Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de abril de 2013

UM SHOW QUE A NATUREZA NOS OFERECE

     Hoje, ao passar pela rua Alice, em Santa Tereza, um pouco abaixo das adjacências do túnel que existe ali, deparei-me com o voo de borboletas naquela área.
     São borboletas grandes, na cor preta e azul e são comuns nesse época do ano. Elas são vistas nas proximidades de regiões onde existem áreas de vegetação um  pouco mais densa que o normal. E ali, existem encostas com tal tipo de coisa.
     É um espetáculo gratuito que a natureza nos dá. O voo das borboletas nos remete a um balet. Elas circulam de um lado para outro, ora subindo, ora descendo, com aquela graciosidade que lhes são peculiares. E numa cidade como a do Rio de Janeiro, onde a velocidade de tudo é exagerada, dar-se conta de um episódio desses é gratificante. Mas as pessoas devem possuir um bom grau de percepção de certas coisas, se não lhes passará despercebido esse tipo de acontecimento.
     De negativo, podemos observar que as borboletas, como voam pela rua, sofrem constantemente o risco de serem abatidas por algum veículo que por ali passa, sem que o motorista o perceba ou possa evitar tal ato. Uma pena.
     Mas um outro fato chamou-me à atenção esta semana, também. Andando pelas imediações do Museu de Arte Moderna, no Aterro do Flamengo, deparei-me com Canário da Terra, Sabiá e Maria Preta no gramado, comendo numa embalagem dessas quentinhas que existem por aí, e que alguém ali a abandonou com restos de comida e os pássaros se aproveitaram para alimentar-se.
     Para mim foi um fato interessante. Principalmente pela presença de Canário da Terra, haja vista que estamos em plena área urbana e não rural ou de mata. Mas observa-se, também, em certas áreas  da cidade, a presença de saguis nas beiradas de vegetação intensa, como acontece em Copacabana e na área da Tijuca e Jardim Botânico. Vez ou outra acontece de um bicho desse morrer eletrocutado na fiação elétrica da cidade.
     Lembrei-me, inclusive, da cidade de Florianópolis, onde em pleno centro da cidade, nos postes de luz da mesma, verifica-se ninhos de João de Barro e a presença, também, de Canários da Terra. Um outro espetáculo maravilhoso de se ver. 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário