Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de maio de 2014

UMA PÁTRIA DE CHUTEIRAS, SIM!

A charge é de 'O Globo'
   
    E ontem tivemos mais uma vez a oportunidade de ver que o Brasil é, realmente, a pátria das chuteiras, seja lá o que isso queira dizer, mas é claro que todos bem o sabem.
    De certa forma o país parou na hora em que era transmitida pela televisão a divulgação dos nomes dos atletas que seriam convocados para participarem da disputa da Copa do Mundo no Brasil, agora neste mês de Junho.
    Nesta hora, já estava almoçando no restaurante costumeiro em que frequento. E fiquei prestando à atenção nas pessoas que naquela mesma hora estavam ali. Inclua-se aí os clientes, os empregados do local e os caronas eventuais do evento.
    Não é nenhum exagero classificar tal coisa como comoção coletiva. Mesmo sabendo-se que existem pessoas que não gostam de futebol e, também, aquelas que não concordam com a realização da Copa em nosso país. E este autor está nesse rol.
    E mesmo para pessoas que não acompanham esse esporte, é difícil não participar disso tudo, mesmo que por tabela. Isto porque a imprensa e as pessoas falam exageradamente disso, não dando chance àqueles que não estão interessados nesse assunto ficar fora dele.
    E do que se viu, não houve novidades na escalação desse grupo que irá compor a seleção. Foram convocados aqueles mesmos com que o Felipão já vinha convocando para os últimos jogos da seleção. Mas que com relação à disputa e conquista da Copa das Confederações, aí sim, houve algumas mudanças.
    A imprensa já tem noticiado com certo alarde de que haverá manifestação contrária no período da realização dos jogos da Copa nas várias sedes no país. E há a preocupação com certos exageros que serão praticados e cometidos por esses manifestantes. Apenas espera-se que não passem de alguns arranhões e/ou hematomas em alguns deles. Mas o risco de morrer algum ou mais, é temido por todos.
    Do que se pode dizer a respeito da contrariedade da realização dessa Copa no país, está a situação social nele. As questões básicas a que a população depende em seu cotidiano, estão deixando muito a desejar. Em educação, saúde, transporte e segurança, é sabido das grandes deficiências que estão aí ao dispor do povo brasileiro.
    Mas há a necessidade de se citar a respeito dos gastos com as obras referentes aos estádios para a Copa. A própria FIFA havia sugerido às autoridades brasileiras o número de oito sedes. Mas a sanha faraônica dessas mesmas autoridades aumentaram isso em 50%, criando, no total, doze sedes. E os experts do assunto já declararam que a maioria desses estádios transformar-se-ão em elefantes brancos depois da realização da Copa do Mundo.
    E um outro tema muito controvertido é com relação às remunerações que os trabalhadores brasileiros recebem. É público e notório que os valores estão muito abaixo do esperado, desejado e recebido. E os que esses atletas recebem é fora do normal, se comparados com as demais atividades profissionais no país. Mas o povo faz vista grossa para essa comparação. Infelizmente.
    Por outro lado, há uma expectativa muito grande dos políticos que estão aí no poder se verem prejudicados em suas reeleições nas eleições de Outubro vindouro, caso haja insucesso da seleção nessa disputa. E a oposição, mesmo que dissimuladamente, torce para tal acontecer. Afinal, o que lhes interessa é o próprio bolso. E isso já é perene em nosso país.
    E como dizem, a sorte está lançada. É aguardar o início da competição e esperar aquele famosa forcinha de Deus e torcer, também, para que ele continue a ser brasileiro e permita que o Brasil vença a competição. Mas, segundo alguns, cabe controvérsias.
    É esperar para ver o que vai dar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário