Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de março de 2016

SÃO SÓ CONJECTURAS

     Uma das coisas que mais acho surpreendente nessa vida é ver que quase sempre todos se preocupam com os efeitos e não com as causas. E em todos os sentidos. Desde uma simples malcriação de uma criança até um gesto nefasto e criminoso de um adulto.
     Mais uma vez nos deparamos com o horror do terrorismo no mundo. Dessa vez em Bruxelas, Bélgica. Onde foram atacados dois lugares muito concorridos de pessoas: O aeroporto internacional de Zaveten e numa estação de metrô, Maelbeek. E o resultado foi de 34 mortos e mais de 200 feridos.
     Óbvio é que algumas pessoas citam um ou mais motivos para que essa gente faça o que faz. Mas tal análise deve ser incompleta. Até porque esses fatos estão ocorrendo com mais assiduidade do que todos o desejariam. E há a necessidade de se debruçar sobre tal tema, buscando entender e, principalmente, explicar tais e tantas barbaridades.
     Um fato já é marcante e sabido. Os elementos que perpetram tais episódios, são quase todos de origem árabe. E seguidores da religião Muçulmana. Com os seus fundamentalismos profundos, radicalizando ações de horror pela Europa. E aí é onde se localiza uma questão. Só os americanos e os europeus é que sofrem tais atentados.
     Mesmo que se saiba que no Iraque, Turquia e na Síria, são promovidos atentados mas em razão bem particular. Disputas entre eles por questões políticas. De uma forma bem localizada. Mas nos demais lugares citados, é uma verdadeira revanche de possíveis retaliações sofridas por eles, das nações europeias e da americana.
     Muitos já afirmaram que uma das razões principais disso são os poços de petróleo no Oriente Médio. O que causa ganância das grandes nações, como no caso dos americanos em relação ao Iraque, por exemplo. Mas também o aspecto religioso é muito marcante nesse sentido. A religião muçulmana possui dogmas profundos, que faz com que muita coisa seja diferente do resto do mundo e das demais religiões também.
     E num aspecto mais restrito, o apoio que os americanos dão aos israelenses, sob todos os modos, é quase que a gora d'água que faz com que muita coisa se dê dentro desse âmbito. E de uma forma geral, há uma diferença muito grande entre Israel e as outras nações daquela região, haja vista que aquela possui o que há de melhor em armamentos. Mas também um lado social/econômico muito melhor do que as demais.
     E esse ambiente tão diferente, acrescido das muitas pressões que as grandes nações fazem aos países muçulmanos, recrudescem as ações belicosas entre todos. E o resultado é esse que presenciamos de tempos em tempos. Mas que, parece, até hoje não se quis resolver com profundidade essa situação.
     A diferença nos métodos de ataques mútuos é que um lado possui armada pesada, usando aviões de combates e mísseis de longo alcance. Já o lado teoricamente mais fraco, usa dos ataques de homens-bomba, sempre explorando locais repletos de pessoas, mesmo que inocentes, diga-se, mas que faz tanto efeito quanto as manobras dos inimigos portentosos e poderosos.
     E dessa forma, é bom que os especialistas nessas situações e áreas, tentem buscar o mais rápido possível, uma solução definitiva para tais situações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário