Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

OS TAIS DE APPS

     É inegável que o mundo e a vida vão evoluindo de uma forma incontrolável. E todos, ou quase todos, têm plena e total convicção disso, haja vista que estamos vivendo em nosso cotidiano, ficando mercês disso tudo.
     Mas, como já foi dito em outros textos, a geração mais nova não tem muito como comparar as mudanças que se deram de uma para outra, por razões óbvias. E é assim que não podem ter parâmetros exatos sobre tais alterações.
     Mas aos mais velhos, acima dos cinquenta anos, isso fica muito bem configurado em nosso ser, também pelas mesmas razões, haja vista que essa última turma atravessou mais de uma geração, convivendo com as mudanças nesse processo.
     E a revolução comportamental deu-se através da tecnologia. Mais exatamente a partir da eletrônica, misturada ou acoplada com a informática, o que acabou revolucionando o mundo atual. E tal processo parece, e com certeza é, irreversível. E que todos se preparem para o que ainda virá de novidades em nossas vidas.
     Assim é que esta última geração não possui a exata noção dessas mudanças e alterações em nossas vidas, pelo simples fato de já terem nascido dentro desse processo novo, digamos. Apenas os mais velhos podem observar, sentir e viver tais diferenças, de uma forma mais determinante.
     O telefone celular, por exemplo, causou uma mudança violenta no comportamento das pessoas. E de uma forma positiva de um lado, mas negativa de outro. Isto porque parece que anda alienando-as, fazendo individualizarem-se e isolarem-se de uma forma absurda. E parece que tal comportamento anda passando despercebido pela maioria.
     Hoje em dia é comum as pessoas estarem em grupos, mas separadas pelo uso desse aparelho. Isto porque fica cada uma delas com o aparelho em mãos, ora em conversas com alguém e, atualmente, na maioria das vezes, navegando na internet. E nesses últimos tempos, com o advento dos tais APPs, Aplicativos, o que estamos vendo é de assustar.
     É aplicativo para quase tudo em nossas vidas. E a cada dia se acentua mais seus usos, a ponto de se observar a enorme dependência que isso anda promovendo e provocando nas pessoas o uso de tal tecnologia. Onde as propriedades humanas andam sendo colocadas em segundo plano, a ponto de as tornarem inaptas ou ineptas às tarefas antes promovidas por eles em passado quase recente.
     Daí que tal processo anda causando à humanidade duas graves propriedades: a mediocridade e a vulgaridade. Porque se as pessoas perdem suas propriedades naturais, principalmente no aspecto laboral, ficam ao dispor da tecnologia, desconsiderando suas próprias aptidões.
     Mas também a parte intelectual anda sofrendo danos, porque o cérebro humano só anda se preocupando em dominar o aparelho (a máquina). E é este (a) que executa e efetua as ações que antes eram realizadas pelas pessoas em seus serviços e trabalhos profissionais.
     Então, o que se está assistindo nesses tempos modernos são o que podemos denominar e classificar como verdadeiras aberrações. A ponto das pessoas não se preocuparem com uma série de fatores aos quais deveriam se ater. E só pra citar um simples exemplo, diariamente ocorrem muitos acidentes com pessoas usando um celular numa rua qualquer da cidade. Principalmente ao atravessá-la.
     Enfim, há um outro fato a se observar com muita atenção: a qualidade profissional das pessoas está num nível sofrível. A ponto de muitas delas não saberem agir fora do uso de um instrumento desses modernos, tal como o uso do computador. E quando ocorre uma dificuldade qualquer nesse mister, não sabem dar andamento à tarefa que efetuavam, ficando um tanto quanto perdidas no espaço. E o exemplo maior disso podemos ver numa agência bancária. Quando o sistema está fora do ar, não se saca e nem se recebe dinheiro, bem como não se efetua nenhuma operação bancária durante esse tilt.
     De maneiras que eu já estou tomando um cuidado maior ao passar perto de algum manicômio, o Pinel, por exemplo, passando nessas imediações num passo largo e ligeiro, bem como do outro lado da rua e da calçada destes. E sugiro à muita gente que passe a observar tal pormenor. Para o bem de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário