"Significado de Banalidade:
Era tributos do feudalismo pagos pelos servos para a utilização de equipamentos e instalações do senhorio. Pois o senhor feudal detinha todos esse equipamentos."
O texto acima pertence ao site www.dicionarioinformal.com.br
O abaixo ao site www.dicio.com.br
"Significado de Banalidade
s.f. Caráter do que é banal: a banalidade de um fato.
Coisa ou ação banal; trivialidade, vulgaridade: dizer banalidades.
Na época feudal, servidão consistente no uso obrigatório e público de um objeto pertencente ao senhor."

E é impressionante como isso funciona. As pessoas acreditam, mesmo, que já estamos alcançado a meta que eles nos querem impingir. Há uma prática quase coletiva que eu denomino de "preciosismo", no comportamento de muita gente.


O Rio de Janeiro, por exemplo, é o lugar onde o caos se instalou. E parece que pretende ficar. É buraco em muitos lugares, de obras, diga-se passagem, que atormenta o cidadão que busca se deslocar pela cidade, seja para trabalhar ou até mesmo passear. As ruas entupidas de carros, criando dificuldades extremas a quem quer se deslocar rápido de um lugar para outro.

E, aí, ficam esses governantes (municipal e estadual), tecendo loas junto às populações, querendo passar uma idéia de que tudo está no seu devido lugar quando, na verdade, está quase tudo errado. É só parar, olhar, observar e analisar: a conclusão só será uma: falta muita coisa para que possamos pretender nos considerarmos um povo adiantado.

Mas, até hoje, sempre foi assim. Criaram uma famosa afirmação que diz: "O povo gosta de ser enganado". E isto é o que eles mais fazem. São verdadeiros experts no assunto.
E estamos conversados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário