Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de março de 2016

1º DE MARÇO, UMA EFEMÉRIDE TRISTE


  A data de hoje, 1º de Março, é uma efeméride muito importante para a cidade do Rio de Janeiro, porque é o dia da fundação dela, o que ocorreu em 1º de Março de 1565, há 451 anos atrás.
  E esse tempo já é suficiente para que não houvesse mais tantos problemas como existem aqui. Haja vista que a população sofre diuturnamente com quase tudo o que há. Principalmente no que tange aos serviços públicos à ela oferecidos.
  As escolas e hospitais do município, possuem um desajustamento muito grande, apresentando deficiências crônicas,  que traz grandes prejuízos à população. Mas isto nem é recente. Já é coisa secular. O que, convenhamos, pelo tempo que a cidade existe, já não deveria ocorrer.
  Mas nesses últimos tempos, a situação piorou bastante em termos gerais. Da violência, nem dá mais pra perder tempo em falar. A criminalidade aumenta a olhos vistos, bem como a inoperância policial agrava tal situação. Basicamente a população vive acuada em seus espaços, vendo tudo isso acontecer sem poder fazer nada para por fim a tal estado de coisa.
   E com a ação da Prefeitura em derrubar o Elevado da Perimetral, prometendo mil e uma venturas à população, com relação à solucionar problemas de trânsito, bem como reurbanizar o Centro da Cidade, criando um sistema de "bondes modernos", através da implantação do VLT, Veículo Leve Sobre Trilhos, acabou com a tranquilidade do povo dessa cidade.
   Desde o início dessas obras, o caos instalou-se nessas regiões. O acúmulo de veículos nas vias virou uma coisa de louco. Mas tudo isso só foi motivado para atender aos estrangeiros que vieram e vierem para cá.  Na Copa do Mundo de 2014 e na futura Olimpíadas de 2016, onde tais alterações na cidade visam, primeiramente, a agradar a eles e não à sua população.
    E nessa última semana, a chuva ajudou a aumentar o caos na cidade e fora dela. Porque muitos lugares alagaram, trazendo enormes transtornos e prejuízos às populações onde elas foram mais intensas. E, como sabemos, a cidade não possui redes pluviais que consigam escorrer as águas das chuvas, com a eficácia necessária. E isto também já é muito antigo.
    Mas há que se frisar um fato: Nessas obras públicas da cidade, os materiais empregados são de péssima e baixíssima qualidade, onde fica flagrante tal situação, demonstrando que a durabilidade dessas ações serão de pouco tempo, porque em vários ou muitos lugares onde as obras terminaram, os vestígios e as imagens que se vê em boa parte delas, é de deterioração, apesar do pouco tempo de suas construções.
    Enfim, no dia de hoje, a população carioca não tem nenhuma condição de festejar coisa alguma. E antes que se esqueça, é bom citar o caos que a Prefeitura criou nos transportes da cidade, eliminando diversos itinerários e linhas de ônibus, criando outros, mas que até agora não mudou e nem melhorou coisa nenhuma em relação ao deslocamento da população e da melhoria no tráfego da cidade.
    Aí faz lembrar uma citação muito famosa que o popular expressa sempre que não vê a coisa nos devidos eixos: "Me engana que gosto!!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário