Total de visualizações de página

sábado, 3 de maio de 2014

PREVENDO O CAOS DURANTE A COPA DO MUNDO EM JUNHO

     Há duas correntes de pensamentos no país com relação à realização da Copa do Mundo no Brasil. Uns torcendo contra - no caso este autor - e outros a favor. E por vários e diversos motivos.
     No entanto, há uma movimentação um tanto quanto dissimulada por parte de várias classes profissionais brasileiras, que estão se mobilizando para aproveitar o tal evento e a situação extraordinária do momento, para colocar a parte patronal contra a parede, pleiteando os aumentos que querem, bem como outras pretensões no plano profissional.
     Algumas delas estão no âmbito público. As que atuam nas áreas de segurança pública, na saúde e nos transportes, o que é de vital importância para a regularidade do funcionamento da sociedade civil em nosso cotidiano.
     Sendo assim, podemos esperar muita confusão e transtornos nesse período, haja vista que com a paralisação de certas atividades básicas e necessárias, a população estará em dificuldades para os movimentos normais que usa e executa em suas vidas diárias e normais.
     De certa forma, tal iniciativa é mal vista. Isto porque dá a impressão do uso do oportunismo nessas situações. E dessa forma, com a dinheirama absurda gasta nesse evento, se somará mais desperdício financeiro com a confusão que se criará com a greve dessas atividades que apresentam suas pretensões em dissídio coletivo e não consigam o devido atendimento das partes patronais, tanto públicas quanto privadas.
     A tudo isso só se pode atribuir a verdadeiro atraso de consciência do brasileiro em geral. Quando da ideia de se trazer a realização da Copa do Mundo para o Brasil em 2008, salvo erro, seria necessária a oposição imediata dessa ideia. E há um terrível agravante nisso. A FIFA havia determinado (ou sugerido, dá no mesmo) a existência de apenas oito cidades sedes. No entanto, alguns espertalhões decidiram, por suas contas e riscos, elevar para doze o número de cidades sedes. E aí, haja dinheiro para tanto e tais gastos.
     Infelizmente o que se tem observado nesses últimos anos é uma total falta de seriedade das pessoas públicas nesse país. Andam brincando com o povo, deixando-o de lado, como se fossem apenas coisas, seja lá o que isso queira dizer mas todos bem o sabem.
     Então, as dificuldades do cidadão no cotidiano já se perdeu as contas. Maus atendimentos na saúde pública, segurança altamente deficiente, educação pouco expressiva, transportes públicos altamente caóticos...e por aí vai. Mas acrescente-se nisso tudo um grau absurdo na corrupção.
     Dessa forma, é deixar passar a realização da Copa do Mundo em nosso país para se ter a certeza - e concretização - das muitas mazelas nesse âmbito. E que nada irá mudar para melhor depois disso. Até pelo contrário. Por certo ficarão muitas contas a pagar e muito mais dinheiro terá que ser colocado em questão para cobri-las. E sabe quem vai pagar essas contas? Nós, os brasileiros.
     É claro! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário