Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de abril de 2013

UMA POSTURA ESDRÚXULA DOS HUMANOS

   Ainda a propósito desse ato terrorista de Boston, qual a mente humana que não questiona uma série de coisas a respeito de um ato desses? E as indagações vão de um lado a outro, bem como nos motivos que possam levar alguém a perpetra-lo.
   Sob vários aspectos pode-se tentar buscar, pelo menos, explicações para tanto, porque justificativas, ninguém o conseguirá fazê-lo, com certeza. Porque é óbvio que nenhuma delas conseguiria convencer a ninguém.
    É de chamar à atenção de que estamos em pleno Século XXI, onde as barbaridades que se realizavam nos períodos da pedra lascada e outros a seguir, poderiam fazer com que a ignorância humana pudesse embasar ações violentas ou criminosas para aquelas épocas. Mas em nossos atuais tempos, não há como se aceitar tais procedimentos. E de quem seja. Mas mesmo assim, pode-se criar certas conjecturas a respeito.
    Mesmo alcançando um nível de esclarecimento por parte das pessoas, ainda podemos ver (ou assistir) uma série de atos e fatos que não condizem com o que espera e quer a sociedade mundial. As desigualdades em vários níveis ainda chamam muito à atenção de todos, a começar pela sede e fome no continente africano. Também na Índia e em alguns países das Américas do Sul e Central, ainda podemos constatar que o mundo não é igual. O número de pessoas em situações de desespero é muito grande.
    Mas alguém deve se perguntar por que os USA vivem atordoados e atingidos com certa frequência por esses tipos de acontecimentos? Não são fáceis as respostas para tais questões. Mas se por acaso alguém focar nessa questão, poderá chegar próximo de alguma resposta. E a primeira delas é a opressão que aquele país promove em algumas partes do mundo.
    Não se pode esquecer o tão falado 11 de Setembro, onde terroristas do Al-Qaeda, liderados pelo famoso Bin Laden, colidiu dois aviões com as torres irmãs do World Trade Center em Nova Yorque em 2001, dando origem à invasão do Iraque e ataques aos revoltosos no Afeganistão. Sendo que a partir daí, os americanos não conseguem levar uma vida normal, por lá, sempre temerosos de novos atentados, o que se deu neste Domingo em Boston.
    Do que entendo de política universal, vejo essa busca de supremacia por parte dos Estados Unidos com relação às demais nações do mundo, de uma forma muito distorcida. E não aprovo tal situação de jeito nenhum. O mundo não é propriedade de ninguém, em especial. E a Europa nos deu um ótimo exemplo quando, praticamente, aboliu as fronteiras dos países que compõem o
Mercado Comum Europeu, criando igualdade financeira e social entre as nações desse pacto.
    Os povos do Oriente Médio, mais exatamente os Mulçumanos, não veem os Estados Unidos com bons olhos. E também não aceitam e nem aprovam suas interferências naquele pedaço de mundo, onde bem sabemos que o interesse americano por lá é, fundamentalmente, nas jazidas petrolíferas, que lá são extremamente férteis e ricas em petróleo, que como todos sabem, é o ouro negro do mundo.
    Assim, dá para se começar a ver e saber por que os Estados Unidos sofrem esses atentados terroristas com alguma frequência, bem como os porquês de os terroristas estejam voltados para eles, buscando de uma forma desigual, apresentar resistência aos desentendimentos entre ambos os lados.
    Mas não se pode esquecer de forma alguma o extenso e extremo gasto que os americanos desenvolvem com a área militar e bélica, até mesmo com envios de soldados a vários cantos do mundo, buscando mostrar seu poderio econômico e militar a todos.
    Caso os valores desses investimentos fossem dirigidos diretamente às nações necessitadas, através de doações financeiras ou de bens de consumo, grande parte das mazelas mundiais cairiam pela metade, com certeza, e não haveria tanto mortos nessas diversas situações que periodicamente tomamos conhecimento pelo mundo.
    Penso que enquanto o ser humano expressar um nível de ignorância e estupidez do modo que o faz, muito tempo ainda passará para que tenhamos a tão esperada e querida paz universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário