz "existir a criação de dificuldades, para vender-se facilidades". E pode-se muito bem complementar com o seguinte: onde houver exagero de complexidade, seja lá em que fluxograma for, a intenção será só a de esconder, ou escamotear, as objetividades em tudo isso.

      E nem é difícil constatar-se tais situações. Peguemo-nos simplesmente à declaração anual de imposto de renda. É bem possível que pouca gente conseguirá realizá-la, ou peenche-la, por conta própria. Quase sempre apelar-se-á a alguém que entenda desse metier. Até se usa o serviço de despachante.

      Mas existem muitas outras circunstâncias onde se age dessa forma. Num emplacamento ou transferência veicular. Quase sempre aquele profissional é contratado. Porque, mesmo havendo as melhorias daquele sistema, mesmo assim muitos esbarram em várias dificuldades em acessá-lo e resolver de forma simples tal serviço.

      Atualmente há pessoas, ou até empresas previamente constituídas, cuja proposta é intruir e capacitar o cidadão de certa idade, em buscar algum tipo de aposentadoria. Principalmente a que não possua tempo suficiente de contribuição. Basta alcançar sessenta e cinco anos e/ou possuir alguma deficiência física. Claro que não trabalham de graça para esses.

      É óbvio que se pode atribuir a uma série de fatores esse tipo de ação. A primeira delas é a inaptidão ou inoperância de  maioria de pessoas na população. Há um desinteresse imediato e crônico em buscar-se tais desempenhos.

      Assim vai se vivendo. 

O MINISTRO GILMAR MENDES ANDA DESAFIANDO A TODOS

      Esse episódio que envolve essa nova iniciativa do ministro Gilmar Mendes em tornar absoluta a posição do Supremo Tribunal Federal, STF,  bem como determinando que só e apenas o âmbito da Procuradoria Geral da República, PGR, na pessoa de seu procurador mór, possa definir um impedimento qualquer de membros do STF, em detrimento das ações do Senado Federal, parece ter causado o derramamento da água do copo, sacudindo os ânimos dos congressistas tupiniquins, que não aceitam tal tipo de decisão.

       Até aí, tudo bem. Mas o que é que acontecerá doravante? Como se resolverá esse imbróglio? E nada disso é tão difícil de resolver. Basta tão somente que se cumpram as leis do país. Principalmente que se repeite sua Constituição Federal, que vem sendo vilipendiada pelos próprios membros do STF, desconsiderando quase que todo o seu conteúdo.

        E o Congresso Nacional, através de sua câmara de senadores, deveria, e poderia, resolver tudo isso de forma até serena. Apenas, como já dito, fazendo valer as leis existentes no país, por agora. E é totalmente inaceitável que este se submeta às ações, de certo modo malignas, do STF. Isso não pode dar bom de jeito algum.

        Desse jeito, caso não se encontre um denominador comum que traga de volta a normalidade jurídica e política brasileira, tudo pode descambar para situações perigosas. Também com a reação popular à tanta lambança jurídica no país, é de se esperar que o povão saia de sua lerdeza e omissão, buscando resolver, ao seu modo, todo esse caos criado pelas próprias autoridades.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

DEDOS MÚLTIPLOS QUE SE APONTAM SIMULTANEAMENTE

       Até quando assistiremos às más condutas de agentes públicos neste país? E eles se apresentam nos três âmbitos do Poder Público. E com condutas inconvenientes e, às vezes, irregulares, como as que se andam observando em ministros do Superior Tribunal Federal, STF.

      Estas já passaram da conta e dos modos. Um deles mostra, até mesmo, atos inconstitucionais, devidamente apurados e registrados por muitos. Principalmente por jornalistas de renomes como o de Augusto Nunes.

      Mas existem ex-ministros desse tribunal, bem como de procuradores de justiça aposentados como o Sr. Sebastião Coelho. E existe um caso especial que inclue o jurista Ives Gandra Martins, que em seu espaço na internet, já fez, e ainda faz, muitos relatos dessas más condutas de alguns daqueles ministros.

      E ontem o ministro Gilmar Mendes criou uma determinação que passa por cima de nossa própria Constituição Federal, mudando critérios de apurações e denúncias sobre impedimento de algum ministro do STF. É uma verdadeira aberração jurídica, dizem entendidos desse assunto. E anda causando uma tremenda de uma balbúrdia no país.

      Qualquer cidadão deste país que costuma acompanhar as notícias e os fatos acontecidos nele,  toma conhecimento de muitas delas que dão conta de atos impróprios e indevidos daqueles ministros.  Infelizmente eles conseguem sair ilesos dessas coisas, exatamente por ocuparem os postos jurídicos que ocupam.

       Também levam sorte porque o contingente de congressistas lá em Brasília, ocupam um conteúdo de "trezentos picaretas", como o bem disse o presidente Lula, que em 1993 não era presidente. E assim eles temem ações contrárias a eles por parte dos ministros do STF. Ou seja, forma-se um tremendo de um círculo vicioso tal situação.

        E nem é difícil constatar-se tal situação. Ambos os presidentes, da Câmara Federal e do Senado, andam faltando com o respeito à população, esquivando-se de tomar frente em pleito de alguns congressistas, que andam buscando conseguir a anistia aos do 8 de janeiro de 2023, bem como o impedimento do ministro Alexandre de Morais. E, diga-se, já possuem números suficientes de apoios para lograr êxito nessas duas propostas no Congresso Nacional.

        Em resumo: o país anda muito mal sob o aspecto da lisura comportamental de seus homens públicos. Mas o povo é o principal culpado disso, que já vem de longa data.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

RUIM É VIVER DE EXPECTATIVAS...

      Continuando toda essa expectativa em relação à queda ou não do ditador Maduro na Venezuela, permanecerá, também, as mesmas dúvidas com relação à ação americana lá, bem como com reflexos em nosso país.

      Duro mesmo é passar por toda essa pressão, quando se aguarda que tudo mude para melhor, com o fim, ou quase, de sistemas nocivos que oprimem certas nações no mundo, quanto o regime socialista/comunista que domina algumas nações no planeta.

      Também não é natural, não se podendo admitir, que pessoas, sabendo e conhecendo os horrores que estes sistemas causam mundo afora, insistam em admira-lo, como também fazendo questão de tê-lo em destaque num país. Tal fato só pode ser algo patológico, não tenhamos nenhuma dúvida sobre isso.

       E em se tratando do nosso país, o Brasil, assistir-se ao que anda acontecendo nele, é sofrimento tenebroso. Uma nação com extensão continental enorme, com climas favoráveis quase que o ano todo, solo útil, e até mesmo com um exército de gente voltada para o trabalho, a produção, só se póderia esperar que desse certo. Mas, por enquanto, não está dando.

       Isso porque possui o que há de pior entre políticos e homens públicos em suas áreas expressivas. Principalmente no governo. Gente que existe apenas para locupletações diversas. E o fazem de modo e forma escancarada. É diuturno o surgimento de escândalos e maracutaias. E tudo isso envolvendo valores orbitais, que são desviados desavergonhadamento dos principais projetos de investimento. Vão parar em contas secretas dos implicados, em distantes paraísos fiscais.

        O interessante é ver e saber que, mesmo havendo quem aponte, mostre e denuncie muitas dessas falcatruas, ainda assim não se consegue êxito em desmontá-las,. A impressão que se tem é a de que institucionalizou-se a senvergonhice no país. E num processo extremo.

        Enquanto isso, vamos continuando a fingir que vivemos num país de futuro, como afirmam. Mas a realidade é bem outra. E totalmente inversa.

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

TEMPOS EXPLOSIVOS E DE SUSPENSES

       Este autor, de um certo tempo para cá, baseado nas muitas mazelas desenvolvidas e praticadas pelos seres humanos, começou a desacreditar do fator da raça humana ser inteligente. Óbvio que existem muitas mostras disso. Principalmente no âmbito científico. Porém, no humano, só tem deixado a desejar, a começar pelas muitas violências perpetradas por esta raça, o que tem causado um número de mortes pra lá de exagerado e excessivo.

       As lideranças mundiais só possuem interesse em valores materiais. E com as ambições e ganâncias que possuem, fomentam todo tipo de confontos e disputas. Econômicas e patrimonias. Isso tem feito com que a humanidade sofre de forma descabida. Com doenças, fomes e tragédias diversas.

       Atualmente, por exemplo, nas disputas políticas e mais outras, países estão se enfrentando em guerras. Israel e os terroristas do Hamas e outros grupos, bem como a Rússia e a Ucrânia, se engalfinham, causando mortes exageradas entre seus cidadãos. Dentre em pouco esses dois países completarão dois anos de uma guerra sangrenta e destruidora. E sem perspectiva de paz.

        E nesses últimos dias, o Governo Trump praticamente abriu uma guerra contra o ditador Nicolás Maduro. E é interessante que ultimamente este tem manifestado um espírito de paz que espanta a todos. Logo ele, um dos sujeitos mais sanguinários da face terrestre. 

        Agora, praticamente está sob pressão americana, que cercou o continente venezuelano e até bloqueou os céus ao redor daquele país. Muita gente já o dá como pule de dez na capitulação. O resultado disso pode ser o da sua eliminação total por parte de Trump.

        E mesmo que os brasileiros não se interessem por isso, não esqueçamos que Maduro é um best friend de Lula. E que o presidente brasileiro, logo que Maduro seja caputurado ou eliminado, terá a atenção voltada de Trump, em possíveis acertos de contas com relação à movimentação narcotráfica daquele ditador.

        De certa forma, tudo isso acontecendo, trará muitos resultados para o mundo. Isso porque este desandou de tempos para cá, onde a vida humana anda correndo sérios riscos. E até já passou da hora de se dar um basta em tanta perversão e desequilíbrios diversos.

      

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

1º DE DEZEMBRO. OUTRA VEZ.

      1º de Dezembro! Começa a contagem final desse ano de 2025. Tanto para o Natal quanto para o fim de ano. E como sempre o astral em muitos, ou quase todos, melhora sensivelmente. E este processo se dá de forma inconsciente. Quase automática.

       Mas do jeito que as coisas andam, fica difícil manter tanto otimismo. Aqui no Brasil e em todo o mundo, haja vista que péssimos acontecimentos se apresentam para todos, trazendo desesperanças.

       Imaginem, quando se lê e vê no site do GTTR. notícias que dão conta da existência nos Estados Unidos, de cerca de quarenta milhões de estrangeiros lá, legalizados ou não, conjurando contra aquele governo e aquela nação?

       Mas isso não acontece só lá. O mundo está tomado de migrantes. Que saíram de seus locais em que nasceram, buscando por uma vida melhor, mas que isso só atinge uma pequena parte destes. A maioria enfrenta situações, às vezes, até pior do que o local de suas origens.

       E nada é fácil nisso. O terrorismo é uma escola de gente perigosíssima. E elas não se refreiam à nada e a ninguém. Um instinto do mal e selvagem os seguem, transformando-os em coisas ruins. E altamente letais. Isto anda custando muito caro à humanidade.

       Nesses últimos dias, estamos acompanhando os acontecimentos na Venezuela, onde o tirano de lá, Nicolás Maduro, anda sendo imprensado de todos os modos pelo governo americano, que o quer caçar ou matar, buscando livrar aquele país e o mundo, de um dos piores criminosos ora vivendo. E isto está por pouco.

       Contudo, toda essa movimentação pode acarretar reflexos em nosso país, haja vista que o presidente brasileiro possui, e expressa, profundos laços de ligações e amizades com aquele ditador, bem como com outros mundo afora.

       Esperemos que este mês de Dezembro não descambe para o caos total que suas perspectivas determinam. Tomara que tudo se resolva de forma simples e natural. E que o mundo comece a tornar-se melhor para todos, doravante.