Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de maio de 2014

A JUSTIÇA BRASILEIRA SAIRÁ PERDENDO COM A APOSENTADORIA DO MINISTRO BARBOSA

     A aposentadoria do Ministro Barbosa do STF está gerando muita expectativa no país. Principalmente na área política. Isto porque o Partido dos Trabalhadores, PT, está criando uma situação extrema nessa situação, que é a de que o ministro é uma pessoa muito difícil e contundente naquilo em que se posicionou no tocante à Ação Penal 470, que ficou conhecida como "Mensalão", onde envolve vários componentes desse partido.
     E do que já se viu e ouviu na imprensa, alguns desses componentes classificam o ministro como uma pessoa rude e grosseira, como pensa o deputado Vicentinho. E em entrevista na Rádio CBN, assim se manifestou, deixando a impressão de que o Ministro Barbosa cerrou fileiras muito intensas com relação ao PT e seus membros envolvidos naquela ação citada. 
     Um outro fato dessas reportagens, dão conta, inclusive, que haverá comemoração com a saída do ministro do STF. Já há pessoas que adquiriram champanhe para a comemoração desta saída.
     Mas uma outra situação está se criando com esse movimento: É que com a mudança de direção, os condenados terão um tratamento mais a seus favores, possibilitando muitas e várias condições para suavização de suas penas, diferentemente do que havia determinado o ministro que sai.
     Daí que é necessária a preocupação e concentração do povo nesse assunto, haja vista que o Partido dos Trabalhadores possa usar sua força nessa mudança de ministro e fazer com que as situações se revertam a seu favor, beneficiando os já condenados com mudanças de critérios no que foi estabelecido pelo Ministro Barbosa, até então.
     Não deixa de ser uma situação insólita, esta na mudança na Presidência do Supremo Tribunal Federal, com a saída do Ministro Barbosa sendo substituído pelo Ministro Lewandowski em Brasília. E há os que já acham que com a presença desse ministro, tudo mudará a favor dos condenados do "mensalão". É claro que isto é um fator preocupante para a Justiça Brasileira.
     E o Ministro Joaquim Barbosa antecipa sua aposentadoria aos sessenta anos, quando poderia permanecer no tribunal até completar setenta anos quando, então, seria aposentado compulsoriamente, que é o que acontece com quase todos os ministros daquela casa. E atribui-se ao seu estado médico tal iniciativa. Ele possui problemas crônicos de coluna vertebral e por muitas vezes mostrou tais dificuldades durante as sessões de que participava no tribunal.
     E tomara que as causas sejam só essas. Isto porque, lembrando a pessoa do Sr. Jânio  Quadros, ex-presidente do Brasil, que demitiu-se do cargo nessa época, afirmando que haviam forças estranhas agindo contra ele, forças essas que o fizeram retirar-se do poder prematuramente. 
     De qualquer forma, é muito triste para o país ver uma pessoa como o Ministro Barbosa deixar o tribunal mais importante da nação, abrindo espaço para que seja criada uma ação inversamente proporcional àquela da qual sempre se posicionou nos processos em que participou. Fica uma certa sensação de frustração nas pessoas que o consideravam um verdadeiro baluarte da justiça no Brasil.
     E que ele continue a dar o exemplo de dignidade para um povo tão necessitado dela. Mesmo que já como uma pessoa comum. E também continue a manifestar, sempre, o seu temperamento forte de justiça, principalmente para que a juventude brasileira nele tenha um exemplo de probidade e correção. É tudo o que necessitamos. E que seja muito feliz e tenha uma longa existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário